" AQUELE QUE DESCOBRIR O SENTIDO DAS MINHAS PALAVRAS
NÃO PROVARÁ A MORTE "- JESUS
Esta primeira palavra de Jesus referida por Tomé, o Apóstolo, logo revela o caráter místico do Evangelho de Tomé ou Thomas Dydimus.
Os livros sacros usam a palavra “morte” tanto em sentido físico como metafísico e aqui “morte” quer dizer a permanência no plano do ego humano, ignorando o Eu divino do homem; porquanto nenhum homem se imortaliza pela mentalização do seu ego, mas tão-somente pela transmentalização rumo a seu Eu, ao seu Atman, à sua Alma, que é o espírito de Deus em forma individual.
Já no livro do Gênesis, a palavra “morte” é usada em sentido metafísico, quando os Elohins, as potências divinas, dizem a Adão: “Se comeres do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (do ego), logo morrerás”. Adão comeu desse fruto e viveu ainda diversos séculos.
O texto não se refere à morte do corpo físico, mas sim à morte pelo ego mental.
O homem, pelo despertamento da ego-consciência, permanece no plano da mortalidade. Somente subindo ao plano superior da “árvore da vida” é que ele entrará na imortalidade.
O homem pode mortalizar-se e pode também imortalizar-se.
A serpente do Gênesis simboliza o ego mortal e o poder que esmagará a cabeça da serpente representa o Eu imortal.
Esse processo evolutivo do ego-mortal para o Eu-imortal, vai através de todos os livros sacros. O próprio Cristo se identifica com o Eu-imortal quando se compara à “serpente erguida às alturas”, que preserva da morte os que haviam sido mordidos pelas serpentes rastejantes do ego humano.
Na Filosofia Oriental, aparece a palavra kundalini, cujo radical kundala, significa serpente, símbolo da energia cósmica. A kundalini dormente no chackra inferior da coluna vertebral representa o subconsciente do homem primitivo. Quando ela desperta e rasteja horizontalmente, entra o homem na zona do ego-consciente e, quando kundalini se verticaliza e atinge as alturas, então entra o homem no mundo do cosmo-consciente, onde ele se imortaliza.
O homem é potencialmente imortal ou imortalizável, mas não é atualmente imortal, se assim fosse, não poderia sucumbir à morte metafísica.
A imortalização ou imortalidade atual é a conquista suprema da consciência cosmo-crística do homem.
Nesse sentido afirma o Evangelho:
“A tal ponto amou Deus o mundo que lhe enviou seu filho unigênito, para que todos aqueles que com ele tenham fidelidade não pereçam, mas tenham a vida eterna”.
Também a história do filho pródigo usa a palavra “morto” em sentido metafísico: O pai daquele jovem diz que seu filho estava morto e reviveu, estava no ego e passou para o Eu. E toda a subsequente alegria e solenidade só se compreende quando se sabe que simboliza a apoteose de um ser humano que se auto-realizou, passando da ego-consciência mortal para a Eu-consciência imortal.
Também no caso do discípulo que queria sepultar seu pai antes de atender ao convite de Jesus, o Mestre usa a palavra “morte” em dois sentidos, físico e metafísico:
“Deixa os (espiritualmente) mortos sepultar os seus (fisicamente) mortos”.
O Credo Apostólico afirma que o Cristo julgará os vivos e os mortos, isto é, os que vivem na cosmo-consciência e os que ainda rastejam na ego-consciência.
Tomé refere as palavras do Cristo divino proferidas através do veículo da personalidade humana de Jesus:
“Quem descobrir o sentido das minhas palavras não provará a morte”,
quem compreender pela intuição o sentido profundo das palavras, esse não ficará no plano do ego humano, mas se imortalizará pela consciência do Eu divino.
Compreender não é inteligir, entender, mas é saber ou saborear com todas as potências do espírito.
Essa sapiência ou saboreamento espiritual, só acontece ao homem quando ele se abre rumo ao Infinito em cosmo-meditação, em Cristo-conscientização.
A verdadeira meditação é uma invasão Cristo-cósmica na alma do homem.
Enquanto o homem é ego-pensante, nada de grande lhe acontece mas, quando ele se torna cosmo-pensado, cosmo-agido, cosmo-vivido, então lhe acontece a invasão cósmica do espírito de Deus, que resolve todos os problemas da vida terrestre e introduz o homem na vida verdadeira.
Com estas palavras de Jesus Tomé já antecipa uma verdadeira síntese de todas as verdades seguintes.
E , à luz dessa intuição mística, indigitou ele o caráter fundamental da sua mensagem.
A tal ponto Tomé descreu no princípio que, por fim, ultrapassou todo o descrer e também todo o crer e atingiu as culminâncias de um saber e saborear crístico.
Huberto Rohden
O Quinto Evangelho
**********************
AMADO ANJO DE LUZ
POR ISSO AME INCONDICIONALMENTE PORQUE
SO O AMOR O FARÁ PLENO E SÁBIO
Beijo amoroso da SOL
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»
A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2024 Criado por Fada San. Ativado por
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz