Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Exibições: 33

Respostas a este tópico

ntrodução.
Diz a lenda que, por volta de 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung, conhecido pelo seu interesse pela ciência (em especial pela botânica) e por ter sido um patrono das artes, postulou que beber água fervida seria uma medida higiénica. Durante uma viagem, deixou cair acidentalmente algumas folhas na água que estava a ser fervida. Ficou encantado com a mistura, bebeu e achou muito refrescante. O chá tinha sido criado!

O consumo de chá foi espalhado pela Europa, essencialmente pela mão dos portugueses, o hábito de tomar chá (às cinco da tarde) foi introduzido na Inglaterra, também pela mão de uma portuguesa, Catarina de Bragança, filha de D. João IV de Portugal, que casou com Carlos II, da Inglaterra, em 1662. Reza a história que do seu dote fazia parte uma arca cheia de chás da China, instituindo o seu consumo na corte.

O chá divide-se em três variedades, segundo o grau de secagem e/ou fermentação das folhas: verde, preto e oolong. Grande parte do chá consumido no ocidente é negro. Além do tratamento das folhas, há variedades de chá que são reconhecidas pela sua origem, que quando é sinónimo de qualidade, implica sabores, aromas e atributos muito apreciados pelos verdadeiros conhecedores.

Sabe como se prepara um chá?

CHANOYU - A bebida para o espírito

Apesar de várias culturas terem desenvolvido complexos rituais envolvendo a preparação e o consumo de chá, ninguém consegue superar os Japoneses. A cerimónia do chá pode durar até quatro horas, e é, acima de tudo um acto espiritual.

Os métodos mais usados na manipulação das ervas são:
Infusão:
A planta é colocada num recipiente de louça e despeja-se água no início da fervura. Em seguida, abafa-se e mantém-se em repouso por, no mínimo, 10 minutos. A mistura deve ser coada antes do uso. O abafamento é importante, principalmente quando se utilizam folhas e flores, assim evita-se a perda dos princípios activos das plantas.

De cocção:
A erva ou planta deve ser colocada num recipiente, de preferência de vidro, com água fria. Em seguida, com o recipiente semi-tapado, ferve-se por 10 a 15 minutos. Quanto mais dura a parte da planta utilizada, maior o tempo de fervura. Recomenda-se deixar repousar por 10 minutos com o recipiente tapado, coando-se a mistura em seguida.

Os Chás podem ser tomados quentes, no caso de constipações e bronquite, mornos para insónias e finalidade relaxante e frios ou gelados para problemas estomacais ou diarreias.
O efeito de um chá é maior quando ele é tomado em jejum ou minutos antes do sono.
Procure não deixar colheres dentro do líquido e nunca reaproveite um chá preparado, de um dia para o outro.
Todas as indicações são preventivas e agem como terapia de ajuda, sempre em casos de doenças graves tem que as ter o acompanhamento médico, mas na hora de dor de barriga é bom sabermos quais as nossas alternativas.



AGRIÃO

Nome científico: Nasturtium Officinale.
Nomes Populares: Agrião-d´agua e mastruço-dos-rios, Jambu, berro, agrião aquático, agrião do rio.

Origem: Europa.

Características e Cultivo: Prefere os climas frios, mas cresece bem em climas quentes, especialmente se estiver em um canteiro ao lado de água fria corrente, com um fio de água desviado para o canteiro. O Agrião produz raízes adventícias que partem dos nós do caule. Nessa planta não existe um limite muito preciso entre as partes subterrâneas e o restante do vegetal. O Agrião nos revela tendência à indiferenciação, um processo de mobilidade e não fixação da forma.

Parte Utilizada: Planta inteira.

Principais-Constituintes: Vitaminas C e E, iodo, ferro, potássio, fósforo, glicosídeos, Iodo, óleo essencial, Fermento (mirosina). Sais minerais, proteínas, carotenos, clorofila.

Princípios activos: Estimulante, tónico, depurativo, tonificante, vermífugo, cicatrizante e balsâmico, antinflamatório, descongestionante, digestivo, diurético e antiescurbútico, antidiabético, anti-raquitismo, expectorante, ungüento.

Indicações terapêuticas: Combate o escorbuto, cálculos renais, gota, artrite, reumatismo e gases intestinais. O chá das folhas é diurético e indicado como emplasto no pescoço, junto com a argila, para curar a glândula tireóide, Tuberculose, afecções pulmonares, tosse, bronquite.

Dosagem: É um excelente alimento para limpar as toxinas do corpo. Rico em vitaminas A e C, possui em sua composição também ferro, enxofre, fósforo e potássio. Dos talos às folhas, o agrião tem várias propriedades terapêuticas. Age como antiinflamatório nas colites. Combate o ácido úrico nos organismos sobrecarregados pela ingestão de muita carne, leite e ovos.

Atua também nos casos de tuberculose, raquitismo, escorbuto e formação de pedras nos rins. Diminui, ainda os efeitos da nicotina. De preferência, o agrião deve ser consumido cru, pois suas propriedades tônicas e estimulantes abrem o apetite. Mastigado devagar, o agrião fortalece as gengivas e aumenta a salivação, favorecendo a digestão.

O sumo dos talos e folhas é ótimo para problemas nos rins, na pele e no aparelho respiratório. Para aliviar o catarro e as secreções de quem tem bronquite crônica, deve-se usar meio copo de sumo puro todos os dias. Misturado com mel, é um xarope poderoso contra a tosse, uma fórmula já explorada pela indústria farmacêutica. Para o tratamento de colites e enfermidades do intestino grosso, recomenda-se uma mistura de sumos de agrião e rúcula.

Uso culinário: Como chá ou salada, sumos batidos com abacaxi ou caldos verdes.

Cosmética: Para a beleza ele é muito bom pois possui propriedades so enxofre que deixam seus cabelos suaves e sedosos. Na pele ele tem o poder de cura da acne ataravés de compressas de suas folhas. Também funciona como um excelente anticaspa e, se friccionado no couro cabeludo, age contra a queda de cabelos.

Uso caseiro: Como alimento e importante erva medicinal, como desintoxicante e restauradora. Por ser muito rico em fosfato, o consumo regular de agrião fortalece a memória.

Campo Espiritual e Oculto:

Contra-indicações/Precauções: Quando usado em excesso provoca irritação no estômago e vias urinárias.



ABACATEIRO


Nome científico: Persea americana (L.)

Nomes Populares:

Origem: Américas Central e do Sul.

Características e Cultivo: Árvore que mede entre 4 a 8 metros de altura. Suas folhas são grandes e seu fruto de cor verde em forma de pêra, contém uma semente esférica.
Parte Utilizada: Frutos, folhas, casca de árvore e sementes.
Principais-Constituintes: Carboidratos, proteínas, gordura, taninos, perseito, metilchavicol, metil-eugenol, dopamina, esparagina, ácidos málico e acético, óleo essencial com metilchavicol, minerais, proteínas, vitaminas A, B1, B2, C, D, E, material graxo e carboidratos.

Princípios activos: Rico em vitaminas e proteínas, é diurético, combate a gota, o ácido úrico e elimina cálculos renais e biliares.

Indicações terapêuticas: Das folhas ,cascas e sementes raladas é diurético, anti reumátismo, contra anemia. diarréias, ativa a excreção biliar, regulariza o fluxo menstrual, carminativa e antiséptico das vias respiratórias,contra o artritismo, elimina cálculos renais e do fígado.

Dosagem: Diurético. Cura inchaço dos pés e dor de cabeça. Tomar 1 xícara 2 a 3 vezes/dia, em infusão. Afrodisíaco: O macerado do caroço (sem a folha, nem cânfora) preparado com vinho branco ou álcool de cereais para se obter um extrato também é usado como afrodisíaco. Deixar em infusão durante pelo menos 20 dias (quanto mais tempo melhor) em frasco de vidro escuro, protegido da luz. Procure agitar pelos menos uma vez ao dia. Depois de pronto pode-se tomar um cálice/dia.

Dores de cabeça reumáticas e contusões:
A folha e a semente picadas colocadas em repouso durante pelo menos 5 dias combate dores de cabeça, reumáticas e contusões. Infusão: 1 colher picada de folha, outra de semente ralada, 1 xícara de álcool de cereais a 60%, 1 pedra de cânfora; aplicar nas partes doloridas com chumaço de algodão. Essa infusão não deve ser bebida, é para uso tópico no local afetado.

O chá da folha do abacateiro é diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras. Evite tomar grandes quantidades diárias do chá (mais de 2 xícaras/dia), pois sendo diurético pode reduzir muita a pressão arterial em pessoas que tenham essa doença.

Uso culinário: Com a polpa, azeite de oliva e iogurte natural desnatado e uma pitada de sal marinho iodado se faz um delicioso e nutritivo creme que pode ser usado no lugar da manteiga, margarina e maionese industrializada.

Cosmética: Creme amaciante para face ou mãos. Polpa do fruto maduro, mel de abelha. Amasse, faça uma massa cremosa (1/4 da polpa, 1 colher de sopa de mel de abelha). Aplique e deixe cerca de 30 a 40 minutos. Retire com água fria. Use pelo menos duas vezes por semana. A massa do abacate é fortificante dos cabelos e tem alto poder cicatrizante.

Uso caseiro: O caroço ralado e posto em álcool serve para infecções contra reumatismo.

Campo Espiritual e Oculto:
Contra-indicações/Precauções: Relatos médicos indicam problemas arteriais se consumir muito abacate devido ao alto teor em gordura. Usar com moderação o fruto.




ABSINTO


Nome científico: Artemisia absinthium (L.)

Nomes Populares: aurônia, losna, absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes, gotas-amargas.

Origem: Ásia e Europa.

Características e Cultivo: Erva perene, cresce de 60 cm a 1 metro. Folhas bem recortadas, de cor verde acinzentada e esbranquiçadas na parte inferior. Flores amarelas em cachos. Clima temperado, solos areno-argilosos, bem drenados e rico em matéria orgânica. Semear ou dividir touceiras ou fazer estaquia de galhos para reproduzir.

Colheita: colhe-se as folhas preferencialmente antes da floração nas primeiras horas do dia. Em cultivos comerciais, corta-se toda a planta após dois anos.

Parte Utilizada: Partes aéreas floridas e folhas.

Principais-Constituintes: Os componentes responsáveis pelo uso medicinal da losna ou absinto são: um óleo essencial (vermífugo e emenagogo), absintina (responsável pelo sabor amargo), resinas, tanino, ácidos e nitratos.

Princípios activos: Anti-séptica, digestiva, emenagoga, estimulante e vermífuga, carminativa, diurética, colagoga, abortiva, antiparasitária, aperiente.

Indicações terapêuticas: Queimaduras, otites, micoses de pele, ulcerações na pele (tópico), feridas, anemia. Como planta digestiva e aperitiva, sua ação se dá pelo estímulo à salivação e à produção de sucos gástricos e, por essa mesma razão, não é recomendada para pessoas que apresentam problemas como úlceras e gastrite. Usada corretamente e sem excessos, a infusão da losna pode aumentar a secreção biliar, favorecendo o funcionamento do fígado e, ingerida meia hora antes da refeição, pode agir como estimulante do apetite e auxiliar da digestão.

Dosagem: É a grande protetora do aparelho digestivo. A infusão de flores e folhas, essencialmente amarga, usada em pequenas doses, estimula as secreções gástricas, biliares e pancreáticas, aumentando o apetite e estimulando a digestão. Rica em ferro, atenua anemias. O chá forte é usado como vermífugo. Utilizar na forma de infusões; tinturas e extratos fluidos. Decocção para uso externo em feridas, úlceras de pele e compressas. Infuso: 20 gs de folhas em 1 litro de água por 10 minutos. Tomar 1 colher de sopa de hora em hora.

ANOREXIA: - Tintura - 40 gr de folhas e flores de Losna, 40 gr de aguardente puríssima e 1 litro de vinho branco seco. Macerar as folhas e as flores na aguardente por cinco dias. Depois filtrar e conservar em 1 garrafa. Um cálice antes de cada refeição é um remédio seguro contra a inapetência.
ESTÔMAGO (Digestão) - Tintura - Ver Anorexia. - Um cálice de tintura após as refeições ou uma folha de Losna mastigada após a refeição
VERMES: - Infusão - Oito gr de sumidades floridas em 1 litro de água quente. Deixar em infusão por 1 hora e beber pela manhã.

A "fada verde"
O licor de absinto era muito apreciado por famosos poetas e artistas como Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire e Toulouse-Lautrec, entre outros. Ao que tudo indica, aquele destilado de ervas cor verde-esmeralda, também chamado de "fada verde", seria o responsável pelo comportamento bizarro de Van Gogh. E, recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, identificaram nas substâncias presentes nos destilados preparados com losna ou absinto, propriedades capazes de causar convulsões, alucinações, surtos psicóticos; dependendo da dosagem. Além disso, os estudos demonstraram que o uso crônico pode provocar danos neurológicos permanentes.
A combinação entre a dosagem de álcool e as substâncias presentes nesta planta pode ser perigosa e, por essa razão, a maioria dos especialistas costuma recomendar o uso da losna ou absinto na forma de infusão (no máximo duas xícaras de chá ao dia) e evitar a extração do sumo por maceração.

Uso culinário: O licor de absinto era muito apreciado por famosos poetas e artistas como Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire e Toulouse-Lautrec, entre outros.

Cosmética:N.A.

Uso caseiro: Cerveja de absíntio - 01 parte de folhas de losna para 30 partes de cerveja, deixando macerar por 24 horas.(bom para lombrigas e oxiúros).

Campo Espiritual e Oculto: O absinto é famoso desde tempos muito antigos, pelas suas virtudes medicinais, sendo inclusive citado num papiro egípcio que data de 1.600 a.C.

Contra-indicações/Precauções: não é recomendável o uso por mulheres grávidas e crianças. Além disso, a maceração da planta com álcool, segundo alguns estudos já realizados, apresenta graves perigos, podendo provocar dependência, alucinações e convulsões. Não é recomendada para pessoas com problemas com úlceras e gastrite por estímular a salivação e a produção do suco gástrico.

FONTE:http://blog.comunidades.net/magia_das_plantas/
Tags: abacateiro, absinto, agrião, das, magia, plantas:
Nome científico: Artemisia absinthium (L.)

Nomes Populares: aurônia, losna, absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes, gotas-amargas.

Origem: Ásia e Europa.

Características e Cultivo: Erva perene, cresce de 60 cm a 1 metro. Folhas bem recortadas, de cor verde acinzentada e esbranquiçadas na parte inferior. Flores amarelas em cachos. Clima temperado, solos areno-argilosos, bem drenados e rico em matéria orgânica. Semear ou dividir touceiras ou fazer estaquia de galhos para reproduzir.

Colheita: colhe-se as folhas preferencialmente antes da floração nas primeiras horas do dia. Em cultivos comerciais, corta-se toda a planta após dois anos.

Parte Utilizada: Partes aéreas floridas e folhas.

Principais-Constituintes: Os componentes responsáveis pelo uso medicinal da losna ou absinto são: um óleo essencial (vermífugo e emenagogo), absintina (responsável pelo sabor amargo), resinas, tanino, ácidos e nitratos.

Princípios activos: Anti-séptica, digestiva, emenagoga, estimulante e vermífuga, carminativa, diurética, colagoga, abortiva, antiparasitária, aperiente.

Indicações terapêuticas: Queimaduras, otites, micoses de pele, ulcerações na pele (tópico), feridas, anemia. Como planta digestiva e aperitiva, sua ação se dá pelo estímulo à salivação e à produção de sucos gástricos e, por essa mesma razão, não é recomendada para pessoas que apresentam problemas como úlceras e gastrite. Usada corretamente e sem excessos, a infusão da losna pode aumentar a secreção biliar, favorecendo o funcionamento do fígado e, ingerida meia hora antes da refeição, pode agir como estimulante do apetite e auxiliar da digestão.

Dosagem: É a grande protetora do aparelho digestivo. A infusão de flores e folhas, essencialmente amarga, usada em pequenas doses, estimula as secreções gástricas, biliares e pancreáticas, aumentando o apetite e estimulando a digestão. Rica em ferro, atenua anemias. O chá forte é usado como vermífugo. Utilizar na forma de infusões; tinturas e extratos fluidos. Decocção para uso externo em feridas, úlceras de pele e compressas. Infuso: 20 gs de folhas em 1 litro de água por 10 minutos. Tomar 1 colher de sopa de hora em hora.

ANOREXIA: - Tintura - 40 gr de folhas e flores de Losna, 40 gr de aguardente puríssima e 1 litro de vinho branco seco. Macerar as folhas e as flores na aguardente por cinco dias. Depois filtrar e conservar em 1 garrafa. Um cálice antes de cada refeição é um remédio seguro contra a inapetência.
ESTÔMAGO (Digestão) - Tintura - Ver Anorexia. - Um cálice de tintura após as refeições ou uma folha de Losna mastigada após a refeição
VERMES: - Infusão - Oito gr de sumidades floridas em 1 litro de água quente. Deixar em infusão por 1 hora e beber pela manhã.

A "fada verde"
O licor de absinto era muito apreciado por famosos poetas e artistas como Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire e Toulouse-Lautrec, entre outros. Ao que tudo indica, aquele destilado de ervas cor verde-esmeralda, também chamado de "fada verde", seria o responsável pelo comportamento bizarro de Van Gogh. E, recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, identificaram nas substâncias presentes nos destilados preparados com losna ou absinto, propriedades capazes de causar convulsões, alucinações, surtos psicóticos; dependendo da dosagem. Além disso, os estudos demonstraram que o uso crônico pode provocar danos neurológicos permanentes.
A combinação entre a dosagem de álcool e as substâncias presentes nesta planta pode ser perigosa e, por essa razão, a maioria dos especialistas costuma recomendar o uso da losna ou absinto na forma de infusão (no máximo duas xícaras de chá ao dia) e evitar a extração do sumo por maceração.

Uso culinário: O licor de absinto era muito apreciado por famosos poetas e artistas como Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire e Toulouse-Lautrec, entre outros.

Cosmética:N.A.

Uso caseiro: Cerveja de absíntio - 01 parte de folhas de losna para 30 partes de cerveja, deixando macerar por 24 horas.(bom para lombrigas e oxiúros).

Campo Espiritual e Oculto: O absinto é famoso desde tempos muito antigos, pelas suas virtudes medicinais, sendo inclusive citado num papiro egípcio que data de 1.600 a.C.

Contra-indicações/Precauções: não é recomendável o uso por mulheres grávidas e crianças. Além disso, a maceração da planta com álcool, segundo alguns estudos já realizados, apresenta graves perigos, podendo provocar dependência, alucinações e convulsões. Não é recomendada para pessoas com problemas com úlceras e gastrite por estímular a salivação e a produção do suco gástrico.

FONTE:http://blog.comunidades.net/magia_das_plantas/
Tags: abacateiro, absinto, agrião, das, magia, plantas:

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço