Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Perfume, perfume meu, em Ti confio mais do que Eu? Por Cristina Guedes

COLUNA AFRODITE QUEM QUISER


Exortações, vocações, profundezas, promessas, loucuras, cânticos e conquistas. Vários séculos se passaram, mas a arte de se perfumar sempre foi sinônimo de riqueza, cultura e civilização, porém as mulheres sempre foram as grandes associadas às matérias aromáticas manipuladas pelos mais antigos perfumistas. Tanto é assim que os perfumistas romanos, árabes, judeus, franceses e egípcios não só compunham perfumes, como também experimentavam outras concepções como: os incensos, banhos, ungüentos, bálsamos e cosméticos que propiciaram prazeres e requintes entre as grandes mulheres da história.

Se você é uma daquelas mulheres que já acordou desejando ser uma Cleópatra ou Rainha de Sabá, parabéns! Você deve ser lindamente perfumada e muito feliz, pois essas mulheres resolveram assumir um mundo todo especial de aromas dos mais exóticos em suas vidas. A mais curiosa delas era Cleópatra que realizava rituais perfumados para intensificar seu poder de atração. Essa rainha sedutora conseguia copiar estatísticas florestais de sultões e até de soldados. A danada pulava muralhas, desmantelava donzelos que em nada conseguiam escapar dela. Sua fantasia era de possuir aromas de luxo com a autoridade máxima de ser uma mulher recoberta de pedras preciosas, ouro, sedas, etc... É, a entretida Cleópatra já sabia naquela época o impacto que um bom aroma podia causar nos rapazes.

Hoje mais entretidas pela mídia, meninas e meninos, mais do que nunca, têm essa possibilidade de abrir um vidrinho especial, levantar a cabeça e ir em frente. Só é preciso aprender a acertar na escolha dos aromas que mais combinam com suas posteridades e fendas de penhascos. Não pergunte por que paixões acabam por falta de perfume, pois o cheiro de uma mulher sempre será a sua marca mais importante.


Que homem não traz a fantasia de possuir uma mulher aromatizada pelos jardins mais ocultos de Alá? Lembram dos Cânticos de Salomão: “suave é o aroma dos teus ungüentos, como ungüento derramado é o teu nome...” Além de sábio e muito apaixonado pela rainha dos vales, o Rei Salomão sabia da conclusão entre lírios e Líbanos. Viu sua esposa escoar suavemente entre os montes aromáticos e ainda descobriu as faces da romã partida sob o véu. Por isso, acho que as mulheres deveriam permanecer altamente prevenidas e francamente perfumadas para alcançarem as mil peças de prata dos reis da atualidade.



Já os extravagantes, os antigos e célebres Romanos falavam que o luxo, a inteligência e a beleza das mulheres era medida pela arte de se perfumar bem, pois os romanos consideravam irrenunciável uma mulher que soubesse precisamente se preparar para os deuses. Sabe-se que, em época imperial, elas chegavam a usar o perfume em maneira desmedida, cujo abuso se tornou muito comum entre as pernas das damas romanas. Todavia, foram elas, as romanas, que se deve a difusão, em toda a Europa, do uso das substâncias aromáticas essenciais em lugares dos mais secretos. Tão antiga quanto conhecida, a arte de se perfumar uniu-se com a simbologia de purificação, induzindo o relaxamento, a meditação e até favorecendo o contato com o Divino.

O hedonismo de gregos e romanos, que consideravam perfumes e mulheres como a celebração suprema da existência, foi substituída hoje pelas mais famosas marcas internacionais. Um paraíso hipotético para muitas continuarem com a sorte dos pequenos frascos.

Agora eu jamais iria esquecer nossos amigos gregos, pois o primeiro tratado sobre cheiros foi feito por Teofrasto na cidade de Atenas à pedido de Alexandre, o Grande que entregou à ele sementes e mudas de plantas poderosas e algumas até fatais. Nesta obra de Teofrasto, foi tudo detalhado: filtros cerimoniosos, receitas aromáticas, indicação de usos e até abusos astutos das gregas daquela época. Ele já mencionava a importância de proteger os perfumes do sol, mas nunca das mulheres, pois segundo Teofrasto as mulheres conseguem alterar com seu calor o odor dos perfumes. Parecem que as gregas copiavam o sol, dissimulando e exacerbando os sentidos de seus perfumes.

Versace traz de volta a inspiração dos clássicos vestidos gregos em sua coleção

Se falei de egípcios, gregos e romanos, devo falar dos árabes, que deliciosamente saqueavam conspícuas quantidades de especiarias como a Cássia, o Sândalo, a Noz Moscada, a Mirra, o Cravinho etc., Para quê? Que pergunta? Claro que era para as utilizar também na perfumaria e na medicina (na qual foram reconhecidos como verdadeiros mestres).

Conspirações árabes à parte, pois a arte de se perfumar foi forte mesmo no século XVII onde o perfume fez um enorme sucesso entre homens e mulheres. O seu uso aumentou principalmente na França, onde crescia continuamente a variedade de frascos. Era tão ampla a difusão de fragrância que o uso do vidro tornou-se crescentemente popular, particularmente na França com a abertura da fábrica de Baccarat em 1765.

Na Paris de 1738, temos a história nada divertida de Jean-Baptiste e seu tenebroso aperfeiçoamento em fragrâncias femininas. O jovem personagem de The Story of a Murderer, um filme lançado em setembro de 2006, é uma adaptação do famoso livro homônimo do escritor alemão Patrick Süskind, onde ele consegue extrair a pureza, beleza, sensualidade e inocência de um tema forte sobre perfumistas, onde o jovem Jean faz das vítimas suas notas perfeitas, criando um perfume que tinha de todas estas boas características um modo concentrado e particular de atrair até a morte.



Agora anotem: a palavra Perfume vem de Per, que significa “Através” e Fummum: “Fumaça”. O mais antigo cheiro conhecido é o da fumaça que exalava por causa das especiarias, ervas, madeiras e incensos.

Tudo certinho? Não se preocupem com elegâncias ou duzentos frutos, mulheres e homens continuam derramados pelas sentenças de vidros. Mas lembre-se que se perfumar não é pretender dar notícia de que você passou por ali, mas deixar aquela sutil correspondência de cerva do campo vagando junto às tendas de Quedar. Claro que deixando tudo interiormente ornado de flores para que a primavera da vida não seja apenas vaidade entre vocês.

Hoje, engana-se quem pensa que as deusas gregas estão muito longe de nós. Para a nossa surpresa elas podem estar tão próximas, que até refletem alguns comportamentos diários. Você pode ser Afrodite, Hera, Core, Atena...

E fiquem à vontade para comentar, palpitar e fazer perguntas, afinal o espaço também é de vocês.





***********************************************************************************************************
Os Artigos, dicas e crônicas da autora são publicados por diversas revistas do país. O projeto Afrodite alcança um público leitor imcomparável. Para você publicar, comprar ou divulgar os textos escreva para: newscolunafrodite@yahoo.com.br. E saiba mais. Você também pode publicar o texto na íntegra em seu site, portal, revista, jornal ou blog. Desde que mantenha os créditos da autora, tenha sua autorização e tenha corretamente um link genial apontando para:
http:// revistafroditequemquiser.ning.com/profiles/blogs/list. Muitos já estão fazendo excelentes negócios em suas editorias.

Isto se chama a vida insubstituível dos direitos reservados ao autor.


@Cristina Guedes, colunista, escritora e taróloga. Começou cedo escrevendo em jornais e revistas. De carreira versátil, ainda jovem tornou-se modelo e apresentadora de tv. Depois, foi redatora publicitária, autora de peças teatrais e entrevistadora em Belo Horizonte, onde viveu a maior parte de sua carreira. Como poeta está em diversas Antologias pelo país, dona de um texto gratificante e cheio de cumplicidade e humor junto ao leitor. Cristina é formada em Jornalismo e tem especialização em Mitologias. Autora do Livro, QUANDO RIEM AS MAÇÃS - que reúne deliciosas crônicas e tiradas engraçadas sobre homens, mulheres, negócios, políticas tropicais e ainda traz a divertida e envolvente história da mineira Ritinha.

Exibições: 45

Responder esta

Respostas a este tópico

Querida Rose,

Excelente seu depoimento e este elogio que vc recebeu será pronunciado infinitas vezes em sua vida.

Parábens, meu anjo!


Cristina Guedes
Editora, escritora e taróloga
http://revistafroditequemquiser.ning.com/profiles/blog/list?user=0azqhii6i7ff5
Adoro perfumes...tenho muitos...principalmente para agradar a mim mesma!Adoro me sentir perfumada!
Angela linda estrela deste lugar!

Que maravilha vc adorar perfumes....isto sim é saber encantar a todos e principalmente à você, querida!

Continue ainda mais perfumada pelo reino de AFRODITE! Beijos!!!!!

Cristina Guedes
Editora, escritora e taróloga
http://revistafroditequemquiser.ning.com/profiles/blog/list?user=0a...

Olá Cris
existe alguma fórmula para saber qual o perfume ideal, aquele que combina com sua personalidade, com seu espírito, ou simplesmente sentir o aroma e gostar.
Aguardo sua resposta.
Beijos, Dri
Olá minha linda Adriana!!!

Existe sim querida, mas isso é feito através de especialistas em Química, onde e feito um teste muito especializado em laboratório. Mas fica aqui a minha dica e essa listinha para você escolher aqueles perfumes que estão de acordo com o teu dia a dia. Escolha essa minha listinha particular...

beijos querida...

ABSOLUTE BLV (Bvlgari): para mulheres mais exigentes, que não abusam do toque de receber.

ACQUA DI GIÓ (Giorgio Armani): mais leve, todavia penetrante!

AQUA FRESCA (*): suave e feito para mulheres sensíveis e românticas.

ALURE (Chanel): sofisticadas e aquelas que sabem cumprir bem seu destino.

AMARRIGE (*): muda de acordo com o clima, mas é bastante atrativo

ANAIS (Cacharel): muito aceito pelas mulheres mais sensuais, é o perfume que faz uma homenagem a escritora erótica Annais Nin...uma fera de mulher.

ANGEL (Tierry Mugler): muito delicado....

ANIMALE (Animale): forte e encorpado, mas tem uma certa expressividade...

AMOR AMOR (Cacharel); sempre as mais amantes das mulheres....

AVALON (*): místico, completamente vaporozo...mas é sutil em certas mulheres...

BOUCHERON ( Boucheron): artístico, um perfume para pessoas muito ativas e criativas....

BVLGARI FOR FEMME (Bvlgari): muito preferido das atrizes....por que será?

CAROLINA (Carolina Herrera): as desportistas amam esse toque....

CHANNEL 5 (Chanel): o mais conhecido perfume usado pela Marylin Monroe....precisas saber mais o quê dele? Poderoso!

DOLCE GABBANA (Dolce Gabbana): muito popular no Brasil, apesar de forte, indica presença marcante e ousada.

DOLCE VITA (Christian Dior): muito sugestivo....


Cristina Guedes
Editora, escritora e taróloga
http://revistafroditequemquiser.ning.com/profiles/blog/list?user=0a...

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço