Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Exibições: 10

Respostas a este tópico

Introdução à dietoterapia ayurvédica
Introdução à dietoterapia ayurvédica

Para fazer a seleção dos alimentos que serão favoráveis a esta ou àquela constituição, alguns aspectos devem ser levados em conta: suas características naturais, o modo de preparo e a quantidade a ser ingerida, como combinar estes alimentos, o clima e, obviamente, a própria constituição da pessoa que come. A tradição ayurvédica diz que só é possível construir tecidos saudáveis a partir de alimentos saudáveis. Para isso teríamos que ter nosso próprio cultivo de alimentos, o que é impossível hoje em dia! Assim, o papel de quem cozinha ganha uma poética importância: como um alquimista, o cozinheiro deve extrair a essência dos alimentos, transmitindo a eles o seu amor, que será absorvido energeticamente por quem come.

O Ayurveda ensina que cada ser humano tem a capacidade de curar a si mesmo e manter a sua saúde através de uma alimentação equilibrada e de uma rotina diária com hábitos saudáveis. Um antigo ditado diz que nós somos o que comemos; o Ayurveda poderia ir um pouco mais além dizendo nós somos o que conseguimos digerir, já que nem tudo o que comemos consegue ser metabolizado de maneira adequada para ser posteriormente incorporado às nossas células corporais. Esta colocação confere uma grande importância à capacidade digestiva de cada um; a qualidade digestiva, ou seja, o força do Agni (fogo digestivo) reflete a saúde de uma pessoa, segundo o Ayurveda. Daí a importância de sermos seletivos, de estarmos atentos ao que comemos, como, quanto e porque comemos: o simples ato de controlar nossa alimentação nos proporciona a disciplina necessária para controlar muitos outros aspectos de nosso comportamento.

A Medicina Ayurvédica recomenda uma dieta individualizada de acordo com a constituição básica de cada ser humano. Na Índia, é tradicional o jejum 2 vezes por mês para todas as pessoas, às vezes até uma vez por semana, e consiste em passar um dia apenas com um tipo de alimento ou bebida, ou somente a água. O jejum um meio de purificar o corpo, oferecer descanso aos órgãos digestivos, restaurar o paladar e ajudar a controlar o vício por determinados alimentos.

Os Seis Sabores

"O elemento Água é a base para a experiência sensorial do paladar; a língua precisa estar molhada para sentir o sabor de uma substância."

Dr. Vasant Lad

Existem seis sabores: doce, ácido, amargo, salgado, picante e adstringente. O sabor doce contém os elementos Terra e Água; o ácido, Terra e Fogo; o salgado, Água e Fogo. O sabor picante contém Fogo e Ar; a amargo, Ar e Éter e o adstringente, Ar e Terra.

O sabor é uma qualidade de toda substância. Cada substância pode ter um ou mais sabores, que se tornam conhecidos quando a substância é colocada na língua. O primeiro sabor claramente identificado é conhecido como sabor primário e os restantes, reconhecidos mais tarde, são secundários, em geral mais suaves.

Doce, ácido e salgado são sabores que diminuem Vata e aumentam Kapha.
Picante, amargo e adstringente diminuem Kapha e aumentam Vata.
Ácido, salgado e picante aumentam Pitta.
Doce, amargo e adstringente diminuem Pitta.

Com o sentido do gosto, nós interagimos com os alimentos que comemos. Cada gosto ou sabor afeta o corpo e a mente de formas diferentes. Cada um deles tem seus benefícios e até malefícios, se utilizados em excesso. O sabor doce, por exemplo, é muito nutritivo, constrói os tecidos, aumenta a força, mas quando em excesso leva ao ganho excessivo de peso, à preguiça mental, ao diabetes e outras complicações.

Em Ayurveda nós não contamos calorias, gramas de gordura ou índice de colesterol do alimento. Numa perspectiva ayurvédica devemos aprender quais sabores são bons pra nós, assim poderemos comer alimentos que estejam em harmonia com nossa constituição e o corpo responderá com saúde. Alguns se beneficiam do alimento quente e condimentado, enquanto outros se sentem melhor com uma alimentação mas leve e fria. Há pessoas que beneficiam-se da carne, enquanto outras produzem melhor sendo vegetarianas. O mais importante de tudo é saber identificar, de acordo com nossa natureza básica, que tipo de alimento devemos comer e quais devemos evitar, para manter o equilíbrio em nossa saúde.

Basicamente, o Ayurveda é uma medicina preventiva, embora seja também curativa. O Ayurveda ensina, através de sua sabedoria simples, como aperfeiçoar nossa natureza original, sendo possível para qualquer pessoa adquirir o conhecimento prático para se manter saudável.

Clinica de Ayurveda

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço