Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

                                                   O MISTÉRIO DO LIVRE-ARBÍTRIO


Muitos representantes da chamada "ciência exata" negam a realidade do livre-arbítrio, afirmando que, num Universo regido por leis férreas e imutáveis, não há lugar para o fenômeno da liberdade, que, segundo eles, seria indeterminismo, incompatível com um cosmo governado por um determinismo absoluto e universal.

Determinismo é causalidade.

Indeterminismo seria não causalidade.

Na zona do suposto indeterminismo o livre arbítrio, haveria algo como não causalidade, um feito sem causa, quando o cosmo é uma cadeia de causa e efeito, uma concatenação infalível de um precedente causante e de um consequente causado. O indeterminismo do livre-arbítrio seria, segundo esses cientistas, um efeito sem causa, o que é anticósmico e, portanto, inadmissível.

Repondemos que o livre-arbítrio não é indeterminismo, efeito sem causa, mas é autodeterminação, em vez de alo-determinismo.

O livre-arbítrio é o poder de ser causa própria.. No setor do determinismo (ou alo-determinismo) tudo depende de uma causa ou uma causação externa, alheia - ao passo que na auto determinação, ou liberdade, atua uma causa própria, interna;  o ser livre é um autoagente, e não mais um alo-agido; um autocausante, e não mais um alo-causado. A substância do autós libertou das circunstâncias escravizantes do álos.

No ser livre há uma substância autoagente, que o liberta das circunstâncias alo-agidas. Nos seres não livres não há consciência de uma substância central auto causante, há somente circunstâncias periféricas alo-causadas.

Em vista disto escreveu, séculos atrás, o grande Spinoza, que há no Universo uma única substância, que se manfesta em muitas circunstâncias, o único UNO que se revela através de muitos VERSOS _ UNI-VERSO. Ou, na linguagem desse monista cósmico "Deus é alma do Universo, e o Universo é o corpo de Deus".. Alma correspode à idéia de causa, uno, corpo, significa efeito, verso. O Universo é um sistema de causa una que atua através efeitos múltiplos. Essência Infinita manifestada em Existências Finitas.

Liberdade, em sentido absoluto, total, perfeito, é idêntica a essa Causa Una e Única. Quando um ser finito se torna consciente da presença dessa Causa Una e Única então este ser participa da liberdade de Ser Absoluto, e se torna, por participação, livre na medida de sua consciência ou conscientização.

Podemos, pois, afirmar que tanto mais livre é um ser finito quanto mais consciente ele for da presença do Ser Infinito em si. A participação na liberdade do Ser Infinito por parte de um ser finito está na razão direta da consciência que esse ser finito tem da presença do Ser Infinito.

É inegável, como já dissemos alhures, que a Realidade Infinita está em todas as Facticidades Finitas, uma vez que a Realidade Infinita é Onipresente, é Presença Universal, sem qualquer ausência parcial. Mas não é o fato objetivo da Realidade Infinita que torna livre o ser finito; se assim fosse, toda a natureza infra-hominal - mineral, vegetal, animal - seria livre, vez que nela está presente a Realidade Infinita. Entretanto, o que gera a liberdade não é a presença objetiva da Realidade Infinita, mas, sim a consciência subjetiva que um ser tenha dessa presença.

O grau de liberdade é diretamente proporcional ao grau de consciência que um ser finito tem tem da presença do Ser Infinito. Se esse grau de consciência for zero, a liberdade do ser é igual a zero; se o grau de consciencia for 10, a liberdade desse ser é 10; se seu grau de conscência relativamente à presença da Realidade Infinita for 100, então a  liberdade desse ser é igual a 100.

A evolução ascencional de um ser, digamos do homem, consiste, essencialmente, pois, na evolução do seu consciente relativamente à presença da Realidade Infinita nele. Com outras palavras: a perfeição de um ser consiste no grau de harmonia entre o consciente finito e a Ralidade Infinita. Essa harmonia entre o consciente e a realidade também se chama VERDADE.

E é por isso que o maior sábio que humanidade conhece disse:

"Conhecereis a Verdade, e a Verdade  vos libertará."

A minha harmonia consciente entre o meu Finito e o Infinito me liberta de toda a escravidão e alo-determinismo, e me introduz na perfeita liberdade da autodeterminação.

Liberdade é, pois, a conscientização da Realidade - que se chama VERDADE.

A maior ou menor harmonia entre a minha consciência humana e a realidade cósmica determina o grau da minha liberdade - a VERDADE - que me liberta.

Ora, sendo que a Realidade cósmica é perfeita vida e saúde, a minha vida e saúde dependem do grau de harmonização consciente que eu estabeleça entre mim e a vida e saúde do Universo.

Isso é  Cosmoterapia. que é uma harmonização consciente ente o ánthropos e

o kósmos. O Uno da perfeita vida e saúde do Universo cura o VERSO da vida e saúdes imperfeitas.

O meu ego é um VERSO imperfeito.

O meu Eu é o UNO perfeito.

O meu perfeito Atman cura o meu imperfeito Aham.

Se eu tiver a consciência nítida de que o meu Atman é a essência do meu Aham - que "eu e o meu Pai somos um , que eu estou no Pai, e o Pai está em mim" -, então tenho perfeita vida, saúde e felicidade.

"Eu já venci o mundo."



                                           Huberto Rohden

                              (de sua obra COSMOTERAPIA)

Exibições: 78

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço