Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

May 31st

O Universo é o Campo onde Deus brinca. Esteja ciente desse fato em cada momento de consciência, e não haverá necessidade de nada mais para uma existência feliz. Pois, então, você fará contato com Deus em tudo, através de cada pensamento, em cada lugar e a cada momento. Sua glória é evidente na menor flor e na estrela mais distante. A alegria que você pode obter da contemplação dessas provas da Providência é indescritível. O Senhor Krishna disse, na Bhagavad Gita, que Ele está sempre ao lado da pessoa contente. Seja alegre e compartilhe essa alegria com os outros. A felicidade limitada, nascida do egocentrismo, deveria ser abandonada.



May 30th

A devoção é definida como um meio para descobrir a Divina realidade no interior de cada ser. Quatro passos são estabelecidos nas escrituras para ajudar o homem a ter êxito nesse esforço: discriminação entre o permanente e o efêmero; abandono do processo de abastecer os sentidos; controle positivo sobre os sentimentos, os pensamentos e as buscas; e incessante anseio pela liberação de todos os laços. A devoção é o impulso que se manifesta como todos esses quatro esforços. Ela orienta o homem para ter Deus sempre na mente e para cultivar o amor por Deus em seu interior.



May 29th

Saiba que o ‘Você’ verdadeiro é imortal; faça da morte um ato elevado de libertação. Tal conhecimento pode vir somente de uma vida dedicada à perseguição constante do código moral (Dharmanishta) e da devoção constante aos deveres da pessoa em sua fase da vida (Karmanishta). Esses dois devem resultar na evolução da contemplação constante da Base Única de toda esta multiplicidade aparente (Brahmanishta), ou seja, Brahman. A disciplina (Nishta) torna-se constante pela prática, de maneira que sua existência individual separada se funde na grande inundação de sabedoria, que lhe funde n’Ele.



May 28th

A bem-aventurança não deve ser procurada através do acúmulo de riqueza material, mas através do sacrifício e da promoção do bem-estar de seu próximo. O sacrifício é recomendado pelos Vedas como o único caminho para a imortalidade. Dê em abundância, alegremente, e com gratidão a Deus. O egoísmo é o cancro que destrói a caridade. Embora a pessoa esteja consciente de que um certo ato é errado, o egoísmo não lhe permite desistir. Mas essa fraqueza pode ser superada pela determinação constante. Compartilhe com os outros o conhecimento e as habilidades que você conquistou, as idéias e os ideais que o beneficiaram e a alegria que obteve através da disciplina e da dedicação. Compartilhar não os diminuirá ou os desvalorizará. Ao contrário, eles brilharão com um esplendor adicional.



May 27th

A raiva e o ódio às vezes são úteis, assim como o assobio da naja, para manter longe os intrusos. Eles podem ser usados para repelir a maldade que persegue o aspirante espiritual (Sadhaka). Zangue-se com as coisas que atrasam seu crescimento espiritual; odeie os maus hábitos que o perturbam. Cultive o Conhecimento Supremo (Jnana) e visualize o Senhor em todas as coisas e atividades. Isso faz o nascimento humano valer a pena. Não busque faltas nos outros, pois ‘os outros’ são somente manifestações do Senhor que você está procurando alcançar. É sua própria falta que você vê refletida nos outros.



May 26th

A bem-aventurança não deve ser procurada através do acúmulo de riqueza material, mas através do sacrifício e da promoção do bem-estar de seu próximo. O sacrifício é recomendado pelos Vedas como o único caminho para a imortalidade. Dê em abundância, alegremente, e com gratidão a Deus. O egoísmo é o cancro que destrói a caridade. Embora a pessoa esteja consciente de que um certo ato é errado, o egoísmo não lhe permite desistir. Mas essa fraqueza pode ser superada pela determinação constante. Compartilhe com os outros o conhecimento e as habilidades que você conquistou, as idéias e os ideais que o beneficiaram e a alegria que obteve através da disciplina e da dedicação. Compartilhar não os diminuirá ou os desvalorizará. Ao contrário, eles brilharão com um esplendor adicional.



May 25th

O homem tem em si a capacidade para tornar-se uma personalidade Divina pura. Mas devido à ignorância e ao capricho, ele se tornou limitado. Ele se acorrentou a ideais baixos e, assim, caiu em medo e aflição. Os Upanishads exortam o homem a despertar e a tornar-se seu próprio mestre: “Levante, desperte e não pare até que o objetivo seja alcançado!” (“Utthishtta, jaagratha, praapya vaaraan nibodhatha!”). O homem é vencido pelo sono da ignorância e se esqueceu dos verdadeiros valores da vida. Ele é obcecado apenas com o progresso material. A menos que desperte para os valores espirituais da vida, não pode haver qualquer paz e prosperidade no mundo.



May 24th

Viva sempre mergulhado em pensamentos nobres. Quando o ar enche um balão, ele toma a forma do balão. A mente assume a forma dos objetos aos quais ela está apegada. Se ela estiver concentrada em coisas insignificantes, ela se torna insignificante; se estiver concentrada em coisas nobres, torna-se nobre. A câmera tira fotos daquilo para o que estiver apontada; portanto, cuidado antes de clicar. Tenha discernimento antes que você desenvolva apego. Quando você desenvolve apego por família, riqueza, propriedades etc., você fracassará quando essas coisas declinarem. Mas se você desenvolver apego por Deus, você crescerá em amor e esplendor.



May 23rd

A meta principal do homem é praticar e propagar o princípio da verdade. Cada um deve praticar a verdade antes de pregá-la. Venha o que vier, deve-se ter a coragem e a convicção para trilhar o caminho da verdade. Mesmo à custa de alimento, vestuário e abrigo, até mesmo à custa da própria vida, a pessoa deve estar preparada para praticar a verdade e a retidão.



May 22nd

Não procure descobrir ou discutir a maldade nos outros, uma vez que a tentativa poluirá a sua própria mente. Quando você está engajado na procura das faltas e dos defeitos dos outros, você está abrindo o caminho para desenvolver tais faltas e defeitos em você. Dê importância ao bem dos outros e, a tempo, isso comprovará ser um bem para você. Então, a bondade latente em você vai ser estimulada a crescer e florescer. Cada pensamento deixa uma impressão na mente. Idéias que são opostas a tendências espirituais, que estreitam os limites do amor, que provocam a raiva ou a ganância, ou que causam repugnância – essas devem ser postas para fora. Isto é uma disciplina muito essencial.



May 21st

A prática espiritual (Sadhana) de alguém deve ser agradável e moderada. Adote o meio termo; isto produzirá benefícios máximos. A ânsia pelos objetos dos sentidos não pode ser abandonada totalmente; portanto, transforme-a em um instrumento de adoração. Dedique todos os esforços ao Senhor. Aceite todas as realizações e fracassos como as provas da graça do Senhor.



May 20th

Devemos tentar e buscar a realização em nossa vida diária moldando nossas atividades no mundo por meio dos valores espirituais. Você deve ter suas mãos na sociedade e sua cabeça na floresta. Em outras palavras, quaisquer que sejam as atividades com as quais esteja ocupado, você deve ser firme em sustentar os ideais espirituais. Somente esse é o verdadeiro exercício espiritual, o qual lhe conferirá a paz duradoura. Lembre-se de que você é o Atma (espírito). Todos os seus exercícios espirituais devem ser dirigidos para se edificar nessa firme convicção e nessa fé imperturbável, que culmina na realização de sua vida. Todos seus sentidos devem ser santificados oferecendo as ações executadas por eles a Deus.



May 19th

Buda empreendeu várias práticas espirituais para realizar seu verdadeiro Ser. Mas nenhuma dessas práticas pode mostrar-lhe o caminho ao Nirvana (libertação). Enfim, ele percebeu que o Nirvana está em fazer uso dos cinco sentidos de uma maneira sagrada. Ele entendeu que a repetição do nome de Deus (Japa), a meditação (Dhyana), o ritual de sacrifício (Yajna), o Ioga etc. eram meras atividades físicas. Essas práticas espirituais são necessárias somente para aqueles que estão apegados ao corpo. Aquele que permanece no Ser Superior não tem de empreender nenhuma dessas práticas. Buda ensinou que o Nirvana pode ser alcançado somente cultivando a visão sagrada (Samyak Drishti), o discurso sagrado (Samyak Vaak), a escuta sagrada (Samyak Shravanam), o sentimento sagrado (Samyak Bhavam) e a ação sagrada (Samyak Kriya).



May 18th

A paciência é uma das qualidades mais importantes que você deveria possuir, e é absolutamente essencial no caminho espiritual. É ao se colocar sob do teste em circunstâncias difíceis que você pode cultivar esta qualidade da paciência. Não há nada de extraordinário em devolver o bem pelo bem, mas fazer o bem em troca do mal é que é algo grandioso, e a prática dessa virtude necessita muita habilidade. Por mais que outra pessoa possa criticá-lo, por mais que eles possam comentar e condenar, você nunca deve perder sua paciência. Você deve permanecer impassível e continuar desfrutando da paz interior.



May 17th

Você está acordado quando sente que você tem plena compreensão; mas, quando acordado, você está consciente somente dos muitos, não do Uno. É somente quando você está em sono profundo que toda a multiplicidade desaparece; então, você não está consciente do mundo e de sua imagem iludida sobre o mundo. Examine enquanto acordado as etapas de sonho e sono profundo, e perceba que a vigília ilude o investigador da Verdade. Os sentidos são enganosos; eles são instrumentos ineficientes. A mente não tem nenhum poder. O único poder é o poder do Atma (Atma Shakti). A mente não tem nenhuma forma. Pode-se dizer que a mente seja tecida pelos desejos. O Atma brilha no coração, seja ele puro ou impuro. Contudo, seria o melhor se o coração estivesse purificado e se o desejo fosse mais forte por Deus.



May 16th

Na esfera espiritual, a responsabilidade pelo êxito ou pelo fracasso é inteiramente da própria pessoa. Você não tem direito algum de transferi-la aos outros. O fogo queimará somente enquanto for alimentado com combustível. Portanto, não adicione combustível ao fogo dos sentidos. Afaste a mente do temporário e a una ao eterno. Semeie a planta nova da devoção pela prática da lembrança do Nome do Senhor. Essa semente se desenvolverá em uma árvore poderosa, com os ramos da virtude, do serviço, do sacrifício, do amor, da equanimidade, da fortaleza e da coragem.



May 15th

A educação não consiste no acúmulo de informação e de fatos a partir de um grande número de livros. A leitura de livros só pode enriquecê-lo em acúmulo de informação, mas nunca dar ou promover boas qualidades. A boa educação é um processo pelo qual o caráter é melhorado e pelo qual a pessoa será capaz de usar sua inteligência e afiar sua mente para distinguir o certo do errado. Será somente quando os conteúdos da educação forem estreitamente ligados aos ideais de sacrifício, paciência, verdade e amor que a juventude adquirirá o benefício da educação. Os estudantes nunca adquirirão qualquer benefício da educação se ela estiver destituída desses nobres princípios.



May 14th

Você não deveria deixar que nenhuma fraqueza lhe afastasse do caminho correto. Se, em um grande tanque, houver um pequeno buraco, toda a água escoará. Da mesma maneira, se você tiver mesmo que um pequeno desejo sensorial, então tudo o que você tem aprendido não resultará em nenhum proveito. A atração pelo mundo o distrai da realidade. Você deve se proteger desistindo do erro e resistindo à maldade. O bom trabalho e o amor abnegado o ajudarão a trilhar o caminho da sabedoria.



May 13th

Deus é o Residente (Antharyaami), portanto, quando Ele é procurado no mundo exterior, Ele não pode ser “capturado”. Ame-O sem outro pensamento; sinta que, sem Ele, nada tem valor; sinta que Ele é tudo. Então, você se torna Dele e Ele se torna seu. Não há nenhum parentesco mais próximo do que isto. Você veio de Deus; você é uma centelha de Sua Glória; você é uma onda daquele Oceano de bem-aventurança; você vai conseguir paz somente quando novamente se fundir Nele. Como uma criança que perdeu o seu caminho, você pode ter alegria somente quando se reunir com sua mãe.



May 12th

A primeira etapa é a da execução da ação (karma) de maneira adequada (karma-jijnaasa), com a atitude mental própria. Então, vem a observância dos códigos morais da manutenção da sociedade e do cumprimento dos deveres e obrigações da pessoa (dharma-jijnaasa). Por último, vem o Brahma-jijnaasa, que resulta na apreciação da repetição do Nome do Senhor (Naamasmarana) como a disciplina espiritual (sadhana) fundamental.



May 11th

Uma cabaça verde afunda na água, mas uma seca flutua. Torne-se seco, liberte-se dos apegos, dos desejos, evite as inquietudes, as preocupações. Então, você pode flutuar nas águas da mudança e do acaso, sem ser afetado por eles. Mesmo a água, quando se torna vapor, pode chegar ao céu. Torne-se leve, perca o peso, liberte-se, para que você possa subir mais e mais alto. A ioga é definida como a prevenção dos impulsos que agitam a consciência interior do homem (chiththa vriththi nirodha). Esses impulsos acrescentam lastro. Liberte-se dos desejos que o arrastam para baixo; tenha somente o anseio de se defrontar, face a face, com a Verdade. Tal Verdade está brilhando dentro de você, esperando para ser descoberta.



May 10th

Os Vedas são para toda a humanidade; eles apresentam orações para a paz, para subjugar a ira dos elementos e das comunidades humanas; eles invocam as forças da natureza para que elas sejam calmas e benéficas; assim, a recitação (paaraayanam) dos Vedas promove a paz mundial e o bem-estar humano.



May 9th

O lótus no coração do homem anseia pelo Sol, pelo esplendor do Senhor. Mas alcançá-lO é difícil. Somente a remoção de toda a afeição pelo mundo (exterior) pode conquistar tal esplendor. Deus é a entidade mais próxima e mais cara, mas a ignorância O oculta da visão. O amor que Deus tem pelo homem é inigualável; mesmo assim, Ele aparece ao homem como um fenômeno distante, extraordinário, inacessível. As estrelas aparecem como pontos de luz, já que elas estão a uma grande distância de nós. Igualmente, Deus parece também insignificante ou inalcançável a muitos, porque eles estão se mantendo demasiado longe Dele. Se algumas pessoas disserem que não há nenhum Deus, isso significa apenas que elas estão a uma distância demasiado grande para estarem conscientes Dele.



May 8th

O corpo (Deha) é um veículo que até os deuses aspiram possuir. Você sabe que os deuses procuram entrar na forma humana para que eles possam utilizar a inteligência, a discriminação, o desapego etc. que somente o corpo humano é capaz de exercitar, de tomar consciência da Realidade Última, que torna todo o resto conhecido. Se o corpo apenas intensificar sua sede por Deus, ele pode viver na essência perpétua, em vez de rastejar no descontentamento perpétuo, ansiando por satisfações triviais. O corpo (Deha) deve ser nutrido para que o homem possa alcançar o verdadeiro habitante (Dehi).



May 7th

Você sente a presença de Deus quando o silêncio reina. Na excitação e na confusão do mercado, você não pode ouvir Seu Passo. Ele é o Som Fundamental (Shabdabrahma) ressoando quando tudo mais está preenchido pelo silêncio. Por isso, insisto no silêncio, na prática de falar baixo e do mínimo som. Fale baixo, fale pouco, fale aos sussurros, de forma doce e verdadeira.



May 6th

Seja uma pessoa um grande erudito ou um funcionário de alta patente, cada um é para sua mãe apenas um filho. Aqueles que esquecem seu dever para com sua mãe seguramente se perderão na selva. Você é somente um reflexo de sua mãe. Por isso, em primeiro lugar você deve realizar seu dever para com sua mãe e fazê-la feliz.



May 5th

A existência humana é envolta em paixão (Moha). Quando alguém se liberta desta obsessão, ele torna-se capaz de experimentar a felicidade verdadeira. Esta paixão produz o egoísmo e a possessividade, que ocasionam a perda de seu nome e reputação. Aquele que é preenchido de ego será incapaz de experimentar o amor pelos outros. É, deste modo, essencial superar esta obsessão. Dominando a paixão, a pessoa se torna amável com os outros.



May 4th

Compaixão por todas as criaturas é a maior virtude; fazer o mal propositalmente a qualquer criatura é o pior vício. Tenha plena fé nisso, espalhe amor e alegria através da compaixão, e esteja pleno de alegria e paz. Você não tem alegria e paz agora, principalmente porque a sua visão está deformada e manchada. Ela está dirigida aos erros e falhas dos outros, e nunca aos seus próprios erros e falhas. Verdadeiramente falando, o questionamento e a investigação deveriam começar com nós mesmos, pois o que vemos nos outros é apenas um reflexo de nós mesmos, nossos preconceitos e nossas preferências.



May 3rd

A vida fica mais doce com uma pequena dose de negação; se você satisfizer todos os seus desejos, a vida começa a se tornar insípida. Negue a si próprio muitas das coisas que a sua mente persegue e descobrirá que você se torna resistente o bastante para suportar tanto a boa como a má sorte.



May 2nd

A causa do sofrimento do homem é que ele restringiu seu amor a si mesmo e a sua família. Ele deveria desenvolver um sentimento amplo de que todos são seus irmãos e irmãs. A expansão do amor é a vida; a contração do amor é a morte.



May 1st

Quando uma limalha de ferro entra em contato com um ímã, a limalha de ferro também adquire as propriedades do ímã. Assim também, o conhecedor de Brahman (o Absoluto Univesal) torna-se Brahman. Você é filho da imortalidade, você é eterno. O relacionamento entre você e Deus é eterno. O corpo muda em cada nascimento, mas a mente e as ações continuam de nascimento a nascimento. Assim como um contador soma as contas do dia e transfere o saldo para o próximo dia, nossa mente segue para a próxima vida. Você deve poder controlar a mente controlando os sentidos; então, você pode fundir-se na verdade e experienciar a unidade com Deus.

*************************************************************************************************

June 30th

Quando os obstáculos no caminho da verdade são derrubados, a libertação é alcançada. Essa é a razão de a libertação ser algo que pode ser alcançado aqui e agora; para isso, a pessoa não necessita esperar a dissolução do corpo físico. A ação não deve ser sentida como um fardo, pois esse sentimento é um sinal seguro de que aquela ação é nociva. Nenhuma ação que ajuda seu progresso pesará fortemente sobre você. Você a sente como um peso somente quando ela vai contra sua natureza íntima. Chegará o tempo em que você reverá suas realizações e lamentará a futilidade de todas elas. Entregue sua mente ao Senhor, antes que seja tarde demais, e deixe que Ele a modele como preferir.



June 29th

Apesar das eras de evolução e do progresso considerável no conhecimento científico, o homem não é capaz de fazer um progresso significativo em relação ao Divino por causa da ausência de esforço árduo na esfera espiritual. Sem a prática espiritual, não há valor em ler livros religiosos e ouvir discursos espirituais. Estudar os Upanishads e as ciências espirituais e recitar os Nomes de Deus podem ser, em si, atos bons. Mas se não há amor, que é a base de toda a disciplina espiritual, eles não têm utilidade alguma. O amor reforça as energias físicas, mentais e espirituais. Atos de devoção sem amor são inúteis.



June 28th

Os Upanishads declaram que a imortalidade pode ser experimentada somente através da renúncia ou do sacrifício. Essa renúncia não significa abandonar o círculo familiar e o lar, os amigos e os parentes. Ela significa abandonar as coisas transitórias e efêmeras do mundo. Isso requer o discernimento entre o que é permanente e o que é perecível, entre o que é bom e o que é mau. Somente então o homem pode descobrir o Princípio Divino dentro dele.



June 27th

O homem não se torna plenamente humano até que ele progrida no caminho espiritual. Corpo, mente e espírito – esses três, juntos, constituem o homem. Um animal está interessado, principalmente, em atender suas necessidades físicas. O homem é um ser superior, já que lhe foi concedida uma mente. O cultivo do espírito o elevará ao Divino.



June 26th

O corpo deve ser considerado como a base para a atividade espiritual. O corpo não se destina a ser simplesmente mimado e mantido em conforto. Nossas capacidades mentais e nossos talentos não deveriam ser usados apenas para realizações mundanas. Somente ao procurar a sabedoria espiritual, o homem pode se elevar acima do nível do animal. O animal está preocupado apenas com o presente. Somente o homem pode compreender que o presente é o produto do passado e que o futuro será determinado por aquilo que ele faz no presente. Somente se você agir corretamente no presente, o futuro pode ser bom. Isso exige persistência e determinação para aderir ao caminho da retidão, quaisquer que possam ser as dificuldades.



June 25th

A vida do homem é como uma guirlanda, com o nascimento em uma extremidade e a morte na outra. Entre as duas extremidades estão enfiadas, juntas, flores de todas as espécies: problemas, preocupações, alegrias, tristezas e sonhos. Poucos estão conscientes do barbante que atravessa todas as flores. Sem o barbante, não pode haver guirlanda. Somente a pessoa que reconhece o barbante pode ser chamada de um verdadeiro ser humano. Esse barbante é chamado de o Barbante Divino. O princípio Átmico Divino é o barbante encontrado em todos os seres humanos e é a fonte de todas as suas potências.



June 24th

O homem sofre de numerosas doenças porque ele não entendeu o propósito da vida. A primeira coisa que ele precisa compreender é que Deus é um, independentemente do Nome e da Forma em que o Divino seja adorado. O Uno escolheu tornar-se muitos. Os Vedas declaram: "Deus é um; o sábio O homenageia através de muitos Nomes. É a imaginação dos observadores que explica a multiplicidade aparente do Divino. O sol é somente um, mas seu reflexo aparece em muitos recipientes. Do mesmo modo, Deus está presente nos corações dos diferentes seres, em formas e naturezas variadas.



June 23rd

A felicidade obtida dos objetos sensórios surge e desaparece com o tempo. Por exemplo: quando a fome é satisfeita, há felicidade por aquele momento, mas essa felicidade desaparece depois de um tempo. Isso é verdade para todos os objetos no mundo; a alegria obtida deles é efêmera. O homem, porém, busca a bem-aventurança duradoura. Ele é, de fato, a encarnação da bem-aventurança. A bem-aventurança constitui seu verdadeiro ser e sua verdadeira natureza. Por que, então, ele não a experimenta? É porque, inconsciente da sua verdadeira natureza, o homem está obcecado com o mundo exterior e falha em experimentar a bem-aventurança interna. Ele imagina, erradamente, que a fonte da felicidade reside no mundo percebido pelos sentidos.



June 22nd

Sem a aprovação do Senhor, o homem não pode alcançar nada no mundo. O Divino é a base para tudo. No entanto, o homem é preenchido com a vaidade de que é ele quem está fazendo tudo. Esse orgulho é a causa de sua ruína, de sua frustração e de sua decepção. O homem, hoje, está baseando sua vida na segurança da Natureza e, portanto, está esquecendo Deus. Esse é um erro grave. Você deve colocar sua fé em Deus, o Criador do universo, e então desfrutar o que a Natureza fornece. A fé em Deus é o requisito principal para o homem.



June 21st

As pessoas se dedicam às canções devocionais, aos rituais de adoração e à meditação. Mas isso se refere apenas ao plano físico. A menos que eles estejam imbuídos de sinceridade, eles não nos elevarão ao Divino. O Senhor julga-lhe pela sinceridade de seus pensamentos, não pela forma de sua adoração. O Senhor vê sua devoção, e não seu poder. Ele se preocupa com suas qualidades, e não com sua casta ou linhagem. Ele olha seu coração, e não sua riqueza. Você deve se esforçar para purificar seu coração e se empenhar em ações virtuosas, com devoção e integridade. Nenhuma disciplina espiritual é útil se você estiver envolvido em atos pecaminosos.



June 20th

O homem deveria livrar-se do sentimento de que ele é o realizador. Enquanto o ego for dominante, a consciência Átmica não se desenvolverá. O egoísta não pode reconhecer o Atma (Eu Superior). É o egoísmo que está na raiz de todos os problemas humanos. Ele é um engano baseado na noção errada de que o corpo é real e permanente. A verdade é diferente. A pessoa deveria reconhecer a transitoriedade do corpo e dos sentidos e controlar os desejos inspirados pelos órgãos dos sentidos. Os desejos são insaciáveis. A busca de riqueza, poder e posição só pode acabar em miséria. Em vez disso, a pessoa deveria tomar refúgio em Deus e dedicar todas as ações ao Divino.



June 19th

Na esfera espiritual, a responsabilidade pelo êxito ou pelo fracasso é inteiramente da própria pessoa. Você não tem direito algum de transferi-la aos outros. O fogo queimará somente enquanto for alimentado com combustível. Portanto, não adicione combustível ao fogo dos sentidos. Afaste a mente do temporário e una-a ao eterno. Semeie a planta nova da devoção pela prática da lembrança do Nome do Senhor. Essa semente se desenvolverá em uma árvore poderosa, com os ramos da virtude, do serviço, do sacrifício, do amor, da equanimidade, da fortaleza e da coragem.



June 18th

Alguém pode dizer: ‘Estou me esforçando para controlar a mente, mas ela se comporta como um cachorro louco. Como posso ter êxito?’ Nisso reside um erro. A mente é intangível, mas ela está apegada aos sentidos. Portanto, controle os sentidos; não permita que eles o desviem para o mundo objetivo. Dessa maneira, a mente pode se tornar um instrumento de iluminação e não de engano. Então, a verdade de que este Atma (alma individual) é Brahman (Deus) resplandecerá. O esplendor dessa consciência o guiará para longe da escuridão da ignorância, pois o Atma é luz e não pode haver a escuridão da ignorância onde há luz.



June 17th

A mente pode ser usada como uma ponte para conduzir a pessoa do visível ao invisível, do individual ao universal. Purifique a mente e modele-a em um instrumento para pensamentos amorosos e idéias expansivas. Purifique a língua e utilize-a para promover a coragem e a amizade. Purifique as mãos e permita-lhes abdicar do mal e da violência. Deixe que elas ajudem, curem e guiem. Essa é a disciplina espiritual mais elevada.



June 16th

Um monarca capaz terá seus ministros sob controle; ele os guiará através de condutas adequadas e manterá a paz e a segurança do reino. Por outro lado, um monarca que permite ser controlado por seus ministros não merece o trono; ele é rejeitado e desacreditado. Seu reino não terá paz e segurança. No homem, a mente é o monarca e os sentidos são os ministros. Se a mente é escravizada pelos sentidos, o indivíduo não conhece paz alguma. Todo aspirante espiritual que almeja alcançar o Divino tem, então, que obter o domínio sobre os sentidos. Esse é o primeiro passo. O passo seguinte é a conquista da mente, sua eliminação. O terceiro passo é a erradicação das tendências inatas e o quarto passo é a obtenção da sabedoria espiritual. Somente então a consciência da realidade Átmica pode ser obtida.



June 15th

Você deve remover os pensamentos daninhos de seu coração, arar o coração com as boas ações, aguá-lo com o amor, adubar com a fé, plantar as mudas do nome do Senhor e cercar o campo com a disciplina, destruir as pestes com a dedicação e ceifar a colheita da sabedoria (Jnana). Entenda que Deus está em você, com você e ao redor de você. De fato, você é Deus.



June 14th

Mantenha a mente distante dos desejos básicos, que perseguem os prazeres passageiros. Desvie seus pensamentos deles e dirija-os à bem-aventurança permanente que brota do reconhecimento da Divindade interior. Mantenha sob vigilância da mente as faltas e os limites dos prazeres sensoriais e da felicidade mundana. Desse modo, você desenvolverá discernimento, desapego e alcançará o progresso espiritual.



June 13th

É inútil argumentar e discutir entre vocês a respeito da natureza da Divindade. Examine, experimente e, então, saberá a Verdade. Não proclame antes de estar convencido; permaneça em silêncio enquanto ainda estiver indeciso ou buscando avaliar. Descarte todo mal em você antes de tentar entender o mistério. E, quando a fé brotar, cerque-a com disciplina e autocontrole, de modo que o tenro broto possa ser protegido do gado – a multidão variada de cínicos e incrédulos. Quando sua fé se tornar uma árvore grande, esse mesmo gado pode se deitar à sombra que ela espalhará.



June 12th

É impossível conhecer a Verdade do Atma pelo estudo das várias Sagradas Escrituras ou pela aquisição de conhecimento ou pelo aguçamento do intelecto ou pela procura por discussões dialéticas. Um coração puro é o melhor espelho para refletir a Verdade. Todas as disciplinas espirituais são para a purificação do coração. Logo que ele se torne puro, a Verdade reluz sobre ele em um instante.



June 11th

Cada ato feito com a consciência do corpo é fadado a ser egoísta. O serviço altruísta nunca pode ser realizado enquanto estiver imerso na consciência do corpo. Entretanto, a consciência de Deus, em vez da consciência do corpo, originará o esplendor do Amor Divino. Com isso como inspiração e guia, o homem pode conseguir muitas realizações boas, sem mesmo saber ou proclamar que ele é abnegado na aparência. Para ele, tudo é a vontade de Deus, Seu trabalho, Sua glória.



June 10th

Quando você medita, a mente freqüentemente corre atrás de algo e tende a se distrair através de outros canais. Você, então, tem que bloquear tal diversão por meio do Nome e da Forma, e assegurar que o fluxo constante de seus pensamentos em direção ao Senhor não seja interrompido; se acontecer outra vez, use o Nome e a Forma de novo, rapidamente. Não permita à mente ir além das calçadas gêmeas: o Nome em um lado e a Forma no outro! Quando sua mente perambula longe da recitação do Nome, leve-a à ilustração da Forma. Quando a mente vagueia longe da figura, dirija-a ao Nome. Deixe-a habitar tanto na doçura do Nome como na beleza da Forma. Tratando-a assim, a mente facilmente pode ser domesticada.



June 9th

As montanhas podem ser varridas mais cedo que os impulsos (Vasanas) enraizados. Mas com força de vontade e anseio, apoiado pela fé, os impulsos podem ser superados em um curto espaço de tempo. Somente não abandone a determinação e a fé, qualquer que seja a perda, miséria ou obstáculo. Os impulsos devem ser sublimados para se alcançar o domínio sobre a mente.



June 8th

Há quatro tipos de pessoas: a "morta", que nega o Senhor e declara que só ela existe, independente, livre, auto-regulada e auto-conduzida; a "doente", que implora ao Senhor sempre que alguma calamidade lhe acontece ou sempre que se sente temporariamente abandonada pelas fontes normais de auxílio; a "obtusa", que sabe que Deus é o companheiro eterno, mas que se lembra Dele apenas de maneira irregular, quando a própria idéia se apresenta poderosamente; e, por último, a "saudável", que tem fé constante no Senhor e vive sempre em Sua presença confortante.



June 7th

Serviço é Deus. Por que Deus dotou o homem com um corpo, uma mente e um intelecto? Sintam e tenham empatia com o sofrimento, através de sua mente; planejem usando sua inteligência e usem o corpo para servir aqueles que estão em necessidade. Ofereçam tal ato de serviço a Deus; venerem-n’O com tal flor. Ponham em prática diariamente os ideais que Sai tem propagado e tornem-nos conhecidos no mundo inteiro, sendo exemplos vivos da grandeza de tais ideais.



June 6th

Deus certamente ouve as preces de Seus devotos. Algumas pessoas hesitam em orar, com receio de que suas preces poderiam causar um aborrecimento a Deus. Elas estão equivocadas em sua crença, pois Deus nunca pode ser submetido a qualquer aborrecimento. Deus não tem, de forma alguma, qualquer sofrimento. Ele considera a felicidade do devoto como Sua felicidade.



June 5th

Os grandes sábios, além da grande compaixão pelos membros da raça humana, estabeleceram regras, regulamentos, limites e direções para a vida cotidiana e para a conduta, para que a mente do homem não se vire contra si mesmo, mas que possa direcionar-se para os ideais de Verdade (Sathya), Retidão (Dharma), Paz (Shanti) e Amor (Prema). Eles declararam que cada ato deve ser avaliado e aprovado somente se purificar as emoções e as paixões, caso contrário, deve ser rejeitado. A purificação da atitude mental (Bhaavashuddhi) é fruto da ação (Karma) e qualquer ato que enevoa o processo de pensar (Bhaava) ou o excita pela paixão (Rajas) ou o rebaixa à inércia (Thamas) deve ser evitado.



June 4th

Alguém pode perguntar: se Deus está controlando tudo, qual é a necessidade do esforço humano? Sim, o Deus é todo poderoso. Mas, ao mesmo tempo, o esforço humano também é necessário, já que, sem ele, o homem não pode desfrutar do benefício da graça de Deus. É somente quando você tem tanto a graça Divina como a diligência humana que você pode experimentar a bem-aventurança, do mesmo modo que você pode desfrutar da brisa de um ventilador somente quando você tiver tanto um ventilador como a energia elétrica para fazê-lo funcionar.



June 3rd

A sabedoria espiritual (Atma Jnana) somente pode ser conquistada abandonando-se os impulsos (Vasanas), transcendendo a mente e analisando-se experiências da pessoa para compreender a Realidade. Sem esses três, a sabedoria (Jnana) não se manifestará. Primeiramente, abandone todos os impulsos impuros e cultive os puros. Então, gradualmente tente abandonar até esses e torne a mente completamente destituída de qualquer desejo. A paz (Shanti) assim alcançada é resplandecente, cheia de bem-aventurança e preenchida de sabedoria. Ela é, de fato, a experiência da Divindade.



June 2nd

Quem são Meus verdadeiros devotos (Bhaktas)? Aqueles que têm discernimento (Viveka), renúncia (Vairagya), sabedoria (Vijnana) e humildade (Vinaya), que são conscientes do conhecimento da Realidade, que estão sempre imersos na contemplação do Meu esplendor (Leela), que se apóiam em Meu nome sempre e em todas as circunstâncias, e que derramam lágrimas de amor sempre que o nome do Senhor seja ouvido de qualquer lábio – eles são Os meus devotos autênticos.



June 1st

O Senhor protegerá sempre e de todos os modos, aqueles que o adoram em completa e pura devoção (Bhakti), assim como uma mãe que protege os seus filhos, uma vaca protege os seus bezerros e as pálpebras protegem os olhos, naturalmente e automaticamente. Quando o filho cresce, a mãe não precisa prestar tanta atenção à sua segurança como antes. Igualmente, o Senhor não dá tanta atenção ao homem de sabedoria (Jnani).

**************************************************************************************************

July 31st

Quando um rio alcança o oceano, ele se torna um com o oceano e deixa de existir. Antes de se unir ao oceano, o rio é limitado por suas margens e tem uma forma distinta. Mas, quando se funde ao oceano, ele perde sua forma, seu nome e seu sabor. Igualmente, quando o "homem" se funde ao Infinito "Eu", apenas o Infinito "Eu" permanece e a limitada entidade humana desaparece.



July 30th

Existe uma tendência de interpretar renúncia como sendo meramente desistir dos apegos mundanos. A verdadeira renúncia significa atingir perfeita equanimidade. As pessoas podem criticá-lo ou elogiá-lo; receba ambos com senso de equanimidade. Alguém pode tentar feri-lo, enquanto outro pode tentar lhe fazer algo de bom; trate ambas as situações com equanimidade. Em um negócio, você pode ter prejuízo e em outro você pode ter lucro; trate ambos da mesma maneira. Equanimidade é a marca registrada do yoga (elevação espiritual).



July 29th

Há duas formas de Amor. Uma o liga a Deus. A outra o liga ao mundo. A mente é responsável por qualquer um desses estados. A mente pode ser comparada a uma fechadura. Se você virar a chave para a direita, a fechadura se abre. Se você virar a chave para a esquerda, ela se fecha. O coração é a chave para a fechadura da mente. Se você virar a chave para o mundo, você tem apego e escravidão; quando você a vira para Deus, você alcança a libertação. É por isso que tem sido declarado que a mente é a causa da escravidão ou da libertação humana. Quando a mente está repleta de sabedoria, ela torna o homem um santo. Quando está associada à ignorância, ela se transforma em agente da morte.



July 28th

Este mundo é a selva na qual você vagueia; o medo é o leão que o faz subir na árvore das atividades mundanas (samsara). A ansiedade é o urso que o aterroriza e o aflige a cada passo neste mundo, de modo que você cai em apegos e atos que o prendem através das raízes gêmeas da expectativa e do desespero. O dia e a noite são os ratos que, lentamente, consomem o tempo de vida. Enquanto isso, você tenta agarrar uma pequena alegria obtida das gotas doces do egoísmo e do sentimento do “eu”. Descobrindo, por fim, que as gotas não trazem a realização verdadeira, você grita, na agonia da renúncia, chamando o Guru; o Guru surge, de dentro ou de fora, e o salva do medo e da ansiedade.



July 27th

A disciplina espiritual determina o caráter de uma pessoa, e o caráter, por sua vez, determina seu destino. O caráter é cultivado executando boas ações. As ações são baseadas em pensamentos e intenções da pessoa. Sempre que qualquer pensamento surgir na mente, deve-se examinar se é correto ou errado, se beneficiará a sociedade ou lhe causará dano. As ações deveriam ser baseadas em tal análise. É errado culpar qualquer um por nossas adversidades. Somente nossos pensamentos e ações são responsáveis por nossa situação. Se alguém acolhe pensamentos puros e faz todas as ações com fé firme em Deus, será favorecido com a Graça de Deus.



July 26th

Hoje, o homem não precisa de ideologia. Em vez disso, ele necessita de autocontrole. Sem o controle dos sentidos, um homem não pode se tornar espiritual. Isso foi proclamado pelo Santo Thyagaraja em sua canção; ele diz que, sem paz de espírito, não pode haver felicidade alguma para qualquer um, seja ele um acadêmico ou um aprendiz. Somente através do autocontrole um homem pode experimentar a paz.



July 25th

Quando reconhecer que você nada mais é que uma centelha do Divino, e que tudo ao seu redor também é uma centelha do mesmo Princípio Divino, você irá considerar tudo com reverência e Amor verdadeiro; seu coração será preenchido com alegria suprema e as afirmações do ego tornar-se-ão ineficazes. O homem busca a felicidade em lugares distantes e procura a paz em lugares calmos; mas a fonte da felicidade está em seu coração, o paraíso da paz está dentro dele. Mesmo quando anda sobre a lua, o homem leva seus temores, suas ansiedades, seus preconceitos e suas aversões. Tenha fé em Deus e na retidão da vida moral. Então você pode ter paz e felicidade, qualquer que seja o preço que o destino lhe apresente.



July 24th

A palavra Dharma, que, na realidade, está ligada a uma variedade infinita de significados, refere-se, no uso comum, a ações como caridade, realização de bons atos, peregrinações, cumprimento dos deveres, etc. Mas esses significados relacionam-se somente a ações externas. O Dharma é eterno, o mesmo para todos e em todos os lugares. Ele expressa a importância do Ser Interior (Atma). O lugar de nascimento do Dharma é o coração. O que emana do coração, como uma idéia pura, quando é traduzido em ação, é Dharma. O Dharma verdadeiro de cada ser humano é fazer todo esforço para tomar consciência do Divino; o Dharma deveria conduzir à Auto-realização.



July 23rd

A melhor disciplina espiritual é comportar-se como quando se recebe um pacote de livros pelo correio. Para chegar aos livros, você abre o pacote e joga fora a embalagem. Agora, tome a oração que é a mais profunda e a mais significativa: "Eu quero Paz". Desembrulhe-a do "eu" (o ego) e do "quero" (desejo) e conseguirá a Paz. Quando você está carregado de egoísmo e desejo, como pode alcançar a Paz? Então, descarte o revestimento exterior e se agarre à essência preciosa que permanece.



July 22nd

Aquele que se considera livre está livre de fato, e aquele que se considera preso mantém-se preso. Imagine-se constantemente como um ser eterno, ilimitado, a Consciência da Bem-aventurança, e você será livre e feliz. Enquanto se prende à consciência do corpo você é como um leão apático numa caverna mofada. Não se sinta satisfeito por dizer: "Eu sou o corpo". Ruja e diga: "Eu sou o Universal Absoluto. Eu sou tudo o que é, foi e será". Mesquinharia, ego, tempo e espaço - tudo desaparecerá de seu coração e você compreenderá sua própria Divindade.



July 21st

O apego causa dor e o desapego resulta em alegria. Mas você não pode facilmente desprender-se da ação; a mente prende-se a uma coisa ou outra. Faça com que ela se prenda a Deus, deixe-a executar todas as ações para Deus e entregue o êxito ou o fracasso, a perda e o ganho, o júbilo ou o desânimo, a Deus. Este é o segredo da Paz interior e do contentamento.



July 20th

A mente deve se tornar serva do intelecto, e não escrava dos sentidos. Ela deve discriminar e se desapegar da identificação com o corpo. A semente de um fruto maduro de tamarindo não está presa à casca exterior; do mesmo modo, a mente deve ser independente desta casca chamada corpo. Golpeie um fruto verde de tamarindo com uma pedra e você causará dano à polpa; mas, quando golpeia o fruto maduro, é a casca seca que cai - nada afeta a polpa ou a semente. O aspirante maduro não sente os golpes do destino ou da fortuna; é o aspirante imaturo que é ferido por cada golpe.



July 19th

Acredite firmemente que o corpo é a residência de Deus, que o alimento que você come é a oferenda que você faz à sua Divindade; que se banhar é o banho cerimonial do Espírito Divino em você; o chão no qual você caminha é o domínio Dele; a alegria que você consegue é o presente Dele; a aflição que experimenta é a lição Dele para que trilhe mais cuidadosamente o caminho. Lembre-se Dele a toda hora. Muitas pessoas só pensam em Deus quando a aflição as arrebata. Naturalmente, é bom fazer assim. É melhor que buscar a ajuda daqueles que também estão igualmente sujeitos à aflição. Mas é infinitamente melhor pensar em Deus na tristeza e na alegria, na paz e na discórdia. A prova da chuva está na umidade do chão; a prova da devoção está na equanimidade que o devoto possui - a equanimidade que o protege contra as arremetidas de sucesso e fracasso, fama e desonra, ganho e perda.



July 18th

"Gu" significa escuridão e "Ru" significa luz. O Guru (mestre espiritual) dispersa a escuridão por intermédio da luz; ele concede a sabedoria que erradica nossa ignorância. "Gu" também significa "aquele que está além dos atributos" (Gunaatheetha) e "Ru" significa "aquele que transcendeu a Forma" (Roopavarjitha). Não procure gurus humanos, apesar de suas grandes reputações. Eles estão vinculados às qualidades que desenvolveram, e ainda necessitam da Forma para que possam conceber a Realidade. Sendo eles mesmos limitados, como podem lhe comunicar o Ilimitado? Ore ao Princípio Transcendental, ou ao Deus dentro de você, para Se revelar. Aceite isto como o Guru, e você será iluminado.



July 17th

O homem é um prisioneiro de seus sentidos enquanto os sentimentos de "eu" e "meu" permanecerem. O homem se perde em miséria e dor porque aspira pelo temporário e pelo trivial. Ele ignora a voz de Deus que avisa e orienta de seu interior, e paga a penalidade pela transgressão. A vida não é para ser dedicada simplesmente a comer, beber e satisfazer os anseios dos sentidos. Ela deve ser dedicada à obtenção da bem-aventurança que somente Deus pode conceder.



July 16th

O sentimento de dualidade surge quando o Eu (Aham) assume uma forma e um nome específicos. O sentimento do ego (Ahamkara) é o resultado dessa mudança na forma. É somente quando a pessoa se dissocia de nome e forma que ela pode descobrir a verdadeira natureza Divina. Esquecer a Divindade essencial, e identificar-se com uma forma mutante e não-permanente, é a causa da escravidão e da tristeza. A mente é a causa dessa identificação nociva por causa de seu envolvimento com o mundo externo e das impressões recebidas pelos sentidos. Quando o funcionamento da mente for entendido, a realidade do Atma, que está além da mente, será experimentada como o único Princípio onipresente e imutável.



July 15th

A prova da chuva é a umidade do solo. Da mesma forma, a prova da verdadeira devoção está na paz da mente que o aspirante foi capaz de alcançar – a paz que o protege contra o ataque violento dos fracassos e das decepções, a calma da mente que não é agitada por perda e desonra ou perturbada por raiva, ciúme e outras paixões mais inferiores. Saiba que você é a personificação de tal paz. Qualquer um que tiver determinação, discriminação, firmeza e seriedade para alcançar a meta, a atingirá.



July 14th

Para a ave em alto-mar, voando sobre as águas azuis profundas, o único lugar de descanso é o mastro de um navio que navega naquelas águas. Do mesmo modo, o Senhor é o único refúgio para o homem que é arremessado aos mares tempestuosos desse mundo. Por mais distante que a ave possa voar, ela sabe onde achar descanso; esse conhecimento lhe dá confiança. O Nome do Senhor é como esse mastro; lembre-se sempre Dele, associe-O à Forma, e tenha essa Forma fixa no olho da mente. Ela é uma lâmpada derramando luz nos recantos do seu coração. Mantenha o Nome na língua, e Ele o afastará da escuridão interna e externa.



July 13th

Ampliem sua visão. Cultivem o espírito do amor. Sendo dotados com a forma humana, vocês devem se esforçar para desenvolver os valores humanos e não se extraviar do caminho da retidão. Preencham suas mentes com pensamentos sublimes e seus corações com sentimentos Divinos. Considerem todos como seus irmãos e irmãs. Somente então perceberão sua unidade com toda a criação. Redimam suas vidas venerando seus pais, honrando seus professores e desenvolvendo fé amorosa em Deus. Estejam conscientes da Divindade que é inerente a cada ser. Assim, vocês desenvolverão a auto-estima. Preencham suas vidas com a alegria. Estejam contentes e façam os outros felizes. Isso agradará Deus.



July 12th

Com fé na onipresença do Divino, o homem deveria se ocupar de boas ações, apreciar bons pensamentos e dedicar sua vida a boas práticas. Suas palavras deveriam ser palavras da verdade. Os ornamentos que ele deveria usar são o colar da fala honesta, os brincos do escutar o conhecimento sagrado e a pulseira da caridade. O dinheiro é da natureza do esterco. Empilhado em um lugar, ele polui o ar. Espalhe-o amplamente, disperse-o sobre os campos e ele o recompensará com uma colheita abundante. Do mesmo modo, quando o dinheiro é gasto para promover bons trabalhos, ele rende contentamento e felicidade abundantes.



July 11th

Você usa óculos com lentes coloridas e vê tudo através desses óculos. Corrija sua visão e o mundo será corrigido. Reforme-se e o mundo será reformado. Você cria o mundo de sua escolha. Você vê muitos porque procura muitos, e não o Uno. Tente incluir os muitos no Uno: primeiro a família, depois a comunidade, o estado, a nação e finalmente o mundo. Assim, caminhe progressivamente em direção a lealdades cada vez mais amplas e alcance a etapa da universalidade em pensamento, palavra e ação. Este é o empenho espiritual do Amor, pois Amor é expansão. O indivíduo precisa ser Universal e se expandir na forma cósmica do Divino.



July 10th

O corpo humano lhe foi dado para um propósito grandioso: perceber o Senhor em seu interior. Se você tivesse um carro plenamente equipado, em boas condições de corrida, você o guardaria na garagem? O carro destina-se, principalmente, a prosseguir em uma viagem. Somente assim é vantajoso possuí-lo. Assim também é o corpo. Prossiga, mova-se em direção à meta. Aprenda a usar as faculdades do corpo, os sentidos, o intelecto e a mente, para alcançar esse objetivo.



July 9th

O que Deus mais ama são as flores que florescem na árvore da vida do homem, alimentadas e nutridas pela sua própria habilidade e pela sua própria sinceridade. São as flores das virtudes crescidas no jardim do seu coração. Destas, a virtude da não-violência é a mais importante. Ela envolve muito mais que se abster de ferir seres vivos. Deveria se desistir de causar dor a qualquer ser vivo, não somente em ação, mas também em palavra e pensamento. Não se deveria nutrir qualquer idéia de machucar ou humilhar outro ser vivo.



July 8th

A natureza do amor Divino é diferente daquela do apego humano. Ela é eterna e constante. Faça dela seu único ideal. Ela é inerente a você; tudo o que precisa ser feito é manifestá-la de maneira adequada. Se há açúcar no fundo de um copo de água, você pode tornar a água doce mexendo o açúcar para dissolvê-lo. Do mesmo modo, seu coração é um copo que, no fundo, possui Divindade. Pegue a colher do intelecto e mexa o coração pelo processo do esforço espiritual. Então, a Divindade no coração permeará o corpo inteiro.



July 7th

O homem é apaixonado pela riqueza, por sua esposa e seus filhos. Isso lhe retarda cada passo e atua como obstáculo para o avanço espiritual. Naturalmente, o dinheiro é essencial ao processo de vida e trabalho, pois ele não pode ser evitado. Mas, além de um limite, as riquezas sujam a mente e geram arrogância. As riquezas devem ser utilizadas para bons propósitos, nutrindo a retidão (Dharma) e o bem-estar, e cumprindo os deveres da pessoa ao longo do caminho Divino. Se as riquezas são gastas para satisfazer desejos transitórios, elas nunca podem ser suficientes, e o ego descobre meios novos e mais odiosos de ganhar e gastar.



July 6th

A tristeza representa os pés, e a alegria é a cabeça; ambas são partes da mesma entidade. Você não pode, ao mesmo tempo, receber a alegria e rejeitar a tristeza. Você não pode ter o anverso sem o reverso. O diamante é, a princípio, somente um pedaço fosco de pedra, um seixo duro. Somente quando é cortado por um artesão habilidoso ele reluz brilhantemente, como uma chama. Permita-se ser tratado pelo Mestre, de modo que todo seu embotamento desaparecerá e você emergirá refulgente, como um diamante resplandecente.



July 5th

Não se apegue a este corpo temporário; utilize-o como um instrumento. Considere-se separado do corpo criado da conjunção dos cinco elementos. Reconheça-se como o Atma indestrutível. O corpo é a causa original de toda dor e toda miséria. Faça o corpo obedecer à sua vontade. Contemple a verdade de que o corpo e o Atma são separados. Esta prática é indispensável para compreender a verdade da sua Divindade.



July 4th

O homem pode escolher entre dois caminhos: o caminho externo, do envolvimento, ou o caminho interno, do não-envolvimento. Quando envolvido com o mundo, o homem é confrontado com os seis inimigos internos - cobiça, raiva, avareza, apego, orgulho e ódio. Quando desapegado do mundo, o homem é ajudado pelos seis amigos internos - controle dos sentidos e da mente, fortaleza, contentamento, fé e equanimidade. O corpo humano é divinizado como o templo de Deus; mas os inimigos têm que ser desalojados e os amigos admitidos antes que o Divino possa se estabelecer nesse corpo.



July 3rd

Alargue seu coração e o faça tão magnânimo quanto o coração do próprio Deus. Se você olha para um balão, no princípio, ele é plano. Se o soprar, ele fica maior e maior e, em uma fase, estourará. Ainda que comece com idéias de “eu” e “meu”, se você caminha, finalmente, para a fase onde percebe que tudo é meu e todos são um, gradualmente você ampliará sua visão e se fundirá em Deus, que é onipresente. Você deveria reconhecer a verdade de que a vida do homem consiste em fazer a viagem do estágio do “eu” para o estágio do “nós”.



July 2nd

O homem deveria ser o mestre de seu comportamento, e não ser levado pelo impulso do momento. Ele deve estar sempre consciente do que é bom para ele. Ele deveria conduzir suas tarefas diárias de modo a não fazer os outros sofrerem, e nem a ele próprio. Seja tranqüilo, sereno e controlado. Quanto mais você desenvolve a caridade por todos os seres, o arrependimento por suas próprias faltas, o temor ao pecado e o amor a Deus, mais você firmemente permanecerá em paz interior (Shanti).



July 1st

A centelha do Amor em você tem que ser cuidada e nutrida; então, cada ser será Deus, cada ato será Divino e cada reação que receber do mundo exterior estará carregada de amor e adoçada com esse néctar. Quando você ama Deus em todos os seres, Ele responde com amor. Ame Deus, ainda que a tribulação possa ser seu fardo; ame-O, ainda que seja recusado e repreendido, pois é somente no cadinho das dores que o metal é purificado e limpo de impurezas.

*************************************************************************************************

(estes pensamentos faltaram na 1ªparte e correspondem ao mês de Agosto de 1 a 24 os de 25 a 31 estão na 1ªparte peço desculpas pela confusão)


August 24th

A mensagem da vida do Senhor Sri Krishna é a supremacia do Princípio do Amor. Esta mensagem é tudo aquilo que o mundo precisa. Krishna é a encarnação do Amor. Este amor pode ser entendido somente através do amor. Ele é forte, brilhante e inquebrantável como um diamante. É extremamente precioso. Se você quiser assegurar tal amor Divino, seu amor por Deus deve ser igualmente forte, porque você só pode cortar um diamante com outro diamante. O amor gera amor. O ódio só pode gerar ódio. Portanto, se quer nutrir o amor, você tem que se livrar do ódio, da inveja e da raiva.



August 23rd

Por que o homem, hoje, é tão pateticamente atormentado pelo medo e pela ansiedade? Devemos buscar as razões fora de nós ou elas vivem dentro de nós? A razão reside na errada importância que temos dado às coisas do mundo material, ignorando os assuntos do espírito. O corpo é essencialmente um receptáculo de Deus. Ele é um templo onde Deus está instalado, onde Deus é o Mestre. Portanto, não cabe ao homem satisfazer todo capricho do corpo. Em vez disso, compreenda o corpo como um instrumento muito valioso em sua jornada para Deus.



August 22nd

O homem tem fontes de alegria e paz em seu coração, mesmo sendo uma criança. Cultive-as, dê-lhes total liberdade de jorrar e fertilizar todos os campos da atividade, esse é o verdadeiro objetivo da educação. O homem nasce para ser eternamente feliz, mas ele está sempre na miséria. Isto é trágico; ele se parece com o homem que morreu de sede embora estivesse até os joelhos na correnteza de um riacho. A fonte da felicidade está em você. A verdadeira educação deve ensinar ao homem como explorar esta fonte de alegria.



August 21st

Deus é o grande Invisível, o vasto Desconhecido. Embora não veja as raízes, nem saiba quanto se aprofundam dentro da terra, você despeja água em torno do tronco, de modo que possa alcançá-las. Você espera que as raízes absorvam a água, e que a árvore creça e produza frutos. Reconheça que, de maneira similar, Deus existe como a própria base da Criação; ore a Ele, e Ele verterá frutos em abundância.



August 20th

A educação deve cultivar a humildade e a disciplina; mas, atualmente ela está produzindo uma colheita de orgulho e inveja. “Vidya” quer dizer “Vid” (Luz) e “Ya” (aquele que dá). Portanto, a educação deve verter luz e iluminar a escuridão na mente e no intelecto. Ela não representa o mero conhecimento livresco. Ela deve clarificar o parentesco do homem com o homem e sua relação íntima com a natureza. Ela deve harmonizar as experiências anteriores de alguém com suas experiências atuais e guiá-lo a experiências benéficas no futuro. Ela deve validar o conhecimento obtido dos livros através das experiências e, no processo, fazer o homem crescer até que ele se torne Divino.



August 19th

A primeira prática espiritual que se deve adotar é o cultivo do silêncio interior, para acabar com o diálogo ininterrupto com a mente. Deixe a mente descansar durante algum tempo. Não projete nela detalhes irrelevantes, ou a polua com emanações de inveja e avareza. Cada idéia que acolhemos, tanto boa quanto ruim, fica impressa na mente. Um elemento de fraqueza e inconstância é, assim, introduzido na mente. Mantenha a mente calma e limpa. Não a agite, todo momento, por meio de seu diálogo incessante.



August 18th

Muitos de vocês têm problemas de saúde ou preocupação mental de um tipo ou de outro. Eles são meras iscas pelas quais você foi trazido à Minha presença, para que possa obter a Minha graça e fortalecer a sua fé no Divino. Na verdade, deve-se dar boas-vindas aos problemas e preocupações, pois eles lhe ensinam lições de humildade e reverência.



August 17th

Quanto maior for o número de desejos, menor a felicidade que você experimentará. Contente-se. Um homem descontente perde tudo; somente o homem contente pode experimentar a verdadeira alegria. A felicidade na vida de uma pessoa será na proporção inversa aos seus desejos. Na jornada da vida, como em uma viagem de trem, quanto menos bagagem (desejos) se carrega, maior é o conforto.



August 16th

A vida tem que ser um processo contínuo de reparo e reconstrução, de descartar o mal e desenvolver a bondade. Os grãos de arroz devem ser descascados para se tornarem arroz comestível. O algodão tem que ser convertido em fio para se tornar um tecido usável. As pepitas de ouro têm que ser aquecidas no cadinho para retirar as impurezas. O homem também deve purificar seus impulsos, emoções e desejos, e cultivar bons pensamentos, palavras e ações, de modo que possa progredir espiritualmente.



August 15th

A devoção à pátria é tão importante quanto a devoção a Deus. Quando a integridade e o patriotismo estão desenvolvidos em um indivíduo, a sua visão se amplia e a sua atitude torna-se equilibrada. A pátria não é somente um lugar no mapa ou uma extensão da terra ou uma coleção de nomes; ela é, de fato, a Mãe que alimenta tanto o corpo como a mente. Ela ensina a arte de progredir em direção ao propósito supremo da vida, isto é, a auto-realização. Ela é, deste modo, a personificação tanto de Lakshmi (a Deusa da prosperidade) como de Saraswathi (a Deusa do conhecimento).



August 14th

O fogo ardente da sabedoria (Jnana) que o convence de que tudo isto é Deus (Brahman), reduzirá a cinzas todos os traços do seu egoísmo e do seu apego mundano. Você deve se inebriar com o néctar da união com Deus. Essa é a meta suprema da retidão (Dharma) e da ação (Karma).



August 13th

Um devoto, preenchido com o amor do Senhor, acolhe aquilo que pode parecer uma punição como algo destinado ao seu bem. Mesmo quando o Senhor parece estar zangado, Sua compaixão é evidente. Mesmo na punição, a bondade de Deus será vista. Assim, ninguém deve se queixar por receber punição. Mesmo a punição é uma forma de conduzir a pessoa a Deus. Esta demonstração de ira é para salvaguardar o devoto. O devoto verdadeiro é aquele que reconhece esta verdade e dá boas-vindas a qualquer coisa que lhe acontece como algo destinado ao seu bem.



August 12th

Qualquer que seja a crise, por mais profundo que seja o infortúnio, não permita que o seu controle sobre a mente relaxe. Aperte-o ainda mais, fixando os seus olhos nos mais altos valores. Não permita que a mente se desvie da morada do coração. Faça-a curvar-se diante do Atma interior.



August 11th

O ouro impuro é derretido no cadinho e emerge brilhante e claro. A mente que se tornou impura pela paixão, pela preguiça, pela raiva e orgulho e pelas impressões de milhares de apegos e desejos, pode se tornar clara e resplandecente se for colocada no cadinho da investigação e aquecida nas brasas do discernimento. Este brilho é devido à luz da Percepção, do conhecimento de que você é o Atma.



August 10th

Quando você repete o Nome sem sentimento, raramente ele alcança o alvo. O Nome do Senhor deve ser recitado com admiração e entusiasmo, humildade e reverência. O arco deve ser esticado ao máximo antes que a flecha seja lançada; então ela perfurará o alvo. O sentimento é a força que torna o barbante esticado e faz o Nome alcançar a divindade, o portador do Nome.



August 9th

Muitos acham que é humano errar e que Bhagavan deve desculpar os seus lapsos. De fato, se eles forem realmente humanos, eles não devem, de forma alguma, cometer erros. Mesmo se às vezes um erro for cometido, de boa ou má vontade, ele não deve ser repetido. É um grave erro pensar que é natural para um ser humano errar. Seguir as ordens dos sentidos é a marca de um animal. Ser guiado pelo Atma é o sinal de um ser humano. Ninguém deve tentar justificar a sua fraqueza e seus lapsos como natural a um ser humano. Eles devem ser considerados como sinais de debilidade mental. Quando você de fato adquirir controle dos sentidos, você experimentará o poder do Divino em você.



August 8th

O homem busca a felicidade em lugares distantes e procura a paz em lugares calmos; mas o paraíso da paz está em seu coração. Mesmo quando anda sobre a lua, o homem leva consigo seus temores, suas ansiedades, seus preconceitos e suas aversões. Tenha fé em Deus e na retidão da vida moral. Então você pode ter paz e felicidade, qualquer que seja o preço que o destino lhe apresente.



August 7th

O discernimento é extremamente essencial na vida. Pode-se perguntar “isso é bom ou ruim?” e “é certo ou errado?” Devemos aceitar o bom e descartar o mau. Não é suficiente que o discernimento seja praticado apenas para objetos físicos. Devemos usar o discernimento em nossa visão – no que vemos. Devemos mostrar o discernimento em nossas palavras, no que escutamos, nos nossos pensamentos e, naturalmente, nas nossas ações e no nosso comportamento. Só então a palavra “discernimento” ganhará significado.



August 6th

Aquele que subjuga seu egoísmo, vence seus desejos egoístas, destrói seus sentimentos e impulsos mais inferiores e abandona a tendência natural de considerar o corpo como o verdadeiro ser, está seguramente no caminho da retidão (Dharma). O propósito da retidão é a fusão da onda com o oceano, a fusão do ser com o Ser Mais Elevado.



August 5th

O corpo, os órgãos de sentido, a mente e o intelecto são os instrumentos de um ser humano. Somente quando a pessoa entende os segredos desses instrumentos é que ela será capaz de compreender o Princípio Átmico. Se você não puder entender o envoltório que está vestindo, como você pode entender o mistério do Espírito infinito que habita em você? O corpo é o instrumento básico de todas as ações na vida, e para a aquisição de todo o conhecimento e habilidades. O corpo deve ser considerado, principalmente, como um instrumento da realização do Divino. O apego ao corpo pelos prazeres físicos deve ser abandonado. O corpo é essencialmente sagrado e precioso, pois ele é a residência do Atma e deve ser usado somente para objetivos sagrados.



August 4th

Veja as nuvens que vagam pelo céu. Observe que elas não têm nenhuma relação íntima e duradoura com o céu, o qual elas ocultam durante um curto espaço de tempo. Esta é a relação entre o seu corpo e você; você que é da natureza de Deus (Paramatma) e o corpo que é somente temporário, uma nuvem transitória que oculta a Verdade.



August 3rd

O fato de que em cada ser há o Supremo é uma realidade da qual não se pode escapar. Deus não sairá se for negado ou entrará se convidado. Ele está lá, no “Ser” de cada ser. Isto é a verdade, e se você quiser conhecê-la e experimentá-la, desenvolva a visão da pessoa sábia (Jnani). Assim como o telescópio permite-lhe ver coisas que estão longe, o “Jnanascópio” é essencial para ver a divindade (Brahman) imanente em tudo.



August 2nd

Os impulsos impuros atam-no à roda da existência mundana (Samsara) e atam-no a este mundo. A árvore gigantesca chamada mente tem duas sementes: impulsos (Vasana) e energia vital (Prana). A semente torna-se árvore, a árvore produz a semente. A energia vital move-se por causa dos impulsos. Os impulsos agem por causa da energia vital. Mas, se os impulsos benéficos são estimulados, eles não prenderão a mente. Eles se parecem com sementes que são fritas, que não crescerão. Esses impulsos são caracterizados por atividades como a associação com pessoas sagradas, reverência ao guru, caridade, firmeza, amor, paciência, verdade, coragem, controle dos sentidos etc.



August 1st

Somente aqueles que se preencheram com o amor e vivem na luz de tal amor são chamados homens. Aqueles destituídos de amor são demônios. Os preenchidos com o amor são incapazes de malevolência, egoísmo, injustiça, iniqüidade e conduta imprópria. Mas, naqueles que não têm nenhum amor, as qualidades acima mencionadas são predominantes. Entende-se por amor o que é puro, desinteressado, firme e destituído da impureza.

*************************************************************************************************

Exibições: 43

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço