Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar


Muitos leitores do Blog tem demonstrado dúvidas com relação à meditação.
O que é, como se faz, etc...

Encontrei algum material que explica de forma rápida e simples como meditar.

Enigmas do cérebro - meditação é usada como tratamento para doenças

"Existem centenas, talvez milhares, de técnicas de meditação. Cada um deve descobrir a que melhor combina consigo e a que produz melhores resultados. Alguns preferem meditar com mantras, muitos gostam de observar a respiração e outros usam imagens ou símbolos. Porém, o que essas técnicas têm em comum é o fato de despertarem o observador passivo.

Eu chamo de observador passivo aquela parte nossa que se mantém distante da turbulência da nossa vida diária. Ele é como um sábio que olha o vilarejo do alto de uma colina. Ele vê as pessoas correndo de um lado para outro, as crianças brincando, um cachorro procurando comida, alguém morrendo, um bebê nascendo, a geada queimando a colheita e nada disso o afeta

Ele permanece sentado no alto de seu monte, eqüânime, pois sabe que a dor ou a alegria brotam da mesma fonte e nenhuma delas é permanente. 

O observador passivo sabe que a verdadeira felicidade pertence ao Eu-Superior e que quando estamos conscientes dele, nada mais nos afeta. 

Mas ele também é um grande professor. Se você ficar com alguém 24 horas por dia observando como ele come, como se veste, como fala e age, como dorme, no final de uma semana você conhecerá muito dessa pessoa. Assim, se nos observarmos tempo suficiente, aprenderemos muito a nosso respeito. Aprenderemos como é que funcionamos, como agem nossos pensamentos e sentimentos, como eles influenciam nossas escolhas, etc. 

Quando desenvolvemos o observador passivo, podemos olhar de longe a paisagem de nossa vida e encarar os desafios que ela nos propõe com insenção de ânimos, sem deixar que o emocional nuble nossa percepção.
 

É por isso que é tão fácil aconselhar um amigo com problemas. Como não estamos envolvidos emocionalmente, temos uma visão panorâmica da situação e podemos perceber as falhas e as possibilidades que ele não vê

Quando olhamos as coisas com uma certa distância, entendemos o contexto e os motivos por trás dos fatos. E, com essa compreensão, podemos encontrar saídas criativas, podemos ver portas onde antes parecia existir apenas muros. 


A TÉCNICA

Sente-se confortavelmente e faça algumas respirações profundas (*).

(*) Nota Stela -  O video abaixo ensina a Respiração HA... 
fácil de aprender e excelente para se fazer antes da meditação.

APÓS A RESPIRAÇÃO:

Comece a observar os pensamentos que lhe chegam. 
Tome consciência deles e deixe que sumam em seguida. 
Não os evite nem os incentive.

(nota Stela: não julgue os pensamentos que surgirem como "bons" ou "maus"... simplesmente os observe e deixe eles irem...)

Não dê continuidade a nenhum pensamento. 
A tendência da mente é fazer associações. 

Quando vem o pensamento "preciso pagar uma conta no banco" a mente dá continuidade: "será que tenho dinheiro suficiente? Se não tiver, posso pedir emprestado ao fulano. Caso ele não possa emprestar...". E assim vai. Portanto, corte o fio antes que toda a meada se desenrole.

(nota Stela: e o corte é feito apenas observando...)

Tente ver cada pensamento como um quadro estático, como uma cena de um grande video-clip que não merece muita atenção.

A mente está representando uma grande peça diante de você. 
Mas você não é o protagonista. Você é apenas o expectador

Portanto não se envolva.

Caso haja uma grande confusão de pensamentos fluindo, apenas "olhe" essa confusão. 

Não tente controlar seus pensamentos, deixe que eles venham da maneira que vierem.
( nota Stela: olhe-os como nuvens passando num céu azul) 

Não espere nada de especial da sua meditação: fogos de artifício explodindo diante de você, deuses e iluminados desfilando, flores de lótus ou luzes maravilhosas. As imagens que surgem podem ser apenas produto da atividade mentaltruques da mente para distraí-lo.~

Portanto, continue apenas observando como outro pensamento qualquer. Não se envolva com a beleza ou beatitude delas. Se elas forem mais que um produto da mente, você saberá.

Com a prática contínua você será capaz de manter a mente em branco e ouvir a voz de sua intuição que também é um atributo do observador passivo"

(autor desconhecido)

Nota Stela:  o video abaixo, mostra como os pensamentos, simbolizad...

Quanto mais simples a técnica, melhor. Não é necessário técnicas mirabolantes. O importante é aprender a calar a mente, ficar no silencio interior centrado na Luz Interna... o resto, é consequencia.

Para isso, é necessário criar-se o hábito de meditar... é como tomar banho, comer, dormir.
Pode-se começar com 5 minutos diários... e, naturalmente, o tempo vai aumentando sem que haja esforço para isso. Aliás, esforço e expectativas são as ultimas coisas que se deve sentir em relação à meditação. O importante é escolher uma hora e local em que você tenha certeza de que não será interrompido por pessoas, campainha, telefone.

O tempo ideal é de 20 minutos, mas isso se alcança facilmente com a prática diária.
Se sentir qualquer tipo de incômodo durante uma meditação, pare e não forçe.

Entrar no silencio interior é exatamente isso: silêncio interior....
Quando os pensamentos se acalmam, o silencio vem. 

E este silêncio fala muito... nos traz paz, equilibrio, saúde fisica, emocional e mental.
Para expandir a Chama Trina e a energia do Cristo Interno, pode-se, depois de realizar a respiração, visualizar um Sol Dourado no centro do peito (chacra cardíaco), sentir esta energia se expandindo e depois se entregar à ela. 

Abaixo, um video que explica os passos básicos para meditar.
Abaixo, outro video com uma meditação conduzida.
Nele, se aprende a relaxar. 

É importante aprender a relaxar e se aquietar internamente, para que se possa mergulhar no silencio interior.

Com o tempo, você mesmo cria sua própria meditação, aprendendo a respirar, relaxar e permanecer centrado em sua própria Luz interna. Não é preciso ficar visualizando isso ou aquilo... apenas se entregue e sinta a Luz, pois seu Eu Superior, ou Divina Presença, faz o resto. Apenas permita....

Coloquei alguns exemplos e explicações para que isso se torne mais fácil de compreender.
O importante mesmo, é ter disciplina e ritmo - fazer todos os dias, porque assim vamos criando um campo à nossa volta que nos ajuda a encontrar o centro rapidamente quando precisamos, sem entrar nas emoções. 

Quem quiser saber mais sobre a Presença EU SOU, Chama Trina, chacras e como tudo isso tem influência em nosso ser, leia a mensagem que postei sobre o assunto, onde tem o Decreto do Manto de Luz, excelente para se fazer antes de começar a meditação. Clique aqui  para ler.


VIDEO: Eckhart Tolle - O que é Meditação?
Tempo para Meditar 

Se, depois de seguir o caminho espiritual por muitos anos, você não tem uma prática forte, é porque não contemplou suficientemente a impermanência.
Pense cuidadosamente no que importa, de verdade, agora; pergunte-se o que deixará para trás e o que poderá levar, quando morrer. Mesmo que encontrasse um tesouro escondido, não poderia carregar com você. Sua prática, entretanto, é como uma moeda especial que irá com você através da fronteira da morte, vida após vida.

Se disser que não tem tempo para meditar, você não entendeu, de verdade, a impermanência. Você pode trabalhar oito horas por dia, mas ainda tem dezesseis horas sobrando. Alegar que não tem tempo, que tem responsabilidade por seus filhos e um trabalho, não é desculpa. 

O eminente rei do Darma, Indrabhuti, governava todo um reino e, ainda assim, conseguiu alcançar a iluminação em uma única vida. 

Muito poucos de nós temos tantas responsabilidades quanto ele. Se formos diligentes, sempre será possível encontrar tempo suficiente. Se não, sempre encontraremos uma razão para não praticar. 

Somente depois da morte é que não teremos tempo. 
Até lá, mesmo que estejamos doentes ou ocupados, temos tempo.
Chagdud Tulku Rinpoche (Tibete, 1930 – Brasil, 2002)
“Portões da Prática Budista“,

Fonte: Blog Samsara
http://samsara.blog.br/ 

Exibições: 111

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço