Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

O Amor Ideal

 

 

Purushatraya Swami

 

O que se entende comumente pela palavra amor? O que é o amor verdadeiro? O que é o amor sentimento e o que é o amor atitude? A resposta a estas e outras perguntas sobre a mais poderosa energia da existência.

 

A poderosíssima energia de amor está presente na consciência de todo ser vivo. É o sentimento mais profundo e sublime; sua essência ou natureza intrínseca é puramente espiritual. Em linguagem poética, diz-se que o coração é a fonte e o reservatório do amor. Cada indivíduo é um centro irradiador dessa energia. Aqui neste mundo, a energia de amor está afetada pelo meio ambiente e pela densa vibração material e, portanto, adquire uma coloração secular, ou seja, ela perde sua pureza espiritual.

 

A palavra “amor”, atualmente, é um termo altamente desgastado. O “amor” cantado em prosa e em verso no cancioneiro popular, nas novelas da TV, nos romances etc. é uma caricatura do que o amor realmente é. Em geral, chama-se “amor” a paixão sensual surgida da atração física entre dois corpos. O apaixonado experimenta um tipo de emoção sedutora que domina e arrasta a consciência. Quando a consciência está dominada por essa paixão, a postura racional, a sobriedade, a prudência, o equilíbrio etc., tudo isso fica, na maioria dos casos, em segundo plano. Nesses momentos, perde-se, literalmente, a cabeça, enfeitiçada por um encantamento mágico.

 

O sexo é, sem dúvida, o principal agente dessa energia poderosa. Todos os seres corporificados possuem o instinto natural de procriação. Na terminologia védica, isso se chama mithuni-bhava. Tal instinto de procriação manifesta-se com uma forte atração sexual entre corpos e está sempre associado à sensação de prazer sensual. Faz parte da Natureza essa atração mútua entre corpos físicos e a propensão a apaixonarem-se. Quando isso ocorre, a energia de amor flui, muitas vezes, de forma avassaladora. No ato natural de procriação, ocorre uma descarga intensa da energia de amor. Tal sentimento é acompanhado de uma igualmente intensa sensação de prazer corpóreo. Esse prazer sexual é, sem dúvida, o prazer mais cobiçado neste mundo; e também o mais explorado. O sexo é o catalisador poderoso da sociedade humana. Krishna diz no Bhagavad-gita (16.8): kim anyat kama-haitukam — “Pessoas com mentalidade deturpada pensam: Que outra motivação tem este mundo a não ser o sexo?”.

 

O amor pode, inclusive, contaminar-se de tal maneira que se transfigura em diversas paixões irracionais como luxúria, ciúme, ambições, compulsões, narcisismo e até mesmo ódio. Assume, então, qualidades diferentes; completamente seculares e mundanas. Um torcedor fanático, por exemplo, direciona sua energia de amor ao clube de futebol; um ativista político, ao partido ou à ideologia; um fanático religioso, à sua crença; um patriota, à sua pátria; um materialista, ao dinheiro; um hedonista, ao prazer sensual, e assim por diante.

 

O amor manifesta-se com bastante potência no ambiente familiar. A intimidade familiar faz nutrir afeto entre os membros, o que cria fortes laços de apego. É completamente natural nos apegarmos às coisas e às pessoas das quais gostamos. O apego familiar tende, assim, a tornar-se muito forte. O apego também se desenvolve em relação a tudo referente a dinheiro, fama, poder, conforto e desfrute sensual. O problema surge quando esse apego torna-se doentio. Aliás, essa é a consequência natural. Um pequeno apego ao princípio pode tornar-se, com o passar dos tempos, um monstro. O apego neurótico às coisas e a relacionamentos temporários é uma fonte implacável e severa de sofrimento.

 

Os Dois Aspectos

 

O amor pode apresentar-se em dois aspectos: sentimento e atitude. Ambos se complementam e devem estar balanceados e purificados. Qualquer carência ou anomalia nesses dois constituintes transfigura o amor. Torna-se, então, uma distorção, uma caricatura.

 

 

Hoje em dia, valoriza-se demasiadamente o mero sentimento, a paixão. Essa paixão, no entanto, tem a qualidade de ser muito impulsiva e volátil. Haja vista a precariedade em que se encontra a instituição do matrimônio, um sacramento vitalício para as religiões. Quando a relação conjugal é calcada na atração corpórea, o casamento torna-se altamente descartável. “Acabou a paixão” é um argumento forte o bastante para se romper um relacionamento conjugal de compromisso supostamente vitalício. Em nosso mundo carregado de hedonismo, é cada vez mais comum assistirmos casos em que a paixão que, no princípio, era um “mar de rosas” converte-se, de uma vez, num oceano de veneno. O que um dia tinha sido amor transforma-se em ódio. Notícias de tragédias e crimes passionais têm sempre lugar de destaque na mídia e são bem familiares a todos.

 

A atitude correta adotada nos relacionamentos constitui, portanto, a base sólida onde o sentimento de amor se estabelecerá e, assim, assumirá formatos, texturas e nuances variados e maravilhosos. Mero sentimento não preenche a lacuna criada pela carência da atitude ou compromisso amoroso. Esses dois aspectos do amor têm que estar equilibrados. Dá-se o exemplo de um chefe de família alcoólatra, que diariamente gasta horas e horas bebendo no bar, chegando em casa tarde da noite, bêbado. Na mesa do bar, ele fala, choramingando, aos seus amigos: “Eu amo minha família. Ela é tudo para mim…”. Enquanto isso, em sua casa, sua esposa e filhos estão sofrendo por falta de apoio e afeto, deveres básicos de um pai. De que vale, então, esse sentimentalismo se carece do mais importante: a atitude, responsabilidade ou compromisso de amar?

 

Madre Tereza de Calcutá chegou a dizer que é possível amar até alguém por quem não temos nenhuma atração. Nas ruas de Calcutá (hoje Kolkata), essa freira caridosa dava assistência aos mendigos leprosos. O que pode ser mais repugnante do que um mendigo leproso? Em geral, o que se sente é um misto de pena com repulsão. Que sentimento de amor pode surgir a partir disso? Madre Tereza mostrou, na prática, o valor de uma atitude amorosa autêntica ao dar um tratamento digno, conforto e atenção a essas pessoas desafortunadas.

 

Amor Exemplar

 

Neste mundo, a expressão mais pura de amor é o amor materno.

 

 

Quanto serviço uma mãe presta a seu bebê! Dia e noite, ela está sempre disponível para fazer qualquer sacrifício visando sempre o bem-estar do ser gerado por ela. Qual é a força que move tal sacrifício? Unicamente o amor. A babá também faz serviços ao bebê. Faz a maioria das coisas que a mãe faz. Contudo, a grande diferença é que a mãe executa seu serviço motivada exclusivamente pelo amor, enquanto a babá faz o mesmo serviço porém motivada pelo salário que recebe, ou seja, seu trabalho é fruitivo. Uma mãe boa não mede esforços para prover o bem-estar de seu filhinho. Se o bebê chora às duas horas da madrugada, a mãe, mesmo exausta, faz o sacrifício de atender ao bebê. Seu amor é completamente desinteressado; sua felicidade está condicionada à felicidade do bebê.

 

Amor Ideal

 

O amor ideal chama-se bhakti. É o amor em sua forma puramente espiritual. “Deus é amor”, diz a Bíblia. Nossa relação com Deus deve ser nessa base. O amor tem duas vias: “de lá pra cá” e “daqui pra lá”. Recebemos o amor de Deus através de muitas bênçãos que, em geral, passam despercebidas e para as quais não damos nenhuma atenção. Para que nosso amor a Deus seja considerado “bhakti”, ele deve estar isento de interesses materiais das coisas temporárias deste mundo. Nosso interesse deve ser um relacionamento amoroso sincero. Em bhakti, tanto a paixão quanto a atitude devem estar presentes numa mentalidade pura e espiritual. Por isso, o processo de bhakti-yoga também é designado de “serviço devocional”. O bhakti-yogi está sempre pronto a qualquer serviço devocional e faz o melhor que pode para satisfazer a Deus. A única motivação em bhakti é o prazer e o bem-estar do objeto do amor, sem nenhum interesse de usufruir vantagens pessoais.

 

Se gostou deste artigo, talvez também goste deste: Cultura do Desapego.

 

Este artigo é um capítulo da obra Sanidade Espiritual, de Purushatraya Swami. Adquira a obra:

 

Exibições: 127

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de Maria Miguel em 12 junho 2015 às 16:02

Gostei muito de voltar a ler este capítulo , da Obra " Sanidade Espiritual "

Muito grata .

Comentário de Maria Miguel em 25 julho 2013 às 17:35

MUITO GRATA SONINHA !
MUITO BOA A PARTILHA !
BEIJOS ,
Flower Graphics

Comentário de Maria Helena dos Santos Alves em 21 maio 2013 às 1:21

Penso que o amor é um só, aquele incondicional onde vemos a projeção de nós mesmos no nosso semelhante.

Em termos de unidade essa divisão não existe pois somos todos UM. Estamos nas pedras, nas água, no sorriso de uma criança, no olhar de bondade, nos animais, em tudo criado pela Fonte e, sobretudo, estamos na própria Fonte. Podemos atingir essa dimensão onde o Amor é causa, não é impossível é o caminho de todos nós, à medida que vamos nos despojando do que é inútil para a nossa evolução. Esqueçamos o ego e as ilusões que dele decorre e veremos vislumbrar-se diante de nós um mundo de libertação, luz onde o Amor é a única lei.

Belíssima postagem, irmãzinha. Muito grata. Namastê.

Comentário de Maria de Lourdes Lima Frutuoso em 15 maio 2013 às 20:47

Sou grata,por este artigo maravilhoso.Desejo paz amor e luz para todos

Comentário de renato de oliveira santos em 15 maio 2013 às 20:28

OBRIGADO IRMÃ PELA POSTAGEM. ACREDITAMOS SINCERAMENTE QUE O AMOR É A DIMENSÃO DE ONDE TUDO VEIO. QUANDO, PELA GRAÇA, ACESSAMOS A ESTA DIMENSÃO, FICAMOS COMPLETOS POR DENTRO E POR FORA, SEM NADA A BUSCAR OU A PROCURAR. É UM EXTASE SUBLIME SENTIDO DO MAIS PROFUNDO DO NOSSO SER. DESSA DIMENSÃO DE AMOR SAIU A DUALIDADE. ACREDITAMOS QUE ESSE AMOR QUE O SWAMI ESTÁ FALANDO É O AMOR NO NÍVEL DA DUALIDADE. NÃO ESTAMOS DESMERECENDO NINGUÉM. NO NÍVEL DA DUALIDADE O AMOR SEMPRE TEM DUAS FORMAS DE SER VISTO. NORMALMENTE ESTÁ SEMPRE ATRELADO A ALGUMA OUTRA COISA. SABEMOS QUE UM IOGUE VIVENDO DENTRO DE UMA MONTANHA ISOLADA NOS HIMALAIAS PODE ESTAR POSSUIDO POR UM AMOR INDESCRITÍVEL, IMPOSSÍVEL PARA NÓS OCIDENTAIS COMPREENDERMOS. DE QUALQUER FORMA DEVEMOS SEGUIR FAZENDO AQUILO QUE MELHOR NOS PARECER. UM GRANDE ABRAÇO A VC IRMÃ.

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço