Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

 

 

O que é o Plano Mental?

Pesquisado por Dharma Dhannyael

"O Plano Mental é uma elevada região do universo, o mundo-céu das religiões, denominado Devacan, "o lugar dos deuses", ou Devasthan e Svarga pelos hindus; Sukhavati pelos budistas, Campos Elíseos pelos antigos gregos, Céu pelos zoroastrianos e cristão. É geralmente tido como uma região de perene felicidade.

O Plano Mental é um mundo, plano, nível, dimensão, esfera ou região de nosso universo; como um mundo esplêndido de exuberante vida, onde podemos residir tanto agora como depois da vida astral, no intervalo entre duas encarnações.

 

Assim como existem três corpos para a expressão da Personalidade, existem também três veículos que contêm a estrutura da Alma estas duas tríades se ligam e correspondem através do Antahkarana (Ponte para o arco-íris) e como conseqüência, expandem  e desenvolvem a consciência.

 

Desenvolver consciência é expandir o contato com a Alma, com a mente superior e desenvolver a intuição e o acesso ao mundo da Razão Pura - ascender a Chama do Amor no coração e o Fogo do Espírito da União para a realização da Vontade de Deus com a luz da Sabedoria do Amor para o bem de todos.

 

A mente Superior está localizada nos níveis mais elevados do plano mental. É a mente abstrata como oposta à mente  concreta da lógica e do raciocínio

 

Oken diz que “a Mente Superior está localizada nos veis mais elevados do plano mental, e a mente abstrata, como oposta a mente concreta da lógica e do raciocínio. Também podemos chamar estas duas divisões da mente de formada e informe. A mente formada da gica e do raciocínio, regida por Mercúrio, está conectada em linha direta com a mente informe da abstração, regida por Júpiter.

 

 É através da mente abstrata que a Alma atua para universalizar a visão do mundo de uma pessoa, ainda que seja muito importante que a mente inferior do conhecimento concreto seja treinada e estruturada. E este aspecto inferior da mente que considera a discriminação dos impulsos mentais e sua aplicação correta no transcurso da nossa vida diária.

 

 As faculdades mentais influenciadas por Júpiter procuram expano e universalidade e, como se poderia esperar, levam-nos a buscar uma experiência mais ampla da vida através dos ensinamentos espirituais. e filosóficos. Quando as mentes inferior e superior estão devidamente alinhadas, a pessoa pode relacionar, de maneira gica e concreta, suas

ilusões e percepções internas das leis e princípios que fundamentam as maiores verdades metafísicas.

 

O aspecto intuitivo da tríade da Alma é extremamente importante, pois esta faculdade da humanidade contemporânea que está sendo, e continuará a ser, enfatizada na Era de Aquário. O foco anterior para a evolução da consciência humana foi o desenvolvimento do intelecto.

 

Este foco esta mudando rapidamente, a medida que a necessidade de categorizar, processar e assimilar uma quantidade de informação cada

vez mais crescente e exigida pela vida moderna.

 

O intelecto deve ser e será, futuramente, absorvido e sintetizado pela faculdade intuitiva do nosso ser. Isso permitirá que o sentido de vida grupal e coletiva cris constantemente em importância na consciência da humanidade da Nova Era. Esta consciência dará origem a um entendimento diferente do relacionamento que existe entre o indivíduo e os vários grupos a que ele ou ela possa pertencer. A abrangência desses relacionamentos determinará a importância social e os movimentos pessoais dos tempos que virão.

 

Uma vez que esta capacidade de intuição esteja mais completamente desenvolvida, seremos capazes de manter uma visão da integridade da vida e de se realizar, ao mesmo tempo, uma tarefa relativa ao bem-estar do conjunto. O desenvolvimento da verdadeira intuição e uma faculdade inclusiva da percepção.

 

    Quando a coneo com a verdadeira intuição se completa, a pessoa tem a habilidade de perceber aquela qualidade de energia que vitaliza toda forma de expressão. Esse e o tipo de sintonia que, por exemplo, faz com que uma pessoa perceba a consciência de um autor através de suas palavras. Isso e muito mais inclusivo do que apreciar o estilo do autor e compreender as suas palavras.

 

 A intuição a faculdade da visão interior que permite ao astrólogo colocar-se no ponto de consciência de uma outra pessoa. É desta perspectiva que o nível de interpretação correto das energias planetárias, conforme atuam através da vida de uma pessoa, pode ser percebido com exatidão. E por meio da Mente Superior orientada por Júpiter que uma visão particular filosófica do mundo são acrescentadas a essa sintonia. 

