Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

A FORMAÇÃO DA MONARQUIA FARAÔNICA

ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS



Dr Geraldo Rosa Lopes


O período dinástico faraônico no Antigo Egito marcou um momento de grandeza e esplendor na história da humanidade.
Com a crescente desertificação do Saara, tornando impróprio à sobrevivência o Norte da África, um maior número de grupos nômades, caçadores-coletores neolíticos, afluíam ao vale do Nilo, buscando suas condições ideais de vida e constituindo as primeiras comunidades semi-sedentárias, estruturando-se em unidades tribais primitivas os NOMOS. Essas comunidades deixaram seus vestígios em cemitérios e jazigos arqueológicos, caracterizando os assentamentos humanos de Merimda, Buto-Maadi, Tasiano, Kabiano, Anuratiano, Badariano e as fases do Negadiano I – II e III – que se localizavam desde o delta do Nilo até as regiões da Baixa – Núbia, englobando toda a extensão  geográfica do território egípcio.
Essas culturas vão, progressivamente, se desenvolvendo em um multiculturalismo, tornam-se sedentários, praticam uma incipiente economia agro-pastoril, consolidam-se como sociedades primitivas, mas já esboçando as bases do período formativo que irão definir os períodos Proto e Pré-Dinásticos e, conseqüentemente, a gradativa implantação dos reinos dinásticos-faraônicos.
O clima, a geografia, o Nilo e seu regime de alternâncias nos níveis de seu caudal, tiveram um papel fundamental em todo esse progressivo desenvolvimento, o cadinho onde se irá plasmar toda a grandeza e a monumentalidade da civilização do Antigo Egito.
Os primeiros assentamentos neolíticos no vale do Nilo estão datados desde os finais do quinto milênio a.C., em jazidos arqueológicos de Buto – Kaadi – Heluàn – Anuratiana (Negadiana I) e Gerzeana (Negadiana II). Por volta de 3100 a.C. – Narmer unifica os dois reinos, unindo as capitais Hieracômpolis e Buto. – Essa fase corresponde aos períodos Proto e Pré-Dinásticos.
Em 3000 a.C., Aha-Menés inicia a I Dinastia e funda a cidade de Mênfis. Segue-se todo o contexto de dinastias faraônicas, até o final da XXX Dinastia com Nectanebo II, em 341 a.C.. Após um breve período de dominação persa (342 – 332 a.C.) emerge a fase helenística-ptolomaica, com reis macedônios e lágidos (305 – 30 a.C.). Com a derrota de Marco Antonio e Cleópatra, em Accio, no ano 30 a.C., o Egito passa a fazer parte do Império Romano.



Menés


Nectanebo II

 


Cleópatra


A civilização egípcia faraônica exerceu uma grande influência em todos os povos da antiguidade. Gregos, romanos, coptas, árabes, bizantinos, países do Mediterrâneo, da Ásia Menor e do Oriente Médio absorveram sua cultura, seus ensinamentos religiosos, seus códigos de moral e de ética e seus conhecimentos científicos, principalmente seus princípios básicos de medicina e de arte. O esplendor faraônico era o paradigma que deveria ser adotado e seguido. Todo aquele extraordinário mundo de conhecimentos e de preceitos humanísticos ainda hoje, com toda a nossa modernidade, permanece como modelo ideal de referência, não só nas artes, mas ainda na arquitetura, na decoração, nas correntes estéticas do Renascimento, do Barroco e da “Art-Deco”, na joalheria, no cinema, no teatro e em tantas outras manifestações da herança cultural da humanidade.
Esse Egito faraônico, eterno e sagrado, fabuloso universo de imagens sublimes, de suntuosa e requintada beleza, mundo de fascínio que nos convida a dialogar com seus deuses, descobrir seus mistérios e suas crenças em uma vida eterna.
Seus deuses e seus preceitos religiosos ainda estão vivos na memória ancestral dos verdadeiros Iniciados, em seus inconscientes individuais e nas suas recordações atávicas. Quando relembramos aquele passado glorioso, sentimo-nos deslumbrados, emocionados com aquele profundo humanismo e aquela serena espiritualidade.
Através de sua longa história, os elementos básicos de sua civilização foram preservados e imortalizados em sua Arte, em sua Religião e na moral e na ética de sua deusa Maat.
Cânticos solenes, mistérios dos tempos, orações propiciatórias vozes dos deuses no recôndito de seus santuários que ressoavam até os confins da eternidade.
Templos magníficos, morada dos deuses, uma apoteose de glórias e de pompas, as solenes procissões das barcas sagradas, seus textos sacros e seus rituais, numa religiosidade que unia o homem terreno às divindades cósmicas.
Nesse extraordinário universo sagrado, nessa perene certeza de uma vida divinizada e na eterna sobrevivência de uma alma imortal, estava o encanto de suas teogonias e de sua visão do mundo e do universo.
Na penumbra de suas salas hipóstilas, no recesso de seus santuários luxuosamente decorados, ainda podemos sentir o perfume do incenso propiciatório e os sons melodiosos de seus sistros sagrados.
O mundo da cultura egípcia era transparente, uma parte do divino. Tudo possuía um significado espiritual, sagrado e eterno. O próprio solo em que pisamos, ainda hoje, possui uma energia recôndita, uma herança dos tempos, ecos dos cânticos e das preces elevadas aos deuses naquele passado tão distante.
A grandeza dessa civilização ultrapassa nossa compreensão e se projeta ao infinito, na profundidade dos mistérios siderais, onde suas barcas sagradas continuam navegando, em sua incessante busca dos Campos Afortunados e no seu profundo anseio de uma união com os deuses.
Sua fascinante concepção em uma vida após a morte, na sobrevivência da alma e em seus elaborados preceitos mágico-religiosos, crenças alicerçadas na espiritualidade, iluminaram os tempos com sua grandiosidade e seus ensinamentos.
Conservou intactas, durante quatro milênios, suas crenças morais éticas, religiosas, políticas e sociais em um sistema que constituiu, ao longo de sua história, os fundamentos de suas convicções filosóficas, intelectuais e artísticas. Todos esses conceitos e idéias estão contidos em um extraordinário simbolismo e em suas belas teogonias, as quais, no decorrer da História, impressionaram profundamente a humanidade!...

Exibições: 62

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço