Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Exibições: 22

Respostas a este tópico

CANA COMUM Arundo donax - Gramíneas

O Fuste reto e robusto é empregado para fazer estacas de sustento de vinhedos.

DEPURATIVO - DIURÉTICO: Infusão - Em 1 litro de água fervente, colocar 40 gr de raiz de Cana Comum, cortada em fatias, filtrar e adoçar e beber a infusão na dose de 4 xícaras ao dia.

GRIPE: Infusão - Ver depurativo, a bebida deve ser consumida quente e se possível adoçada com mel.

CANELA Cinnamomum zeylanicum - Lauráceas - Ilha do Ceilão

As folhas duras, coriáceas, ovais de bonita cor verde, brilhante, sulcada por nervuras avermelhadas. As folhas são pequenas e de cor verde clara.

ANEMIA: - Elixir - Em 1 litro de Marsala da melhor qualidade colocar em maceração por 5 dias, 10 gr de Canela, 30 gr de Quina e 50 gr de Centáurea. Filtrar o líquido e consumi-lo em cálices pequenos antes de cada refeição.

DEBILIDADE: Elixir - Em 1 litro de Vinho Marsala, macerar por 24 horas, 25 gr de casca de Canela e 10 gr de Hortelã fresca, filtrar o líquido e colocá-lo em uma garrafa e consumi-lo em cálices cada vez que se sentir fraco ou cansado.

ESTÔMAGO (ATONIA GÁSTRICA): - Tintura - Macerar por 24 horas, 50 gr de casca de Canela, esmiuçada em ¼ de litro de álcool a 60º. Filtre o líquido e coloque-o em uma garrafa. Administrá-lo em colheres antes das refeições.

VINHO DIGESTIVO: Em 1 litro de vinho branco de boa qualidade, macerar por uma semana os seguintes ingredientes: 10 gr de casca de Canela, 30 gr de casca de Quina, 20 gr de raiz de Genciana, 10 gr de semente de Anis, 50 gr de açúcar, 1 envelope pequeno de Baunilha, os ingredientes devem ser esmiuçados, antes de serem colocados no vinho. Filtrar o líquido vertê-lo em uma garrafa e conservá-lo em local fresco. A dose é um cálice pequeno.

GRIPE: - Infusão - Em uma xícara de água fervente colocar, 5 gr de casca de Canela, 5 gr de Eucalipto, 10 gr de Alcaçuz, deixar em infusão por 10 minutos, filtrar o líquido e bebe-lo bem açucarado.

PONCHE DE CHÁ: - Colocar água quente em um recipiente, adicionar a quantidade de chá necessária, um pedacinho de casca de Canela e um cálice pequeno de Aguardente de Cana. Deixar em infusão por 10 minutos.

VINHO BRULE: Ferver por 3 minutos em 200 gr de Vinho Tinto forte 5 gr de Canela e 3 Cravos, coar, adoçar e beber em seguida.

RECONSTITUINTE: - Vinho Medicinal - Em um litro de Vinho Marsala de boa qualidade, macerar por 12 horas, 40 gr de casca de Canela, 30 gr de casca de Quina. Filtrar e colocar em uma garrafa. Tomar um cálice pequeno antes das refeições.

CÂNFORA Laurus camphora - dryobalanops aromatica - Japão e China

Planta de grandes dimensões, da madeira triturada dos troncos submetida a manufaturações oportuna, extrai-se o produto conhecido que é a Cânfora.

CONTUSÕES - DORES MUSCULARES - REUMATISMO: - Vinagre Aromático para massagens -
Macerar por 10 dias 400 gr de Vinagre puríssimo de Vinho, 50 gr de álcool a 90º e 50 gr no total das seguintes ervas frescas: Sumidades floridas de Alfazema. Folhas de Laranjeira, folhas de Alecrim, folhas de Hortelã, folhas de Sálvia, esmagá-las antes de colocá-las no líquido, após 10 dias dissolver 4 gr de Cânfora em 10 gr de Ácido Acético, colocando este líquido na garrafa com todos os outros. Filtrar após algumas horas.

AGUARDENTE CANFORADA: - Misturar 300 gr de Aguardente a 60º ou de álcool na mesma graduação e 5 gr de Cânfora triturada. Friccionar os músculos doloridos.

FRIEIRA: - Loção - Em 1 garrafa de boca larga, colocar 200 gr de Óleo de Rícino desodorizado, aquecendo o recipiente em banho-maria. Enquanto a água se aquece (não deve nunca ferver) colocar na garrafa 10 gr de essência de Bergamota e 5 gr de Cânfora. Deixar em banho-maria por 1 hora, depois afastar do fogo, quando o líquido estiver frio tapar a garrafa. Com esta loção fazer massagem de 3 a 4 vezes ao dia.

CAQUI Diospyros kaki - Ebenáceas - China e Japão

Árvore que pode atingir alturas notáveis: 8 a 10 metros de altura. Possui folhas grandes, oblongadas, flores auxiliares solitárias de cor branco-amarelo que desabrocham no verão. O fruto é constituído por uma baga grande, com a forma de uma maçã alaranjada, de casca muito fina e lisa, com polpa muito suave, doce e açucarada, madura no fim do outono. Devem ser tratados com cautela, pois a casca muito fina e colada à polpa se rompe com facilidade.

ESTÔMAGO (GASTRALGIA, GASTROENTERITE DAS CRIANÇAS: - Infusão - Colocar uma xícara de água fervente uma pitada de folhas de caqui e duas folhas de lauroceraso. Deixar amornar, adoçar e administrar em seguida).

EXCITAÇÃO NERVOSA: Infusão - colocar em uma xícara de água fervente uma colher de folhas de caqui, um pedacinho de gengibre e uma colher de café de mel, filtrar o líquido e bebe-lo em seguida.

INSÔNIA: Ver excitação nervosa, beber a poção meia hora antes de deitar.

INTESTINO (PRISÃO DE VENTRE) Consumir durante a estação em que estão maduros e sumosos, equivalente a um tratamento eficaz contra prisão de ventre. Xarope - 1 Kg. De açúcar e 250 gr. de um limão e 2 Kg. De caquis maduros, cortados em quatro e liberados das sementes. Deixar cozinhar por 20 minutos após o inicio da ebulição.

CARPA Carpinus betulus - Betuláceas - Itália

Árvore de caule alto e reto atinge a altura de 20 ou 30 metros. Possui a casca lisa de cor cinza, as folhas ovais e serrilhadas e as flores monóicas. Os frutos que amadurecem no outono são aquênios.

BOCA, GARGANTA (INFLAMAÇÃO): Decocção - ferver por 20 minutos 30 gr. de folhas em um litro de água, filtrar, deixar amornar e usar o líquido para bochechos e gargarejos.

CARVALHO Quercus robur - Fagáceas

É uma planta de notável altura cerca de 20 metros e de grandes proporções. Possui troncos rugosos, ramos muito frondosos, folhas duras e coriáceas, cuja superfície superior é brilhante e a inferior coberta de pelos. As flores são monóicas e pendulares, de cores amareladas os frutos que contém uma só semente, são aquênios ovais.

BOCA (INFLAMAÇÕES, ESTOMATITES) Decocção - para bochechos - ferver 15 gr. de casca de carvalho por dez minutos em um litro de água, fazer bochechos e gargarejos. Café - em substituição ao café, torrar e moer as bolotas e utilizar o pó para preparar uma bebida que tem o mérito de não prejudicar o coração e o sistema nervoso.

CABELOS ( CASPA ) : Líquido para massagem - Em um litro de álcool, desnaturado colocar três cebolas grandes, cortadas em fatias, e deixa-las macerar por 4 dias. Neste meio tempo, preparar uma decocção com uma colher de pó de casca de carvalho fervida em meio litro de água em fogo moderado. Quando o líquido estiver reduzido retirar o recipiente do fogo e esperar que esteja completamente frio, antes de filtra-lo. Misturar a decocção e o alcoolato de cebola, ensopar um tecido de lã e massagear o couro cabeludo.

ESTÔMAGO (HEMORRAGIA): Decocção - cozinhar 10 gr. de casca de carvalho em 200 gr. de água e beber a decocção, filtrada e adoçada com pouco de açúcar ou mel, na dose de uma colher de café a cada meia hora.

FISSURAS ANAIS E DO SEIO: Decocção para lavagem - ferver 80 gr. de casca de carvalho em um litro de água, filtrara e utilizar o líquido para lavagens freqüentes das regiões afetadas.

GENGIVAS: Vinho de carvalho - Em um litro de vinho tinto de boa qualidade colocar 20 gr. de folhas de carvalho e 10 gr. de ácido clorídrico medicinal. Deixar em maceração por uma semana, filtrar o líquido e tomar um pequeno cálice em cada refeição.

GLANDULA (INFLAMAÇÃO E AUMENTO): Decocção para compressas - Ver boca, o líquido deve ser empregado frio.

HEMORRAGIA NASAL: Pós de casca - Ter sempre a mão um pequeno vidro contendo a casca de carvalho, reduzida a pó em um pilão. Uma pitada de pó de carvalho aspirado pelas narinas tem o poder de estancar a hemorragia.

HEMORRÓIDAS: Decocção para semicúpios - preparar uma decocção muito reduzida, ferver por uma hora, em fogo lento, um litro de água, 25 gr. de casca de carvalho, filtrar e quando estiver morno, colocá-lo em uma bacia com um litro de água quente, mas não fervente.

INTESTINO ( DIARRÉIA ) : Decocção - ferver por 10 minutos 10 gr. de casca de carvalho em 200 gr. de água. Filtrar e beber a decocção na dose de uma colher de café por hora. Vinho de carvalho - colocar 20 gr. de casca de carvalho, cortada em pedaços bem miúdos, em um litro de vinho tinto de boa qualidade e 10 gr. de ácido clorídrico medicinal. Deixar tudo em maceração por seis dias, depois filtrar e beber de 3 a 5 colheres de café ao dia.

LEUCORRÉIA: Decocção para irrigações - ferver por 10 minutos, um litro de água com 100 gr. de casca de carvalho e utilizar o líquido filtrado para lavagens e irrigações. Vinho de carvalho - Ver intestino. Beber 3 pequenos cálices de vinho de carvalho ao dia.

MENSTRUAÇÕES ESCASSAS OU AUSENTES: Decocção para lavagens ou irrigações - Ver leucorréia. Quando um organismo esta fraco e exaurido e as menstruações são escassas ou ausentes, pode-se recorrer a decocção de carvalho que é um emenagogo muito eficaz.

RINS (INFLAMAÇÕES): Decocção - Cortar pequenos pedaços 20 gr. de casca de carvalho, 20 gr. de cabelos de milho. Colocar tudo em um litro de água, e ferver por 10 minutos, filtrar e adoçar e beber três xícaras ao dia.

SUOR (AXILAS E PÉS) Infusão para lavagem - Contra a excessiva sudorese das axilas e dos pés, fazer lavagem com uma infusão obtida colocando-se 15 gr. de casca de carvalho em um litro de água fervente.

ÚTERO (INFLAMAÇÕES): Decocção para irrigações - ferver por uma hora, em fogo moderado, 2 litros de água e 100 gr. de folhas de carvalho ( ou 70 gr. de casca ), filtrar o líquido, quando estiver morno emprega-lo para irrigação.


CASCA-DE-ANTA Drymis chilensis, drymis winter - Magnoliáces - Chile

Planta com folhas coriáceas e flores brancas em espiga.

DIURÉTICO: - Decocção - Ferver por 1 minuto 5 gr de casca em ½ litro de água, filtrar e bebe-lo em xícaras pequenas durante o dia.

Infusão - em ½ litro de água fervente colocar em infusão por 5 minutos, 10 gr de folhas de Casca de Anta, filtrar o liquido e consumi-lo em xícaras pequenas durante o dia.

ESTÔMAGO: (DIGESTÃO DIFÍCIL) - Decocção - Ver diurético. Uma xícara após as refeições.

REUMATÍSMO - CANSAÇO: - Banhos - Preparar uma decocção com ½ litro de água com 10 gr de Casca de Anta, filtrar e adicionar à água do banho.

ULCERAÇÕES: - Lavagens - Preparar uma infusão com 5 gr de casca e 500 gr de água. Enquanto estiver morno, filtrá-lo e utilizar para fazer lavagens.


CÁSCARA Rhammus purshiana - Ramnáceas - Costa do Pacífico

Trata-se de um arbusto com flores minúsculas e brancas. A casca da Cáscara-Sagrada é de cor cinca claro, sumosa, inodora, e de sabor amaríssimo.

FÍGADO -ESTÔMAGO - INTESTINO: - Infusão - 30 gr de casca em 200 gr de água fervente. Após 20 minutos, filtrar e colocar o líquido em uma garrafa. Três a quatro colheres a cada noite, por 7 dias.

TINTURA: Macerar 30 gr de casca dessecada em 200 gr de álcool a 60º por 4 dias, filtrar e conservar o líquido em uma garrafa com tampa em conta-gotas. Usar 15 gotas como tônico do estômago e 25 gotas como laxativo.

CASTANHEIRO Castanea sativa - Fagáceas - Alpes e Alpinos

Com folhas pecioladas grandes. As flores, masculinas e femininas, são brancas e reunidas em cachinhos, os frutos que amadurecem no inverno, são muito conhecidos, medem aproximadamente 1200 metros (altitude).

CATARRO BRONQUIAL - TOSSE COMPULSIVA E PERSISTENTE: - Infusão - Um punhado de folhas secas em 1 litro de água fervente. Filtrar o líquido através de um coador, adoçar e beber. A dose serve para 3 vezes.


CASTANHEIRO DA ÍNDIA - esculus hippocastanum - Hippocastináceas - Ásia Menor

Árvore ornamental, cobre-se de flores brancas e algumas vezes vermelhas, que desabrocham em espigas, retas e muito bonitas. O fruto redondo e brilhante assemelha-se um pouco à Castanha comestível. De sua polpa extraem-se muitas substâncias.

ESTÔMAGO (DIGESTÃO DIFÍCIL) - Tintura Macerar por 5 dias, 5 gr de folhas de Castanheiro da Índia dessecadas em 50 gr de álcool a 70º. Filtrar o líquido e conservá-lo em vidro com conta-gotas. Dose: 10 gotas.

FEBRE: - Decocção - Cozinhar por 10 minutos, em 1 litro de água 30 gr de raiz dessecadas de Castanheiro da Índia, filtrar o líquido e tomar durante o dia.

Vinho Medicinal - Colocar em 1 litro de Vinho Branco, 50 gr de casca de Castanha da Índia. Ferver por ¼ de hora e filtrar. Tomar 2 cálices pequenos por dia.

FRIEIRA: - Creme - Cozinhar 20 Castanhas da Índia em pouca água. Esmagá-las, reduzir a polpa a purê e conservá-lo em um recipiente por alguns dias. Passar o creme antes de deitar na região atingida.

HEMORRÓIDAS: - Pomada - macerar por 5 dias 3 gr de folhas de Castanheiro da Índia em 30 gr de álcool a 70º. Filtrar, pesar e para cada 20 gr de líquido adicionar 60 gr de Lanolina. Misturar bem todos os ingredientes e empregar a pomada para aliviar as dores.

VEIAS VARICOSAS: - Infusão - Colocar em infusã0 por 24 horas, 70 gr de folhas de Castanheiro da Índia em 1 litro de Vinho Branco de boa qualidade. Filtrar o líquido, adoça-lo e tomar 1 cálice ao dia.

VETERINÁRIA: - Cavalos, Cólicas. Para curar as cólicas dos cavalos, administrar com a dosagem habitual, alguns punhados de polpa de Castanhas da Índia, secas e reduzidas a pó.

Coelhos - Um bom alimento para os coelhos é constituído pelas Castanhas da Índia, cozidas e descascadas adicionadas à refeição.


CEBOLA Allium sepa - Liliáceas - Pérsia

A cebola possui bulbos grandes, que dão vida a tufos de folhas carnosas e cilíndricas. As flores pequenas e em grande número, desabrocham no verão.

CALOS: - Infusão - Ferver 1 cálice de vinagre com uma Cebola crua cortada em fatias. Deixar amornar, colocar a Infusão em um coador, espremendo a polpa da Cebola a fim de que saia todo o suco. Empregar o líquido para compressas sobre os calos.

DIURÉTICO: - Infusão de Vinho - Meio litro de Vinho Branco de boa qualidade, 250 gr de Cebolas frescas cortadas em fatias, 80 gr de mel. Após 24 horas filtrar o líquido e consumi-lo antes das refeições.

TINTURA: Triturar 100 gr de Cebola fresca, procurando não desperdiçar o suco, colocando-as em uma garrafa juntamente com 100 gr de álcool a 90º. Após cerca de 24 horas, filtrar o líquido e conservá-lo em um vidro com tampa esmerilhada, uma colher de chá antes das refeições.

ESTÔMAGO (DIGESTÃO) - Tintura - Ver diurético.

HEMORRÓIDAS: - Ungüento (1) - Cozinhar uma Cebola em pouco óleo de Linho, deixar esfriar e espremer para que a polpa e o suco misturem-se bem ao óleo. O ungüento assim obtido, aplicado sobre as Hemorróidas, serve para impedir as inflamações.

Ungüento (2) - Triturar uma Cebola crua e misturar um pedaço de manteiga. Aplicar a papa sobre a região afetada.

FRIEIRA: Ungüento - Esmagar 1 Cebola fresca, para fazer sair o suco, misturá-la a ½ colher de chá de Lanolina, friccionar com este ungüento a região afetada.

HEMORRAGIA NASAL: - Cortar em duas metades 1 Cebola fresca e aspirar o suco com as narinas.

INTESTINO (INFECÇÕES E PRISÃO DE VENTRE) - Tintura - Ver diurético

Decocção - Cortar 1 Cebola em fatias, cozinhá-las em ½ litro de água adoçada com mel, filtrar o líquido e beber uma xícara pela manhã e uma à noite.

PICADAS DE ABELHAS: Para acalmar as dores causadas pelas picadas de abelhas, friccionar a parte afetada com 1 Cebola cortada.

RESFRIADO - TOSSE: - Infusão - Cozinhar 1 Cebola cortada em fatias em 1 xícara de leite fortemente adoçado com mel, e beber quente antes de deitar-se.

Xarope - Cozinhar 1 kg de Cebolas frescas. 300 gr de mel, 750 gr de açúcar em 1 litro de água, fazer em fogo brando por três horas, deixar esfriar o composto antes de filtra-lo, através de uma peneira.

VERMES: - Infusão - Em uma tigela colocar ¼ de litro de água e 1 Cebola grande, cortada em fatias. Deixar em infusão por uma noite inteira, depois passar o líquido através de um coador, esmagando a Cebola para fazer sair todo o líquido. Beber a infusão em jejum.

Infusão de Vinho - ver diurético -

VETERINÁRIA: - Frangos - Administrando aos frangos 2 a 3 vezes por semana, uma Cebola crua, previne as doenças infecciosas.


CELIDÔNIA Chelidonium majus - Papaveráceas

O caule atinge a altura de cerca de 70 cm, é cilíndrico e nodoso, ramoso, com folhas pinatisectas e flores amarelas.

ARTRITE - GOTA - HIDROPISIA: Infusão - Em ½ litro de água fervente colocar 5 gr de planta dessecadas, filtrar, adoçar e beber a infusão durante ao dia.

CALOS E VERRUGAS: - Uma pitada de pó de Látex e uma faixa de gaze. Após 24 horas a calosidade estará amolecida e facilitará a remoção. Se necessário repetir a operação.


CENOURA Daucus carota - Umbrelíferas

Plantas cultivadas em hortas, também em estado selvagem, nos campos. A raiz grossa, alaranjada rica em sabor, açúcar e suco.

QUEIMADURA: - Cataplasma - Ralar 1 Cenoura crua e aplicar a polpa sobre a parte atingida, mediante uma gaze.

ROUQUIDÃO: - Decocção - Cozinhar 100 gr de Cenouras, esmagá-las e misturar a polpa à água da decocção. Adoçar com mel, beber ainda quente.

SECREÇÃO LÁCTEA - ESTÔMAGO: - Decocção - Em 1 cálice de água ferver uma pitada de sementes de Cenoura. Beber após cada refeição.

TOSSE: - Decocção (1) - ver rouquidão.

Decocção (2) - Ferver 300 gr de Cenoura em 1 litro de água. Amassá-las e misturá-las à água da decocção. Adoçar com 2 colheres de mel, beber a decocção morna.

VETERINÁRIA: - Cavalos - Tosse: Para curar a bronquite dos cavalos, administrar cada dia 2 Cenouras cortadas em pedacinhos.


CEREFÓLIO - Anthriscus cerefolium - Umbelíferas

Apresentam a haste reta, os ramos são numerosos e possuem folhas recortadas, pubesceste e flores brancas de 5 pétalas.

DEPURATIVO - DIURÉTICO: - Ferver por 1 minuto em 1 litro de água, 25 gr de folhas de Cerefólio, 25 gr de folhas de Beterraba, 50 gr de folhas de Alface. Filtrar a poção e beber pela manhã em jejum.

OLHOS CANSADOS: - Ferver as folhas de Cerefólio, filtrar e usar o líquido para compressas.



CEREJEIRA Prumus cerasus - Rosáceas

É uma árvore de folhas pequenas que apresentam frutos.

BAÇO: Ferver por 2 minutos 100 gr de pedúnculos de Cerejas ou macerar em 1 litro de água. Beber 3 xícaras ao dia longe das refeições.

RECONSTITUINTE: - Prepara-se cozinhando Cerejas frescas ou secas em tanto vinho quanto necessário para cobri-las. Servir com bastante açúcar.


CEVADA Hordeum vulgare - Gramínea - Norte da Europa

Possui hastes fistulosas, folhas lineares, uma espiga, quase tetragoal, formada por 3 espiguilhas formadas em cada saliência do cacho.

GARGANTA: - Decocção - Cozinhar por 20 minutos, 70 gr de Cevada em 1 litro de água e depois filtrar o líquido morno e adicionar 1 colher de mel. usar o líquido para fazer gargarejos.

INTESTINO: - Decocção - Ferver por ½ hora em 1 litro de água, 25 gr de Cevada, 20 gr de Arroz, 20 gr de Aveia e 20 gr de Trigo. Antes de colocar na água, os ingredientes devem ser moídos. A poção deve ser filtrada e tomada de 4 a 5 xícaras ao dia.

CATAPLASMA: - fazer uma papinha com cálice de vinagre forte Farinha de Cevada, cozinhá-la e retirá-la do fogo quando estiver condensada. Colocá-la em uma gaze e aplicá-la sobre a região atingida pela dor.


CHICÓRIA Achorium intibris - Compostas - Ásia - Europa - e Norte da África

Apresenta caule de 20 a 30 cm de altura, folhas lanceadas flores de um azul muito vivo.

PROPRIEDADES: Cura a prisão de ventre, a cistite, depura o sangue e descongestiona o fígado.

Decocção - 20 gr de folhas de Chicória, 20 gr de folhas de Fumária, 20 gr de folhas de Alface frescas. Ferver tudo em 1 litro de água, filtrar o líquido e beber em jejum.

DIURÉTICO: - Colocar uma xícara de água quente, 5 gr de raiz de Chicória. Filtrar o líquido e beber durante ao dia.

FÍGADO: - Decocção - Ferver por 2 minutos 30 gr de raiz de Chicória e 60 gr de raiz de Salsa em 1 litro de água. Filtrar a poção e beber 3 vezes ao dia.


CIPRESTE Cupressus sempervirens - Coníferas - Oriente

Podem atingir altura de 50 a 60 metros, apresentam forma piramidal e possui aspecto muito decorativo.

DIURÉTICO - REUMATISMO: - Decocção - Ferver em ½ litro de água e por 15 minutos, 15 gr de casca de ramo de Cipreste, filtrar o líquido e beber durante o dia.

HEMORRAGIAS: - Tintura - Deixar 10 gr de bagas em ½ litro de álcool a 60º, após 1 dia inteiro, filtrar o líquido e coloca-lo em um conta-gotas. A dose é de 20 gotas antes das refeições.

VARIZES: - Decocção - Cozinhar em 1 litro de água um punhado de bagas de Cipreste trituradas. Usar o líquido morno para lavagens.


COCA Erythoxilom coca - Eritroxiláceas - Bolívia e Peru

Estimulantes ao estômago e eficaz contra a anemia e esgotamento nervoso.

ANEMIA: - Vinho de Coca - 50 gr de coca esmiuçadas, 50 gr de Canela, 2 gr de Baunilha, 750 gr de açúcar, 300 gr de álcool a 90º e 3 litros de Vinho Branco. Deixar no álcool por 15 dias, a Quina a Canela e a Baunilha. Colocar o açúcar no Vinho para que possa dissolver-se. Tomar um cálice antes das refeições.

ESTÔMAGO: - Colocar 10 gr de Coca em 100 gr de água fervente. Coar, adoçar levemente e tomar antes das refeições.


COENTRO Coriandrum sativum - Umbelíferas - África

É uma erva de cheiro desagradável, possuem frutos e sementes aromáticos.

ESTÔMAGO E FÍGADO: - Infusão - 5 gr de fruto de Coentro dessecados em 1 xícara de água quente, filtrar e adoçar o líquido que deve ser bebido logo após às refeições.

COLA Cola acuminata - Esterculiáceas - África Ocidental

Tônico do coração, nervos e do cérebro, é eficaz contra cansaço do trabalho.

ESGOTAMENTO NERVOSO - CANSAÇO: - Vinho de Cola - Deixar por 10 dias em 1 litro de Vinho, 60 gr de Nozes de Cola, filtrar o líquido e tomar 1 colher antes das refeições.


COUVE Brassica oleracea - Crucíferas

É um legume de folhas largas que possui nervuras pelas folhas.

PROPRIEDADES: - Curam bronquite, rouquidão, catarro bronquial, tosse, chagas ulcerosas e varicosas.

BRÔNQUIOS: - Decocção - Em uma xícara de leite ferver 1 folha de Couve sem o talo. Coar, adoçar com mel e beber em seguida.

COMPRESSAS: - Colocar 1 folha de Couve estendida sobre uma gaze, depois de deixá-la macerar por 3 dias em Ácido Bórico. Aplicar a gaze em cima da ferida.

CRAVO Eugenia caryophylata - Mirtáceas - Países Tropicais

É uma árvore, suas folhas apresentam aroma forte e inconfundível.

REFRIADO - ROUQUIDÃO - TOSSE - Vinho Burle - Ferver 1 xícara de chá e colocar em infusão 2 Cravos, fazer bochechos em o líquido morno, também é eficaz contra mau-hálito.


DENTE DE LEÃO Taraxacum officinale - Composta

Apresenta a raiz fusiforme, folhas longas e dentadas.

DEPURATIVO E HIDROPISIA: - Decocção - Ferver em 1 litro de água 10 gr de raízes e tomar 3 xícaras ao dia.

FÍGADO (Cálculos) - Decocção - Ferver por 5 minutos 80 gr de raízes de Dente de Leão em 1 litro de água. Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

RINS (Cálculos) - Suco de Dente de Leão - Espremer com um guardanapo um pouco de folhas de Dente de Leão. Adoçar o suco e tomar no mínimo 4 vezes ao dia.


DEDALEIRA Digitalis purpurea - Escrofulariáceas

Apresenta haste reta, pouco ramificada, de 50 cm a 1 metro de altura. As folhas são lanceadas, denteadas, com limbo rugoso e pubescentes. As flores são tubulosas com a margem bilabiada.


CÃES:- Cardiopalmia - em 15 gr de água quente colocar em infusão, 0.5 gr de folhas secas de Dedaleira. Filtrar o líquido e dar ao animal de 3 a 4 colheres ao dia.


DICTAMO Dictamus albus - Rutáceas - Itália Continental

Folhas impares, flores grandes, brancas ou vermelhas bilabiadas.

PROPRIEDADES: É estimulante tônica e diafórica. Antes de fazer algum remédio caseiro é aconselhável consultar um médico.


DORMIDEIRA Papaver somniferum - Ásia Menor e Egito

O ópio que se extrai do látex que brota das hastes cortadas deve ser utilizado sobre prescrição médica.

DULCAMARA Solanum ducamara - Salonáceas - Europa

Apresenta haste sarmentosa e flexíveis, folhas inferiores ovais e superiores trilobadas, flores violáceas e bagas de cor vermelho vivo, contêm muitas sementes.

ARTRITE - SUDORÍFERO: - Decocção - Ferver em 1 litro de água 40 gr de casca. Coar o líquido e beber de 2 a 3 cálices ao dia.

DEPURATIVO - DIURÉTICO: - Infusão - Colocar 25 gr de casca de Dulcamara em 1 litro de água quente, filtrar o líquido e beber meio cálice durante o dia.

FURUNCULOSE: - Cataplasma - Ferver por ¼ de hora 3 punhados de folhas secas de Dulcamara, 100 gr de Farinha de Linho, em ¼ de vinho tinto. Quando a preparação estiver densa, adicionar 100 gr de gordura de porco. Espalhar o cataplasma sobre uma gaze deixar esfriar um pouco e aplicá-lo sobre a região afetada.



ELEUTÉRIA Croton eleuteria - Euforbiáceas - Brasil

Apresenta a casca cinzenta, possui um aroma agradável e um gosto amargo.

DECOCÇÃO: - Ferver por poucos minutos 5 gr de casca em decilitro de água, beber o líquido durante o dia.


ENDRO Anethum graveolens - Umbelíferas

0 seu caule pode atingir de 20 a 30 metros de altura. As flores possuem pétalas amarelas.

BOCA: (Inflamações - Estomatites) - Infusão - Colocar 5 gr de sementes de Endro em 1 litro de água, ferver e depois filtrar e usar a infusão para fazer bochechos.

ESTÔMAGO (Digestão Difícil) - INTESTINO - Infusão - Deixar em infusão uma semente de Endro juntamente com 1 cálice de água quente. Adoçar a poção e beber após as refeições.


ERVA ANDORINHA Euphorbia pilulifera - Euforbiáceas

É uma planta herbácea, perene, com raiz fitafoliada, lanceadas, de cor verde e brilhante. As suas flores são amarelas, reunidas e umbelas. É utilizada para curar calos e calosidades, porém só use sob prescrição médica, pois é altamente venenosa.


Cataplasma - Coletar um pouco de folhas e extrair o Látex da parte mais carnosa. Espalhar o Látex sobre a região afetada e enfaixá-la com uma bandagem, repetir a dose quando com a ajuda de um banho quente puder remover os calos.


ERVA BENTA Geum urbaum - Rosáceas

Possuem caule rico em folhas e flores amarelas que se desenvolvem na sumidade da haste.
Tônico adstringente, mas não usar em excesso, pois pode ser prejudicial à saúde, causando vômitos.

INTESTINO (Catarro): - Infusão - Deixar em infusão 50 gr de raiz em 1 litro de água quente, filtrar e consumir o líquido levemente açucarado durante o dia.


ERVA DAS VIRGENS Aristalochia chilensis - Aristoloquiáceas

Possui raiz fina, caule de cor amarela ou avermelhada, folhas com pecíolos longos, de dimensões diversas.

Hemostática

MENSTRUAÇÕES ABUNDANTES: - Infusão - Colocar um pedacinho de raiz em uma xícara com água quente, deixar por 2 minutos, adoçar e beber.


ERVA DE SANTA MARIA Chenopodium ambrosioides - Quenopodiáceas - América do Sul

É uma planta herbácea, possui folhas, flores e sementes.
São tônicas, diuréticas, calmantes e vermífugas.

Infusão - Em 1 xícara de água fervente colocar uma pitada de folhas secas da erva. Deixar o líquido repousar filtra-lo e adoçar antes de bebe-lo. É ótimo para catarro bronquial.

VERMES: - Colocar 8 gr de pó diluído em uma xícara de água quente e levemente adoçada.


ERVA DE SÃO PEDRO Crysanthenum balsamita - Compostas Tubifloras - Oriente

Possuem folhas aveludadas, é de uma bonita cor verde. Tem cheiro aromático, mas de sabor amargo.

DIURÉTICO: - Ferver em 1 xícara de água um pouco de erva dessecada. Filtrar e adoçar, beber à tarde.

EXCITAÇÃO NERVOSA: - Banho - Ferver por ½ hora uma panela com água, 500 gr de erva dessecada. Filtrar e colocar a poção na água necessária para um banho.

FÍGADO: - Decocção - Ferver 15 gr da planta dessecada em 1 xícara de água já quente. Filtrar e adoçar. Beber antes de deitar-se.


ERVA GATO Nepeta cataria - Labiadas

Medem aproximadamente 40 ou 60 cm de altura, folhas codiformes e flores pedunculadas, reunidas em espiga e com a corola em azul.

ESTÔMAGO (câimbras) - Infusão - Colocar 5 gr de sumidades floridas em 1 xícara de água quente depois filtrar e beber morno.

EXCITAÇÃO NERVOSA - INSÔNIA: - Infusão - Mesmo procedimento do estômago, tomar antes de deitar-se.

HIDROPISIA: - Infusão - ferver 1 litro de água, adicionar 20 gr de sumidades floridas, deixar o líquido aromar e filtrar.

MENSTRUAÇÃO DOLOROSA: - Fazer um chá e tomar durante a noite.


ERVA RUGININA Aspenium trichomanes - Polipodiáceas - Itália

Possuem caule grosso, as folhas medem de 10 a 20 cm de comprimento e seus bordos são denteados.
Expectorante e descongestionante.


ESCALLONIA ILLIMITA Saxiffragáceas - América do Sul

Possuem folhas denteadas e viscosas devido a um líquido que as recobre. As flores brancas reúnem-se em espigas. Eficaz contra as afecções do Fígado.

FÍGADO (Disfunções) - Decocção - Ferver por 10 minutos, 20 gr de Escallonia em ½ litro de água. Filtrar o líquido e beber durante o dia.


ESPINAFRE Spinacea oleracea - Quenopodiáceas

Descrição desnecessária, pois é altamente conhecido.
É benéfica aos anêmicos.


ESPINHEIRO ALVAR Crataegus oxyacanthia - Rosáceas pomoideas

Suas folhas possuem pecíolos longos, bordos denteados, as flores são levemente perfumadas e brancas.

ANTIESPASMÓDICO - INSÔNIA - VERTIGENS: - Infusão - 20 gr de álcool à 70º. Após uma semana colocar o líquido em um conta-gotas. A dosagem é de 40 gotas diluídas em um pouco de água à noite ante de deitar-se.
CORAÇÃO (Arritmia) - Infusão - Em uma pitada de flores colocar 1 xícara de água quente. Tomar duas vezes ao dia.
ÚTERO: - Infusão - Contra as câimbras uterinas, é eficaz, uma infusão de flores de Espinheiro Alvar dessecada, na dose de uma colher em 1 xícara de água quente. Adoçar com mel e tomar morno ou quente.


ESTACA DE CAVALO Gratiola officinales - Escrofulariáceas

Apresenta caule reto, folhas opostas, lanceadas e denteadas. As duas flores são pedunculadas, tubulosas, solitárias e axilares de cor branca ou rosa.

PROPRIEDADES: - é utilizada para fazer febrífugos, diuréticos, purgantes, porém a Estaca de Cavalo é uma erva venenosa, por isso sua prescrição deve ser feita por um médico.


EUCALIPTO Eucaliptus globelus - Mirtáceas - Austrália

É pouco frondoso, possui folhas alternas, duras, coriáceas, persistentes, lanceadas, suas folhas solitárias ou reunidas são de um verde amarelado. O seu fruto consiste em uma baga dura.

PROPRIEDADES: Febrífugos, anti-séptico, sedativo, antiasmático, desinfetante e estomáquico.

ASMA: (Fumaça) - Colocar algumas folhas secas sobre uma chapa de ferro quente; e aspirar a fumaça.

BOCA (Estomatite): - Decocção - Preparar uma decocção com 20 gr de folhas em 1 litro de água e ferver por 2 minutos, filtrar e usar para fazer bochechos.



FALSA ACÁCIA Acacia farnesiana - leguminosas - Americana

Apresenta folhas opostas, impares, de cor verde brilhante, possuem espinhos agudos. Suas flores são brancas e muito perfumadas.

INTESTINO - (Diarréia) - Infusão - colocar 10 gr de folhas secas em 100 gr de água quente. Filtrar o líquido quando estiver morno. Beber morno.


FARELO

O Farelo é o conjunto de resíduos de moagem de cereais, contém celulose e substâncias azotadas. O Farelo também merece um lugar de honra entre os medicamentos e refrescantes. É benéfico aos intestinos e as peles ressecadas.

INTESTINO - (Colite) - Decocção - Ferver por ½ hora em 3 litros de água 25 gr de Farelo, 20 gr de Cevada, e 20 gr de Aveia, tudo bem moído. Filtrar o líquido e beber durante o dia por 7 dias.

PELE: (Irritação) - Ferver 60 gr de Farelo em 3 litros de água e coar o líquido , colocando-o na banheira juntamente com água quente, usar o líquido para lavar as partes atingidas.


FAVA Vicia faba - Leguminosa

Planta de horta, possui a semente reunida em vagem grossa, comestível, de sabor agradável.

PARANÍCIOS: - Banho - Deixar em uma xícara de água quente um pouco de folhas frescas ou secas de Fava. Quando a água estiver quente imergir o dedo doente e deixá-lo até que a água fique morna.


FAVA DE SANTO INÁCIO Strychnos ignatii - Loganiáceas - Índias Orientais

É eficaz contra os paranícios.


FEITO DOCE OU POLIPÓDIO Polypodium vulgare - Polipodiáceas

Apresentam folhas lanceadas, bipinadas e cobertas por lanugem leve.

FÍGADO (Icterícia) - INTESTINO (Prisão de Ventre) - Decocção - Ferver 20 gr de raiz em ½ litro de água. Filtrar o líquido adoçá-lo e beber antes de deitar.


FETO MACHO Polistichum filixmas - Polipodiáceas

Possuem as folhas longas podendo atingir 1 metro ou mais de altura, são denteadas e levemente pilosas.

TENÍFURGO: Reduzir a pó um pedacinho de Rizoma com cerca de 10 gr. colocar o pó em um pouco de água e beber o líquido em jejum. Após 6 horas tomar um purgante.



FICÁRIA Ficaria ranunculoides - Itália

As folhas codiformes possuem pecíolo longo e são sulcadas por veias finas e evidentes. As flores de 9 pétalas brancas são frágeis e florescem na primavera.

HEMORRÓIDAS: - Colocar em infusão 100 gr de folhas de Ficária em 1 litro de água quente. Em seguida expor a região afetada aos vapores quentes.




FONTE: http://www.misteriosantigos.com/eproblemas.htm

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço