Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

SABER IDENTIFICAR O QUE DESPERTA A FOME AJUDA A CONTROLAR O PESO

Para algumas pessoas, alimentos funcionam como descargas emocionais


Por Especialista - publicado em 03/10/2011

Escrito por: Luciana Kotaka

Psicologia e Psicoterapias

foto especialista Especialista Minha Vida

Quando perguntamos a alguém por que essa pessoa está comendo, ela provavelmente dirá que é porque está sentindo fome. Embora pareça simples, a resposta automática pode estar mascarando problemas mais sérios. Para entender o assunto, esclareçamos primeiro o que é fome.

Segundo os dicionários mais tradicionais, fome é a sensação causada pela necessidade de comer, lembrando, é claro, que essa é uma necessidade fisiológica que nos permite realizar atividades essenciais à vida.

Por ser uma necessidade fisiológica, teoricamente qualquer alimento disponível nos daria a sensação de saciedade. Assim, dentre as possibilidades disponíveis, escolheríamos aquele de sabor mais agradável que, por certo, iria suprir a demanda do nosso corpo.

Muitas vezes utilizamos a comida por necessidade de satisfazer estímulos externos, suavizando sensações desagradáveis.

Ouço frequentemente, entretanto, pessoas contando que, quando sentiram fome, comeram um doce ou uma massa e enquanto elas descreviam a situação, percebi que muitas delas pareciam reviver o momento, sentindo novamente o gosto e o cheiro do alimento durante o relato.

Será que quando temos fome nos satisfazemos com qualquer tipo de comida? Parando para analisar, percebemos que temos tipos de fome, que podem ser confundida com desejo de comer.

O desejo de comer alguma coisa específica não é uma fome real, e, sim, um desejo de satisfazer alguma necessidade a que você está exposto. A fome real dói, incomoda. Já a fome por desejo não se satisfaz com qualquer alimento. Neste caso, a pessoa sente vontade de comer aquele sanduíche, uma porção de batatas fritas, um sorvete ou mesmo chocolate. Quando sentimos isso, podemos até comer aquilo que não queremos, mas o desejo permanece.

Ao escolher de forma consciente como você irá realizar suas refeições, tem-se o controle da dieta.

Muitos podem confundir esse desejo com fome, acabando por se empanturrar de calorias vazias ao invés de consumir alimentos que nutrem de forma integral.

É muito importante desenvolver a inteligência emocional, aprendendo a identificar o tipo de fome que estamos sentindo e, desta forma, poder escolher com o que iremos nos alimentar, evitando os excessos.

Muitas vezes utilizamos a comida por necessidade de satisfazer estímulos externos, suavizando sensações desagradáveis. Esse processo pode desencadear um quadro de sobrepeso e obesidade, pois a comida deixa de suprir necessidades fisiológicas, passando a funcionar como um amortecedor de situações com as quais o indivíduo não consegue lidar de forma assertiva.

Saiba mais


Quando aprendemos a reconhecer esses estímulos, que são gatilhos que nos levam a comer por desejo, fica mais fácil parar e avaliar se devemos comer determinados alimentos ou não, aumentando nossa percepção e capacidade de escolher o que nos faz bem ou não.

Ao escolher de forma consciente como você irá realizar suas refeições, tem-se o controle da dieta. Só assim não ficaremos vulneráveis a estímulos externos que afetam nossa saúde emocional.

Devemos compreender que não somos um carro sem freio diante de uma ladeira. Temos, sim, condições e instrumentos que nos possibilitam parar esse automóvel. Basta virar a direção e escolher a qual lugar realmente queremos chegar.

Comer de forma adequada exige treino e comprometimento.


Exibições: 98

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de Juli em 24 maio 2012 às 9:13

Obrigada um beijinho de coração

Comentário de Roberto Farraz Silveira Junior em 23 maio 2012 às 20:18

Muito Obrigado Sonia!

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço! Lembre-se que dar e receber são aspectos diferentes do fluxo de energia no Universo.

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2021   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço