Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

A Ação Transformadora



Há um equívoco imenso naqueles que anseiam por mudanças imediatas: procuram o caminho da destruição para supostamente construírem uma realidade diferente daquela em que vivem.

No entanto, a qualidade da ação determina a reação. Nas ações existem qualidades positivas e negativas e é óbvio que estas qualidades é que vão determinar a qualidade da reação.
O agente da mudança nunca deve esquecer que existem processos e etapas para uma meta ser alcançada. Se algo está num nível abaixo não significa que não seja importante para o processo e que deva ser destruído. O fato de algo ser idealmente menor não o qualifica como desnecessário ou inútil, ou pior, um impecilho à realização de um ideal superior. Por exemplo, o degrau inferior de uma escada não é menos importante, no processo de ascensão, que os degraus superiores dela.

Enfim, o processo de transformação dar-se de forma gradual, harmoniosamente. Entretanto, equivocadamente muitos apelam para o conflito, para o confronto, para a destruição, para a desagregação e, assim, só colhem reações adversas, negativas. Tudo que pensam, falam e fazem têm como resultado uma grande ineficácia, um grande nada (ou, na verdade, um grande continuismo). Em virtude disto, não conseguem perceber a origem de tanto dano, de tantas coisas negativas em suas vidas e, assim, vivem buscando um culpado para os seus desacertos. Vivem criticando tudo e reclamando de tudo.

Pragmaticamente esquecemos de agradecer por tudo o que temos, pois, esta atitude, no mínimo, nos coloca numa condição mental positiva e uma condição mental positiva é determinante para o sucesso de qualquer ação que causamos.

Há também os que supersticiosamente atribuem os resultados negativos de suas ações as influências maléficas sobrenaturais. A culpa de tanta coisas negativas em suas vidas foi o olho grande, a inveja, um encosto, o diabo, etc, e nunca a seus próprios pensamentos e ações.

É evidente que nem tudo o que nos acontecem na vida se deve(u) a lei de causa e efeito gerada unicamente por nós. Estamos também sujeitos as ações alheias, porém, não podemos construir alguma coisa destruindo. Do negativo (a destruição) só pode ser gerado o negativo. O que desejamos é construído (é gerado) através dos meios que temos no momento.

Infelizmente, as pessoas, de uma forma geral, reclamam demais. Pensam, com isso, que estão sendo espertas e superconscientes. O fato é que não existe algo mais negativo e pernicioso do que a política nas relações humanas (familiares, sociais, sentimentais, etc). A política, neste nível, só gera destruição, posicionamento negativo e desmotivação. Para se destruir qualquer grupo (desagregá-lo) basta se gerar a política em seu seio.

O efeito nefasto da política num grupo é devastador, porém, sua ação é sutil demais para detectarmos a sua existência de imediato. O seu agente cria aquilo que podemos chamar de “efeito dominó”. Sutilmente soltam um comentário maldoso aqui, dão uma alfinetada ali. Precisamos estar muito atentos para não nos deixarmos levar por uma crítica mordaz, inoculada em nossos ouvidos.

O agente político precisa espalhar o seu vírus, pois, só terá poder se todos se engajarem em sua proposta mordaz (destruir aquele que identifica como o culpado pelos desacertos em sua vida). Não percebe que o erro está consigo mesmo, em sua atitude mental negativa, geradora de conflito e desarmonia, causando-lhe as reações mais desastrosas possíveis.
Seja como for, o agente político precisa “fazer cabeças”, precisa “conscientizar” os outros do seu ponto de vista, precisa arregimentá-los para o seu partido, para o seu lado. A melhor forma de enfraquecer um grupo é dividi-lo.

Como combatemos uma atitude negativa? Bom, a primeira coisa que devemos evitar é o confronto, pois, aí estaremos, inevitavelmente, entrando no jogo. Ou seja, no confronto estaremos também fazendo política. A melhor forma para neutralizarmos a crítica negativa é neutralizarmos a sua arma (ou não darmos ouvidos a ela): a palavra maliciosa.

Como diz o ditado popular: “Quem muito fala, muito erra”. Precisamos aprender a escutar para, assim, evitarmos “engravidar” pelos ouvidos. Estar sempre atentos, vigilantes e não sermos usados por aqueles que pretende nos induzir a pensamentos negativos também é fundamental para evitarmos que o mal se propague.

Sabemos também que só podemos combater o mal com o bem, o negativo com o positivo,a destruição com a construção. Ou seja, basta sermos sempre positivos, sempre bons, sempre justos, sempre produtivos, sempre harmônicos e, assim, estaremos sendo agentes efetivos de transformações positivas, para o nosso próprio bem e o bem geral.

Não se trata, aqui, de construirmos uma filosofia conformista, ao contrário. O que estamos indicando é uma via para transformações eficazes, práticas, definitivas, pois, estarão assentadas sob o equilíbrio e a estabilidade da harmonia.

Enfim, não precisamos combater e destruir pessoas para vencermos na vida, ao contrário. Vencemos na vida ao aprendermos a vencer a nós mesmos. Na vida só há uma vitória, a espiritual, pois, ela é a única vitória permanente. Vencemos na vida ao aprendermos a eliminar o conflito (a política) em nós. Só nos tornaremos inteiros quando não estivermos divididos. E, só nos tornaremos inteiros através da harmonia interior. Afinal, como podemos construir a paz se estamos em permanente conflito? Nunca é demais lembrarmos que a paz começa dentro de nós mesmos.

Está mais do que comprovado de que as coisas se transformam efetivamente através do processo evolutivo, gradual. Está mais do que comprovado que o processo revolucionário, abrupto, não conduz a transformações efetivas, permanentes.

O que podemos fazer para contribuir para as transformações do grupo ao qual fazemos parte? Sermos o melhores possíveis. E, sermos os melhores possíveis é sermos respeitosos, tolerantes e, acima de tudo, bondosos. Ou seja, antes de tudo, precisamos nos transformar.
Todos nós temos o sonho de vivermos numa nossa sociedade de paz, de harmonia, de liberdade e justiça. Para tanto, a nossa contribuição para a realização destes objetivos coletivos passam por nossa própria conduta de paz, de harmonia, de liberdade e de justiça. Antes de tudo, portanto, precisamos ser pacíficos, livres, justos e, principalmente, positivos em todos os sentidos e em todos os níveis e, para sermos positivos, precisamos pensar positivo, pois, é aí (no pensamento) que palavra e ação (as causas) são verdadeiramente geradas.

Hideraldo Montenegro F.R.C.

Exibições: 38

Respostas a este tópico

Maravilhoso conteúdo.Um contexto a ser levado aos quatro cantos do mundo pois é como se fosse a "água" que necessita a humanidade para saciar a sua sede.Material excepcional.Parabens.
Niedja,

Naturalmente, Deus (a Mente Universal) se manifesta na natureza (em todos os planos) através de Leis Imutáveis.

Não há evolução espiritual se não nos libertarmos de todas as crenças que obscurecem a consciência. As superstições, penso, são um grande entrave à verdadeira percepção. São as ilusões, os equívocos mentais, os umbrais no caminho do buscador.

A Ordem Rosacruz - AMORC, dentro da senda da espiritualidade é um magnífico diferencial onde ciência e fé se unem.

"Separar o joio do trigo" é fundamental à evolução espiritual, embora, paradoxalmente no fim essencialmente todos estão certos.

Obrigado pelo comentário e meu desejo de paz.
Concordo com vc , a ação transformadora só se realizada através do exemplo...vivenciando!...De fato, dentre tantos valores éticos a serem preconizados há que sejamos tolerantes, pacíficos, livres, justos, harmonicos, positivos, ......e acrescentaria generosos e humildes, a fim de gerarmos uma ação vibracional com efeitos naturalmente positivos para si e para o todo....

"...O fato é que não existe algo mais negativo e pernicioso do que a política nas relações humanas (familiares, sociais, sentimentais, etc)"....Outra colocação sua muito apropriada já que que a política como a conhecemos, possui um valor completamente equivocado subvertendo completamente os valores que deveriam ser desenvolvidos objetivando o bem e o equilíbrio entre as sociedades e sua complexidade em todos os níveis.....Namastê!!...

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço