Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar


PONTUALIDADE

Uma verdade...

 

Pontualidade vem de ponto. Um ponto também é um círculo micro ou macro. Um átomo é um ponto, uma estrela é um ponto, uma galáxia é um ponto. E nós somos um ponto consciencial ligados com todos os pontos no infinito.

 

Pontuar nosso discurso, pontuar uma dissertação, pontuar nosso planejamento diário e estabelecer pequenas metas em nosso dia, significa criar um círculo aberto ou fechado do ciclo de um trabalho, uma ação completa. E também, prescindir do não-necessário, privilegiar o que é mais importante em detrimento de mil distrações e devaneios que não nos acrescentam nada, representa pura sabedoria de vida.

 

Fala-se da pontualidade britânica, fala-se em como os europeus sabem bem utilizar os minutos e segundos de seus dias, do horário de seus trens-bala, que, p.ex., saem da estação às 17h58min. E sempre se fala que o brasileiro precisa aprender com eles. É fato. Não só os brasileiros, mas qualquer pessoa que tenha um compromisso.

 

Saint Exupéry diz: “Se vens as três, desde as duas estarei feliz, porque estarei te esperando!.”

 

Alguém gosta de ladrões?  De loucos inconseqüentes?

Se marco com você, encontrar-te às 15:00h em dado local, é preciso que eu esteja lá preferentemente às 14:50hs. Se eu me programo adequadamente, ou seja, se eu pontuo meu tempo em função do espaço a percorrer e dentro de meus afazeres, deixando uma pequena margem para contar com o imprevisto, minha pontualidade está 98% garantida. Mas, ao contrário, se atraso 10 minutos (aí você vai chamar isto de “prazo de tolerância”, o que pode acabar acontecendo sempre) ou se atraso meia hora... E não aviso você pelo celular... (o celular pode ter acabado a bateria ou estar fora de área, mas ainda assim se pode utilizar um orelhão, se quiser, se puder e quando der.) Se lhe deixo esperando por meia hora ou mais, em primeira e última análise o que é que fiz? – Como um verdadeiro ladrão, furtei-lhe meia hora de seu dia, de sua vida, provocando-lhe prejuízos, preocupação, expectativa e frustração!

 

Loucos rasgam dinheiro? E quanto vale um ano de sua vida? E um mês? E uma hora? Às vezes, muito dinheiro não paga, não é? Portanto, se você desperdiça seu tempo, joga tempo fora, já viu a loucura que estais fazendo?

 

Gosto de citar o que um velho índio dizia: “A duração de uma vida humana é a mesma duração de uma bolha de sabão!” Ponha mais amor, estudo e utilidade no seu tempo. Mas, relaxe, também não somos metereologistas para ficarmos preocupados com o tempo!

 

É preferível esperar que ser esperado. Se você espera, você fica com crédito em sua consciência. Fez sua parte. Mas, convenhamos, sem abuso.

E você sempre pode ler/fazer alguma coisa enquanto espera... Em filas... no onibus...Como as sábias cozinheiras, enquanto a água do café ferve faz uma outra coisa – ou várias – na cozinha!

 

Pontualidade é uma grande virtude. Porque ser pontual significa agir corretamente, com a previsão da mente e com a satisfação do coração que, em alegria, fica feliz por fazermos a coisa certa. Quando furtamos tempo de outra pessoa, ou quando eles nos furtam, seja individualmente, seja empresariamente, procedemos como criminosos que se apropriam de um bem valioso... O tempo, o nosso e o tempo das pessoas, que como se diz, vale ouro. Tempo para trabalhar. Tempo para o lazer. Tempo para o fazer e o não fazer. Tempo para repousar. Tempo para se sorrir, agradecido, sempre! Tempo para amar, amar muito, mesmo em cada ppartícula do tempo que ainda se nos é disponível.


Dizem que o tempo está acelerado e acelerando ainda mais no planeta. Hoje em dia não se tem tempo para mais nada. Pode ser uma veracidade. Mas, se tivermos um mínimo de planejamento, pontuando nossos afazeres e ao calcular mais ou menos um determinado tempo, conforme dissemos, deixando uma margem para os imprevistos...

Teremos tempo para muita coisa! “Há um tempo para tudo sob o Sol”, lembra?

 

Hoje passei por uma... (serei breve, não tomarei o seu tempo!)...: - Marquei hora com dias de antecedência com um profissional. Pouco antes da hora “h” felizmente tive a intuição de ligar confirmando. Seu funcionário me disse: “Infelizmente houve um imprevisto, a doutora não poderá lhe atender.” Conhecendo a “fama” da dita cuja, ainda me dei ao trabalho de dizer: “Você deveria ter me ligado. Todos os dias a doutora tem imprevistos. Para que agenda, se não pode cumprir seus compromissos? Já vi que isto aí é rotineiro e vocês, funcionários, estão adestrados para sempre se valer de “imprevistos” e mesmo inventar alguns. A doutora é muito ocupada, mas eu também sou muito ocupado. E o seu tempo não vale mais do que o meu. O tempo do Presidente ou do Papa não é mais valioso do que o meu ou de quem quer que seja que saiba aproveitá-lo com o útil e sabedoria. Se a doutora (no caso, advogada) rouba o meu tempo e paciência, o que ela é? E ainda se acha no direito de defender as pessoas dos ladrões?”

Quem de nós já não passou – e passa – todos os dias - por isto?

 

De outra feita passei quase duas horas esperando para ser atendido por um oftalmologista, que, também tinha hora marcada. Quando me atendeu, atendeu também um telefonema (telefonemas são muitas vezes, fura-filas!) e ficou conversando... Conversando... E foi falar do jogo de futebol do final de semana! Pode???...E eu ali na sua frente... Cara de palhaço? (palhaços muitas vezes são mais dignos!)... A paciência acabando... Acabando... Simplesmente levantei-me e fui embora. Você já passou por uma situação mais ou menos assim? A chance de você me dizer que sim é de quase 100%! Pontualidade também é: educação, respeito, consideração, solidariedade... E o que sabemos do incontável número de crianças, adultos, idosos, esperando em filas dos hospitais públicos para serem superprecariamente atendidos? Quando são atendidos? Filas de espera de dois, três meses, para cirurgias... Fila de espera para UTIs! ??? Pontualidade também significa: hombridade, dignidade, correção, incorruptibilidade, honestidade, honestidade!

 

Ser pontual significa também ser consciente de sua responsabilidade consigo próprio e com a sociedade. Ser consciente com a própria vida. Esta consciência, aliada à ação com o coração sob os auspícios da razão, quando fazemos o que precisa ser feito, procuramos não dar rédeas largas ao nosso ego, agindo em favor de alguém ou de um grupo de pessoas, quando assim procedemos começamos a perceber a maravilhosa Sincronia da Vida acontecendo a todo instante... No tempo de Deus. E o tempo perfeito de Deus pode ser também o nosso tempo. Sincrônico. Perfeito.

 

As implicações positivas da pontualidade e as conseqüências negativas da impontualidade fazem parte de um encadeamento (Veja: em-cadea-mento = em cadeia mental, mentes em sintonia) de acontecimentos que afeta a vida de toda a humanidade. Na verdade, cada pensamento, sentimento e ação, por mínimos que sejam mexem com toda a teia de interatividade no organismo único da realidade quântica do planeta inteiro!

 

Mas quando o atraso é realmente, honestamente justificável, não há problema porque também aí os verdadeiros “imprevistos” cármicos estão simples e complexamente

harmônicos para a geração da mais perfeita e positiva Sincronia dos fatos e eventos da vida. O que acontece com todos nós. A vida é uma surpresa. É dito que um movimento dos dedos afeta toda a humanidade. Sim, e afeta também todo o Cosmos. Ecoconscientemente falando, podemos afirmar que se alguém mata um simples besourinho, uma joaninha, acaba de interferir em todo o ecossistema local com reflexos na ecologia global do planeta.

 

Parece muito pouco? Agora pense na somatória de sete bilhões de pessoas assim agindo... Sem a pontualidade, que é uma virtude, que, como todas as virtudes demandam treinamento.

 

Pontuar nossos dias e portanto a nossa vida significa pontuar nosso destino. Pense nisto.


Se você elimina o desnecessário e daninho de sua vida e hábitos, imagine quanto tempo você terá a mais para bem utilizá-lo como quiser! Se você elimina pontos de stress, lamúrias, maledicências, inúteis discussões para provar que você está sempre certo, elimina futilidades, mexericos... consumismos... mágoas... E não se permite ser tão suscetível... Se você faz corretamente oferecendo o teu melhor no que tem que fazer sem milhares de distrações, se treina a sua mente na hatha-yoga de seus próprios afazeres, se és centrado e concentrado, objetivo na ação, gentil e flexível em tua conduta e responsável com teu tempo...   E o dos outros... Verás maravilhado que, mesmo no tumulto e complexidade do mundo atual, tens agora tempo para tudo!

 

Sabemos como é possível mesmo, fazer sem robotismo ou com nosso automatismo consciente, muitas coisas “ao mesmo tempo” e rapidamente. Isto é chamado de “Multifocalidade Mental” ou atenção difusa, um talento legal.  É uma coisa de cada vez executado em frações milimétricas de um segundo... Nossa mente e seu instrumento, o cérebro humano, são mesmo fantásticos! Mas podemos ser bem ativos, proativos, rapidamente eficientes em nossas atividades exteriores, mas é fundamental a calma e a serenidade interior, simultânea. Mas depois, momentos de relax e descontração se tornam imprescindíveis: diariamente é necessário acalmar nossos pensamentos e emoções. Em termos neurofisiológicos, é preciso balanceamento e atuação nos vários níveis de freqüência cerebral: níveis teta (3 a 7 c/s – meditação profunda), beta (15 a 40 c/s – vigília acordado),  alpha (8 a 14 c/s – relaxado meditação) ...e delta  (0,5 a 2 c/s – dormindo, sono)  – alternância sempre sadia do funcionamento cerebral em ciclos por segundo.

 

O Millor disse: Quem mata o tempo não é um assassino. É um suicida.

 Eu te digo: Se necessitares de um favor, peça à pessoa mais ocupada. Porque a chance de você ser atendido é muito maior do que para aquelas pessoas que não tem tempo para nada...

 

Mas o tempo no planeta está mesmo acelerado? - Os sábios nos acodem: “Seja ativamente calmo e calmamente ativo” (Yogananda). Fica mais fácil para atendermos aos imperativos de nossas necessidades de tempo. E, portanto, sermos mais pontuais. E, portanto, honestos porquanto fraternos. E mais feliz. Quando fazemos felizes os outros ao agilizar suas vidas e gerar um sorriso de íntima satisfação, por criar pequenas alegrias, amorosidade e paz na contabilidade ecossistêmica do mundo e do espírito podemos aumentar a felicidade no mundo, portanto aumentar ainda mais a nossa própria capacidade de ser feliz.

 

Em Amor e Luz,

 

Ivanildo Falcão da Gama

emamoreluz@gmail.comwww.supraconsciencia.blogspot.com 

3. 8. 2011

=========================================================================

Exibições: 30

Respostas a este tópico

Grata pela maravilhosa lição e sabedorias divinas!!!

Grandes verdades para refletirmos em nossas vidas diárias!!!!

Paz,luz,amor e alegrias para todos!

Assim seja!

Amém.

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço