Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar



Allan Kardec, na "Revista Espírita" do mês de outubro de 1866, reproduziu textos publicados em diversos jornais a respeito das curas maravilhosas realizadas no campo de Châlon, por um jovem zuavo espírita.

Em seguida, discorreu sobre as causas para essas curas, a saber:

Essas curas têm simplesmente por princípio uma ação fluídica dirigida pelo pensamento e pela vontade.

Para a obtenção das curas é preciso um ser humano suficientemente provido do fluído, e adepto a lhe dar a energia necessária.

A faculdade de curar está na Natureza e muitos indivíduos a possuem, mas em graus muito diferentes.

Alguns indivíduos dotados da faculdade curativa agem com conhecimento de causa, como o zuavo; outros agem sem se dar conta do que se passa.

A faculdade de curar não é universal, isto é, não cura todos os casos. Se o homem tivesse tal poder seria igual a Deus.

Allan Kardec comentou, ainda, que conhecia pessoalmente o zuavo Sr. Jacob, que era médium escrevente e propagador zeloso do Espiritismo. O Sr. Jacob havia feito alguns ensaios parciais de mediunidade curadora e teve nessa faculdade um desenvolvimento rápido e considerável durante sua estada no campo de Châlons.

Logo em seguida, Allan Kardec publicou um relatório produzido pelo Sr. Boivinet. membro da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, contendo fatos surpreendentes das curas constatadas por ele próprio.

Ainda, Allan Kardec salientou que o dom de curar não é resultado do trabalho, nem do estudo, nem de um talento adquirido. Por isso, não pode ser considerado um mérito. Por outro lado, o médium dotado de faculdade de curar não passa de um instrumento passivo, de que os Espíritos se servem hoje e podem deixar amanhã, caso o médium não saiba utilizá-la na seara do Bem.

Porém, o mérito real do médium curador está no emprego que faz de sua faculdade; no zelo, no devotamento e no desinteresse com os quais põe o seu dom a serviço útil daqueles a quem pode beneficiar; e na modéstia, na simplicidade, na abnegação e na benevolência contidas em suas palavras e ações.

Allan Kardec, na edição seguinte, de novembro de 1866, da "Revista Espírita", retornou às curas obtidas pelo Sr. Jacob e prosseguiu com diversas considerações muito valiosas sobre a mediunidade curadora, a saber:

DIFERENÇA ENTRE OS MÉDIUNS CURADORES E OS MÉDIUNS RECEITISTAS: Há uma diferença radical entre os médiuns curadores e os médiuns que obtêm prescrições médicas da parte dos Espíritos. Estes são médiuns escreventes comuns, mas com essa especialidade na obtenção das comunicações dos Espíritos.

MÉDIUNS CURADORES: Os médiuns curadores curam só pela ação fluídica, em mais ou menos tempo, mas, às vezes instantaneamente, sem o uso de qualquer remédio.

BONS FLUÍDOS PARA OS ENFERMOS: O poder curativo dos médiuns curadores está inteiramente no fluído depurado a que servem de condutores para os enfermos. Assim, eles agem dentro das leis naturais e não há nisso nada de miraculoso.

APTIDÃO ESPECIAL: A mediunidade curadora é uma aptidão especial, tão independente da vontade quanto todas as outras faculdades mediúnicas.

O CONCURSO DOS ESPÍRITOS: A aptidão para curar pertence ao médium, mas o exercício da faculdade depende do concurso dos Espíritos.

FACULDADE INOPERANTE: Quando os Espíritos não querem agir ou não querem mais se servir de um médium curador, este se assemelha a um instrumento musical sem o músico. Assim, o médium curador perde instantaneamente a sua faculdade, o que exclui a possibilidade de transformá-la em uma profissão.

LIMITES DA MEDIUNIDADE CURADORA: A mediunidade curadora tem seus limites. A ação fluídica que ela conduz pode dar sensibilidade a um órgão do corpo material, fazer desaparecer um obstáculo ao movimento físico ou à percepção e cicatrizar uma ferida, porque o fluído age como um verdadeiro agente terapêutico e produz uma reação química semelhante à de certos medicamentos. Mas, a mediunidade curadora não pode repor a falta de um órgão que foi destruído, porque isto seria um verdadeiro milagre. Assim, existem doenças incuráveis e a mediunidade curadora não livra a humanidade de todas as suas enfermidades.

VARIAÇÕES NA MEDIUNIDADE CURADORA E NA AÇÃO DOS FLUÍDOS: A mediunidade curadora não é uniforme para todos os médiuns. Ela apresenta nuanças e aspectos muito diferentes. Dependendo do seu grau de desenvolvimento, a ação é mais ou menos rápida, ampla ou circunscrita. Assim, um médium curador pode ter sucesso sobre certas moléstias e sobre certas pessoas, mas, em certas circunstâncias, pode falhar completamente em casos aparentemente idênticos. O temperamento e a constituição física do médium curador dão características peculiares e propriedades especiais aos fluídos, de forma que sua ação varia de caso para caso. A ação pode ser enérgica e muito poderosa em certos casos, mas pode ser nula em outros casos. Assim, só a experiência pode levar ao conhecimento da especialidade e da extensão da aptidão da faculdade do médium curador. Porém, não existem médiuns curadores universais, porque não existem homens perfeitos e com um poder ilimitado.

MEDIUNIDADE CURADORA E OBSESSÃO ESPIRITUAL: A faculdade de curar não implica que só o médium curador consiga libertar os obsidiados de uma obsessão espiritual. Isto porque a ação deve ser moral e a pessoa que trata da obsessão deve possuir uma autoridade moral sobre o Espírito obsessor. O fluído curador pode ajudar somente quando a obsessão está acompanhada de afecções orgânicas. Assim, certos médiuns curadores são impotentes para a cura da obsessão.

A MEDIUNIDADE CURADORA, A MEDICINA E OS MÉDICOS: A mediunidade curadora não veio suplantar a medicina e os médicos. Ela simplesmente veio provar que existem coisas espirituais que as ciências médicas não sabem e que precisam estudar.

A MEDIUNIDADE CURADORA E O EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA: A mediunidade curadora escapa completamente da lei sobre o exercício ilegal da medicina, porque ela não prescreve nenhum tratamento médico. Apenas exerce uma ação fluídica direcionada pela prece, e nada cobra pelos serviços fraternos prestados. A prece por uma pessoa doente é um ato religioso e não uma substância farmacêutica.

DISPOSIÇÃO ORGÂNICA: A mediunidade curadora é uma disposição. Muitas pessoas a possuem ao menos em germe, mas fica em estado latente se não for exercitada e desenvolvida.

PARTICIPAÇÃO DOS ESPÍRITOS SUPERIORES: A mediunidade curadora exige, indispensavelmente, a participação dos Espíritos depurados, que procuram quem lhes desperta a simpatia. Estes não podem ser substituídos por Espíritos inferiores que, em certas circunstâncias, podem obter certos efeitos mediúnicos.

PARTICIPAÇÃO DO MÉDIUM CURADOR: Para o médium curador há a necessidade absoluta de se conciliar com o concurso dos Espíritos superiores, se ele quiser conservar e desenvolver a sua mediunidade curadora. A primeira condição para isso é trabalhar pela sua própria depuração, para não alterar os fluídos salutares que vai transmitir e ter o mais completo desinteresse material e moral. O desinteresse é incompleto sem o desinteresse moral.

DECADÊNCIA DA MEDIUNIDADE CURADORA: O médium curador vê declinar e desaparecer a sua mediunidade curadora quando ele não consegue extirpar o orgulho, o egoísmo e a vaidade; quando se julga indispensável aos bons Espíritos e o único intérprete da verdade; quando deprime outros médiuns; e quando não ouve os bons conselhos que lhe são dados.

O MÉDIUM CURADOR ORGULHOSO: O médium curador orgulhoso não vê a sua faculdade curadora se desenvolver, mas sim se aproximar do declínio. Então, a queda do médium curador orgulhoso ocorre mais cedo ou mais tarde, e lhe é uma punição.

QUALIDADES DO MÉDIUM CURADOR: As qualidades do bom médium curador são: devotamento, abnegação e humildade.

ATRIBUTOS DO MÉDIUM CURADOR BOM E VERDADEIRO: O bom e verdadeiro médium curador: compreende a santidade de sua missão; é movido pelo desejo de fazer o bem; torna útil a sua faculdade aos seus semelhantes; tem a humildade e a modéstia no coração; demonstra sinceridade em suas intenções; não procura o brilho, nem o renome para satisfazer a sua vaidade; não exibe as curas que realiza; não se julga o primeiro e nem o único capaz de fazer o bem; não inveja e nem deprime outros médiuns, pois os considera como irmãos que concorrem para o mesmo objetivo; não se julga infalível, nem universal; sabe que outros médiuns podem tanto ou mais que ele; tem mais fé em Deus do que em si mesmo; sabe que nada pode sem Deus; e nada promete porque tudo depende da permissão de Deus.

INFLUÊNCIA MORAL E MATERIAL: O médium curador junta a influência moral à influência material. Assim, tem sempre a palavra benevolente e encorajadora, que levanta o moral e que faz nascer a esperança e a confiança em Deus.

AÇÃO MORAL: A ação moral do médium curador já é parte da cura, porque a consolação que espalha predispõe o doente a receber o eflúvio benéfico e o seu pensamento benevolente já é um eflúvio salutar.

AÇÃO MATERIAL: O médium curador, sem a sua influência moral, tem apenas a sua ação fluídica material, que de certo modo e em muitos casos, é insuficiente para curar.

A SIMPATIA DOS BONS ESPÍRITOS: O médium curador que tem as qualidades do coração é bem amado pelos bons Espíritos.

A BENEVOLÊNCIA: O médium curador benevolente desperta a simpatia no doente, predispondo-o à assimilação dos fluídos.

A FALTA DE BENEVOLÊNCIA: No médium curador orgulhoso, a falta de benevolência gera no doente um sentimento de repulsa, que paralisa a assimilação dos fluídos.

A PREFERÊNCIA DOS BONS ESPÍRITOS: Os bons Espíritos somente se ligam aos médiuns curadores que se mostram dignos de sua ação e proteção. 

 

Do livro: Terapêutica Espírita - Geziel Andrade



Exibições: 9

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço