Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

PAPA LEBÁ

UMA VISÃO DE EXU NO CULTO DA OBEAH.

 

(Anotações feitas por Maria de Fátima durante a

Palestra de Edmundo Pelizari, realizada na “Casa

Esotérica”, em Praia Grande na data de 11/12/2004.

Adpatada livremente por Alexandre Cumino para

fazer parte do material do Curso de Exu – O Guardião

da Luz )

A OBEAH é um culto realizado em algumas ilhas do Caribe e a exemplo da Umbanda também fez o seu sincretismo das culturas que se encontraram nas ilhas. Podemos dizer que é um culto primo da Umbanda e do Vodu Haitiano. Para alguns OBEAH é uma religião, para outra magia ou feitiçaria e também um modo de se fazer as coisas e de se buscar uma harmonia com a Natureza.

           

            Na OBEAH, a sabedoria e a saúde decorrem de vivermos em harmonia com as forças da Natureza, dialogando com essas forças, que são o ar, a terra, a água, o fogo etc. Os velhos sábios pajés, xamãs ou feiticeiros entendem que as catástrofes são formas de a Natureza reequilibrar tudo. Harmonizar-se é abrir-se aos Mistérios da Natureza.

            O primeiro Mistério é chamado de oby, que significa uma força da Natureza, a força que DEUS usou para criar o mundo, algo parecido ao conceito de Axé no Culto de nação. Assim, tudo está preenchido por oby, até mesmo os espaços entre as estrelas. Esse oby seria o prana ou a energia vital, a energia divina sustentadora da Vida. Alguns seres e algumas coisas têm mais oby que outros, como o Sol, as pessoas mais fortes e saudáveis, por exemplos. Alguns lugares da Natureza também são ricos em oby e permanecer neles, ou mesmo dormir nesses lugares é uma forma de se conseguir obter desse oby. A saúde e a longevidade decorrem de uma proteção que advém de se ter mais oby. O amor é uma força de vida e sentir amor, manter-se em estado amoroso, corresponde a estar-se pleno de oby. Oby também corresponde a sorte. Quem precisa da energia da sorte precisa repor oby. As pessoas que têm muito oby possuem força magnética, têm um magnetismo especial. Participar de alguns ritos, dentro da OBEAH, já pode trazer à pessoa um bem-estar.

            A arte da OBEAH é a arte de fazer a sorte. Algo semelhante a ser Umbandista, Candomblecista ou pertencer a uma religião que conscientiza seus adeptos das forças da natureza e de como entrar em contato com elas, em busca de força e harmonia com o todo.

            Existem, portanto, algumas maneiras de se repor o oby, para que a pessoa tenha saúde, longevidade, sorte.

As principais são:

a) pelo uso de algumas plantas, em chás ou em banhos;

b) pela participação em algumas cerimônias ou rituais, em locais especiais da Natureza, nas quais se entra em contato com entidades espirituais que naturalmente dão oby para as pessoas.

            A principal entidade na OBEAH, é PAPA LEBÁ, que em algumas outras culturas é chamado de Elegbará, Elebá, Elebará, Legbá, Lebá, Légua ou Elegua que são corruptelas da divindade Gêge que se identifica com Exu na Cultura Nagô Yorubá.

Portanto Papa Lebá (Papai Lebá) corresponde ao Orixá Exu, ou mais especificamente a um dos caminhos de Exu como Papai Exu ou Babá Exu (O Pai de Todos os Exus).

            Na OBEAH, Papa Lebá é considerado o primeiro ser espiritual criado por DEUS. É o mais pleno de luz e de oby.

            Papa Lebá está presente em todos os ritos de OBEAH. É o ser espiritual mais velho e o que tem mais poder e, por isso mesmo, é o primeiro a ser homenageado. Tanto os seres vivos (encarnados) quanto os espíritos (desencarnados) e as divindades precisam do axé de Papa Lebá.

            Papa Lebá se apresenta como um vovô, figura poderosa, bondosa, amorosa e que nos chama de netos ou crianças. Ele lembra demais um Preto Velho na Umbanda. Usa uma bengala, símbolo do seu poder, a qual é desenhada no respectivo ponto riscado como se fosse um “y” mais alongado. Ainda nesse ponto de Papa Lebá, que é riscado em rituais de evocação específicos, desenha-se uma cruz, a qual está ali para simbolizar o “cruzar” de um caminho.

            Na OBEAH se costuma evocar Papa Lebá para tudo, com o sentido de se querer que tudo comece bem, sob a proteção dele. Entende-se que coletivamente nós geramos energias negativas, que se condensam na atmosfera e interferem na nossa proteção e sorte, gerando violências e outros desequilíbrios. Então, Papa Lebá é evocado para criar um círculo de fogo e luz, que afastará essas energias negativas e os seres trevosos que estejam nos prejudicando.

            Entre nós, foi a Igreja Católica que mudou a figura de Exu e o significado do seu culto, que sempre foi comum a várias religiões, como se ele fosse algo demoníaco, negativo, oposto ao Criador. Mas em algumas ilhas do Caribe Exu ou Papa Lebá não foi deturpado ou demonizado. Em algumas formas de Culto no Caribe, uma das qualidades de Exu é sincretizada com Menino Jesus, figura que simboliza pureza, luz, alegria e perfeição explodindo em sua mais perfeita constituição.

            Tão positivo é Exu no Caribe quem muitas vezes ele também simboliza o cristo ressuscitado, aquele que venceu sua cruz, senhor da Luz.

 

OBSERVAÇÕES DE NOSSA IRMÃ DE FÉ MARIA DE FÁTIMA: E eu me lembro das aulas de Teologia, quando o “Professor” Alexandre Cumino nos fala de Exu como sendo “... A MÃO ESQUERDA DO CRIADOR”- imagem também perfeita desses Guardiões valorosos, que descem até onde seja preciso para estender suas Mãos Imbatíveis aos Irmãos caídos; caídos, mas Filhos de DEUS, como eles próprios. Quando a Espiritualidade “me mostra” algo desse trabalho maravilhoso dos nossos queridos Exus, quando eles descem às faixas negativas onde ninguém mais vai;quando descem até níveis vibratórios pesados, tristes, amargos, de dor e sofrimento, para dali retirarem os espíritos que alcançaram condição para receber o socorro divino;quando isso acontece, não tenho dúvidas em perceber o Amor imenso que eles têm por nós, a Fidelidade Incorruptível que guardam para com a Lei Maior e a Justiça Divina. Sob aquelas capas negras, capuzes, caras sérias, fala dura, gesto bruscos, eu sinto, se escondem imensos corações, inundados do mais Bravo e verdadeiro Amor por DEUS e por nós, seus protegidos. Sim, queridos Guardiões, quero registrar o quanto lhes sou grata, o quanto lhes somos gratos todos nós umbandistas. Dizer isso não é favor. É, antes de tudo, respeitar ao nosso DEUS, Criador de tudo e de todos e, portanto, também Criador dos nossos Amados Exus!Obrigada, mesmo!

 

 

POR: Alexandre Cumino

Exibições: 29

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço! Lembre-se que dar e receber são aspectos diferentes do fluxo de energia no Universo.

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2021   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço