Com certeza as sacolas plásticas representam uma grande praticidade. Porém quanto custa esse conforto? Para o meio-ambiente é altíssimo.
Uma sacola plástica demora 300 anos para se decompor e seus componentes são altamente venenosos. Depois que você joga a sua sacola fora, ela ainda segue um grande trajeto. Muitas criaturas marinhas morrem por conta do plástico que normalmente as sufoca e quando não, as intoxica.

Estive em 2008 na Patagônia Argentina/ Chilena, e fiquei impressionada com a atitude positiva dos habitantes. Nenhum supermercado ou farmácia fornece as “sacolinhas plásticas”. Achei isso ótimo! Enquanto aqui ainda nem se discutia direito o problema, lá eles radicalizaram. Não tem e ponto final.
E ninguém reclama, sabe por que? Porque 98% da população vive do turismo naquela região. Se aquela beleza toda acabar, seja pelo lixo ou pelo aquecimento global, o que os habitantes de lá vão fazer para ganhar dinheiro? Sem a beleza exuberante da Patagônia, sua flora, fauna…não resta muita coisa para essas pessoas. E pior, o mundo perde um lugar fantástico e no lugar fica o lixo.

Quanto as alternativas para a sacola plástica tradicional, temos as sacolas permanentes e as de papel reciclado. As de papel se decompões facilmente no meio-ambiente, porém são mais pesadas( o que as torna caras) e tem um elevado custo ambiental para a sua produção. Já as permanentes são feitas de algodão, e tem uma grande vida útil. Também existem as bio-degradáveis, que acredito ser a melhor alternativa, isto pois, elas tem a praticidade das sacolas plásticas atuais, com o beneficio de se decomporem quando descartadas.

Aqui no Brasil, ainda não existe uma forte mobilização popular contra o uso das sacolas. A atitude deve começar de cada um. Ao ir no mercado, tente levar uma sacola permanente ou até mesmo plástica de casa. Se você vai no mercado fazer uma pequena compra e está desprevenido, tente levar as compras na mão. Quando você assume uma postura dessas, além de minimizar o  impacto sobre o planeta, você acaba por dar o exemplo a todos que o observam. Vocês não imaginam quantas pessoas você influencia simplesmente tomando uma postura correta. Não é só a pessoa que esta no caixa ou o embalador, é o cara que está atras de você esperando para passar, é a amiga da caixa que vai parar de usar sacolas por que um dia a amiga dela disse que alguém recusou as sacolas.

Montanha de lixo das grandes cidades. Já pensou isso no lugar daquela montanha da foto lá em cima??

Os sacos plásticos são hoje responsáveis por 18% do lixo paulistano, segundo o secretário do Meio Ambiente (e menos de 1% desse lixo é reciclado em usinas).

O Estado do Paraná consome 80 milhões de sacos de plástico por mês (que equivaleriam a ‘uma montanha de 20 toneladas’)

No Rio de Janeiro, é consumido 1 bilhão de sacos plásticos por ano e 900 milhões de garrafas PET; o governo gasta R$ 15 milhões por ano para dragar rios entupidos por lixo, grande parte de sacos plásticos.

No Rio Grande do Sul, a prefeitura de Lajeado lançou, com apoio do comércio, campanha para substituir o plástico por sacolas de pano.

Segundo estimativas, o consumo anual de plásticos no Brasil está em 19 quilos por habitante (100 nos Estados Unidos, 70 na Europa). Agora, multiplique 19kg por 190 milhões!! E pense se esse dinehiro fosse aplicado para saúde, educação, lazer…??

Fontes:
http://www.verbeat.org/