Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Os pontos cantados são uma das primeiras coisas que afloram a quem vai a um terreiro de Umbanda pela primeira vez. Os pontos cantados são, dentro dos rituais de Umbanda, um dos aspectos mais importantes para se efetuar uma boa gira.

Uma das formas encontradas para a reaproximação do homem com o Divino foi a música, onde se exprime o respeito, a obediência e o amor ao Pai Maior. Desta forma, os cânticos tornaram-se um atributo socio-religioso, comum a todas as religiões, onde cada uma delas, com suas características próprias, exteriorizavam sua adoração, devoção e servidão aos desígnios do Plano Astral Superior.

 

Os pontos cantados servem para impregnar certas energias e desimpregnar outras, de acordo com o ponto, uma vez que cada linha representa uma imagem, traduz um sentimento inerente à vibração daquela entidade que o canta, ou que o trás, existindo por trás deles uma frequência toda especial, que se modifica de acordo com a Linha Espiritual.

Os Pontos Cantados de Umbanda, ou seja, os cânticos entoados nos templos umbandistas têm finalidades sequer imaginadas pelos consulentes, e mesmo por muitos médiuns, estando longe de serem apenas para alegrar ou distrair pela música. São, na verdade capazes de movimentar as forças sutis da Natureza e mesmo atrair certas entidades espirituais.
 

São cânticos invocando as Entidades, marcando o início de sua incorporação ou desincorporação, para criar formas mágicas para determinados trabalhos, para abrir e fechar sessões no Terreiro, para pedir forças espirituais, para afastar espíritos maus, para pedir maleime (perdão) e outras diversas finalidades.

Expressam, de maneira sublime, uma mensagem, uma emoção, um sentimento, uma imagem, um alerta, etc. Como podemos observar ao ouvi-los, além de ativarem o misterioso fogo renovador da fé e do puro misticismo, movimentam uma linguagem metafísica onde cada um entende, segundo seu alcance, várias mensagens. Os pontos cantados são verdadeiras preces, quando bem cantados, em cujas letras realmente há imagens positivas, que elevam o tônus vibracional (energético) de todos, facilitando a atuação das Entidades Espirituais em determinados médiuns e mesmo nos consulentes.

 

Procure entoar os pontos cantados adequadamente, sentindo-os e não apenas cantando-os. Sinta-os em sua alma e verá, surpreso, como você canta bem, como você está bem. O ponto cantado é o caminho vibratório por onde "anda" a gira. É o verbo sagrado, portanto entoe-os adequadamente, harmoniosamente.

Juntamente com o som dos atabaques, forma-se uma corrente magnética, e quando nos concentramos para o inicio de uma incorporação, somos envolvidos por esses sons mágicos, fazendo nosso corpo vibrar em sintonia, facilitando assim, este processo.

Tanto é verdade que médiuns que foram iniciados e condicionados a incorporar, mediante o som dos atabaques e o canto, ficam "perdidos", quando necessitam incorporar em algum local, onde haja completo silêncio.

 

Outro ponto interessante a comentar, são os pontos, normalmente curtos, que quando entoados de uma forma harmônica e repetitiva, torna-se uma "oração mântrica". Tendo um efeito muito poderoso, quando vibrado do modo correto.

Em realidade os Pontos Cantados são verdadeiros mantras, preces, rogativas, que dinamizam forças da natureza e nos fazem entrar em contato íntimo com as Potências Espirituais que nos regem. Existe toda uma magia e ciência por trás das curimbas que, se entoadas com conhecimento, amor, fé e racionalidade, provoca, através das ondas sonoras, a atração, coesão, harmonização e dinamização de forças astrais sempre presentes em nossas vidas.

 

Umbanda é capitaneada por sete Forças Cósmicas Inteligentes, que são as principais e que, por influência dos Pretos- Velhos, receberam os nomes de Orixás, sendo que a irradiação ou linha de Oxalá precede todas as demais, razão pela qual as comanda. Todas estas irradiações têm seus pontos cantados próprios, com palavras-chave específicas e a justaposição de termos magísticos, de forma que o responsável pela curimba deve ter conhecimento do fundamento esotérico (oculto) da canção.

Quanto à origem, os pontos cantados dividem-se em Pontos de Raiz (enviados pela espiritualidade), e Pontos terrenos (elaborado por pessoas diretamente). Os Pontos de Raiz ou espirituais jamais podem ser modificados, pois se constituem em termos harmoniosa e metricamente organizados, ou seja, com palavras colocadas em correlação exata, que fazem abrir determinados canais de interação físico-astral, direcionando forças para os mais diversos fins (sempre positivos).

No que concerne aos Pontos cantados terrenos, a Espiritualidade os aceita, desde que pautados na razão, bom senso e fé de quem os compõe.

 

 FINALIDADE DOS PONTOS CANTADOS:

 

Pontos de chegada e partida

 

São cantados para a
incorporação e desincorporação
das entidades nos médiuns.

 

Pontos de vibração

 

São cantados para atrair a
vibração de um determinado
Orixá ou Guia para os
trabalhos do terreiro.

 

Pontos de defumação

 

Para serem usados apenas

durante a defumação.

 

Pontos de descarrego

 

São cantados quando se fazem

descarregos.

 

Pontos de fluidificação

 

São cantados durante os passes,
ou em momentos em que algum
elemento esteja sendo
energizado no terreiro.

 

Pontos contra demandas

 

São cantados apenas quando
solicitados pelo guia
incorporado, quando o mesmo
julgue necessário.

 

Ponto de abertura e fechamento

de trabalhos

 

São cantados no início e no final

das sessões.

 

Pontos de firmeza

 

São cantados com objetivo de
fortalecer um trabalho que
esteja sendo realizado no
terreiro.

 

Pontos de doutrinação

 

São cantados quando um
espírito sofredor está sendo
encaminhado

Pontos de segurança ou

proteção (são cantados antes dos de firmeza)

São cantados com objetivo de
fortalecer a corrente contra as
más influências antes de algum

trabalho a ser realizado.

Pontos de cruzamento de linhas
e Pontos de cruzamento de falanges

Servem para atrair mais de
uma vibração ao mesmo tempo,
com objetivo de que trabalhem
em conjunto.

Pontos de cruzamento de terreiro

 

São cantados no momento em
que o terreiro esta sendo
cruzado, para início da sessão.

Pontos de consagração do Gongá

 

São cantados para homenagear os Orixás e Guias responsáveis pela Direção da casa espiritual.

Pontos de boas vindas

 

São cantados para saudar o
dirigente de outra casa que
esteja presente à sessão, e para
convidá-lo a adentrar o terreiro,
caso deseje.

Pontos de Homenagem

 

São cantados para homenagear os Orixás e Guias.

 

E outros mais, consoante a finalidade a que se destinam.

Nota: Existe variação de casa para casa. Exemplo, nem todas utilizam tambores para marcação dos pontos. Algumas utilizam chocalhos ou apenas o bater de palmas. A finalidade dos pontos também diverge, há terreiras que não cantam pontos específicos para doutrinação, homenagem e outros itens citados acima.

Entendemos que pela umbanda não ser uma religião linear, há várias formas de se organizar os rituais, e principalmente os pontos cantados que são de uma variedade imensa. Mas todas tem a característica de utilizar a arte (música) para elevar a vibração dos médiuns, facilitando a conexão com os guias.

Fonte: http://pt.scribd.com/doc/6681080/46pontoscantados

 

Léa Cristina Ximenes

Facilitadora/Consultora Metafísica

E-mail: ximenes.andrade@gmail.com

Skype: lea.seraphisbey

Fone: (13) 3477 98113

 

Exibições: 269

Respostas a este tópico

Excelente! Ficou bem explicado.Agradeço e deixo meu abraço de luz .Om shantí.Saravá!

Eliana, fico feliz que tenha gostado. Seja sempre bem vinda!

LEA, amada amiga e irmã na luz, muito obrigado por compartilhar esse lindo trabalho de informação para quem não frequenta essa maravilhosa doutrina, como já disse não sou humbandista que frequenta mas sou de coração, adoro as musicas e os pontos, são maravilhosos, assim diz um filho de oxossi...ATÉ MAIS

Que bom Paulo Cesar pois o coração é o melhor indicador do amor e respeito, assim diz uma filha de Ogum com Nhasã.

Inté zinfio! rsrsrs

Paz e bem . Lindo ,muito obrigado.

Eu é que agradeço Elisio. Seja sempre bem vindo!

Lindo! Adorei muito obrigada.

Oi Miriam, obrigada por sua Presença!

oi linda gostaria de saber de vc como acharia pontos de nosso senhor do bomfim,baianos,esta de parabens muito bom bom .

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço