Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Não adianta somente eliminar a água de reservatórios, é preciso também limpar com água e sabão. Segundo o Ministério da Saúde, o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias (Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Mitos e verdades: soluções caseiras contra a dengue são medidas paliativas que podem até ser perigosas

Predominância dos focos de dengue estão nos domicílios brasileiros e representam 80% dos casos. Na maioria das vezes, ao invés de eliminá-los, famílias optam por estratégias para espantar o mosquito e evitar a picada. Fica o alerta: atitudes com eficácia questionada não são suficientes para vencer a doença

Não adianta somente eliminar a água de reservatórios, é preciso também limpar com água e sabão. Segundo o Ministério da Saúde, o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias

A regra é simples: para prevenir a dengue, basta evitar o nascimento do mosquito. E para impedir essa proliferação, só eliminando os locais de reprodução. No Brasil, 80% dos focos de dengue estão nos domicílios. Por isso, não é exagero repetir: não deixe água parada. O último informe epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirma 1.253 casos da doença nos primeiros meses de 2014. Uma morte também foi confirmada. Coordenadora Estadual do Programa de Controle Permanente da Dengue da SES-MG, Geane Andrade afirma que a expectativa para este ano é de diminuição das notificações de dengue em relação ao anterior, porém, “o risco se mantém, assim como os cuidados e as ações”.

Por causa das condições climáticas favoráveis, entre os meses de novembro e maio é quando se observa a maior concentração no número de casos. No entanto, nesta terça-feira, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, declarou em entrevista coletiva que a falta de chuvas entre o fim de 2013 e início de 2014 pode ter contribuído para a melhoria no quadro da doença em Minas. Para se ter uma ideia, em janeiro e fevereiro do ano passado o estado registrava 30 mil casos e mais de 35 óbitos. Na ocasião, ele anunciou investimento de R$ 32,6 milhões ao enfrentamento da dengue em 778 municípios selecionados. 

No entanto, o Ministério da Saúde (MS) alerta que, para além das iniciativas governamentais é importantíssimo que a população colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Um dado curioso sobre Aedes aegypti, segundo o MS, é o de que em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Outra estatística alarmante é que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde ele foi depositado estiver seco. Dessa forma, não é suficiente eliminar a água, como muita gente pensa. É necessário também lavar os recipientes com água e sabão. Caso contrário, se o local receber água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta entre 2 e 3 dias.

Intitulada mosquitérica, a armadilha é para aprisionar o mosquito transmissor da dengue (Reprodução - <a rel=nofollow href=http://www.faperj.br/downloads/mosquiterica.pdf)" title="Intitulada mosquitérica, a armadilha é para aprisionar o mosquito transmissor da dengue (Reprodução - http://www.faperj.br/downloads/mosquiterica.pdf)" border="0"/>
Intitulada mosquitérica, a armadilha é para aprisionar o mosquito transmissor da dengue

Se por um lado, os brasileiros não se mobilizam para minar os focos da dengue, por outro, as soluções caseiras para espantar o mosquito e evitar a picada são muito difundidas e aceitas (clique aqui e leia sobre a ação dos repelentes no combate à dengue). “O poder público tem papel fundamental nas ações de controle da dengue. Porém, as pesquisas larvárias indicam que a grande maioria dos focos de larvas do Aedes aegypti está em residências ou imóveis onde há um responsável no momento da visita do agente. No entanto, esse responsável não foi capaz de evitar o foco. Além disso, sabemos que os principais depósitos são pratinhos de vasos de planta, lixo mal eliminado ou acondicionado e bebedouros de animais. Esses reservatórios são de natureza doméstica, portanto, cuidados simples evitariam os focos da doença. São dados que elucidam a importância da participação da população no controle da dengue”, afirma Geane Andrade.

A Coordenadora Estadual do Programa de Controle Permanente da Dengue da SES-MG aponta que algumas estratégias de combate à dengue podem, inclusive, ser perigosas. Uma delas é a conhecida armadilha feita com garrafa pet com o objetivo de aprisionar o mosquito da dengue (clique aqui e saiba mais sobre a invenção). “Essa armadilha, se mal manuseada, poderá acumular água e se tornar um foco de larvas de Aedes aegypti”, observa Geane Andrade. Outra atitude perigosa é o uso de inseticidas. Apesar de alguns tipos terem efeito comprovado sobre o mosquito da dengue (saiba mais), é importante consultar um especialista para saber se o produto não oferece risco ao ser humano. 

Saúde Plena listou as soluções caseiras mais difundidas contra a dengue para mostrar o impacto dessas estratégias. Diante do dilema do papel da população no combate à doença convidamos à reflexão: vale a pena investir em atitudes que têm eficácia questionada? Por que não abraçar de uma vez por todas a causa da eliminação definitiva dos focos?

Veja o que é mito e o que é verdade:



Exibições: 89

Respostas a este tópico

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço