Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Ecovila Clareando

Para o século 21 possa dar certo, cada pessoa deve reutilizar ou reusar suas próprias águas. Aqui na ecovila, as águas de descarga do esgoto sanitário, seguem um tratamento em tanques sépticos para posterior reuso em pomares através da ferti-irrigação, e as águas de chuveiro e pias vão para um tratamento mais simples, chamado zona de raízes.

Ecovila ClareandoAs águas de chuva deverão ser coletadas pelos telhados, armazenados em reservatórios (subterrâneos ou imitando laguinhos ornamentais) e utilizados para irrigar jardins, lavar o chão e dar descarga. Cada residência deverá instalar aquecedor solar, a fim de contribuir com o programa nacional de economia energética.

Água pluvial

A casa e o calçamento que se constrói impedem a chuva de penetrar no solo, causando erosões além de diminuir a recarga do lençol freático. Em média, na região Sudeste cada m² de telhado impede 1200 a 1600 litros de água por ano. Um telhado pequeno de 100 m² causa uma erosão superficial de 120.000 a 160.000 litros por ano.

Por isso um reservatório de águas pluviais além de impedir a erosão, nos permite utilizar essa água limpa em diversos usos secundários, tais como irrigar jardins, dar descarga, lavar roupa, etc.

Na Ecovila Clareando, já existe uma equipe treinada para construir esses reservatórios e sistemas de esgoto, que além de gerar novos empregos, criam oportunidade para atender à vizinhança.

Esgoto

Nas residências normais, a água da descarga, que é a mistura de 10 litros de água limpa com 200g de fezes ou 300ml de urina, se misturam com a água semilimpa do chuveiro , pias e tanques para formarem um volume final de 200 litros de esgoto por dia, ou cerca de 60.000 litros por ano por pessoa.

Ecovila ClareandoEsse procedimento não condiz com uma nova realidade que incomoda quem já está desperto para a alfabetização ecológica. Na Ecovila Clareando, a água do esgoto será obrigatoriamente separada das demais águas, pois podem seguir por tratamentos diferenciados. Existem vasos sanitários com descarga mínima já construídos para essa nova consciência.

O esgoto bruto passa por uma mini estação de tratamento anaeróbio e seu efluente final já clarificado passa sua fase oxidativa ou aeróbia em valas de infiltração sub superficial, podendo ser aproveitado por árvores frutíferas sem nenhum problema. Esse sistema atende à norma técnica NBR 7229/93 da ABNT.

As águas servidas do chuveiro, pias e tanques passam por um tratamento biológico denominado leito de raízes, podendo ser utilizado em irrigação e outras usos menos nobres. Esse sistema pode ser construído em módulos pré-fabricados na própria obra , e gerenciado por profissionais capacitados para essa atividade.

Lixo doméstico

Cada pessoa produz em média 1 kg de lixo por dia, sendo 500g orgânico e 500g inorgânico. A parte orgânica pode servir de complemento alimentar para galinhas ou para vermicompostagem (minhocas) ou mesmo para a horta e pomar. A fração inorgânica pode ser reciclada em programa já existente da prefeitura de Piracaia.

 

Exibições: 8

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço