Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

CONSCIÊNCIA CÓSMICA: O BEM ABSOLUTO.



Ora, se admitimos (e dizemos puder constatar) que existe um bem absoluto (entendendo-se, natural e obviamente, absoluto como invariável – infinito e eterno), então, assim como o tempo e o espaço, o mal é relativo. Sendo assim, o mal só acontece temporariamente no tempo e espaço e, consequentemente, não pode ser absoluto, pois, se o bem é absoluto, o mal também não pode igualmente ser ou vice-versa. Ou seja, neste caso, o mal jamais será eterno.

Enfim, ou o bem é absoluto ou o mal o é. Se o bem é absoluto, esta sua condição elimina automaticamente um provável estado absoluto do mal. Se Deus (ou uma inteligência superior que denominamos assim) é absoluto, origem de todo bem, então, não pode existir opostamente um mal absoluto e, muito menos, um comandante supremo do mal. Afinal, o absoluto não pode ser fracionado.

Se partirmos da premissa de que o bem é absoluto, então, o mal não pode ter permanência nem sobrevida nos planos espirituais nos níveis superiores (de consciência), portanto. A escuridão é a ausência da consciência, bem como, a presença da consciência é o seu oposto, a luz. Isto implica deduzir que não existe o mal absoluto nos planos espirituais (da mente pura ou absoluta). Sendo assim, não pode existir, por exemplo, um “senhor das trevas”, comandante supremo do mal, apesar de toda crença que afirme tal existência.

O dualismo só aparece quando o absoluto se manifesta no universo da relatividade. Ou melhor, quando a consciência enxerga o absoluto de forma fracionada, submetida que estar às referências do tempo e espaço.

Evidentemente que, neste caso, podemos supor que não existem nem bem nem o mal absolutos. Paradoxalmente, contudo, não existindo o mal absoluto também podemos afirmar então que há um bem absoluto justamente por não existir um mal absoluto. Afinal, a ausência de um faz com o que o outro exista.

A polaridade é o princípio básico de toda e qualquer manifestação. A polaridade ocorre na referência presença e ausência. Consideramos positivo ou negativo tal ou qual condição.

A presença de algo indica a ausência do seu oposto ou vice-versa.

A escuridão, por exemplo, é apenas a ausência da luz. A escuridão representa a inconsciência e a luz, a consciência. Sabemos que a consciência manifesta apresenta vários níveis. Situamos o mal e o bem nos extremos opostos destes níveis.

Esta oposição bem x mal é resultante da consciência (presença) ou de sua falta (ausência). Ou seja, o dualismo existe em virtude da oposição conhecimento x ignorância.

Dizemos que o mal é a falta de consciência, ou seja, é resultante da ignorância e que o bem é justamente o contrário, o conhecimento (ou consciência). Mais adequado é a palavra oriental para tal condição da apreensão do conhecimento: iluminação.

O mal, portanto, é a ausência do bem. Como disse o filósofo grego Sócrates, a ignorância, é a raiz de todo mal. Usando uma alegoria, o escuro (a ignorância) existe até que a luz (o conhecimento) o elimine.

O maior impedimento ao conhecimento, ou seja, a expansão da luz é a crença.

A crença, portanto, em demônios, por exemplo, não passa de fruto da ignorância. Bom lembrarmos a Idade Média e as fogueiras da inquisição.

O melhor exorcismo, que eliminou de vez nas pessoas de bom-senso a crença em demônios foi feito por Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, René Descartes, Isac Newton, Francis Bacon, etc, na Idade Moderna, através do conhecimento, apesar desta tolice resistir até os dias de hoje, obviamente amparada pela ignorância.

Enfim, onde existe o bem não existe o mal.

Bom lembrarmos as palavras de Osho:

“A primeira coisa que te será revelado, se meditares sobre as trevas, é que as trevas não existem, não têm qualquer existência. É mais misteriosa as trevas do que a luz, e não têm absolutamente existência – pelo contrário, não passa de ausência de luz”.

Em outras palavras, se existe um Deus absoluto, então, não pode existir uma sua oposição, por exemplo, como o diabo.

Sendo absoluto, tudo é Deus e Deus é tudo.

O que, neste caso, dizemos ser um mal, trata-se de uma violação das Leis Cósmicas (as leis naturais) e suas conseqüentes reações negativas. Ou seja, o mal é uma desarmonização, ou melhor, o bem opostamente é a harmonia com os princípios absolutos, a Consciência Cósmica, divina. Em outras palavras, o mal está na inconsciência e existirá até quando a tomada de consciência o elimine de vez.

A conclusão deste raciocínio é de que o diabo representa alegoricamente apenas a falta de consciência (a ignorância) e, assim, de fato não tem nenhuma existência efetiva. Afinal, Deus (ou a Mente Cósmica) sendo onipresente, onisciente e onipotente já encerra em si a verdade última de todo universo, sua origem e fim. Portanto, a partir desta premissa, não pode existir nenhum tipo de fragmentação desta sua essência: a Consciência Cósmica (a Consciência de Deus), toda pureza, toda bondade, eterna e infinita.

E, não há melhor e mais significativa palavra para designar o despertar da consciência do que “iluminação”, quando, enfim, a luz elimina de vez toda maldade e toda obscuridade, promotora de todos os males humanos.


Hideraldo Montenegro F.R.C.

Exibições: 37

Respostas a este tópico

"....o diabo representa alegoricamente apenas a falta de consciência (a ignorância) e, assim, de fato não tem nenhuma existência efetivaDeus (ou a Mente Cósmica) sendo onipresente, onisciente e onipotente já encerra em si a verdade última de todo universo, sua origem e fim. Portanto, a partir desta premissa, não pode existir nenhum tipo de fragmentação desta sua essência: a Consciência Cósmica (a Consciência de Deus), toda pureza, toda bondade, eterna e infinita."Agradeço a sua explanação essencialmente lógica e clara!...Namastê!!

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço