Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Autor: Roberto Mendonça Maranho

Disponíveis no Blog: GOTAS DE LUZwww.betomendonca.zip.net

 

O Agora

 

O calendário e o relógio são necessários em nossa vida prática. Traçar planos, buscar metas, cumprir compromissos. Mas deixemos de lado o tempo do relógio. Olhemos para dentro de nossa mente. Vivemos cada dia com nossa mente sempre presa ao passado ou ao futuro. Raramente ela está no momento presente, o Agora. Em algumas situações conseguimos ter a mente plenamente atenta ao momento presente, como em uma situação de perigo – quando diante do risco nossa mente se esvazia, deixando o passado e o futuro de lado e se concentrando plenamente no Agora.

O verdadeiro “Eu” de cada um não é a situação de vida que estamos tendo, como conquistas, derrotas, dificuldades, prazeres... Muitas vezes nos apegamos a esses acontecimentos, que alimentam uma falsa idéia de “Eu interior”. Esse falso “Eu interior” se identifica de tal forma com esses acontecimentos e situações que a vida oferece que ficamos presos a eles. Ficamos presos ao nosso passado. Uma doença e sofrimento podem representar uma punição que pensamos merecer, ou uma postura na posição de vítima. Como essa identificação alimenta a idéia do nosso falso “Eu interior” acabamos inconscientemente escolhendo manter essa situação em nossa vida. É necessário sabermos nos perdoar, nos libertar de nosso passado e da tentativa de antecipar o futuro. Estando com a mente sempre presa ao passado ou projetando o futuro, negamos o presente. Nasce daí grande parte do sofrimento humano. O desconforto, a ansiedade, a tensão, o estresse, a preocupação, todas essas formas de medo são causadas por excesso de foco no futuro.  A culpa, o arrependimento, o ressentimento, a tristeza, a amargura, todas as formas de incapacidade de perdão são causado por excesso de foco no passado.

Quando conseguimos acalmar o imenso mar de pensamentos em nossa mente estamos mais próximos de estar em contato com nosso verdadeiro “Eu”. A meditação, técnicas de respiração e de foco da atenção são alguns instrumentos para se chegar ao estado de uma mente mais calma, tendo momentos livres do imenso fluxo de pensamentos. A conexão com nossa verdadeira essência nos trás uma imensa paz interior. Encontrando esse estado de paz fica mais fácil encarar os desafios exteriores e nossa situação de vida, ficando livre da dependência do clico de prazer e sofrimento, com paz e serenidade e muitas vezes vivenciando verdadeira felicidade. (Dica de leitura: O Poder do Agora – Eckhart Tolle – Editora Sextante)

**********

O Observador

 

Um passo no sentido de nos aproximarmos de nossa essência divina é conseguirmos nos dissociar do emaranhado de pensamentos ligados ao passado e ao futuro, que de forma involuntária ou inconsciente, são gerados pela nossa mente.

A mente é uma ferramenta muito poderosa. Um exemplo muito simples para percebemos sua força contra nós mesmos é quando, por exemplo, não conseguimos parar de pensar em determinado assunto que nos incomoda. Mesmo sabendo que pensar naquele assunto, naquele momento, é inútil, sentimos que é impossível desviá-lo, e isso acaba por nos atrapalhar de alguma forma.

É importante entendermos que não somos a nossa mente. Somos algo muito mais profundo, do qual a mente é apenas uma parte.

Uma forma de experimentarmos esta consciência é adotarmos a postura de observar os pensamentos. Como se o nosso verdadeiro Ser se concentrasse em observar a própria mente. Como “observador”, devemos nos colocar fora do pensamento, e apenas observá-lo, de forma imparcial, sem qualquer julgamento.

Uma vez que o “observador” está presente, a mente começa a perder o controle que exerce sobre nós, e experimentamos por alguns momentos que é possível controlar estes pensamentos involuntários, este estado de desconforto básico. Nesse momento uma nova dimensão da consciência surge. Ao observarmos o pensamento, sentimos uma presença consciente, que é o nosso Eu Interior mais profundo – a nossa essência divina.

Da mesma forma que nossa mente gera pensamentos involuntários, ou inconscientes, ela também gera nossas emoções, que são reflexos destes pensamentos. Ambos são processos involuntários. Também podemos testemunhar o poder da nossa mente observando a força que nossas emoções exercem sobre nós.

Assim como podemos nos colocar como “observadores” dos nossos pensamentos, podemos fazê-lo também com emoções indesejadas, como o medo, por exemplo, quando este nos impede de buscarmos nossos objetivos.

Ao “observarmos”, é possível nos encontrarmos com nós mesmos, nosso verdadeiro Ser, em meio ao mar de pensamentos e sensações gerados pela nossa mente. Ao nos conectarmos com essa essência divina, nosso Eu Interior, experimentamos momentos de paz, alegria, e grande serenidade.

(Referência Bibliográfica: “O Poder do Agora: um guia para a iluminação espiritual", Eckhart Tolle, Editora Sextante, 2002.)

Autor: Roberto Mendonça Maranho

Disponíveis no Blog: GOTAS DE LUZwww.betomendonca.zip.net

Exibições: 14

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço