RITMO DO UNIVERSO
O Budismo de Nitiren Daishonin elucida que tudo é regido pela Lei Universal do Nam Myoho Rengue Kyo. Sinteticamente, nam é a transliteração da palavra sânscrita namas e significa "devotar a própria vida"; myoho, "lei mística"; rengue, "flor de lótus" ou "simultaneidade de causa e efeito"; e kyo, sutra, ensinamento, a voz do Buda. Kyo significa também ritmo, sons e vibrações da vida que permeiam o Universo. Ainda, eternidade, continuidade da vida pelo passado, presente e futuro.
Nesse sentido quando uma pessoa recita o Nam Myoho Rengue Kyo, sua vida entra em perfeita harmonia com o Universo. Por que isso acontece?
Segundo os ensinamentos budistas, todas as pessoas possuem dez estados de vida: Inferno, Fome, Animalidade, Ira, Tranquilidade, Alegria, Erudição, Absorção, Bodhisatva e Buda. De acordo com o estado de vida em que elas se encontram, conseguem influenciar o ambiente ou são influenciadas por ele. Elevar seu estado de vida é o objetivo primordial do budismo, para que manistem a sabedoria de conduzir tudo ao seu redor de maneira correta e segura.
O Nam Myoho Rengue Kyo é a energia máxima do Universo. Ao recitá-lo, essa energia se manifesta na vida de uma pessoa, proporcionando sua mudança interior e contribuindo para que outras pessoas façam o mesmo. O presidente Ikeda comenta: "No Budismo de Nitiren Daishonin, uma condição essencial para atingir a iluminação é a recitação da frase Nam Myoho Rengue Kyo. A esse respeito, o Buda diz: 'Praticar simplesmente os sete caracterres do Nam Myoho Rengue Kyo pode parecer limitado, mas como esta lei é a mestre de todos os budas do passado, presente e futuro, a mestra de todos os bodhisattvas do Uerso e o guia que possibilita a todos atingirem o estado de Buda, sua prática é incomparavelmente profunda'. Convicto de que a suprema iluminação deve ser acessível a todos, Daishonin estabeleceu esse modo simples de prática que qualquer pessoa pode realizar e chegar à verdade absoluta".
O Buda Nitiren Daishonin não revelou o Nam Myoho Rengue Kyo como energia máxima do Universo de forma aleatória. De acordo com seus ensinos, tudo no Universo está sujeito a um único princípio ou Lei. Compreendendo essa Lei, um indivíduo pode manifestar o potencial inerente em sua vida e tingir uma perfeita harmonia com seu ambiente.
Estudando profundamente o Sutra de Lótus, Nitiren DAishonin chegou à compreensão de que essência está contida na palavra Nam Myoho Rengue Kyo. Além disso, ele dessa LEi uma forma concreta ao inscrevê-la no mandala chamado Gohonzon para que as pessoas pudessem manifestar a sabedoria do Buda e atingir a iluminação. Em seu tratado intitulo "O objeto de devoção para a observação da mente", ele declara que ao recitar o Nam Myoho Rengue Kyo com fé no Gohonzon, a materialização da Lei universal, é possível revelar a própria natureza de Buda, pois, assim como as ondas de rádio, que são imperceptíveis aos olhos, mas que cruzam o mundo e se tornam audíveis na medida em que o receptor sintoniza a frequência das ondas, o Nam Myoho Rengue Kyo possibilita que a vida da pessoa passe a vibrar na mesma frequência harmoniosa do Universo.
Ainda segundo o Budismo de Nitiren Daishonin, todos os fenômenos estão sujeitos ao princípio de causa e efeito. Consequentemente, a atual condição de vida de uma pessoa é o resultado de todas as causas feitas no passado. Por meio da recitação do Nam Myoho Rengue Kyo pode-se criar a mais fundamental das causas, que contrabalançará os efeitos negativos do passado conduzirá à felicidade absoluta.
Nesse sentido, para estar em ritmo com o Univeo, é fundamental recitar o Nam Myoho Rengue Kyo. Nesta simples, porém, poderosa palavra, está contida toda a Lei que rege o Universo. Ao recitá-la, como se a pessoa estabelecesse um diálogo com o Universo e, assim, manifestasse a sabedoria para entrar em sintonia com ele e colocar sua vida na mesma órbita. Sobre isso, o presidente Ikeda escreveu: "As orações embasadas na Lei Mística não são abstratas. Nas profundezas da vida elas manifestam-se concretamente. Oferecer oração é o mesmo que conduzir um diálogo, um intercâmbio com o Universo. Quando oramos, abraçamos o Universo com nossa vida, ou itinen (determinação). A oração é uma luta para expandir nossa vida".
É primordial estabelecer um ritmo de avanço na viara que não haja arrependimentos futuros. Possibilitar que as pessoas sejam verdadeiramente felizes é o objetivo fundamental da prática budista. Todos podem entrar nesse ritmo. s, para isso, é preciso sair da zona de conforto e, então , dar um novo impulso na vida todos os dias, não se permitindo cair na roa e tendo sabedoria para conduzir a vida num ritmo de alegria rumo À verdadeira realização.
O presidente Ikeda escreveu: "Todo o Universo está tocando um 'som maravilhoso'. O próprio Universo é uma sinfonia da vida, um coral cantando por todos os seres e fenômenos - uma serenata, um noturno, uma balada, uma ópera, uma suíte. O Universo toca todos os 'sons maravilhosos'. A base disso tudo é a Lei Mística. É o Nam Myoho Rengue Kyo. (...) Recitar daimoku é como cantar uma ra musical.
O ritmo frenético da vida não para. O tempo parece passar cada vez mais rápido. É preciso ter muita sabedoria para aproveitar cada segundo e estar no ritmo de avanço do próprio Universo. Caso contrário, a pessoa pode se perder e não mais encontrar significado em sua existência. É justamente para isso não ocorrer que existe a prática budista.
Fonte: Site Estado de Buda
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»
A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2025 Criado por Fada San. Ativado por