Eu te garanto que quase todos que se aventuram em busca da definição de alimentação saudável se deparam com uma enorme quantidade de informações contraditórias.
E o mais comum é se sentir confuso diante de tantos fragmentos de conhecimento.
Essa confusão é causada principalmente pela mídia, pela indústria alimentícia, e pela indústria farmacêutica, cada um destes ramos trabalhando por interesses próprios, que nem sempre são beneficiados pela ciência verdadeira.
Como você já sabe, o meu trabalho é divulgar a ciência mais recente, mais atual, mais precisa. Meu trabalho é amparado em evidências e pesquisas de alguns dos mais respeitados médicos, nutricionistas e pesquisadores da atualidade.
Tenho feito isto por mais de 12 anos, em mais de 600 palestras presenciais. E, online, para centenas de milhares de pessoas. E, de forma mais aprofundada, para mais de 6000 alunos.
Muitas destas pessoas me enviam relatos de transformação. São muitas vidas mudando para melhor. Pessoas perdendo peso desnecessário, eliminando sintomas e até doenças, reencontrando-se com o prazer de comer bem, se inspirando a cuidar bem de si e conhecendo um novo patamar de qualidade de vida.
Recebo com alegria estes relatos, mas tenho ciência de que sou apenas um comunicador, e de que o mérito pela ciência não é meu - mas de meus professores.
E o mérito da transformação é de quem se dedica a colocar o conhecimento em prática, merecendo assim os benefícios que conquista.
Por isso, quero que você leia este material que preparei com muito carinho, com a tranquilidade de que está no lugar certo, obtendo informação e conhecimento de uma fonte segura.
De alguém que, um dia, assim como você, precisou deste conhecimento... encontrou, colocou em prática, se transformou... e hoje torna mais fácil o acesso a estas ferramentas e compreensão.
Durante a Semana da Alimentação Extraordinária, eu expliquei como conhecer a verdadeira nutrição saudável que salvou a minha vida durante minha adolescência.
Eu era obeso, pesava 16 kg acima do ideal, sofria há alguns anos com síndrome do intestino irritável e asma crônica.
Eu estava sempre gripado, sofria quase diariamente com enxaqueca e dores abdominais, e tinha meu rosto coberto por acne.
Sofria com transtorno de déficit de atenção, e por isso não conseguia estudar ou fazer nada que precisasse de foco e concentração.
Também não conseguia praticar esportes, porque vivia sempre exausto e não tinha energia pra isso.
E hoje, aos 37 anos, meus exames estão melhores do que nunca. Eu posso dizer que estou no ápice da minha saúde. Minhas capacidades são além do que eu imaginei que seriam possíveis para mim. Minha forma física nunca foi tão ideal.
É claro que viver uma transformação assim foi algo que me tocou muito. Despertou em mim o desejo de facilitar o caminho para outros.
E hoje este desejo já é uma realidade… milhares dos meus alunos também desfrutam dos benefícios que o conhecimento e os bons cuidados podem oferecer para a qualidade de vida:
Posso dizer que o CONHECIMENTO me salvou.
Antes de ter conhecimento, fazia minhas escolhas na ignorância, e sofria com as consequências sem nem mesmo entender porque elas aconteciam.
E mesmo nos anos iniciais da minha busca por uma alimentação saudável continuei a cometer erros… justamente por causa de algo que já mencionei - as confusões e contradições que existem no território da Nutrição.
Ao longo destas 3 lições que preparei, quero desfazer algumas dessas confusões que podem deixar a vida mais difícil desnecessariamente.
Vamos começar?
Talvez isso te surpreenda um pouco, talvez não… mas, ao contrário do que a mídia, a indústria e muitos profissionais de saúde insistem em recomendar, o caminho para uma alimentação saudável NÃO tem a ver com trocar seu pão francês pelo pão integral, ou seu arroz branco pelo arroz integral… ou seu refrigerante pelo suco de frutas… ou seu açúcar branco pelo açúcar mascavo.
Não. Estas são mudanças pouco significativas, que geram poucos resultados práticos.
Este é um assunto que precisa ser bem compreendido. Se tratarmos deste assunto de forma leviana, corremos o risco de cometer exageros e radicalismos.
Um excelente ponto de partida para compreender o que é uma alimentação saudável são os carboidratos e açúcares… e de como exageramos no consumo destes macronutrientes na alimentação moderna comum.
Hoje, em 2018, já temos um enorme corpo de evidências que atribuem ao excesso de carboidratos concentrados (farinhas e amidos isolados) e açúcares (refinados ou não) uma grande diversidade de condições de desequilíbrio da Saúde - tão comuns nos dias de hoje.
A ciência demonstra que, caso seja de seu interesse prevenir ou tratar o envelhecimento precoce, as doenças neurológicas degenerativas, a esteatose hepática (gordura no fígado), a síndrome metabólica, a diabetes tipo 2, a obesidade, a inflamação sistêmica, a oxidação dos tecidos e muitos outros desequilíbrios... é necessário minimizar o consumo de alimentos e bebidas com açúcares concentrados.
Como por exemplo...
- • Refrigerantes… mas também sucos de frutas industrializados, porque quase sempre ambos possuem quantidades equivalentes de açúcar.
- • Bebidas energéticas ou esportivas.
- • Doces convencionais.
- • Biscoitos doces.
- • Sorvetes.
- • Maizena e derivados.
- • Farinha de trigo e derivados.
- • Tapioca e derivados.
... e tantos outros.
Se você se incomodou ao ler esta lista é sinal de que você está habituado a ter pelo menos algum destes alimentos como parte de sua alimentação diária.
Mas não se preocupe com isto. Ao contrário do que muitos pensam, o caminho para uma transição alimentar saudável não tem a ver com se privar do prazer, nem com viver dietas restritivas. Não.
É natural que eu precise lhe apontar quais são os sabotadores da Saúde. Você precisa ter esta referência em seu intelecto. Mas, não se preocupe. Seguindo o caminho que eu demonstro, aos poucos você vai deixando de ter vontade de comer aquilo que não te faz bem.
Sem privações, sem se maltratar. Você transforma aprendendo a saciar as necessidades do seu corpo, e através de experimentos práticos. O caminho que proponho é um caminho leve, humano. Por isso ele funciona. Não é uma dieta. É um estilo de vida.
Repetindo de propósito: quando você aprende todos os fundamentos e começa a adicionar em seu estilo de vida os alimentos que seu corpo realmente precisa e processa bem, isto gera uma profunda saciedade fisiológica.
Esta saciedade faz com que você perca o desejo por aquilo que não te faz bem, sem luta e sem esforço.
Mas, como eu mencionei, é importante que você saiba quais alimentos prejudicam sua busca pela Saúde plena.
Como estamos listando alimentos não ideais, vamos expandir um pouco nossa definição daquilo que vale a pena ingerir com moderação.
Por uma série de razões importantes que vou detalhar mais adiante, é sensato minimizar adoçantes glicêmicos. Não só os açúcares refinados, mas também os adoçantes naturais, como o mel, melado, mascavo, demerara, açúcar de coco e outros semelhantes.
Por que? Bem, porque não há tanta diferença prática no resultado metabólico de um açúcar refinado para um açúcar mascavo.
Veja… não importa se seu nutricionista disse que estes açúcares alternativos são "saudáveis". Eles continuam sendo açúcares e o seu corpo não entende a diferença entre o açúcar mascavo biodinâmico colhido na primavera e o açúcar refinado comum.
Para a limitada capacidade de seu corpo de processar açúcares, qualquer excesso pode cobrar um preço alto.
Não acredita? Eu te entendo. Comer quantidades excessivas de açúcar todos os dias se tornou "o normal".
Mas olhe bem para as pessoas quando você estiver no litoral. Observe como a obesidade se tornou normal. E saiba que você está olhando apenas a casquinha. Por dentro, a situação muitas vezes é até pior.
É importante que você compreenda que há uma limite saudável de ingestão de carboidratos por dia. Esse limite varia de acordo com o metabolismo do indivíduo, com a atividade física praticada por aquele indivíduo, e por outros fatores.
Mas este limite é menor do que a maioria das pessoas compreende.
Isso é especialmente grave porque os carboidratos concentrados se tornaram quase onipresentes na alimentação do indivíduo.
Além dos adoçantes que citei, são exemplos: pães, massas, tapioca, pão de queijo, croissant, batata, chips, barra de cereal, corn flakes, granolas comuns e bolachas, com ou sem glúten.
Todos estes que citei são exemplos de fontes concentradas de amido de alta carga glicêmica.
E o processo de metabolização do amido concentrado e do açúcar é muito semelhante.
Essa é uma explicação do porquê o corpo não entende a diferença se o açúcar vem do pão, do doce, do bolo, da tapioca ou do açucareiro.
Novamente preciso lembrar: se ao ler estas informações você sentiu algum desconforto, não se preocupe. É normal pensar que vai ser difícil reduzir a quantidade destes alimentos tão queridos.
Mas lembre-se também do que eu expliquei - este caminho que proponho não é um caminho de privação. É um caminho de compreensão e transformação estratégica.
Com sua alimentação estrategicamente alinhada, você pode comer, sem culpa, sobremesas deliciosas como esta:
Ainda, quero sublinhar que a proposta dentro deste entendimento sobre o excesso de açúcares e carboidratos não é simplesmente minimizar ou eliminar estes alimentos do cardápio.
Para a maioria das pessoas, estas são as fontes primárias de energia - de calorias.
O corpo precisa de calorias. Se você simplesmente elimina calorias, seu corpo vai te pedir energia - você fica com fome.
E estando com fome, existem grandes chances de que você perca o controle e faça escolhas ruins, nocivas para sua saúde.
A proposta inteligente não é diminuir o combustível do seu corpo, mas sim trocar o tipo de “combustível”.
Existe uma estratégia fascinante e eficiente para realizar isto com o mínimo de esforço e o máximo de benefícios. Falarei sobre ela nas próximas lições.
Ela te ensina a compreender qual a necessidade e equilíbrio ideal deste nutriente dentro da sua individualidade, quais os melhores horários para ingerir este tipo de nutriente dentro de um plano de evolução de Saúde, e quais os melhores tipos de carboidratos.
“E as frutas, Flávio? Como elas ficam nessa história toda?”