Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

A desigualdade das riquezas é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver, desde que se considere apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. E, alias, ponto matematicamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis. Se Deus a concentra em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades.
 
Admitido isso, pergunta-se por que Deus a concede a pessoas incapazes de fazê-la frutificar para o bem de todos. Ainda aí está uma prova da sabedoria e da bondade de Deus. Dando-lhe o livre-arbítrio, quis ele que o homem chegasse, por experiência própria, a distinguir o bem do mal e que a prática do primeiro resultasse de seus esforços e da sua vontade. Não deve o homem ser conduzido fatalmente ao bem, nem ao mal, sem o que não mais fora senão instrumento passivo e irresponsável como os animais. A riqueza é um meio de o experimentar moralmente. Mas, como, ao mesmo tempo, é poderoso meio de ação para o progresso, não quer Deus que ela permaneça longo tempo improdutiva, pelo que incessantemente a desloca. Cada um tem de possuí-la, para se exercitar em utilizá-la e demonstrar que uso sabe fazer dela. Sendo, no entanto, materialmente impossível que todos a possuam ao mesmo tempo, e acontecendo, além disso, que, se todos a possuíssem, ninguém trabalharia, com o que o melhoramento do planeta ficaria comprometido, cada um a possui por sua vez. Assim, um que não na tem hoje, já a teve ou terá noutra existência; outro, que agora a tem, talvez não na tenha amanhã. Há ricos e pobres, porque sendo Deus justo, como é, a cada um prescreve trabalhar a seu turno. A pobreza é, para os que a sofrem, a prova da paciência e da resignação; a riqueza é, para os outros, a prova da caridade e da abnegação.
 
Deploram-se, com razão, o péssimo uso que alguns fazem das suas riquezas, as ignóbeis paixões que a cobiça provoca, e pergunta-se: Deus será justo, dando-as a tais criaturas? E exato que, se o homem só tivesse uma única existência, nada justificaria semelhante repartição dos bens da Terra; se, entretanto, não tivermos em vista apenas a vida atual e, ao contrário, considerarmos o conjunto das existências, veremos que tudo se equilibra com justiça. Carece, pois, o pobre de motivo assim para acusar a Providência, como para invejar os ricos e estes para se glorificarem do que possuem. Se abusam, não será com decretos ou leis suntuárias que se remediará o mal. As leis podem, de momento, mudar o exterior, mas não logram mudar o coração; daí vem serem elas de duração efêmera e quase sempre seguidas de uma reação mais desenfreada. A origem do mal reside no egoísmo e no orgulho: os abusos de toda espécie cessarão quando os homens se regerem pela lei da caridade.
 
KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB. Capítulo 16. Item 8.
 

 
 

Exibições: 273

Respostas a este tópico

Discordo, eu sei da lei do karma, mas minimo de dignidade todos deveriam ter, a partir daí, então, cada um lutaria p adquirir mais condições favoraveis. Eu sei q cada um tem um projeto de vida, mas estou cansada do conformismo espírita, do eterno sofrimento. Precisamos aprender a nos ligar à fortuna divina e usarmos p o bem. Há ricos q resgatam seus erros através das doenças e outros fatos. Estou cansada de ver miséria pelas ruas, eu sou protetora de animais, estou cansada de ver animais em estado deplorável pelas ruas, o planeta está indo p outra dimensão, não há espaço p dualismo, rico e pobre, precisamos mudar nossa mentalidade. Bjos amiga!

Só queria dizer Angela, que concordo com vc! Sim, acho que se tudo está mudando, evoluindo, nao há mais porque ficarmos praticando a "mea culpa" e justificar o sofrimento desta vida, através de que temos que passar por isso e daí se conformar. A dualidade é na verdade do que temos que nos livrar para sermos UNO.

Puxa, fico feliz q vcs tb pensem assim, os tempos são outros, bjos!

Grato :)

Gratidão por esta mensagem que nos incentiva a fazer uma boa reflexão sobre este assunto

Então, querida amiga, também concordo com a Angela e LuzGuia, é conformismo em demasia. Acredito que podemos evoluir tanto na pobreza quanto na riqueza, penso inclusive que é bem mais difícil "ser bonzinho", ter empatia, se a pessoa está em uma situação deplorável. Sempre Grata.

Agradecida

Saudações! A nossa maior riqueza é o amor no coração. Quando o homem aprender a viver pela Caridade, amando o próximo como a si mesmo, o Orgulho e o Egoísmo, que são a causa dos males que infelicitam a Humanidade, terão desaparecido. São as nossas escolhas que determinam o destino que vamos ter em conformidade com a Lei de Causa e Efeito e mediante a Justiça Divina. Tudo são consequências dos nossos atos, ou seja, da nossa forma de pensar e agir. "Conhece-te a ti mesmo" - É a chave. Paz e Luz! Um abraço fraterno.

Para mim esta claríssimo logo no incio do texto. DEUS deu a todos  igualmente

os mesmos atributos :vontade ,  raciocínio inteligencia etc, cabe a nós  fazermos a nossa

parte, e começarmos assumir responsabilidades e parar de colocar culpa em Deus ,nos parentes, governo

Vamos fazer nossa parte nos observando mais , exercendo a caridade pois como diz o texto a origem do mal reside no egoismo e no orgulho

Obrigada, paz e bem.

Saudações!

Este é um tema bastante complexo e que suscita vários pontos de vista.

Concordo com a Angela, quando ela diz que todos deveriam ter o mínimo de dignidade.

O mundo está a mudar e vemos também mudanças de mentalidades. No entanto também continuamos a ver atitudes do velho mundo. Exemplo disso é a actual situação dos refugiados da Síria, que tentam encontrar refúgio na Europa. Alguns países gastam dinheiro a acolher estes nossos irmãos, outros gastam-no a construir muros para que eles não entrem. Agora pergunto eu: quais são os mais inteligentes, laboriosos, activos e capazes de adquirir e preservar a sua riqueza? Pois os que acolhem, gastam os seus recursos (financeiros, que é do que estamos a falar) para ajudar outros, recursos que não serão distribuídos pelos seus cidadãos. Os que constroem muros devem ser mais inteligentes... 

O mesmo se passa com cada indivíduo.

De que adianta sermos trabalhadores incansáveis se tivermos um patrão que paga mal e quer encher os bolsos à custa dos seus trabalhadores?

O patrão pode ser, supostamente, mais inteligente, mas não mais trabalhador ou laborioso que os que trabalham para ele.

Como disse no início este é um tema bastante controverso.

Há quem tenha nascido em berço de ouro e perdido tudo e há quem tenha vindo do nada e tenham atingido a riqueza, quer tenha sido com trabalho, exploração de seus pares ou de forma desonesta...

Beijos de luz, paz, compaixão e abundância :)

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço