Saturno.
“Quando o discípulo reconhece Saturno como o Deus que dá a oportunidade e que o vê apenas como a Divindade que traz desventura, então ele está no caminho do aprendizado, e não apenas teoricamente mas de fato verdadeiramente” Alice Bailey.
“Mais vede, ó imortal, o real Saturno como Anjo da Vida, tirando do tempo as experiências que o coroam com luz, segurando o bastão do poder... ò criança de Adão! Meditai sobre as transformações da vida. Observai o milagre terrestre da lagarta e da borboleta, da labuta mortal e do Deus transcendente!” – Zanoni. A luz do Egito.
Estudar Saturno é olhar para o Senhor do tempo, com respeito, amor e admiração. Aquele que consegue olhar para o Velho mestre sem medo da punição, sem apegos atravessará os portais da luz, subirá a montanha e entrará no portal das Estrelas. Terá coragem, determinação, alegria, a visão, o discernimento e a devoção constante do Discípulo.
Para atravessar os portais da iniciação temos que re-conhecer a Face de Deus sem medo do próprio espelho. É necessário olhar para nossa escuridão, para a escuridão do mundo com profunda compaixão; reconhecendo que a ignorância cega e é um agente de repetição, sofrimento, isolamento, culpa e de punição. A consciência iluminada não precisa de limitação, não está presa na roda do sofrimento, e vive em harmonia com o dharma universal e serve à Unidade e à Fraternidade Branca com boa vontade para o bem de todos.
A lei da causa e do Efeito vive dentro de nós - microcosmo virtual da unidade. Saturno em minha mente, um arquétipo universal do Senhor do Tempo, do Karma e do Dharma. A harmonia interior com a vida, nos leva para o Dharma. Não devemos invadir e agredir o espaço do outro, da humanidade, da natureza, dos animais.
Na lei da harmonia Saturno dança e vira criança.
“Saturno, Shiva e Jeová são UM”. (HPB)
“Saturno é o ponto focal para a transmissão da mente cósmica”. (DK)
Saturno é o construtor das formas.
Para você compreender Saturno sua mente precisa entrar no universo das Leis, do Tempo, da Ordem, da Ética, que regem o universo. Em nosso sistema solar o que fundamenta a natureza da Lei da Atração – é o Amor.
A estrutura da Inteligência Divina em ação (que, nosso sistema Solar, é incorporada pelo planeta Saturno) é o veículo de interligação destas afinidades naturais. Como planeta da “Lei da Causa e do Efeito”, Saturno concede também recompensas positivas. Definitivamente ele é o “Ceifeiro Severo”, mas é também o Pai benevolente.
As recompensas e punições que recebemos são particularmente exatas, relativas ao modo como manipulamos os recursos da Terra e as energias dos reinos inferiores: mineral, vegetal e animal.
A administração da Lei das Relações Humanas corretas refere-se a Ética seus princípios e valores que estão relacionados à nossa responsabilidade social - direitos iguais para todos.
Estes princípios são governados por Saturno.
Saturno é o planeta das fronteiras, é limitação, restrição, inércia, sujeição às circunstâncias que minam a criatividade emergente. De Fato, Crono/Saturno era conhecido por devorar seus filhos tão logo sua esposa Gaia dava à luz.
Saturno simboliza um processo psíquico, assim como uma qualidade ou tipo de experiência.
Para os esotéricos Saturno “é o provador e mestre que nos mostra que, para que o homem seja bem-sucedido como ser social e universal, ele precisa respeitar certas leis celestiais e terrestres que governam o comportamento. Como provador, Saturno também desempenha o papel de Satã o tentador. É a força de Saturno-Satã que, quando combinada a uma personalidade egocêntrica, leva o homem a troca a liberdade de sua Alma por posses materiais e poderes temporais. Saturno tenta o homem com a ilusão do ganho material e da imortalidade física. Porém,quem passar pelos testes e ajudado no Caminho da Luz pelo agora gentil Velho Homem.
Saturno domina a Terra, pois nosso planeta é o pátio de recreio das forças da Luz e da Escuridão. Ele funciona como o elo de ligação entre as duas, pois quem atravessa as portas de Saturno deve escolher uma direção ou outra.
Saturno é a ponte entre a consciência material inerente aos aspectos comuns da vida humana, e a consciência mais elevada das forças invisíveis encarnadas pelos três planetas mais distantes: Urano, Netuno e Plutão.
Saturno requer a morte da personalidade, , força o indivíduo a parar com as ilusões e juízos falsos para que a individualidade (o Espírito possa emergir da densidade do ser de uma pessoa.
Em uma amplificação astrológica o Diabo do Taro está relacionado ao planeta Saturno. Para Irene Gad “Em Saturno ( chumbo) existe um “demônio imprudente que deixa os homens loucos”(Jung) , pois o lado escuro de Saturno conhecido como o Diabo – é repleto de contradições, ambicioso, frio, déspota, ditador, teimoso, racional, dogmático, rancoroso, fatalista, estéril, melancólico e pernicioso e também um mestre sábio, observador, silencioso, criterioso, conservador, austero, disciplinado, detalhista, rígido, confiável; gosta da ordem, o “ancião da montanha”, que busca o isolamento no qual as “naturezas estão confiadas com seu complementos. “Muito concentrado e profundo em seu pensamento, o que produz também uma alta concentração de sua energia. Segue em direção à suas metas elevadas com obstinação e com a força da vontade que realiza. De tanto conter, chega um momento em que pode explodir. A energia que acumula é tanta, que poderia alimentar uma usina”.
O diabo é aquele que governa o nosso inferno pessoal – os pensamentos, conflitos, aspectos de nós mesmos que provocam desagrado, repugnância, medo, em geral, velhos padrões que perturbam ou desordenam nossa vida e nossa auto-imagem.”
Para Liz Greene “Saturno é a parte de mim que está confusa, que dói, o velho rei rejeitado. É o lugar de mim onde me sinto estéril, confinada, de alguma forma mutilada. Saturno pertence ao lado escuro da vida, é uma área da qual as pessoas não querem que ninguém se aproxime, porque é onde se sentem profundamente prejudicadas e inadaptadas”.
Há limites que você não consegue ultrapassar, coisas em você que nunca se tornam perfeitas. Na vida há campeonatos que você não consegue chegar em primeiro lugar, porque você é manco, ou está imobilizado. É preciso ter sabedoria para viver com limitações - em vez de lutar, contra elas o tempo todo e de carregar a culpa pelo fracasso e pelas derrotas.
Gad, me leva a pensar que, onde está Saturno está nossa sombra, nosso inferno pessoal, em nossa paranóia, e dificuldade de perceber nossos defeitos, nossas limitações.
O demônio que projetamos nos outros vive dentro da nossa mente. Saturno em uma religiões severa está presente, e se apresenta como limites, maldição, poder e agressão, dominação, excomunhão, discriminação, controle, medo, punição. Nestes templos “exorcizam os demônios e querem queimar as bruxas e destruir todos que não pertencem àquela religião.
Da mesma forma que “o Diabo é qualquer Deus que começa a exigir obediência total”.
Os alquimistas estavam cientes do perigo da energia demoníaca que se manifesta procedendo à oposição ao trabalho. “De acordo com eles, o diabo (...) instila [sic] negligência, impedindo nossas intenções; por todos os lugares ele se insinua, por dentro e por fora, provocando enganos, medo e um estado de despreparo, e às vezes procurando fazer cm que abandonemos o trabalho nos importunando e causando danos. O Diabo provoca impaciência, dúvida e desespero durante o trabalho (Jung)”.
“Na tradição alquímica, a prima matéria é saturnina e no maléfico Saturno habita o Diabo, a coisa mais desprezada e rejeitada, encontrada na imundície. Esses epítetos sugeriram a Jung que os alquimistas descobriram na projeção as qualidades do inconsciente.
A coagulatio é explicitamente associada na alquimia ao mal, ao chumbo, e a Saturno, princípio maléfico. O chumbo de acordo com Jung, significa os sofrimentos e incômodos pelos quais Deus nos visita e reconduz ao arrependimento. O desenvolvimento do ego está associado à experiência do mal: a consciência do nosso próprio mal, isto é, a consciência da nossa obscuridade, coagula-se. É necessário deixar espaço para o mal caso se deseje contribuir para o mundo real, e ser um ego associa-se inextricavelmente à culpa, que é punida pela coagulatio, confinamento dentro dos limites da própria realidade pessoal. A existência corporificada é experimentada como escravidão, como coagulatio e com mal, pois confina a Alma.”
Ele se torna pesado como chumbo, quando estamos apegados, rígidos, frios, calculistas, ditatoriais, resistentes e ambiciosos em busca do poder e do controle.
“Saturno mostra claramente o preço de nossos desejos e vínculos; revela a verdadeira natureza do plano material. Saturno é o princípio da autopreservação e da contração.
No entanto, Saturno pode representar também uma pressão interior visando a realização; é o princípio do compromisso, da responsabilidade pessoal, da estruturação, realização, autoconfiança, seriedade com e prudência. Saturno somos levados a encarar o tempo, a morte e o destino fatal.
“A ética em mediação de conflitos é baseada em princípios (valores universais), com respeito às diferenças. Honestidade e altruísmo são princípios universais a serem praticados no plano interpessoal. Estabilidade democrática, existência digna, igual liberdade e igualdade de oportunidade são princípios universais no plano social a serem promovidos.”
Na vida pessoal Saturno representa confiabilidade, resistência, maturidade, responsabilidade e fidelidade. Também é o princípio que nos confronta com as conseqüências das nossas ações nesta vida, assim como em encarnações anteriores e representa o elemento de superego, lei moral, consciência e julgamento.
Saturno nos controla, e sua energia está concentrada no medo que temos de perder o controle e a busca da síntese e de estruturação.
Saturno traz uma energia de contração. Ele questiona, limita, fecha, cobra, concentra, conserva e estrutura.
Os principais aspectos de Saturno sugerem desafios cruciais que encontraremos na vida, mas também definem o trabalho que temos de cumprir no mundo e oferecem importante oportunidade de crescimento.
É típico dos trânsitos envolvendo Saturno marcar períodos decisivos de desenvolvimento na vida e tempos de trabalho árduo. Eles trazem provações e atribulações pessoais difíceis, mas também forjam estruturas duradouras e levam a conclusões importantes.
Saturno indica aquela área da vida na qual é provável que nos sintamos frustrados em nossa auto-expressão, onde provavelmente sofremos decepções e enfrentamos dificuldades, e geralmente temos a impressão de que essas circunstâncias dolorosas nada têm a ver com qualquer fraqueza ou imperfeição nossa, pois elas simplesmente “acontecem”. Ensinamentos mais antigos, porém, o colocam como “Habitante do Umbral”, o guardião das chaves do portão, e que somente através dele é que poderemos alcançar a libertação gerada pela auto compreensão
Capricórnio - A Luz da Iniciação.
Esta é a luz que desobstrui o caminho para o cume da montanha e produz a transfiguração, assim revelando o Sol nascente.
Regente planetários e seus Raios:
Na personalidade: Saturno
Na Alma Saturno.
Saturno - Esotérico.
Regente de Capricórnio no nível da Alma.
Planeta do Terceiro Raio.
Anatomia e fisiologia: Na anatomia humana, Saturno rege a pele, os ossos, as juntas, os ligamentos, os joelhos, o baço e os órgãos da audição. Fisiologicamente, o que preocupa a Saturno é a ossificação, congestão e funcionamento dos tendões e das cartilagens.
Saturno rege as glândulas paratireóides, que regulam o metabolismo dos minerais necessários para se ter ossos fortes. Descreve todas as funções dos ossos e da medula.
A fraqueza crônica dos joelhos pode indicar um problema à vesícula biliar, pois, no sistema de acupuntura, um ponto importante da vesícula situa-se nos joelhos. Saturno rege as pedras, se a vesícula biliar estiver afligida, pode desenvolver pedras. Saturno está relacionado às costelas e a coluna vertebral (sistema nervoso), aos ossos, à artrite, as costelas que estão relacionadas ao pulmão e a respiração.
Saturno e a Terra para a astrologia da alma estão estreitamente relacionados devido à sua conexão dual com o Terceiro Raio. Saturno controla a criação dos padrões estruturais para a energia mental.
“Por esta razão, consideramos Saturno como análogo à lei ”Faz o que TU queres”, que não implica impor aos outros uma vontade implacável, mas é possível ”realizar sua vontade divina”, pois cada um carrega em si a chispa divina. Reconhecer e aceitar isto requer muito trabalho e demanda altíssima ética dos membros de uma comunidade de Saturno. Saturno, como mestre do corpo humano e do ego inconsciente, que trabalha de dentro para fora, auxilia a alinhar o ego, de acordo com o modelo ”Todo homem e toda mulher é uma estrela”. E, como estrelas existentes dentro de uma comunidade, tratamos uns aos outros como irmãos e irmãs.”
Em Capricórnio que é um Signo de Terra da Cruz Cardeal da Vontade, acrescenta-se agora a energia da Vontade. Aqui as verdades reconhecidas são postas à prova na realidade. Elas atingem um processo de fermentação, são integradas no caráter, forjadas e temperadas, e formam as leis autônomas da vida, que moldam a individualidade.
“ A boa vontade transformará o mundo”.
“O som que deve ser ouvido é a vontade-para-o-bem, que é a vontade de expressar o plano divino ou de cooperar com ele. Esse ouvir implica a fusão da vontade pessoal com a vontade sacrifical da Alma, para depois invocar a vontade divina”
Para Landsdowne a natureza oculta ou o “nome do espírito planetário é a divina vontade ou propósito.
Consiste em sete tipos ou letras diferentes:
1 - A Vontade de iniciar.
2 - A Vontade de unificar
3 - A Vontade de evoluir
4 - A vontade de harmonizar ou de relacionar
5 - A Vontade de agir
6 - A vontade de causar
7 – A Vontade de expressar ou de cooperar com o plano divino - (simbolizado pelo hinduísmos pela letra OM)
Os iniciados estão alinhados com a Vontade divina que é a vontade de expressar o plano divino. Os principais esforços são desenvolver a natureza da vontade, alcançar a síntese, permitir que o propósito dinâmico do espírito funcione e assuma o controle e responder ao espírito planetário (ou Logos).
O planeta Terra e Saturno são veículos de expressão o Terceiro Raio e colaboradores no trabalho da inteligência ativa, organizando e relacionando as energias da vontade e do Amor para várias formas de vida.
O iniciado nascido em Capricórnio torna-se Servidor Mundial través de seus discípulos no Signo de aquário, e o Salvador do mundo pelo auto-sacrifício representado por Peixes e pela crucificação.
Saturno para de atuar como agente exotérico de karma e limitação quando a personalidade aflita aprende a lidar com as limitações das ambições, desejos e pensamentos egocêntricos; e, assim, vivemos a sua energia esotérica do dharma de Saturno que nos ensina o caminho do mestre centrado na Alma. Avançamos no nosso caminho e fazemos aquelas escolhas conscientes que nos conduzirão da autodisciplina ao discipulado.
Saturno é o Senhor do Karma. Permanece nos Portais da Iniciação, pronto a colocar à prova todos os que dele se aproximam. A posição da Capricórnio - 22 de Dezembro a 20 de Janeiro casa de Saturno nos mostrará onde está o nosso dharma dever a este respeito, e onde podemos esperar que surja esses testes de restrição e de autodisciplina.
Quando a consciência humana atingiu o estado iniciático, as Leis do Karma humano foram aprendidas e incorporadas e “abriu-se o portão que Saturno protege e guarda”.
Saturno é tanto o regente esotérico, quanto exotérico de Capricórnio; é o planeta da cristalização e da forma.
A posição de Saturno para Alan Oken nos signos é particularmente indicativa de várias características importantes:
1. O Signo que Saturno está indica quais qualidades de Raio podem estar inibidas no nível da personalidade, de modo que estas energias sejam trazidas a uma manifestação muito mais objetiva pelo indivíduo.
2. As provas e crises serão refletidas pelas formas dessas restrições na vida pessoal, isto é, alguns serão afetados financeiramente, outros romanticamente, outros fisicamente, etc.
3. A combinação da colocação da casa e do Signo apontará o impulso para o cumprimento de um tipo específico de karma e os tipos de circunstâncias que ocasionarão a prova necessária na vida da pessoa.
4. Deve ser claramente entendido que estas provas e adversidades são invocadas através da escolha consciente do indivíduo centrada na Alma.
Nos mapas de pessoas que não se dobram à influência do planeta, a posição dele revela restrições,privações e inibições. Para os que respondem de uma maneira mais positiva à voz de Crono, Saturno fortalecerá a mente, ajudará a equilibrar o temperamento, acalmará as paixões e dará um claro entendimento dos valores materiais.
Eu sou dharma dhannyá.
Este texto é uma pesquisa, uma compilação de vários autores e foi inspirados nos ensinamentos de Alice Bailey, Alan Oken,
1 - Julio César Parreira Lima.
2 – Hector Octon.
3 - M. Regina Martins de Assis.
4 - Liz Greene e Howard Sasportas
5 - Maria Eugênia de Castro.
6- Melanie Reinhart
7 -Lorna Catford . Michael Ray.
8 - Raissa Cavalcanti
9 - Alice ). Howell
10- Jean Every
11 - Joseph Chilton Pearce.
12. Claudia Araujo.
13 Alan Leon
(A)
http://www.communitas-Saturni
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz