Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

O QUARTO REI MAGO ( TEXTO DE HENRY VAN DYKE)

 
 
 
 
 
 
O QUARTO REI MAGO
a partir  um texto de Henry Van Dyke)

 

Desde o inicio conhecemos a história dos três reis magos que viajaram do Oriente para Belém para adorar a Jesus e lhe ofertar as dádivas de ouro, incenso e mirra. Mas poucos conhecem a história do quarto rei mago que também viu a estrela e resolveu segui-la, e do seu grande desejo de adorar o Rei Menino e lhe oferecer as suas prendas. Eis aqui, então, a história de Artaban.

 

Artaban morava nas montanhas da Pérsia. Era um homem de posses, com a fisionomia de um sonhador e a mente de um sábio. Um homem de coração manso e espírito indominável. A sua morada era rodeada de jardins bem tratados com árvores de frutas e flores exóticas. Suas vestes eram de seda fina e o seu manto era da mais pura lã.

 

 

Numa noite, reunindo-se em conselho de uma antiga religião persa (Zoroastrismo) com outros membros, lhes falou sobre a profecia que dizia:“os homens vão ver nos céus, em tempo apontado pelo Eterno, a luz de uma nova estrela e nesse dia, nascerá um grande profeta e Ele dará aos homens a vida eterna, incorruptível e imortal, e os mortos viverão outra vez! Ele será o Messias, o Rei de Israel”. A seguir, informou a todos que havia visto, junto com seus três amigos: Gaspar, Melchior e Baltazar, esta nova estrela, e manifestou seu desejo de segui-la. Disse-lhes que já havia vendido o seu patrimônio e comprado uma safira, um rubi e uma pérola para oferecer como tributo ao Rei. E ao fim deste relato convidou a todos para seguirem com ele naquela peregrinação. Porém, um véu de dúvida cobriu as faces de seus amigos e, um a um, todos o deixaram, dizendo-lhe ser um sonhador.

 

 

Naquela mesma noite,Artaban, ainda que sob o descrédito dos seus amigos, preparou o seu melhor cavalo ainda de madrugada e saiu às pressas, pois, para encontrar-se no dia marcado com Gaspar, Melchior e Baltazar, que já estavam a caminho, ele precisaria cavalgar noite e dia.

 

 

Já escurecia e ainda faltavam umas três horas de viagem para chegar ao ponto de encontro (e ele precisaria estar lá antes de meia noite ou os três magos não poderiam demorar mais à sua espera), quando em meio ao galope, seu cavalo, numa curva da estrada, se assustou com algo sob o reflexo da lua. O cavaleiro parou. Havia um homem caído, com a pele seca, amarelada, e que já se apresentava com o frio da morte. Artaban, depois de examiná-lo, deu-o como morto; voltou-se com o seu coração triste, pois nada mais haveria a ser feito em benefício daquele homem. Mas, ao levantar-se, sentiu que a mão do homem agarrou-se ao seu manto. Surpreso, mostrou-se indeciso; o homem estava vivo, então teria de socorrê-lo, mas a sua demora ali poderia acarretar um desencontro com os seus amigos, que partiriam sem a sua companhia. Era preciso seguir a estrela! E não era oportuno ficar sem ver o Rei só para dar um pouco de água e assistência a um pobre hebreu que já estava nas garras da morte. Mas Artaban, tomado de misericórdia, mudou de idéia, carregou o hebreu para a sombra de uma palmeira e tratou-o por horas até que ele se recuperasse. Antes de sair, porém, o hebreu lhe indaga: "Quem és tu?" ao que o mago responde: "Sou Artaban e vou a Jerusalém à procura daquele que vai nascer: O Príncipe da Paz e Salvador de todos os homens. Não posso me demorar mais, mas aqui está o restante do que tenho: pão, vinho, e ervas curativas."

 

 

O hebreu então, erguendo as mãos aos céus lhe disse: "Que o Deus de Abraão, Isaac e Jacó o abençoe; nada tenho para lhe pagar, mas ouça-me: Os nossos profetas dizem que o Messias deve nascer, não em Jerusalém mas em Belém de Judá."

Após o breve diálogo, e deixando com o hebreu as suas provisões e curativos, Artaban partiu à procura dos outros magos.

Chegando ao lugar combinado, não encontrou os seus companheiros. Nem sinal da caravana de camelos. Então, num monte de pedras, ele achou um pergaminho com a seguinte mensagem: “Artaban, não pudemos mais te esperar, seguimos ao encontro do Messias. Aguardamos que você nos siga através do deserto.”  Artaban entrou em desespero. Como poderia atravessar o hostil deserto sem ter o que comer e com um cavalo cansado? Decidiu então regressar à Babilônia, e lá vendeu a sua pedra de safira, comprou camelos e provisões suficientes para a longa viagem. E continuou a sua jornada pelo deserto, até chegar a Belém, levando um rubi e uma pérola para oferecer ao Rei.

 

 

Caminhando pelas ruas desertas daquela pequena vila, Artaban ouviu, de uma casinha pobre com a porta entreaberta, a voz de uma mulher cantando suavemente. Entrou e encontrou uma jovem mãe acalentando o seu filhinho. A mulher lhe falou sobre os três magos; disse-lhe que eles estiveram na vila e alegaram que seriam guiados por uma estrela ao lugar onde José de Nazaré, sua esposa Maria e o bebê Jesus estariam hospedados. Informou que eles traziam ouro, incenso e mirra para o menino e logo depois desapareceram, tão rápidos quanto apareceram.

 

O bebê daquela mulher olhou para o rosto de Artaban, sorriu e estendeu os bracinhos para ele. De repente, ouviu-se uma grande comoção nas ruas: correria, gritos de dor, o chorar de mulheres e de criancinhas, além do soar de trombetas. Eram os soldados de Herodes que estavam matando as crianças. A jovem mãe, branca de terror, escondeu-se no canto mais escuro da casa, cobrindo o filho com o seu manto para que ele não chorasse e fosse descoberto pelos soldados. Sentindo a aflição daquela mãe, Artaban colocou-se a frente da porta da casa, impedindo a entrada dos soldados. Um oficial aproximou-se para afastá-lo. O mago, tentando não se mostrar nervoso com a situação, olhou o soldado e lhe disse que estava sozinho na casa, esperando a oportunidade para dar uma jóia àquele que lhe deixasse em paz; mostrou-lhe o rubi brilhando, na palma da sua mão. Os olhos do soldado brilharam com o desejo de possuir aquela jóia. Apossou-se da pedra e gritou para os outros soldados que não havia criança alguma ali. E Artaban, olhando para o céu, pediu para que perdoassem o seu pecado, já que dissera uma mentira. Desta forma, duas das suas dádivas, a safira e o rubi, que haviam sido reservadas para o Salvador, já tinham sido dedicadas aos homens. Artaban estava se achando indigno de um dia ver a face do Messias. E continuou a sua jornada, à procura do Rei.

 

O Mago passou por lugares onde a fome era grande. Estabeleceu morada em cidades onde os enfermos morriam na miséria. Visitou oprimidos nos calabouços e escravos nos mercados. Em um mundo cheio de angústia e sofrimento, ele não achou a ninguém para adorar, mas muitos desgraçados para ajudar!  Alimentou aos que tinham fome, cuidou de doentes e confortou prisioneiros.

 

E os anos se passaram, 33 anos... Os cabelos de Artaban já tinham até embranquecido. Velho, cansado e pronto para morrer, ele ainda era um peregrino à procura do Rei de Israel. E mais uma vez estava em Jerusalém, onde já havia passado muitas vezes na esperança de achar a Sagrada Família.

 

Os filhos de Israel estavam agora na cidade santa para a festa da Páscoa do Senhor e havia uma estranha agitação. Vendo um grupo de pessoas da sua terra, Artaban lhes perguntou o que se passava e para onde o povo se dirigia, “Vamos para o Gólgota” responderam-lhe, “Dois ladrões vão ser crucificados e com eles, um homem chamado Jesus de Nazaré, que dizem ter feito coisas maravilhosas entre o povo, mas os sacerdotes exigiram a Sua morte, porque Ele disse ser o Filho de Deus. E Pilatos O condenou a ser crucificado hoje, porque muitos disseram ser Ele o Rei dos Judeus.”

Havia conseguido afinal, achara o Rei.

 

Artaban achou que era chegado o tempo de oferecer a sua pérola para livrar a Jesus da morte. E ao seguir a multidão em direção ao Gólgota, um grupo de soldados apareceu arrastando uma jovem aterrorizada, com as roupas rasgadas e ensangüentadas. Ao ver o mago, a jovem reconheceu-o como da sua própria terra, e libertando-se momentaneamente dos guardas, se jogou aos pés de Artaban, implorando por piedade, disse-lhe que o seu pai era mercador na Pérsia mas faleceu em dívidas e que agora aqueles homens iriam vendê-la como escrava, para saldar os débitos de seu finado pai. Artaban tremeu. Era o velho conflito da sua alma, entre a fé, a esperança e o impulso do amor. Já por duas vezes as jóias que trazia foram dadas em benefício de alguém, e agora só lhe restava esta última, uma preciosa pérola! E agora? O mago pressentiu que poderia salvar aquela jovem indefesa e que aquilo seria um gesto de amor. E assim, tirou a pérola do seu alforje e colocou-a na mão daquela moça, dizendo-lhe que a jóia era para ser usada como pagamento aos seus algozes. Assim ela o fez e foi libertada!

 

 

Logo depois, o dia se transformou numa escuridão profunda, e um forte tremor de terra abalou aquela cidade; as paredes das casas racharam, soldados fugiram apavorados, Artaban e a moça protegeram-se debaixo de um telhado sob as muralhas da cidade. Porém, em novo tremor de terra, uma telha desprendeu-se e feriu o velho mago na cabeça. Repousou-se no chão e deitou a cabeça nos ombros daquela jovem, com o sangue a escorrer do ferimento. Desesperançado, vendo a morte aproximar-se, pediu perdão por não ter podido adorar o Messias e nem Lhe ofertar o presente que trouxera de tão longe. Por 33 anos ele havia procurado a Jesus, mas nunca vira a face Dele!

 

 

 

E então, como que por mistério, uma voz suave veio dos céus: “Artaban! Quando viste alguém enfermo, deste socorro... Quando viste alguém com fome, deste de comer... Quando viste alguém com sede, deste de beber... Quando viste alguém condenado injustamente, deste a liberdade... Quando viste alguém a perigo, ofereceste ajuda! Em verdade, em verdade vos digo que quando fizeste tudo isso a um dos meus irmãos, foi para mim que o fizeste!”

Neste momento uma alegria radiante iluminou a face de Artaban. Um suspiro longo e aliviado saiu dos seus lábios. Aquela longa viagem de 33 anos, assim como a sua vida, terminara, mas o quarto mago finalmente encontrara o seu Rei! 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Este texto,  uma  mensagem reflexiva para nossos atos, e como um desejo de que possamos aproveitar para mais uma vez renovar nossas promessas de cumprir os ensinamentos do Mestre, fazendo o que Ele nos ensinou.

 

 

Muita Paz!

(Por Mauro Valle- Amigo Espírita) 

Exibições: 131

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de Roberto Farraz Silveira Junior em 28 dezembro 2012 às 15:55

Muito Obrigado Sonia!

Comentário de Walkiria de Jesus Menezes Moura em 28 dezembro 2012 às 0:40

Que texto lindo, e que mensagem nos transmite!!!

Gratidão imensa querida Sonia por compartilhar conosco! 

Paz e Luz!!!

Comentário de Maria de Lourdes Lima Frutuoso em 27 dezembro 2012 às 20:55

Muito bonito este texto, do qual tomei conhecimento do Quarto Rei que passou sua existencia socorrendo aos necessitados. Sonia  desjo-lhe muita paz juntamenta com seus familiares

Comentário de Maria das Graças Teixeira em 27 dezembro 2012 às 19:28

MUITO... muito interessante...! Bom conhecer o Quarto Rei Mago.

Comentário de Maria Miguel em 27 dezembro 2012 às 18:24

MUITO  BELO  ,  ESTE   TEXTO  1

GOSTEI  MUITO  .

MAS  MAIS  AINDA  !!!!!!!!!!!!!!!1    A  MENSAGEM  TRANSMITIDA  .

GRATIDÃO  SONINHA  ,  POR  COMPARTILHAR  .

BEIJOS  ,  AMADA  IRMà DE  LUZ   .

Recados Online

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço