Do Vedanta: "Embora sendo Pura Sabedoria Imutável por natureza, o Supremo Ser, quando associado à mente que muda conforme as qualidades operantes no momento, identifica-se com ela."
O amigo Máscaras escreveu: E identificando-se com a mente, surge todo o tipo de ilusões, causando toda sorte de sofrimentos. Ora, se existe uma Pura Sabedoria Imutável, como pode ela identificar-se com algo que não seja ela mesma? E mais: se Maya é produzida por essa Pura Sabedoria Imutável, como é que, a própria Sabedoria foi construir maya para depois se identificar com a ilusão?
Cel: essa palavra ‘imutável’ causa mesmo estranhezas; contudo, conforme os sábios, é porq nossa mente, limitada e finita, não consegue alcançar o significado ultimo de certas coisas. Lembre-se q Paulo disse: “... e lá vi e ouvi coisas inefáveis!” O Buda, também, aos q o inquiriam: “suas perguntas são irrelevantes? Venha e tenha sua própria experiência!” Para os misticos e sábios q chegaram "lá", e, hoje, também para os cientistas quânticos, a consciência é uma só, única, absoluta e exatamente assim como é. Como disse Libniz (?) matemático, pensador, cientista, filósofo “Deus é o q é!”.
O q deve ocorrer é, como Paulo disse: “ele está acima e abaixo, à esquerda e à direita, atrás e à frente, dentro e fora! Nele vivemos, nele respiramos!” Assim, a consciência, a mente, o cérebro e o q mais seja, são a própria ‘Sabedoria’ imutável, infinita e eterna. Afinal, isso, a q damos o nome de Deus, está em tudo e é tudo! É a única realidade, o “primeiro, sem segundo”. Como está em tudo, manifesta-se, digamos, sensivelmente, qdo está em algo q possui ferramentas próprias para se manifestar: assim, não numa pedra, mas, sim, num cérebro! E sua manifestação se realiza de conformidade com as possibilidades do ser onde se acha. Assim, em qualquer estado ou condição em q esse ser se encontre, cheio de amor ou de ódio, rindo ou chorando, abençoando ou assassinando, ajudando ou prejudicando, sendo egoísta ou solidário, orgulhoso ou humilde, sofrendo ou dançando, cadeirante ou livre etc é a mesma consciência, e a diversidade de manifestações vem das diferentes circunstancias q envolvem as possibilidades de manifestação. Para os mestres, essa consciência é o q é, sempre uma e, sim, imutável, porq ela é assim como é.
Mons: Se maya é o resultado da identificação da Pura Sabedoria com a mente, onde está a Pura Sabedoria? Já que, ela se permite identificar-se com a mente, produzindo ilusão e sofrimento...
Cel: os homens, mesmo sem conhecer Deus, ou a Pura Sabedoria, lhe conferem uma série de atributos, q talvez mais obscureçam do q deixam clara a visão q podemos ter daquilo a q damos o nome de Deus. O fato, a verdade, a conclusão q podemos tirar dos testemunhos e escritos de místicos, sobre a divindade, e das revelações da ciência moderna, é q todos e tudo somos Deus, ou somos essa consciência q tudo envolve, permeia e é. Não há, portanto, uma ‘entidade’, um ser independente, ou inteligente e poderoso, onisciente e onipresente, infinito e eterno etc a quem podemos dar esse nome.
A concepção de um Deus, de infinito amor e felicidade, vem da percepção obtida qdo, pelo sucesso na meditação (raríssimas vezes por outro motivo), o ser humano entra numa condição de “bem-aventurança” absoluta, na qual nada empana a sabedoria e a felicidade q resultam da eliminação do ego e de se sentir uma só coisa com esse “todo”, astros, galáxias, montanhas, pedras, mares, cavalos, trens, aviões, baratas, gente, grama, fezes, sentimentos... É a esse sentimento/percepção extraordinário, q traz infinita felicidade (a sabedoria vem do cessarem as operações do ego, q punha limites a nossa compreensão) q os iluminados dão tantos nomes, dos quais um deles é ‘Deus’. Para outros, vc sabe, é o Todo, Absoluto, o Alfa e o Omega, o Vazio e o Nada, Mente ou Consciência Universal, Cristo, Buda, e consciência crística e búdica, ou cósmica, Verbo... conforme a cultura e circunstancias do momento.
Deus, portanto, é a percepção jubilosa de se sentir “um com tudo”, uma condição de extrema felicidade e ‘perfeição’ (tudo está perfeito exatamente como é), na qual sofrimentos não têm lugar! Serenidade total!
E para aqueles q continuam no corpo físico, pois suportaram e resistiram à extrema “voltagem” dessa experiencia que (como diz o Osho) queima todos os problemas e a ignorância, para esses brota ‘um amor quase insuportável’ pelo mundo, pois vêm q os semelhantes continuam sofrendo todas essas terríveis misérias q a vida apresenta, exatamente porq não passaram pela mesma experiência pela qual eles passaram; por não conhecerem a verdade libertadora de se perceber um com Deus.
...............................................
Tags:
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2026 Criado por Fada San.
Ativado por