Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

EXU (O GUARDIÃO)

 

Laroyê Exu Mojubá, Laroyê.

 

            Exu é o mensageiro dos Deuses, é quem indica os caminhos, o seu nome significa “esfera” o regulador do cosmo.

            Exu teria sido filho mais novo de Iemanjá, irmão de Ogum e Oxóssi. Por ser o mais novo dos Orixás era sempre o último a ser cumprimentado, além de ser desprezado por todos os outros. Com o desejo de ser o mais importante, Exu fez um ebó e conseguiu o posto de decano dos Orixás, tornando-se o mais velho deles.

            Este itã diz um pouco da maestria de Exu. Orixá melindroso, cheio de manhas e que consegue tudo o que quer.

            Exu ganhou de Oxalá o poder sobre as encruzilhadas. De tanto ir à casa de Oxalá e aprender os segredos da vida com o mesmo, ganhou também os segredos de Ifá. Oxalá por reconhecer a lealdade de Exu fez com que sua morada fosse na encruzilhada que ia para sua casa. Nenhum Orixá poderia falar com Oxalá senão por intermédio de Exu. Exu tornou-se o mensageiro. Oxalá ordenou também que antes de servirem a ele, teriam que servir Exu. Exu ganhou o direito de sempre ser o primeiro a comer e ser ofertado. Essas são algumas das faces de Exu, conseguindo as coisas sempre com uma longa negociação e com suas artimanhas.

            Exu não tem o discernimento do certo e do errado, ele acredita que cada um é responsável pelo que pede, ele está lá apenas para fazer. Se for pago, fará, se for mal pago voltará para receber. Exu é leal e agrada a todos que lhe agradam, não permitindo coisas mal feitas.

            No jogo de Ifá (búzios) Exu é o intermediário entre o Aluwó (Babalaô, Pai-de-Santo, Mãe-de-Santo) e Orunmilá.

            Conta a lenda que Exu caminhava pelo mundo e recebeu como missão aprender todos os segredos da humanidade e dos Orixás. Em suas andanças Exu organizou um número infinito de contos. Após organizados, estes contos foram entregues a Orunmilá que, através deles, fez os segredos do oráculo, que estão divididos em 16 odús, e estes subdivididos em mais 16 partes. Com estes 256 odús o Aluwó com a ajuda de Exu consegue interpretar o problema do consulente e dar a solução sempre com uma oferenda a um determinado Orixá.

            Por essas e outras razões, Exu é o Orixá que mais deve ser respeitado no panteão Yorubá.

            Exu está ligado diretamente à fertilidade e uma de suas principais insígnias é um boneco em forma de homem com um enorme falo, isso devido também ao seu jeito despojado de ser, direto e grosseiro. É Exu quem acompanha o feto no momento da criação, entregando este a Oxum e esta posteriormente a Iemanjá.

            Orixá das coisas impossíveis consegue reverter todos os problemas em um piscar de olhos. Mas lembre-se, antes de fazer um pedido a Exu não se esqueça de ofertar uma bela mesa, uma boa bebida, e muitos búzios para fortalecer seu caminho.

 

O ARQUÉTIPO DE SEUS FILHOS

            Os filhos de Exu são geralmente pessoas de índoles duvidosas, muito astutas, excelentes amantes, por ser o sexo um dos domínios principais de Exu. Pessoas com a mesma facilidade para praticar o bem como o mal, tanto que é comum ver filhos de Exu envolvidos em fofocas, tramoias e até atos obscenos.

            A característica mais marcante do filho de Exu seria seu comportamento instável, passando facilmente da calmaria a raiva e vice versa. São excelentes amigos, pois costumam ajudar sem limitações aqueles que lhe agradam e lhe são queridos.

            Na umbanda não há filhos de Exu apenas no candomblé e outras religiões afro-brasileiras.

 

DIA DA SEMANA: Segunda-feira e Sexta-feira

SAUDAÇÃO: Laroiê Exu – Coba Laroiê.

CORES: Preto, vermelho.

SÍMBOLOS: Tridente, ogó, cabaças pequenas e o pênis.

ONDE RECEBE OFERENDAS: Nas encruzilhadas, nas estradas, nos cemitérios, etc.

PRINCIPAIS OFERENDAS: Velas, charutos, galinhas, carne, marafo, farofa, cebola roxa, óleo de dendê.

BEBIDA: Marafo (Aguardente) e água.

ELEMENTO: Terra

ALGUMAS ERVAS: Pinhão Roxo, Arruda, Eucalipto, Salgueiro, Jurubeba, etc.

ANIMAIS: Bode, cabra, galinha da angola.

COMIDA: Carne vermelha com muito azeite de dendê, alho, cebola roxa e farofa amarela.

DOMÍNIO: As encruzilhadas e estradas.

PARTICULARIDADE: Combate as magias negras, imprimi respeito, trabalha com a quebra de demandas e é o grande guardião das estradas e encruzilhadas.

CARACTERÍSTICAS: Perverso, astuto, leal, vaidoso, ambicioso, etc.

 

ALGUNS ITÃS

Exu vivia no mundo, vagando de lugar em lugar até que foi para casa de Oxalá e por lá ficou durante 16 anos, observando e aprendendo como se faziam os seres humanos. Todos os outros Orixás também iam à casa de Oxalá, mas lá ficavam apenas por dias, talvez semanas. Exu não. Exu por lá viveu 16 anos e aprendeu tudo com Oxalá. Por sua lealdade e confiança, Oxalá fez a casa de Exu na encruzilhada e como estava muito ocupado fazendo os seres humanos, ordenou que todos os outros Orixás apenas falaria com ele através de Exu e que todos antes de trazerem as oferendas a Ele também deveria fazer a oferenda a Exu. Assim foi feito. Todos que vinham até a casa de Oxalá tinham que “pagar” a oferenda a Exu, e todos que voltavam da casa de Oxalá também tinham que “pagar” Exu. Exu se tornou rico. Exu se tornou o mensageiro. Exu se tornou o dono da encruzilhada.

 

UM CASO:

Uma mulher que vendia suas coisas no mercado era a mais respeitada, a que mais vendia. Tinha sucesso em cima de sucesso. Mas se esqueceu de Exu, aquele que a ela tudo deu. Todo sucesso dela tinha sido Exu que tinha provido. Exu foi esquecido.

Em um dia qualquer no mercado vem até ela a notícia que sua casa estava em chamas, ela correu até sua casa e chegando lá não restava nada, apenas cinzas. Retornou ao mercado e quando chegaram suas coisas haviam sido roubadas. Ela perdeu tudo. Todos agora riam da desgraça dela. Ela já não era mais reverenciada. Ela estava acabada. Exu estava vingado.

 

 

TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO
"CARMA - AQUILO QUE DEIXAMOS DE FAZER"

POR JACY CAMPOS

Exibições: 52

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço