Vegetarianismo como opção Espiritual |
Fonte: Jornal Planeta Sai - Nº 4
CELEBRANDO neste número a compaixão, o Planeta Sai não poderia deixar de trazer uma
reflexão sobre a profunda e transformadora decisão de se tornar vegetariano. Como
podemos ser cúmplices - e motivo - de causar tanta dor aos animais? Como nos tornamos
insensíveis aos gritos, ao pânico, ao sangue e à morte de tantos seres que, assassinados,
vêm parar em nossos pratos e ainda nos geram prazer? Para quem não associa mais a carne
que ingere ao sofrimento animal, seria um grande auxílio - para sua evolução
espiritual - visitar um matadouro, assistir a um animal sendo morto.
Talvez a brutalidade da cena acorde a compaixão adormecida. E, para quem se
considera vegetariano porque só come peixe, vale a lembrança de que o peixe não é um
vegetal. Peixes, lagostas, polvos, lulas, camarões, ostras - todos são seres vivos e,
portanto, sujeitos à dor. Estudos mostraram que os peixes têm, em suas bocas, quase a
mesma quantidade de terminações nervosas que os humanos possuem em seus genitais. Por
essa razão, puxar um peixe para fora da água com um anzol equivale a tirar uma pessoa da
água puxando pelos genitais. Além disso, a sensação de um peixe fora da água é
comparada à sensação de um homem sendo asfixiado e morrendo lentamente. A retirada
da água gera uma dor terrível e provoca o sangramento das guelras. Não vamos falar nem
dos arpões ou dos animais que são jogados, vivos, em panelas fervendo.
É muito requinte de crueldade!
Em relação ao vegetarianismo, temos que considerar sempre as causas éticas que
gritam a seu favor. Ética em relação aos mais desfavorecidos - homens ou animais. O
problema da fome que assola o mundo poderia ser equacionado mais facilmente se, nas
mesmas áreas destinadas ao gado, escolhêssemos a produção agrícola. Hoje, em
função do lucro, prioriza-se o pasto e a produção de grãos e forragem para consumo
animal, em vez da plantação de vegetais para consumo humano. Cinqüenta gramas de carne
numa refeição são uma contribuição para que cinco crianças passem fome em algum lugar do
mundo! Uma criança morre de fome a cada dois segundos na Terra! Calcula-se que, se
houvesse uma redução de 50% na produção de carne, haveria alimento suficiente para
todos.
O alimento vegetariano é essencial ao caminho espiritual, e também à nossa saúde
física e mental. Como tudo está ligado, ao se tornar vegetariano, o homem, além de não
contribuir para o incomensurável sofrimento de nossos irmãos animais, também preserva a
Terra, fonte da sua própria existência. O estudo comparativo entre a anatomia e a
fisiologia dos animais carnívoros, herbívoros, frugívoros e as do homem mostra
claramente a distância entre o ser humano e o animal carnívoro, enquanto evidencia a
ligação do homem com os animais herbívoros e frugívoros.
Na verdade, a impressionante semelhança entre o homem e os animais frugívoros e
herbívoros explica, na origem, o que hoje se constata na prática: a infinidade de doenças
comprovadamente relacionadas ao consumo da carne. Pesquisas já demonstraram que os
vegetarianos possuem sistemas imunológicos mais fortes que os carnívoros, o que talvez
explique o fato de, na Inglaterra, os vegetarianos - considerados um grupo de
menor risco - pagarem muito menos por um seguro de vida.
Esta é a essência da questão: O homem é a única espécie que poderia cuidar de todas as
outras espécies. Protegê-las. Mas, ao contrário, tornou-se um algoz, que ainda
sente prazer em saborear suas vítimas.
Tags:
Olá!!! Só encontrei hoje esse assunto interessante... Mas, dizem que antes tarde do que nunca, né?... rsrsrs
Há mais de vinte anos fui adepta do vegetarianismo por ter estudado na Seicho-No-Ie sobre as influências do sentimento de tristeza do animal que é morto. Na época fiquei muito impressionada, mas confesso que foi mais no embalo da coisa. Mesmo assim, permaneci nessa dieta por cerca de 5 anos, até minha primeira gravidez. A médica que me atendia no pré-natal só faltou me acusar de tentar matar meu filho, ou dar á luz um pé de acelga! Então acabei voltando aos hábitos anteriores.
No ano passado, no alto dos meus 49 aninhos, continuando na busca de uma espiritualidade que teimosamente acredito que todos possuímos, acabei por optar pelo retorno ao Vegetarismo (Wikipédia - vegetarismo é uma dieta semelhante, porém que inclui alguns alimentos de origem animal como leite, queijo e ovos, sem porém incluir carne.) Pude notar grande diferença em meu humor, na capacidade de concentração, até mesmo uma maior facilidade para orações e meditações.... Coincidência?? Não sei. Só sei que finalmente encontrei um estilo de vida que me deixa feliz e de consciência tranquila.
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»
A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2024 Criado por Fada San. Ativado por