Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Data: 02/08/58 – Ocasião: Viagens - Local: Venkatagiri
Eu não tinha qualquer plano de falar-lhes esta tarde; mas certamente não preciso de preparação. Minha Vontade (Sankalpa) e a realização dela são instantâneas. Sri Subbaramaiah falou há pouco de alguns princípios importantes que devem nortear a vida, como o cultivo das virtudes, o desenvolvimento do caráter, o controle do ódio, etc. Conselhos como este são dados de uma centena de palanques todos os dias e as pessoas ouvem e partem; elas não praticam o que ouvem e, assim, as coisas permanecem como estão. Isto acontece porque aqueles que dão muitos conselhos não seguem o que pregam; devem eles mesmos ser o exemplo dos valores que ensinam. Como os homens cegos que descreveram o elefante, eles descrevem as vantagens de adquirirmos virtudes e os benefícios de contermos o ódio mais pelo que ouviram contar do que por sua própria experiência.
Hoje, há uma inquietação profundamente enraizada em cada indivíduo porque não há harmonia interior.
As normas de conduta para as castas e estágios da vida, que provêm de eras, prescrevem um tipo de conduta; os livros que lemos prescrevem outra; a experiência fornece conselhos conflitantes. Mas a paz depende da mente e da sua consciência do segredo do equilíbrio. O corpo é a hospedaria, o indivíduo é o peregrino e a mente é o vigia. A mente procura por alegria; ela sente que a alegria pode ser obtida neste mundo através de fama, riqueza, terras e propriedades, de outros indivíduos ou parentes; mais ainda, ela constrói imagens de um paraíso onde há uma alegria mais intensa por um tempo maior;
finalmente, descobre que a alegria eterna, que nunca diminui, só pode ser obtida fixando-se na Realidade de seu próprio Ser Interno, que é a própria bem-aventurança.
Ceder ao Desespero Piora os Problemas
O princípio da vida é como o grão coberto pela casca de a ilusão, tal como o arroz é envolvido por seu invólucro. A ilusão precisa ser removida; o princípio da vida precisa ser fervido, amaciado e assimilado, de maneira que possa contribuir para a saúde e o vigor. O arroz macio pode ser comparado ao Ser Supremo. A mente deve ser utilizada para este processo; ela deve se fixar na verdade e no eterno. Para remover a casca da ilusão, o discernimento é o instrumento.
Desenvolvam o poder do discernimento e descubram o que é e o que não é permanente, o que é e o que não é benéfico. Mesmo na escolha de um guru, vocês devem utilizar o discernimento. Nem todas as nuvens são portadoras de chuva. Um verdadeiro professor será capaz de atrair seguidores de longe simplesmente por causa de sua personalidade. Ele não precisa ser descrito em termos resplandecentes;
sua presença será sentida se os aspirantes se apressarem em ir até ele, como as abelhas em direção ao lótus que está em plena florescência.
Procurem a luz sempre; estejam cheios de confiança e entusiasmo. Não se deixem levar pelo desespero, pois este nunca poderá produzir resultados. Ele só piora os problemas, pois obscurece o intelecto e os mergulha na dúvida. Vocês precisam tomar o caminho da prática espiritual muito entusiasticamente. Passos indecisos e sem entusiasmo não renderão frutos. É como limpar uma área cheia de lama com um jato d’água. Se o jato for fraco, a lama não será retirada. O jato deve fluir plena e rapidamente, levando tudo na sua frente, de maneira que a lama possa ser toda removida.
A Libertação Pode Ser Adquirida Por Meios Sutis
Eu lhes falarei apenas destes primeiros passos, pois são os mais importantes para os aspirantes espirituais; e vocês todos são aspirantes ou estão predestinados a se tornarem um. Diz-se: A liberação pode ser atingida por meios sutis (Verso das Escrituras Sagradas). Tratem os outros da mesma maneira que gostariam que lhes tratassem. Nunca remoam o passado; quando o pesar lhes subjugar, não busquem por incidentes semelhantes em seu passado, somando-os à sua dor; procurem, ao contrário,
incidentes em que a dor não batera à sua porta, quando vocês eram felizes. Busquem consolo e força em tais memórias e ergam-se acima das águas do pesar que se elevam. As mulheres são consideradas fracas porque cedem à raiva e ao pesar muito mais facilmente que os homens; desse modo, Eu pediria a elas esforços redobrados para superar estas duas coisas. A repetição do Nome de Deus é o melhor antídoto para isto e se simplesmente homens e mulheres o praticarem, o Senhor virá socorrê-los. Isso
lhes infundirá a fé de que tudo é a Vontade de Deus e lhes ensinará que não têm o direito de exultar ou de se desesperar.
Organização Sri Sathya Sai do Brasil
www.sathyasai.org.br
2
Quando vocês vão ao médico, têm que tomar os remédios que ele prescreve e seguir seus conselhos e instruções. Não faz sentido culpá-lo se não cumprirem as prescrições. Como poderá curá-los se vocês não tomarem os remédios ou seguirem as restrições que ele impuser ou a dieta que estabelecer? Façam como Eu digo, sigam Meu conselho e então observem o resultado.
É um sinal de tolice ficar remoendo sobre os infortúnios e erros que cometeram e punirem a si mesmos ao se privarem de alimentação. É uma maneira infantil de correção. Qual é a vantagem de tratar mal o corpo com o propósito de corrigir a mente?
Mesmo que vocês não possam amar aos outros, não os odeiem nem sintam inveja deles. Não compreendam equivocadamente seus motivos nem façam deles um escândalo; se lhes fosse dado conhecer, os motivos deles poderiam ser tão nobres quanto os seus, ou as suas ações poderiam ser devidas à mera ignorância, ao invés de por maldade ou fraqueza. Perdoem as falhas de outras pessoas, mas tratem severamente as suas.
A cultura sagrada desta terra milenar foi espoliada por apenas uma impureza: a intolerância com o sucesso, a prosperidade e o progresso alheios. Se não puderem ajudar alguém, ao menos evitem lhe fazer mal ou causar-lhe dor. Isso por si só é um grande serviço. Que direito têm de criticar os outros ou de falar mal deles? Quando vocês dizem que nada pode ocorrer neste mundo sem a Vontade d’Ele, porque ficar aborrecido ou bravo? Seu dever é o de se limparem engajando-se na sua purificação interior. Esse esforço lhes trará a cooperação de todos os homens de bem e sentirão a fortaleza e a alegria brotando de dentro de vocês.
Publicação em Português: Palavras de Sathya Sai - Vol 1 - Discurso 12 - 12/1999
Publicação Original: Sathya Sai Speaks - Vol 1 - Discurso 12 - 12/1958

Exibições: 46

Respostas a este tópico

Muito elucidativas essas palavras, muito obrigado.
Francisco Cândido Xavier / Emmanuel - Tolerância é Caminho de Paz
"...Vivei em paz..."Paulo, (II CORÍNTIOS. 13:11.)

Não julgues esse ou aquele companheiro ignorante ou desinformado porquanto se aprendeste a servir, já sabes compreender.
Diante de criaturas que te enderecem qualquer agressão, conversa com naturalidade, sem palavras de revide que possam desapontar o interlocutor.
Perante qualquer ofensa, não percas o sorriso fraternal e articula alguma frase, capaz de devolver o ofensor à tranqüilidade.
Nos empecilhos da existência, tolera os obstáculos sem rebeldia e eles se te farão facilmente removíveis.
No serviço profissional, suporta com paciência o colega difícil, e aos poucos, em te observando a calma e a prudência, ele mesmo transformará para melhor as próprias disposições.
Em família, tolera os parentes menos simpáticos e, com os teus exemplos de abnegação, conquistarás de todos eles a bênção da simpatia.
No trânsito público, não passe recibo aos palavrões que alguém te dirija e evitarás discussões de conseqüências imprevisíveis.
Nos aborrecimentos e provações que te surgem, a cada dia, suporta com humildade as ocorrências suscetíveis de ferir-te e a tolerância se fará a trilha de acesso à felicidade, de vez que aceitarás todos os companheiros do mundo na condição de filhos de Deus e nossos próprios irmãos.

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço