Numa entrevista, perguntaram para o Professor Hermógenes (escritor, professor e divulgador brasileiro de Hatha Yoga), falecido com 94 anos bem vividos, qual o segredo para juventude.

Ele, então, respondeu que a fórmula “mágica” era: Entregar, Confiar, Aceitar e Agradecer!

Tão simples e tão difícil de executar!

Pensem nestas palavras e vejam o quão difícil é exercitá-las em nosso dia-a-dia… Vivemos tão cheios de expectativas em relação a nós mesmos e aos outros, buscando resultados a qualquer custo, querendo controlar tudo a nossa volta e, quando nos percebemos, estamos perdidos… Procuramos “remédios” fora de nós mesmos, o que muitas vezes nos causam mais sofrimentos.

Segundo o professor, são nas horas de profundo sofrimento que você alcança a metanóia (palavra grega que significa “mudar a direção da mente”).

Segue abaixo o texto do Professor Hermógenes para reflexão:

“Envolvidos por uma situação de estresse violento, de desafio alarmante, assaltados pela dor em forma de doença, pelo desemprego, desconforto, quando imersos numa crise que ultrapassa nossas esperanças de solução, é imperioso mobilizar todos nossos talentos, poderes, possibilidades, nossas reservas, para tentar uma saída, uma superação. Depois disso, se ainda nos vemos submetidos, manietados, derrotados, extenuados, vencidos, condenados… Que resta fazer?

Para fazer face a situações assim, que me convencem de minha impotência, tenho aplicado, com vitória, uma estratégia que minha longa existência me fez aprender: entrego o problema ou entrego a mim mesmo, confiando na providência divina e, portanto, predisposto a aceitar o que vier como resposta, e, numa prova de amor e fé, agradeço a Deus, antecipadamente, pela resposta que Ele achar melhor, seja qual for. Entrego, confio, aceito e agradeço!

A entrega não chega a ser verdadeira se desejamos uma determinada resposta. Se nos entregarmos totalmente, de imediato a paz nos acaricia. Aí, naturalmente deixamos a batalha com Deus, que tudo pode, para que Ele batalhe por nós.

O alívio é imediato. Estar entregue a Deus é a mais perfeita condição de ahimsa (não-violência), de brandura, de sábia imobilidade e, por isso mesmo, a mais eficaz.

Suponho que Deus, que sempre nos quer vivos, sadios, felizes, vitoriosos, se sente homenageado quando Lhe damos a chance de nos socorrer. Ele, que sempre deseja nossa fiel e incondicional confiança, aproveita a entrega e põe a nosso favor Sua Onisciência, Onipresença, Onipotência, e é só o que nos salva. Enquanto, apavorados, estressados, nos debatemos em gestos inócuos, desesperados, imprecisos, violentos e agoniados, Ele não encontra condições de assumir nossa batalha; não tem como atuar.

Ter fé em que Deus nos dará isso ou nos livrará daquilo é o que mais se vê. E achamos que agir assim é ter fé. Não é. A verdadeira fé consiste em calar para que Ele fale, em nos render ao que Ele quiser fazer de nós e por nós. Entenda este “seja feita a Vossa vontade” como wu wei (não-ação), brandura, ahimsa (não-violência), saranagathi (rendição).

Se você quiser dar uma chance a Deus para que Ele ganhe a batalha, para que o salve, cure, liberte, ilumine, pacifique, o que tem a fazer é precisamente oferecer-Lhe sua quietude, sua brandura, sua não-violência. Se continuar afobado, como pode Deus atuar?”

Que os bons ventos lhe soprem o que seu coração precisa para ser feliz!

VOCÊ ESTÁ NA EXPERIÊNCIA QUE PRECISA VIVER…

RELAXE…

EU ENTREGO
EU CONFIO
EU ACEITO
EU AGRADEÇO

A matemática do UNIVERSO é perfeita, nada poderia ter acontecido diferente do que aconteceu na sua vida…

Tudo está no seu devido lugar… RELAXE…

Perceba a presença de DEUS em todas as coisas e tudo lhe parecerá tremendamente belo e glorioso…

Todo o movimento da vida é no sentido da proteção…

Não perca tempo classificando, comparando ou julgando os acontecimentos.

Tudo é bom, tudo vai conduzir você a um novo estágio na sua evolução – Esse é o objetivo final.

Embora neste momento sua compreensão não seja exatamente esta, silencie e espere…

O tempo se encarregará de lhe mostrar que tudo que nos acontece é útil e necessário…

Tudo é criação divina…

Tudo é perfeito do jeito que é.

A mudança assusta, traz desconforto, mas ela é inevitável, faz parte da dinâmica da vida, assim como não se pode conter as águas de um rio, da mesma forma não se pode conter a evolução humana.

Temos que seguir em frente… SEMPRE!…

Essa é nossa sina: caminhar em direção ao desconhecido.

Quando a gente pensa que chegou, descobre que é preciso ir além… Uma estrada termina, outra começa.

O surpreendente nesta viagem é que nenhuma experiência se perde, tudo nos é acrescentado…

Ficamos mais e mais enriquecidos com tudo aquilo que vivemos, seja alegria ou tristeza, dor ou contentamento…

A imensidão da vida estará sempre à nossa frente pronta para ser vivida, quantas vezes forem necessárias…

Estar vivo é magnífico.

A aceitação lhe permite esta descoberta.

Se você cria resistência ou aversão a um acontecimento, transformará sua passagem pela Terra num inferno, e não poderá desfrutar da existência que chega a você todo dia gratuitamente…

Perceba a quietude das árvores… Tudo na natureza é Aceitação.

Por aqui não há nenhuma resistência, nenhuma aversão…

A confiança no Universo é absoluta.

Transforme esta singela oração no seu mantra diário.

Manifeste sua gratidão pela vida em todos os instantes do seu dia…

Observe que uma grande transformação vai acontecer…

E que um coração agradecido fala diretamente com DEUS…

Que Assim Seja! Paz e Luz!

Rodrigo Kladwan

https://kladwan.com/2014/11/13/eu-entrego-confio-aceito-e-agradeco/

*****
Gratidão.
Amor e Luz!