Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Pai Joaquim de Aruanda - Expressões do egoísmo

Joaquim...

 

Saber que o egoísmo é a causa do atual estágio de evolução dos espíritos que encarnam no planeta Terra por si só já deveria bastar para que aqueles que acreditam haver algo além da matéria pudessem se reformar. Bastaria eles trabalharem na identificação do momento onde defendem seus conceitos e não fazer isso. Mas, não é bem assim que as coisas funcionam…

Acontece que a presença do egoísmo não está expressa nos pensamentos. Nenhum espírito humanizado quando chamado de feio consegue pensar que o pesar que sentiu aconteceu porque ele quer ser chamado de bonito. Que sofreu porque defende seu padrão de beleza como absoluto.

 

Para esconder e justificar a presença do egoísmo os pensamentos maquiam a sua real intencionalidade (defender o valor de absoluto que dá ao seu conjunto de conceitos), ou seja, os pensamentos encontram uma forma politicamente correta para defender as verdades de cada um. No caso do feio, o pensamento poderá dizer que quem está falando não entende nada de beleza, que ele não tem bom gosto, etc. Este é um exemplo chulo, mas existe outras maquiagens que podem causar desarmonias mais profundas que o pensamento constrói para poder justificar o egoísmo. Vamos ver isso…

Vocês já viram alguém praticar a caridade material (dar a quem precisa) se não achar certo fazer isso? Vocês já viram alguém fazer carinho a quem ele ache que não deva dar? Alguém que dê a quem precisa ou faça carinho em outra pessoa aparentemente é tratado como uma pessoa não egoísta, ou seja, uma pessoa que se doa ao próximo, mas quando estas atitudes estão submetidas ao crivo de uma razão que escolhe quem deve receber, toda doação acaba e a ação se transforma num ato de egoísmo. Aquele que realmente se doa ao próximo não pode limitar a sua doação a quem ele queira doar-se, pois com isso está atendendo interesses seus pessoais (a quem quer dar) o que denota a existência de um egoísmo.

Dizer que é uma pessoa boa porque se doa é a maquiagem que o pensamento usa para esconder o egoísmo de só doar-se para quem quer ou acha que precisa da doação. É ela que não deixa o ser humanizado ver que mesmo que o ato seja considerado como puro está fundamentado num egoísmo.

Ora, se para alcançarmos a felicidade precisamos viver sem egoísmo e se ele não aparece para o ser humanizado por causa da maquiagem que o pensamento usa para encobri-lo, isso quer dizer que é impossível libertar-se do egoísmo? Quer dizer que este jogo para o ser universal encarnado já está perdido? Não. Isso porque existem parâmetros para se descobrir o egoísmo escondido atrás das ações que aparentemente parecem ser não egoísta. Estes parâmetros nós chamamos de ‘expressões do egoísmo’.

As expressões do egoísmo são: a vontade de ganhar e o medo de perder, a vontade de ter o prazer e o medo do desprazer, a vontade de ser reconhecido (fama) e o medo da infâmia, a vontade de receber elogios e o medo de receber críticas. Sempre que um destes elementos estiver latente na ação que se pratica, com certeza houve uma intencionalidade egoísta quando da vivência dela.

Quem pratica a doação a quem acha que precisa receber não faz esta ação de forma tão sublime, mas porque quer ganhar, ou seja, quer fazer o que acha certo. Com isso está buscando na verdade o seu próprio prazer (a satisfação de realizar o que acha que deveria ser feito). Faz para poder ser reconhecido como uma pessoa que faz o que é certo e ser elogiado por isso. Suprir a necessidade do outro, para quem vive assim, não é a finalidade primeira.

Quantas vezes você que acha certo ajudar a quem precisa não deixou de fazê-lo porque julgou que o outro não merecia receber sua doação? ‘Não vou dar esmola a este porque ele vai gastar tudo em cachaça’… Mesmo que esta pessoa esteja maltrapilha e demonstre claramente a necessidade de alimentar-se, não o ajuda se isso puder resultar numa atitude que não será louvada pelas outras pessoas. Se realmente acha importante ajudar o outro, deveria ajudar àquele carente, mas não o faz porque o uso que ele dará a sua doação não lhe trará prazer nem a sensação de ter ajudado, que é uma vitória sua.

Se o egoísmo é a defesa de seu próprio interesse, ajudar apenas àquele que você acha certo e válido é defender o seu ponto de vista, é egoísmo. Com isso, a não se harmonizou com o mundo, mas teve o prazer de ajudar a quem achava que devia ajudar. Se ajudar o necessitado fosse a intencionalidade primária, você ajudaria a quem precisasse sem julgar se ele merecia ou não receber.

Estamos usando o exemplo da doação para falar das expressões do egoísmo, mas podemos falar de qualquer outra situação da vida que encontraremos a intencionalidade de vencer, ter prazer, alcançar o reconhecimento e ser elogiado movendo a participação do ser humanizado nas ações da vida.

Quem não se sente compelido a mostrar ao outro que ele está errado sobre algum assunto ensinando-o o que é o certo sobre o tema? Esta atitude parece ser um ato movido por uma benevolência, como um sinal de amizade, já que quem pratica imagina que está ajudando. Mas, não é bem assim. Quem corrige o outro está se manifestando porque quer vencer (estar certo) e com isso ter o prazer de ter corrigido. Está manifestando-se porque quer ser reconhecido como o certo e ser elogiado por sua cultura.

Eis aí, portanto, as expressões que mostram ao ser humanizado a presença do egoísmo que existe mesmo naqueles pensamentos que denotam benevolência, pureza ou elevação de ideais. É a observação da presença destas expressões por trás daquilo que o pensamento afirma que pode ajudar o ser humanizado a libertar-se da necessidade de demonstrar que suas verdades são absolutas e com isso harmonizar-se com o momento presente.

 

Espiritualismo Ecumênico Universal

www.meeu.com.br

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço