Os Raios são as sete energias básicas emanadas de Deus para a manifestação de tudo o que existe. Os Raios Cósmicos Primordiais, em número de sete, foram a primeira manifestação da Divindade e cada um deles dividi-se em Sete Sub-Raios, os quais denominamos de os Sete Raios. “A Terra é composta de terra, água e ar. Os Raios são o Fogo Cósmico que interpenetra os outros três elementos. Os Raios passam através do globo terrestre e, onde se entrelaçam, eles esmaecem e formam essa Radiação luminosa que é a atividade concentrada de luz”(Mestre Saint Germain).

São três os Raios principais, cada um deles representando uma das Pessoas da Santíssima Trindade.

Primeiro Raio – Azul: Vontade Divina (que é o Supremo Bem e que comporta o Plano de Evolução para todos os reinos da natureza, da humanidade como um todo, do planeta e do próprio universo), Fé, Força, Poder e Proteção. Esse Raio corresponde ao Pai.

Segundo Raio – Dourado: Iluminação e Sabedoria Divina; Paz e Amor resultantes da real compreensão de nossa filiação divina. Esse Raio corresponde ao Filho.

Terceiro Raio – Rosa: Puro Amor Divino, Criatividade, Adoração, Tolerância, Bondade, Doçura, Sensibilidade. Esse Raio corresponde ao Espírito Santo, quer dizer, ao Espírito que permeia toda a Criação. A medida que isso acontece, ele se subdivide em quatro outros Raios, que são os Atributos da Divindade.

OS QUATRO ATRIBUTOS

Quarto Raio – Branco: Pureza, Ressurreição e Ascensão, Senso Artístico e Estético, Faculdade de impor a Harmonia através de qualquer conflito.

Quinto Raio – Verde: Verdade (que primeiro dissolve a ilusão do ego e da matéria, em consequência, revela a Realidade do Cristo), Concentração, Cura, Conhecimento Concreto, Ciência, Suprimento e Abundância Divina.

Sexto Raio – Rubi-Dourado: Amor ao Próximo, Serviço Abnegado, Idealismo, Compaixão, Devoção e Paz.

Sétimo Raio – Violeta: Transmutação, Alquimia, Senso de Ritmo Exato, Ordem, Diplomacia, Libertação e Liberdade. É Também o Raio do Cerimonial.

O nosso Sistema Solar manifestou-se pela atuação do Segundo Raio Primordial, Amor – Sabedoria. Este Raio Cósmico é dividido em sete Raios. Os Raios são energias-veículo que as Hierarquias Cósmicas Divinas utilizam segundo a Lei de Atração. As hierarquias construtoras dos universos manipulam essas forças que são retiradas de Fontes Celestes.
A atuação dos Raios é ininterrupta sobre o Universo e suas humanidades. Foi pela atividade dos Sete Raios que se formaram as Raças Raízes, suas sub-raças, suas nações e também as necessárias mudanças nas sucessivas civilizações e culturas.

A Centelha Divina que carregamos em nossos corações possui o germe potencial de todos os Raios. No final do atual ciclo, todas as pessoas adquirirão total domínio sobre todos eles.

Cada Raio possui um Diretor que é o Chohan, o Senhor do Raio. O Chohan é quem regula o grau de intensidade do fluxo da energia no Sistema Solar. Os Raios têm a propriedade de compor toda a matéria manifestada, como também têm a propriedade de penetrar esta matéria já existente, para estimulá-la na elevação do seu padrão vibratório, transformando-a. Os Sete Raios estão totalmente atentos à execução do Plano Divino para o Universo.

Todos nós, humanos, estamos sob influência de dois Raios, um principal (Raio do Eu Superior) e um secundário (Raio da Personalidade). Os Raios nos induzem ao nosso Ser Interno. Cada nação do nosso planeta também recebe a influência de dois Raios, um principal e um secundário. Neste período, os Raios que atuam no Brasil são o segundo, dourado (Amor-Sabedoria) e quarto, branco (Harmonia).

A humanidade e o planeta Terra, após eons e eons nas trevas, encontra-se no limiar da Luz, que nos chega atualmente de forma mais intensa pelas energias dos Raios Cósmicos.
A Terra passará para uma nova etapa, não será mais um planeta cármico. Todas as pessoas que não se elevarem em consciência serão conduzidas a encarnar em mundos cármicos, de estágio inferior ao nosso. Os humanos encarnados e desencarnados, que se encontrem muito atrasados em seu desenvolvimento espiritual, serão levados a encarnar em planetas que se encontrem em estágio infra-humano.

Vivemos o tempo do Juízo. Este é um tipo de oportunidade de purificar-nos.
Na Era de Aquário, a Era entrante, devido a uma combinada irradiação de Raios, a humanidade se beneficiará de uma grande expansão de consciência, que a induzirá aos relacionamentos grupais em vez de relacionamentos individuais e voltados a si mesmos.
Vivemos neste tempo a oportunidade de preparar em consciência a nossa libertação e ascender a mundos mais elevados. Após a grande purificação, a Terra receberá somente os puros e os mansos, a NOVA RAÇA.

O PRIMEIRO RAIO – AZUL

Representa a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade, na figura do Pai. Sua cor é Azul.

O Arcanjo que atua neste Raio é o Arcanjo Miguel. O Grande Elohim deste Raio é Hércules, juntamente com seu complemento divino Amazon.

O Raio Azul possui os aspectos Divinos da Força, Poder, Proteção, Vontade e Firmeza da fidelidade.

O Chohan, Diretor deste Raio é o Mestre El Morya.


El Morya juntamente com o Mestre Kuthumi introduziu neste planeta a Teosofia. Fundaram aqui na Terra a Fraternidade Teosófica, movimento espiritualista que trouxe os ensinamentos dos Mestres Ascensionados e do Plano Divino para este planeta.
Foi El Morya quem também fundou e introduziu em nosso planeta o movimento Ponte para a Liberdade. Esse movimento é uma ponte construída entre nós, humanos, e os Seres Cósmicos nas oitavas de Luz, de onde fluem Amor e Luz do Reino Celestial ao nosso planeta Terra.

 

 

Para desenvolver e absorver as qualidades de todos os Raios, devemos sintonizar-nos a eles primeiramente. Em seguida mentalizar o Raio com que se deseja trabalhar, vindo do alto, penetrando em nossa cabeça pelo chacra coronário e se alojando em nosso coração. Deveremos imaginar este Raio expandindo-se de nosso coração para todo o nosso corpo físico e, a seguir, em nossa aura. Para auxiliar outras pessoas e também nosso planeta, devemos dirigir mentalmente este Raio sobre eles.

As pessoas sob a influência do Raio Azul são fortes, decididas e abertas a novas idéias. São pessoas que estão sempre à frente.

De acordo com a Lei Cósmica, os Mestres só podem auxiliar-nos se correspondermos aos seus esforços. A Lei determina que devemos cooperar para conseguir nossa plena liberdade. A ajuda que recebemos dos Mestres só nos pode ser dada através de canal humano. E é exatamente esta a função da Ponte para a Liberdade: formar puros canais transmissores dos divinos Raios para todo o planeta.

O SEGUNDO RAIO – DOURADO

O Segundo Raio representa a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, chamada Filho. Sua cor é o Dourado. As qualidades divinas contidas neste Raio são Sabedoria, Equilíbrio, Iluminação, Amor e Paz.

As pessoas que estão sob a irradiação deste Raio dedicam-se ao desenvolvimento da consciência, esforçam-se em aprofundar sua compreensão sobre a humanidade.

A tolerância é desenvolvida pelo conhecimento, fazendo aumentar sempre o Amor. Estas pessoas possuem tato e antevisão. São excelentes diplomatas, professores e diretores de colégios de primeira linha. É o Raio das pessoas que atuam na área educacional.

O Segundo Raio da Sabedoria não se atém ao exterior e ao intelecto. Mestre Kuthumi foi o Diretor deste Raio até o ano de 1956. Após esta data, ascensionou ao cargo de Instrutor do Mundo, juntamente com o Mestre Jesus. Mestre Kuthumi, em uma de suas encarnações, foi Gaspar, um dos três Reis Magos que acompanharam a estrela de Belém. Posteriormente, foi a encarnação de São Francisco de Assis.

Atualmente Mestre Lanto é o Diretor deste Raio.

Arcanjo Jofiel é o grande Instrutor dos Anjos, dos homens e dos elementais, neste Raio. Cassiopéia, juntamente com seu complemento Divino Minerva, é o Grande Elohim do Segundo Raio.

O TERCEIRO RAIO – ROSA

Mestra Rowena é a Diretora deste Raio. O Terceiro Raio traz as divinas qualidades da Força Magnética do Amor Divino, Adoração, Beleza e Fraternidade. Sua cor é o Rosa.

Até 1864, Paulo, o veneziano, foi o Diretor deste Raio. Em sua última encarnação aqui na Terra, foi o artista plástico Paulo Veronezi. Em novembro de 1964, Mestre Paulo assumiu o cargo de Maha Chohan, tornou-se o representante do Espírito Santo do planeta.

O Raio Rosa traz também as qualidades da Tolerância, da Diplomacia e da Delicadeza. O Terceiro Raio estimula talentos ocultos nas pessoas e impulsiona as que vêm desenvolvendo talentos. O trabalho deste, que também é o Raio da Libertação, se estende ao desenvolvimento do Amor entre as pessoas, nações e religiões.

O Arcanjo Samuel, com seu complemento divino Caridade, trabalha a expansão da consciência externa da humanidade.

O Grande Elohim Órion é o Elohim do Amor Divino, juntamente com a sua alma gêmea Angélica.

As pessoas sob a influência do Raio Rosa são pensadores abstratos, filósofos e metafísicos. São pessoas que, por terem grande capacidade imaginativa, têm o poder de captar a essência da verdade. Conseguem ver todos os lados de uma mesma questão. São sonhadoras, amam a música.

O QUARTO RAIO – BRANCO

O Quarto Raio representa as qualidades da Pureza, da Ressurreição e do Plano Perfeito e Imaculado da Criação Divina. Este Raio é a ponte entre o Reino Interno da Perfeição e a manifestação externa do Plano Divino, no mundo material.

A cor deste Raio é branco.

O Chohan deste Raio é o Mestre Seraphis Bey. Dentro de alguns anos, Mestre Serapis Bey será liberado deste cargo que ocupa há 2.000 anos, para exercer uma função mais elevada no Plano Divino.

O Mestre Leonardo da Vinci está sendo preparado, juntamente com o Mestre Maomé, para ocupar o cargo de Diretor deste Quarto Raio.

A finalidade das instruções dos Mestres é de ajudar na purificação de nossos corpos inferiores de forma rápida.

Este Raio é predominantemente o Raio da cor. As pessoas pertencentes a este Raio amam a cor. Se não são artistas, a qualidade da cor será desenvolvida através da escolha da roupa ou decoração. Como músicos, suas composições serão cheias de melodia. Estas pessoas possuem senso de humor e falam bem. Geralmente são agradáveis, mas de difícil convivência.São pessoas quase sempre abençoadas com o poder espiritual e enxergam além das coisas.

O Quarto Raio tem a função de ensinar-nos a arte de viver. Quando em sintonia com este Raio, somos orientados a produzir a síntese da beleza. Para tanto temos que desenvolver a consciência da unidade.

O Raio Branco não é o Raio da arte como se prega, mas sua irradiação nos traz a realização da beleza das formas vivas, dos ideais, das idéias se expressando de forma imediata. A arte em sua expressão artística se manifesta pela irradiação de todos os Raios.

Arcanjo Gabriel serve no Quarto Raio. Sua alma gêmea é Esperança.

O Elohim Claire é o protetor do Plano Imaculado da criação na Terra com seu complemento divino Astrea.

O QUINTO RAIO – VERDE

O Quinto Raio é o Verde. Raio da Cura, da Ciência e da Pesquisa. Este Raio traz também a irradiação da Verdade e da Precisão na aplicação da Lei.

O Chohan, Diretor deste Raio, é o Mestre Ascensionado Hilarion, que, na época de Jesus, foi o Apóstolo Paulo, aqui na Terra.

Os grandes Avatares, Messias e Instrutores religiosos, que trabalham entre nós, humanos, irradiam este Raio para a humanidade.

Pessoas que estão sob a influência deste Raio são médicos, enfermeiros, irmãs de caridade e missionários. Também estão ligadas a este Raio Verde as pessoas que se dedicam à pesquisa das causas e origens das doenças. Possuem um intelecto extremamente refinado e aguçado. São apuradas nos detalhes. São fiéis e lúcidas nas explicações. São organizadas e pontuais como profissionais. É o Raio dos grandes químicos, engenheiros eletrônicos de primeira categoria. São os cirurgiões das grandes operações.

Quando nos sintonizamos ao Raio Verde e o irradiamos mentalmente ao planeta, colaboramos na implantação da Verdade à toda humanidade. O Raio Verde traz-nos através de sua irradiação o aprendizado da precisão matemática do Universo e capacita-nos para as conquistas científicas.

O Arcanjo deste Raio é Rafael. Seu complemento divino é Maria, mãe de Jesus, a dirigente suprema de atividade da cura para a nossa Terra.

O Elohim do Quinto Raio é Vista, conhecido como Cyclope ou Ciclopéia. É o Elohim da concentração, devoção, cura, da música e seu complemento divino é Cristal. Elohim Vista, por meio da música, carrega o físico, o mental, o emocional e a consciência etérica da humanidade. Mantém a harmonia de forma ininterrupta, para que contribuamos para a música das Esferas.

O SEXTO RAIO – RUBI DOURADO

O Raio Rubi Dourado contém os atributos divinos da Paz, Colaboração e Dedicação à vida do Serviço da cura e propagação da paz. Nele também estão contidas as qualidades da Misericórdia e da Devoção.

A Chohan deste Raio é Mestra Nada. O Mestre Jesus exerceu o cargo de Diretor do Sexto Raio até pouco tempo quando ascensionou a Instrutor do Mundo juntamente com o Mestre Kuthumi.

O ciclo de irradiação do Mestre Jesus, terminou no dia primeiro de Janeiro de 1954. Alguns meses depois teve início a irradiação do Sétimo Raio.

Arcanjo Uriel serve no Sexto Raio. Seu trabalho é dar apoio e colaborar na evolução de nosso planeta. Sua alma gêmea é Donna Graça. Ele irradia a mensagem da Paz. A Paz antecede sempre a cura da alma, do espírito, do corpo e oferece-nos a harmonia da nossa vida pessoal.

O SÉTIMO RAIO – VIOLETA

Saint Germain é o Diretor do Sétimo Raio, o Raio Violeta. O Raio que rege a entrante Era de Aquário, a Era dos conhecimentos e da liberdade.

O principal atributo deste Raio, como também de Saint Germain, é o da Liberdade. Este Raio pertence ao último ciclo de 2.000 anos da irradiação dos Raios.

A qualidade da irradiação deste Sétimo Raio permite nesta época a divulgação de conhecimentos espirituais, instrução necessária para a humanidade conseguir sua libertação do atual Carma. Atualmente estes conhecimentos espirituais estão sendo divulgados pela Hierarquia Divina oculta. Atingiremos nossa liberdade através do uso do Fogo Violeta.

As Qualidades Divinas contidas neste Sétimo Raio são da Purificação, da Transmutação, dos Apelos, da Compaixão e da Misericórdia Divina.

Saint Germain, o Regente da Nova Era, ascensionou no ano de 1684. Como os outros Mestres Ascensionados, Saint Germain pertence a mundos mais evoluídos que o planeta Terra. Encarnou inúmeras vezes desde o início da formação das Raças Raízes, para ajudar-nos a evoluir em consciência.

No atual período, faz nascer em nós o desejo de liberdade da nossa alma, de conquistarmos nossa liberdade deste planeta cármico, matérico e ilusório, atingindo graus mais elevados de consciência. O Sétimo Raio é o Raio da Purificação, Misericórdia Divina e Ascensão.

A Ascensão se efetivará quando nossos quatro corpos inferiores estiverem harmonizados e purificados, livres das recordações, dos ilusórios apegos e das deficiências de nossa personalidade.

Atualmente, o Mestre Saint Germain detém poder sobre a evolução de todos os Anjos, homens e seres elementais. Ele também é o instrutor e divulgador dos ensinamentos sobre o uso do Fogo Violeta, o fogo purificador e libertador.

Devido à intensa irradiação dos Raios, vivemos hoje um período de profundas transformações tanto em nível individual quanto planetário. Essas transformações trazem sentimento de inquietação em nossos corpos Mental e Emocional.

O Sétimo Raio é o Raio das pessoas que possuem o dom da organização, da ordem e da perfeição nas profissões que atuam. Este é o Raio da Forma. São escultores perfeitos. Pintores e escritores também perfeitos, se também influenciados pelo Quarto Raio.

Arcanjo Ezequiel é o Arcanjo do Sétimo Raio e seu complemento divino é Ametista. Arcanjo Ezequiel está incumbido da custódia do Fogo Violeta, dos apelos e da transmutação. O Fogo Violeta dissolve e transmuta as energias, os sentimentos, as palavras e as ações.

Elohim Arcturus é o Elohim do Fogo Violeta da Misericórdia, da Compaixão, do Apelo, do Rítmo, da Transmutação e da Liberdade. Seu complemento divino é Diana.