 

A mente inferior influenciada por Mercúrio permitirá, então, que o astrólogo tenha acesso as palavras e frases certas para comunicar a sua mensagem.

 

Com referência a isso, e o cultivo e integração da intuição que permitem que uma pessoa veja a vida como energia e seja capaz de entender o relacionamento entre energia e forma.

 

 Outro aspecto da percepção intuitiva e a capacidade de enxergar o começo, fim e os caminhos prováveis que a Força Vital pode tomar, entre o alfa e ômega de quaisquer circunstâncias  vida. O astrólogo intuitivo sabe (e não por conjetura, mas através de uma instantânea identificação com a inteligência viva) que, dada uma certa situação, a energia se movimentará apenas em um número limitado de direções específicas.

 

Essa utilização da intuição conscientemente dirigida, na feitura de um horóscopo, é a principal inclinação  de um astrólogo da Nova Era."

 

Quando a intuição no nível da Alma se funde corretamente com o veículo emocional da personalidade, acontece uma alquimia maravilhosa. Um indivíduo toma conhecimento das necessidades alheias, e um amparo para estas necessidades e, dependendo dos seus talentos e habilidades, pode escolher atendê-las.

 

Neste estágio, a pessoa desenvolveu um desapego Amoroso em relação a maioria das situações da vida. Ele ou ela esta capacitado, então, a se tomar urn veículo para a cura e a unificação, sem ficar envolvido nas complexidades de um relacionamento pessoal, emocional. Ele sente, mas não é apegado ou induzido a compulsão pelos sentimentos, o que o libera para amar e ser amado, em um sentido muito verdadeiro.

 

Esta fusão, em particular, e vital para o caminho da revelação individual, pois alinha o coração (o centro do Amor) com a fronte (o Terceiro Olho, ou centro da intuição. Em termos dos Ensinamentos da Sabedoria Antiga, também e o alinhamento é de Cristo com Buda, numa base individual, e é, assim, o foco mais potente para a exteriorização do propósito de vida de alguém. Ainda de uma outra perspectiva, a união do coração com o centro da intuição possibilita a percepção do propósito coletivo da humanidade, assim como da contribuição particular de alguém, dentro daquele quadro de referência muito maior.

 

O terceiro e mais elevado aspecto da tríade da Alma pode ser chamado de veículo para a expressão da Vontade Espiritual. Na terminologia esotérica, é chamado "Atma", e é aqui que a vontade de Deus individualiza e vivifica a Alma. Neste ponto, a Alma é consciente de si mesma e de sua fonte, assim como nos tornamos conscientes da Presença a da Alma, na junção das mentes inferior e superior. E através da percepção da vontade espiritual individualizada que se sintoniza com a onisciência da vida como uma entidade inteligente e consciente.

Essa  realização é a fase final deste processo de união. Como resultado, o propósito para a vida de uma pessoa tornar-se verdadeiramente estabelecido e pode ser exteriorizado pelo plano físico. Assim, os veículos inferiores e superiores da Alma e da personalidade são fundidos e tornados um só”. Oken

 

“A matéria  é o espírito em seu ponto de manifestação mais baixo, e o espírito é a matéria, em seu ponto mais elevado”. HPB.

 

A mente superior e a mente intuitiva fazem parte do eu superior, que é o conjunto de manas (mente) com budhi (intuição). Na Índia, “Budhi, que traduzimos como intuição, é conhecida como a razão pura. È a razão da Alma, um tipo superior ao que temos nos planos inferiores.”

 

A mente intuitiva é uma com a Sabedoria da Mente Universal  ilumina a Unidade, e todas as Almas com a Graça da Verdade que liberta. 

 

Quando a  Harmonia e a Paz brilham no céu da Mente Superior,  o discípulo utiliza a forma da Vontade como instrumento da Alma para realizar os planos de Deus, planos unificados com a intenção da Hierarquia.

 

A mente é chamada também de manas , uma palavra sânscrita , e é considerada um Fogo Criador ou uma  Chama da Criação Cósmica.

 

Há várias definições para a mente:

 1. É o Quinto Princípio.

2. É a quinta Essência.

3. É o terceiro estado da consciência.

4. É a eletricidade inteligente.

5. é a energia que produz coesão e unidade.

6. É a chave do Quinto reino da natureza.

 

Temos três Manifestações da Mente que podem ser consideradas como Cósmico, Fogo solar e Fogo Planetário. (1)

 

O Fogo da Mente é fundamentalmente eletricidade, manifestando-se em suas atividades superiores e não como uma força da matéria.

O Senhor do Quinto Plano, o Mental  é Agni, o Senhor do Fogo Criador da Mente. O Fogo, a Chama está associada à Criação divina.

 

Vênus representa a emergência do Princípio do Amor através do poder da Mente consciente.”

 

 

O V RAIO – “a razão reside no plano da mente da esfera de sua maior atividade e no quinto plano se encontram os três aspectos da mente:


1. A mente abstrata ou superior, a personificação da tríade superior.
2. A mente concreta ou inferior, o aspecto superior do eu inferior.

3. O Ego ou Anjo solar, o filho puro da mente, que expressa inteligência abstrata e concreta - o ponto de unificação.


- a mente inferior está destinada a ser um canal para a livre afluência da energia da mente superior.
- devido a qualidade da sua mente superior,

- este raio é um canal puro para a Divina Vontade.


A sua esfera de maior atividade é o 5º plano, ou plano mental.

Um Raio de luz ilumina a forma - o oculto aparece.

O quinto Raio é o veículo de expressão para as Idéias da Mente de Deus. O ímpeto de revelar a lei através do intelecto, o poder de expressar a Divindade através da penetração da matéria.

Características do Mental Concreto e Abstrato

1 - Mental superior ou Mental abstrato superior.
2 – O mental concreto ou inferior, o aspecto mais elevado do eu inferior.
3 – O Ego ou Anjo Solar, o filho puro da Mente de Deus  que exprime a Inteligência tanto abstrata como concreta e que é um ponto de unificação entre a mente inferior (concreta)  e a mente Superior (Abstrata) Pode considerar-se como sendo a vida ou expressão da Alma.

(3)“O Mental Concreto tem como característica principal, quando ativado, formar imagens bem definidas.

Rosa (4) nos diz que é  “aquela parcela da mente onde são produzidos os pensamentos concretos e racionais, a força intelectual ,a comparação, o julgamento. Corresponde ao hemisfério esquerdo do cérebro e à energias masculinas. É o Terceiro dos mundos das formas(das formas mentais) Atualmente é a mente predominante, aquela que é mais utilizada no dia-a-dia e ainda muito influenciada pelas emoções;

Ele tem a propriedade de manipular a matéria elemental do Plano Mental, criando formas mentais. Também, como já sabemos, tem a propriedade de analisar, comparar, julgar. Nos vôos mais altos logra alcançar a abstração através da razão pura.

O Mental Concreto é rebelde e não aceita facilmente o controle do Eu Superior. Mas, à medida que a Mônada vai dominando seus veículos inferiores, a intuição e os pensamentos abstratos se manifestam através da meditação e do raciocínio.

Assim sendo, a mente concreta, que tem a sua referência cognitiva em sua realidade e cultura é um poderoso elemento que deve ser usado como instrumento para se atingir os mundos superiores. A mente concreta é a faculdade da construção da forma. Os pensamentos são coisas.

Procuro destacar nesse texto a importância da ligação entre o mundo concreto e o mundo abstrato. A aplicação prática dessa fusão está na precisão e exatidão na criação daquelas formas e invenções que proporcionam a difusão com a mente Superior e a importância da fusão do mundo concreto com o abstrato da ideação puro, veículo de expressão da Alma que controla o mundo astral ou emocional. 

A mente abstrata é a faculdade de modelar padrões, ou a mente que trabalha com os anteprojetos sobre os quais as formas são modeladas.

A intuição ou razão pura é a faculdade que capacita o homem a entrar em contato com a Mente Universal e alcançar o plano sinteticamente, lançar-se sobre as Idéias divinas ou isolar alguma verdade fundamental e pura.

A mente superior é uma porta aberta para o mundo das Novas Idéias, para o futuro, para o bem de todos.

O Gênio tem esta porta aberta no céu da sua mente e ele pode vislumbrar soluções científicas e práticas para o bem de todos.


Alice Bailey cita alguns dos nomes dados ao Senhor do V Raio são:
O Revelador da Verdade.
O Grande Vinculador. O Divino Intermediário. O Cristalizador das Formas. A Rosa de Deus.
O Celestial. O portal da Mente de Deus. A Energia Iniciadora. O Guardião do Portal. O Anjo com a espada Flamígera. O Irmão que vem de Sírio. O Mestre dos Hierofantes.

A Mente Universal pode ser melhor entendida na medida em que ela se expressa através do que nós chamamos a mente concreta, a mente da lógica e do raciocínio e a mente abstrata - da intuição ou razão pura.
“A consciência é uma realidade soberana no Universo.

Todos temos sete níveis ou estados de consciência.

Os corpos físico, etérico e astral

“MANAS
Na teosofia, Manas (da raiz do sânscrito, man, pensar), é o reflexo do 5º princípio na constituição setenária do Homem e é de natureza dual. Manas na sua essência mais elevada (Manas superior) é o "pensador" em nós, nossa verdadeira e Divina mente, o Ego humano (não confundir com o ego definido pela psicologia). Manas inferior é definido como corpo mental que tem a tendência de se aliar ao desejo (Kama). Manas tem a função de unir a parte animal (quaternário inferior, formado por Kâma Rupa, Prâna, Linga Sharira e Sthula Sharira) à Atman-Budhi - a parte espiritual.

Manas é dividido em Manas superior e Manas inferior, unidos pelo Antahkarana”.


“Temos, conseqüentemente..., quatro inferiores e três superiores e a relação existente entre eles, o princípio mente. Eis aqui os sete, formados pela união dos três e dos quatro e outro fator (a relação, o princípio mente) totalizando oito. Os sete finais serão percebidos quando budi e manas se fundam, ou seja, quando o aspecto búdico (Amor-Sabedoria-Razão Pura) aperfeiçoado consiga se expressar sem distorções e cristalinamente pelo aspecto manas. Em alguns livros ocultistas são feitas muitas insinuações com respeito à oitava esfera. O Mestre sugere que nesse fator vinculador, mente inteligente, temos a chave do mistério. Quando a mente obtém um desenvolvimento indevido, cessa de unir o superior com o inferior e cria uma esfera própria. Este é o maior desastre que pode ocorrer ao homem. É literalmente o caso do homem sem Alma, que tem duas formas de apresentação.(2) Ceont

  “Temos portanto:

                                        A Mônada, o Absoluto microcósmico.

                                                      Espírito Puro

                                                     O uno e único

                                                A Trindade Monádica.

          Primeiro aspecto                                                 Atma ou vontade espiritual.

         Segundo aspecto                                                 Budi ou princípio crístico.

         Terceiro aspecto                                                  Manas ou mente superior.

                                      O aspecto Filho na objetividade.     

                                      O corpo egóico ou causal (o Loto Egóico).

                                             O quaternário inferior.

       1 -  Corpo mental                                                  3 - Prana ou energia vital (na realidade os três fogos).

       2 - Corpo astral ou emocional                              4 - Corpo etérico.

   O homem, o microcosmos, é a reprodução do Sistema Solar em miniatura. Isso refere-se às formas objetivas, que correspondem ao Sol e aos sete planetas sagrados. Porém, paralelamente à forma exotérica ou objetiva do Sistema Solar, é levado a cabo um desenvolvimento psíquico (que ocorre na Alma ou Ego Logóico), denominado os sete princípios. O homem também desenvolve sete princípios, que concernem ao seu Ego (na realidade aplicam-se à Mônada, quem de fato evolui em última instância)”.  Ceomt (2)

 

A substância do plano mental é o quinto raio, canalizado através de Vênus; e porque o reino dos anjos opera com a substância - com o aspecto forma – os anjos solares trouxeram a substância de mentalidade para o homem, estabelecendo a ligação do corpo causal da alma no plano mental - uma ligação preservada até a quarta iniciação, quando a forma não é mais necessária e o Corpo causal desaparece”.

O desenvolvimento da mente leva ao desenvolvimento da individualidade. É esse senso de “auto criação”(Leão) 3º Raio - Inteligência Ativa

O quinto raio atua no plano mental concreto e é um veículo para o Corpo Mental/Abstrato Funções do Corpo Causal:
Como já vimos o Corpo Causal localiza-se no MENTAL ABSTRATO, é o Pensador, sua principal função é organizar todas as informações de nossas inúmeras encarnações, desde o momento em que a Mônada (Ser de Fogo Branco) escolheu evoluir neste planeta, assim temos como funções deste corpo.

É o segundo corpo Mental, que designamos sob seu nome distintivo de: “Corpo Causal”. Damos-lhe este nome em virtude de nele residirem todas as causas cujos efeitos se manifestam nos planos inferiores.

 

É o receptáculo, o reservatório, onde todos os tesouros do homem se acham acumulados para a eternidade e vai sempre se desenvolvendo sem parar. É no corpo causal que são assimilados todos os resultados duráveis da atividade humana.

 

Pesquisado por Dharma Dhannyael

este texto é resultado de uma pesquisa uma compilação inspirada em vários ensinamentos:
- Alice Bailey

- http://www.ceomt.kit.net/estudos/026.html

Alan Oken

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br

 

Exibições: 99

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço