Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

O PATINHO FEIO, DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN...

O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen

Depois de vermos A Pequena Vendedora de Fósforos e o que seu conto nos ensina proponho mergulharmos na fantástica estória “O Patinho Feio” um conto infantil, mas cujo conteúdo nos traz a mais maravilhosa lição esotérica para crianças e que somente com espíritos crianças conseguimos perceber a sua beleza, porque quando adultos mal nos damos conta que se passa de uma lição de vida de um dos mais brilhantes contistas e romântico que surgiu nesta humanidade.

Somente seres de elevada estatura individual pode nos brindar com contos tão românticos como fez Andersen, pois retratam o amor que ele desejou transmitir a outros homens desde criança, aliás, um tempo certo para aprender os princípios de moral e ética que podem conduzir estas crianças quando já adultas.

Embora a cultura humana atual tenha “matado” o amor dos homens, relegando este amor a um fruto de pessoas frágeis, inseguras e carentes, Andersen nos mostra algo superior, algo que todos podemos ser e ter dentro de nós mesmos, bastando e desejando amar.

Não este amar limitado a “eu e tu” que a cultura social impõe, mas um amor universal que cala as vozes dos ditos racionalistas escondidos e protegidos em seus egocentrismos, couraças que adotam para cobrirem suas vestes íntimas de tristezas e medos infantis por não aprenderam a amar o seu próximo, e mesmo que ele não lhe pareça “bonito”.

A estória do Patinho Feio todos conhecem e não precisamos aqui repeti-la, mas apresentamos aqui atrevidamente, aos adultos que tudo sabem e consideram que nada mais precisam aprender; o lado esotérico do ensinamento, e assim sendo, serve mesmo apenas para aqueles que realmente desejam acrescentar um algo mais em suas vidas de crianças. E, “sede como crianças que a este destinarei o Reino dos Céus” foi um conselho muito sábio de alguém que conhece muito mais que o próprio céu e conhece o Criador de tudo e de todos.

Era mesmo um Patinho Feio, todo negro, que logo todos os outros patos discriminaram e humilharam mesmo porque ele foi considerado muito “feio” e assim merecia ser o ultimo da fila, e alguns dos outros patos desejavam mesmo que ele fosse abandonado, esquecido e certamente até mesmo que morresse e assim tudo ficaria bem na grande família feliz e perfeita dos patos, os puros, os verdadeiros, adequadamente como se julgavam: acima do bem e do mal.

Então, assim simples e fácil, Andersen mostra que o ser humano quando discrimina, quando cria sectarismos raciais, simplesmente o faz porque adota falsos padrões de beleza, e nada tem a haver com a cor da pele, podendo ser branco, azul, amarelo, negro, cor-de-rosa, ou qualquer outra cor. Tudo se resume no psico-mental humano nos conceitos de beleza que ele passa a adotar por influências culturais.

Difícil é achar que seres humanos são mesmo racistas, e assim não creio mesmo. Ele apenas, em sua infinita ignorância de saber quem de fato ele é, de onde veio, e para onde vai, cria em sua vida padrões sub-conscientes como o da beleza. E tudo que ele considera realmente feio, e ai se inspiram em outros sentimentos egocêntricos, como asco, nojo, intolerância, e sujidade para anexá-los aos seus padrões de “feiúra” passam a discriminar a outros que lhe transmitam estes sentimentos.

Não se crê mesmo em racismos, mas sim sectarismos de padrões falsos de beleza e feiúra.

Enquanto a cultura das sociedades continuarem a adotar estes padrões de “beleza” em propagandas, nas mídias, nas televisões, nos filmes, estaremos cada vez mais incentivando o outro lado da moeda que é determinar o que é “feio” para nós. Cada vez mais uma babaquice da cultura civilizatória.

Humanos, onde desejam realmente chegar?

Considerar bonito determinados padrões de beleza, como moda, cria inevitavelmente outros padrões do que é feio, que por analogia se forma nas mentes. Considerar como bonito ser rico, poderoso, andar de BMW, roupa da moda, cheiroso, inevitavelmente vai criar o outro padrão inconsciente de “feiúra”. Então ser pobre, miserável é mesmo muito feio, vergonhoso, etc.

Já diziam outros pensadores modernos que ao ser humano não é dado criar nada de importante, e o pouco que ele cria de fato para si e para a sociedade é praticamente só “monstruosidade”.

Sei que este simples texto, assim como o belíssimo conto de Hans Christian Andersen, não permitirá para a maioria compreender a profundidade do conceito de discriminação, racismo e sectarismos vigentes na civilização, mas para alguns que conseguirem mergulhar dentro de si mesmos, passarão a ver com os próprios olhos algo novo e claro dentro de si, e será como alguém ter acendido uma lâmpada de mil volts em suas mentes ainda prejudicadas pelos conceitos e crenças embutidos nas errôneas culturas desenvolvidas por este homem moderno, ou pelo menos, é como se pretendem chamar: modernos.

O verdadeiro ser moderno não convive com ilusões e falsidades e cria as suas próprias verdades e não as dos outros que podem estar tão cegos quanto ele.

Hoje os homens não discriminam a cor da pele propriamente dita, mas as feiúras em seus conceitos assim acham feios os outros que são muçulmanos, judeus, negros, amarelos, índios, católicos, evangélicos, pobres, mendigos, ateus, democratas, republicanos, corintianos, palmeirenses, gays, gls, afros, gordos, obesos, velhos e velhas, desdentados, miseráveis nas ruas, burros nas escolas, garis, prostitutas, etc., e esta lista não tem fim….

E por causa destas intolerâncias resultado de falta de amor aos outros, vivemos uma sociedade com pensamentos e crenças absolutamente “ilusórias” e cada vez mais a exacerbação destas discriminações trará novas e novas conseqüências, como temos visto nos últimos tempos e tenderá a se agravar e muito nas próximas décadas, como países inteiros que não se importam em “matar” literalmente de fome outros seres humanos do planeta porque no fundo e em seu consciente são seres inferiores e, portanto, “feios” e devem mesmo morrer e suas mortes pouco mesmo importa, importam-se somente com suas “belezas de vida”.

Com os agravamentos que surgirão nos próximos anos, se não mudarem suas posturas, certamente terminaremos em mais uma guerra, que enfim poderá ser de fato fatal para a nossa Humanidade. Tudo traz ao longo do tempo conseqüências, umas boas, e outras amargas, terrivelmente amargas.

Pense que neste ritmo e conceitos de vida é inimaginável que haja união de todos os Povos, de todos os seres humanos, de todas as raças, credos e crenças, basta imaginarmos um velho, feio, desdentado, fedido, pobre e miserável de rua indo morar na sua casa, que coisa, hein???

E durma-se com este barulho, terrível em nossas consciências.

Por Atama Moriya, em 05-09-2008.

 

Leia também

A Pequena Vendedora de Fósforos de Hans Christian Andersen

Exibições: 17

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço