extraido do livro publicado no blog Nirvana
buda
Mais tarde surge na Índia um príncipe, Siddhartha Gautama. Este irá colaborar ainda mais para que o homem atinja o conhecimento sobre sua realidade divina, sua alma que vive várias vidas, e a causa única do sofrimento do homem: sua ignorância e seus desejos.
Em 536 A.C. nasce Siddahrtha, filho de Maya, que segundo conta a história, ficou grávida ao ter um sonho em que um elefante branco entrava pela sua axila direita. Também conta a história que Maya teve o filho ao apanhar um ramo de flores. Siddahrtha, que significa, ‘todos os desejos cumpridos’. Pouco tempo depois a rainha viria a morrer, e Siddahrtha então passa a ser criado pela irmã mais nova da rainha, Mahaprajapati.
Como príncipe, Siddahrtha vivia isolado do mundo real, e vivia cercado de luxo e fartura, dentro dos limites do castelo de seu pai, o rei Gautama.
Conta a história que logo após seu nascimento, o rei recebeu a visita de um ermitão, Asita, que , ao ver a criança, predisse ‘Este príncipe, se permanecer no palácio, após a juventude, tornar-se-á um grande rei e governará o mundo todo. Porém, se abandonar a vida palaciana e abraçar a vida religiosa, tornar-se-á um Buda, o Salvador do Mundo’.
Aos 19 anos seu pai lhe arranjou o casamento com a princesa Yashodara, sua prima.
Mesmo vivendo dentro de uma vida de fantasia e prazeres o príncipe vivia em busca da solução para os mistérios da vida e da morte, e , aos 29 anos, quando nasceu seu filho Rahula, o príncipe decide abandonar o palácio para partir em busca de respostas para suas dúvidas.
A partir deste momento Siddhartha vive inicialmente em companhia dos chamados ascetas, que , através de muita meditação e abstinência, procuram contato com o transcendental. Siddharta se torna o mais severo dos ascetas, passando longos períodos em jejum e em meditações. Porém, como não consegue atingir a iluminação, decide abandonar o ascetismo, e aceita leite das mãos de uma mulher, após passar seis anos vivendo como asceta em uma floresta.
Entra então em um outro período de meditação, com forte determinação ‘Mesmo que o sangue se esgote, mesmo que a carne se decomponha, mesmo que os ossos caiam em pedaços, não arredarei os pés daqui, até que encontre o caminho da Iluminação’.
Conta a história que ‘tão árdua foi sua luta que seu sangue se diluiu, sua carne caiu em pedaços e seus ossos se partiram. E quando a estrela d’alva despontou no oriente, a luta havia terminado e a mente do príncipe desanuviou-se e ficou tão clara quanto a aurora. Ele havia, finalmente encontrado o caminho da Iluminação, tornando-se em oito de dezembro, aos trinta e cinco anos de idade, um Buda’.
A partir de então, Buda percorre o país pregando sua doutrina e ensinamentos, passando então quarenta e cinco anos desta forma.
Seus ensinamentos, em grande parte contados em forma de parábolas, tratam principalmente de esclarecer o homem sua origem divina, seu espírito imortal, e auxiliam o homem a enfrentar seu maior inimigo, sua própria mente descontrolada, que , escrava dos desejos, se torna fonte de sofrimento e morte.
Buda desencarna após este período de ensinamento, e conta a história que este momento se dá quando Buda pregava, entre duas árvores gigantes (Vatica robusta). ‘Com a consciência tranqüila pelo dever cumprido, o maior de todos os mestres e o mais amável dos homens adentrava o almejado Nirvana’.
Antes deste momento, Buda proferiu seus últimos ensinamentos:
‘Fazei de vós mesmos uma luz. Confiai em vós mesmos: não dependais de mais ninguém. Fazei de meus ensinamentos a vossa luz: confiai neles;
‘Considerai o vosso corpo, pensai em sua impureza; sabendo que a dor e o prazer são causa de sofrimento, como podeis ser coniventes com seus desejos? Considerai o vosso coração, pensai em sua inconstância, como podeis cair em ilusão e alimentar o orgulho e o egoísmo, sabendo que tudo termina em sofrimento inevitável? Considerai todas as substâncias, podeis nelas encontrar algum ‘eu ‘ duradouro? Não são elas um agregado que mais cedo ou mais tarde se partirá em pedaços e se dispersará? Não vos desconcerteis com a universalidade do sofrimento, segui os meus ensinamentos, mesmo depois de minha morte, e estareis livre do sofrimento. Fazei isso e sereis verdadeiramente meus discípulos.
‘(...) o propósito destes ensinamentos é controlar vossa própria mente. Abandonai a cobiça, e conservareis o corpo íntegro, a mente pura e vossas palavras serão as palavras da verdade. Se nunca esquecerdes o caráter transitório da vida, podereis resistir a ganância, a ira e podereis também evitar todos os males.
‘Se vossa mente for seduzida e enredada pela cobiça, deveis dominar e controlar a tentação, sede o senhor de vossa própria mente.
‘A mente de um homem pode fazê-lo um Buda ou uma fera. Corrompido pelo erro, torna-se um demônio; iluminado, torna-se um Buda. Controlai, portanto, vossa própria mente e não a deixeis afastar do caminho correto.
‘(...)Não desperdiceis vossa mente e tempo com ódio e com a discórdia. Desfrutai das flores da iluminação, quando ela a vós se apresentar e colhei os frutos deste caminho correto.
‘(...) Não vos lamenteis inutilmente, mas maravilhai-vos com o princípio da transitoriedade e dele aprender a vacuidade da vida humana. Não alimenteis vãos desejos de que as coisas mutáveis tornem-se imutáveis.
‘Atentai para este fato: Buda não é um corpo físico, é a iluminação. O corpo físico perece, mas a Iluminação persistirá para sempre na verdade do Dharma e na prática do Dharma. Aquele que apenas vê meu corpo não me vê realmente. Somente aquele que aceita meu ensinamento consegue ver-me.’
(Dharma - o ensinamento eterno)
Caixa de Recados (42 comentários)
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz
Seja bem vinda ao nosso site, estamos muito felizes com sua presença de luz entre nós.
Queremos convidá-la para fazer parte do Grupo de Estudos que criamos sobre o Livro "MENSAGEIROS DO AMANHECER - Ensinamentos das Plêiades", um best seller de luz canalizado por Bárbara Marciniak.
O objetivo do grupo é fazer um estudo passo a passo do referido livro, que é extremamente revelador de verdades intensas sobre as origens e a história da humanidade e através do qual os Pleiadianos nos passam ensinamentos surpreendentes e importantes para nosso despertar e evolução pessoal.
Estamos reunindo todas as Sementes Estelares e os membros da Família da Luz e será uma grande alegria podermos contar também com a vossa participação.
Venha conhecer a página de nosso grupo sem compromisso e BAIXE GRATUITAMENTE A CÓPIA DO LIVRO (mesmo que não queira participar, vale a pena ler o livro e praticar os interessantes exercícios que ele propõe para o nosso crescimento espiritual).
Para acessar a página de nosso grupo, poderá fazê-lo clicando no tópico "GRUPOS" que aparece no cabeçalho de qualquer página no site Anjos de Luz ou através do link abaixo:
http://anjodeluz.ning.com/group/mensageirosdoamanhecerensinamentospleiadianos
Para participar do Grupo de Estudos é necessário entrar na página inicial de nosso grupo e clicar no botão "+ PARTICIPAR DO MENSAGEIROS DO AMANHECER", que vai estar no canto superior direito da página (e a esquerda do vosso nome).
Para maiores esclarecimentos, inclusive sobre como baixar o livro, leia primeiramente os textos APRESENTAÇÃO DO GRUPO e INSTRUÇÕES GERAIS, contidos na página inicial de nosso Grupo e qualquer dúvida, contate-nos.
Um grande abraço fraterno e que a paz, a luz, a alegria e o amor divino estejam contigo sempre.
Ibiatan Upadian
Em todos os dias e nesse em especial, fique na Paz, fique na Luz. Seja a Paz, seja a Luz.
Do companheiro de jornada
Geraldo Jose Lima
Ver todos os comentários