Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Ative a sua Química da Felicidade: Serotonina, Dopamina, Endorfinas e Oxitocina.Por Isa Gama.

Ative a sua Química da Felicidade: Serotonina, Dopamina, Endorfinas e Oxitocina

(por Isa Gama)

Olá gente! Acabei de entender como ativar a nossa química interior para gerar com o poder da mente o programa “bem estar” pessoal, aquele que nos traz a sensação de felicidade. Esse efeito ocorre quando temos em nossa corrente sanguínea substâncias que criam essa maravilhosa magia: Serotonina, Dopamina, Endorfinas e Oxitocina. Podemos sim ser pró-ativos em criar a nossa química da felicidade! Essa é uma mensagem de motivação para cultivar na nossa mente o hábito de ser feliz e ter mais saúde e bem estar.

(Baseado no artigo em inglês de Thai)

Podemos não ter a Árvore do Dinheiro, mas Podemos ter a Árvore da Felicidade

Dopamina, Serotonina, Oxitocina e Endorfinas formam o quarteto responsável pela nossa felicidade. Muitos eventos podem acender esses neuro-transmissores, mas a boa notícia é que existem modos com os quais podemos intencionalmente ocasionar a circulação deles no nosso corpo.
Cultivar um estado emotivo positivo causa impactos significativos na nossa motivação, produtividade e bem estar. Nenhuma pessoa em sã consciência pode se opor a se sentir feliz.

Aí vão alguns simples modos de ativar a sua neuro-química da positividade:

 

Dopamina

A Dopamina nos motiva a tomar atitudes em direção aos nossos objetivos, desejos e necessidades, e também nos proporciona uma ótima sensação de poder pessoal ao atingir nossas metas. Procrastinação, dúvidas interiores, e falta de entusiasmo estão ligados com baixos níveis de dopamina. Estudos com cobaias de ramters mostraram que com baixos níveis de dopamina, as cobaias optavam pela escolha mais fácil e que ofereciam menos comida. Aquelas com maiores níveis de dopamina se esforçavam mais para conseguir o dobro de comida.

Dividir os grandes objetivos em pequenos pedaços, nos permite criar muitas linhas de chegada para comemorarmos, e cada pequena conquista libera dopamina. Porém é crucial realmente celebrar: compre uma garrafa de vinho, vá ao seu restaurante preferido, sempre que você atingir um pequeno objetivo.
Ao invés de ficar com “ressaca” de dopamina com um só grande objetivo, crie novos pequenos objetivos antes mesmo de conquistar o objetivo maior. Assim não se “desperdiça” a dopamina com uma só grande dose, mas nos asseguramos de criar um fluxo contínuo de menores doses, que nos dão a boa sensação de estar se aproximando do objetivo maior.
Um bom empregador ou líder, pode reconhecer os resultados atingidos pelo seu time, por exemplo, enviando um e-mail de congratulação, ou dando um bônus. Esses pequenos atos de inaltecimento irão dar uma injeção de dopamina e um incremento futuro de motivação e produtividade aos empregados.

 

Serotonina


A Serotonina flui quando você se sente significativo e importante. A solidão e a depressão aparecem quando a serotonina se abstém. É uma das razões pelas quais as pessoas entram em gangues e atividades criminais. O Neurocientista da Universidade de Princeton, Brarry Jacobs, explica que a maior parte dos anti-depressivos focam na produção de serotonina.
Refletir sobre sucessos significativos do passado ajudam o cérebro a reviver essas experiências. O nosso cérebro não sabe distinguir o que é real e imaginário, por isso ele produz a serotonina em ambos os casos. Por isso que a gratidão ou o ato de observar a realidade com o prazer de apreciar as coisas belas, é uma coisa muito popular, porque faz o seu cérebro produzir serotonina. Se você precisa de uma injeção de serotonina depois de um dia difícil e estressante, reserve alguns momentos para refletir em vitórias ou sucessos do passado, mesmo pensando em pequenas coisas que fazem cantar o seu coração.
Vá comer ao ar livre ou tomar um café fora para se expor ao sol por 20 minutos; A nossa pele absorve os raios UV que ajudam a produzir Vitamina D e serotonina. Embora a exposição excessiva aos raios UV não seja saudável, a exposição diária por alguns minutos é muito indicada para elevar o nível de serotonina.

 

Oxitocina


A Oxitocina cria intimidade, confiança, e constrói relações saudáveis. É secreta quando homens e mulheres atingem o orgasmo, e pelas mães durante o trabalho de parto e aleitamento ao seio. Os animais rejeitam as suas crias quando a oxitocina é bloqueada. A oxitocina aumenta a fidelidade, e cultiva-la é essencial para criar fortes laços interpessoais e interações sociais significativas.
Muitas vezes a oxitocina é tida como o hormônio do “aconchego”. Por isso, uma simples forma de manter a oxitocina fluindo é dar um abraço em alguém. O Dr. Paul Zak explica que o toque entre as pessoas, além de aumentar o nível de oxitocina, reduz o stress cardiovascular e também melhora o sistema imunitário. Por isso, vá além do tradicional aperto de mão e invista em um sincero abraço! O Dr. Zak recomenda bem oito abraços por dia!
Quando alguém recebe um presente, o nível de oxitossina aumenta. Você pode melhorar as suas relações pessoais e de trabalho através de um simples presente de aniversário.

 

Endorfinas


As Endorfinas são liberadas em resposta à dor e ao stress, e ajudam a aliviar a ansiedade e a depressão. O efeito de entusiasmo e euforia que uma vigorosa corrida te oferece é resultado das endorfinas que o cérebro produz. Similar à morfina, as endorfinas agem como analgésico e sedativo, diminuindo a nossa percepção de dor.
Junto com exercícios regulares, rir é uma das formas mais fáceis de induzir a produção de endorfina. Mesmo a antecipação e expectativa de um evento que sabemos que nos fará rir, como esperar por um show de comédia, aumenta os níveis de endorfinas. Fazer o nosso senso de humor funcionar, encaminhando aquele email engraçado, e encontrando muitas pequenas coisas do que rir durante o dia é um ótimo método para manter o médico bem longe da gente!
Aromaterapia: os odores de baunilha e lavanda são ligados com a produção de endorfinas. Estudos mostraram que chocolate amargo e comidas picantes também causam a liberação de endorfinas pelo cérebro. Mantenha alguns óleos perfumados e chocolate amargo na sua escrivaninha para uma rápida injeção de endorfina!

 

O segredo está em sentar-se no banco do piloto do carro da sua vida, ou seja, tome você mesmo o controle! Ao invés de ficar esperando que a felicidade apareça de repente, essas estratégias podem agir como um ótimo catalisador para você criar o hábito de ser pró-ativo e trazer a felicidade para a sua vida!

 

Valeu!
Amor em você!

Isa Gama 

Fonte: http://www.jayaespacocorpo.com.br/ative-a-sua-quimica-da-felicidade...

Exibições: 1443

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de João em 29 maio 2018 às 11:23

Grato :)

Comentário de iara rodrigues da cunha em 29 maio 2018 às 10:38

Muito bom Isa...gratidão!! 

Comentário de marcos cavalcanti romero em 29 maio 2018 às 10:26

Célia,

Gratidão. 

☆LUZ ☆

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço