Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

ALECRIM - A FLOR AROMÁTICA DO CAMPO ABENÇOADA POR MÃE MARIA!

 

Alecrim, Alecrim dourado 
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Foi meu Amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o Alecrim

 

Com certeza essa cantiga fez parte da infância de muita gente por aí.

 

Já não bastasse seu nome significar ALEGRIA (alegrie), o Alecrim é envolto de encantos, lendas e misticismo... 

A lenda mais "gracinha" que encontrei sobre o Alecrim foi:

Dizem que quando a sagrada família fugiu para o Egito com Maria levando em seus braços o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que eles passavam por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.
Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las. 
- O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais. 
Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã. 
- Obrigada, gentil alecrim! - disse Maria.

- Daqui por diante ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não são apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus serão aromáticos. “Eu abençôo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.”

 

 

 

O Alecrim representa a amizade, a juventude eterna, o amor, a purificação e a força dos raios solares. Acreditava-se que tocando a pessoa amada com um galho de alecrim, faz com que se tenha seu amor para sempre. Deve ser por isso que o Alecrim invadiu até os contos de fada! Foi com um doce beijo e um ramo de alecrim que a Bela Adormecida foi acordada por seu príncipe encantado... Ai, ai...

 

Lindo arbusto com pequenas e finas folhas, cuja parte inferior é da cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas e são de cor azul ou esbranquiçada, e são muito apreciadas pelas abelhas. De fácil cultivo, floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins, pois é bastante resistente a pragas.

 

USO TERAPÊUTICO

O Alecrim promove clareza do pensamento e perspicácia, é muito útil quando houver a necessidade de uma maior lucidez, auxilia a desenvolver e fortalecer a intuição e sensibilidade, aumenta a consciência melhorando a fala e a expressão. Ordena os pensamentos e aumenta a concentração. Cientistas dizem que ramos de alecrim deveriam ser dependurados em oficinas e áreas onde crianças fazem tarefas escolares para um melhor funcionamento da memória. Por isso, na terapia floral é indicado para aqueles avoadinhos, que nunca aterrissam e não tem os pés no chão. Vivem no etéreo...

Chamada de "Erva da coragem", sua utilização seja como essência, sabonete, creme ou loção, nos ajuda a sermos mais práticos e concretos.

Em escalda pés tira toda a energia pesada acumulada durante o dia; seu chá forte de folhas é ótimo para enxaguar os cabelos. Além de ser cicatrizante, dá brilho.

 

USO MÁGICO

Em templos e igrejas, o alecrim é queimado como incenso desde a Antiguidade. Na Igreja Ortodoxa grega, o seu óleo é utilizado até aos nossos dias, para unção. Nos cultos de religiões afro, é utilizado em banhos e defumação.

Como está sob o domínio do Sol, é a planta que ama o calor e a vida, ele aquece e estimula o cérebro e o corpo. Nos banhos ele equilibra o emocional, ajuda a perdoar as mágoas e restitui rapidamente à energia perdida.

O Alecrim é um maravilhoso desimpregnador de larvas astrais, razão pela qual se deve usá-lo na defumação. Afasta a energia do mal olhado e harmoniza todo o ambiente. Queimando o seu caule purifica-se, de forma acentuada, o ambiente onde se encontram pessoas doentes. Na Idade Média era usada para afastar os espíritos malignos dos lugares ou das pessoas.

Essa erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.

 

 

Mas fica ligada! Se decidir usar vê se não vai exagerar! É bom lembrar que dependendo do nosso estado energético e espiritual as ervas podem causar reações que são diferentes de pessoa para pessoa.

 

(Plantas – Mistérios e Lendas)

 

 

 

 

ALECRIM - (Rosmaninus officinalis)

Órgãos mais beneficiados pelo Alecrim: o coração e o estômago.


USO MEDICINAL
O Alecrim , sob o domínio do Sol , é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e asias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosses, bronquites, e problemas respiratórios.
Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização.
Os cardíacos podem usá-lo acompanhado de Sete Sangrias e Dente de Leão.


USO ENERGÉTICO
Nós falamos que o Alecrim é um "costurador do Plexo solar".
Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.
Ajuda também muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto estima.
Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos. É A ERVA DA CORAGEM.


USO CULINÁRIO
- O alecrim deve ser inserido na alimentação dos passivos, tímidos, e nas pessoas que têm um constante desgaste de energia. 
- Um frango temperado com alecrim e limão é uma dádiva dos deuses.
- O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas.
- Vinho com alecrim: Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom Vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto ( O mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.
- O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético.
- Misture alecrim nas manteigas e patês. O efeito é ótimo.
- Conserva de alecrim para saladas: Em um vidro de boca estreita, esterilizado, coloque um galhinho de alecrim, um de manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta da jamaica. Acrescente ¾ do vidro de vinagre de maçãs , água filtrada e sal para completar. Deixe descansar durante 8 dias. Está pronto para temperar qualquer salada. Na hora de servir, acrescente óleo ou azeite.


OUTROS USOS
- O alecrim também pode ser encontrado em Tintura-mãe.
- O chá forte de folhas de Alecrim é ótimo para se enxaguar os cabelos. Além de ser cicatrizante, dá brilho de novo aos cabelos, e deixa-os muito mais escuros e com brilho.
- Compressas com chá forte de alecrim são ótimas para celulite.
- Essas compressas também melhoram muito as dores de estômago.
- O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia.

O Alecrim combate os invejosos!

 

 

 

Nome Científico
Rosmarinus officinalis Officinalis / família Labiadas


Nomes Populares 
Alecrim, rosmarino, erva da recordação.


CARACTERISTICAS E CULTIVO
Arbusto rústico e persistente; atinge de 0,50cm até 2 metros de altura, com folhas resinosas, coriáceas, lineares e verde-escuras na parte superior e verde-acinzentadas na inferior. Elas exalam forte e agradável aroma. As flores, brancas e rosadas, são muito procuradas pelas abelhas. 
O caule, quadrado, torna-se lenhoso à partir do segundo ano.
Locais ensolarados, companheira da sálvia, brócoli e couve, atraem abelhas e repele moscas da cenoura. Solo drenado e permeável, vai bem mesmo nos pedregosos.


ORIGEM
Sua origem remonta às praias do Mediterrâneo (o nome rosmarinus vem do latino que significa "o orvalho que vem do mar", devido ao cheiro das flores vegetando à beira mar). . Carlos Magno obrigava os camponeses a cultivá-lo. Foi companheiro dos portugueses nas Entradas e Bandeiras. 
O alecrim é empregado na medicina natural desde a Antiguidade. Antigamente queimavam-se caules de alecrim para purificar o ar do quarto de doentes em hospitais.


INDICAÇÕES E USOS
Partes usadas
Folhas e flores
É uma erva de ótima qualidade como chá e tempero.
Como tempero, além de dar um "realce" em certos pratos, tem também um importante papel na digestão dos alimentos.


USO MEDICINAL
Como chá, o alecrim tem um sabor um pouco amargo e é quente, ou seja, tem uma ação fortificante e aquecedora sobre todo o organismo, particularmente o aparelho digestivo, revigorando, aumentando a disposição e a energia, agindo como um anti-depressivo nos casos de esgotamento físico e mental. 
Combate a diabetes e tem propriedades anti-reumáticas.
Também ativa as funções do pâncreas e estimula a circulação.
Alguns dizem que tomado quente acalma a tosse.
Externamente, serve para desinfetar feridas e ajudar na cicatrização.

Bom para os rins e vesícula e equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boa circulação; auxiliam nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação, combate gota, icterícia é anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites. 
Para asma
Fumo de alecrim (reduzir a pedaços pequenos as folhas secas e 
fazer cigarro e fumar quando ameaçar ataque de asma). 
Para reumatismo, eczemas e contusões: folhas cozidas no vinho usadas externamente. 
Anti-séptico bucal: infusão comum. 
Para sarna
Infusão bem forte aplicada externamente. 
Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou suco. 
Como medicação só se utiliza folhas de alecrim. 
Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória.


USO CULINÁRIO
Aves e carnes brancas, carneiros, peixes, batatas, omeletes e molhos. Carnes de caça, frutos do mar, pães. O famoso "néctar dos deuses"parece que é o mel de alecrim Cosmética
Vinagre de alecrim ou chá bem forte no cabelo depois de lavado estimula a saúde dos folículos capilares e evita a calvície; xampu para fortificar. 
Na pele, restabelece o ph natural (é ligeiramente adstringente).
Óleo de alecrim é bom para passar no corpo pós banho. Creme para lábios sensíveis: 
1 colher café de manteiga de cacau, 1/3 de colher de café de glicerina, essência de alecrim. 
Derreta a manteiga, misture a glicerina e o alecrim. Impede rachadura dos lábios ou irritação.


TÔNICO FACIAL DE ALECRIM
1,5 xíc de água, 1 maço de alecrim, 1/2 dose de conhaque. Ferver o alecrim na mistura de água e conhaque por 15 minutos. Filtre e conserve em vidro escuro. 
Para pele precocemente envelhecida: 50 gs de alecrim em infuso em 1 litro de água por 10 minutos. Coe e faça compressa no rosto após a limpeza.


USO CASEIRO
Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. 
Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.
Desinfetante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim por meia hora.
Quanto menos água mais concentrado. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho.
Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana.


AROMATERAPIA
O óleo essencial de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo,artrite, prisão de ventre, tosse, sinusite, resfriado, bronquite, enxaqueca, deficiência de memória, cansaço.
Efeitos colaterais: Não é indicado durante a gravidez e nem para epiléticos; em caso de overdose pode causar gastrenterites e/ou nefrites.


NA RELIGIÃO

Em templos e igrejas, o alecrim é queimado como incenso desde a antiguidade. Na Igreja Ortodoxa grega, o seu óleo é utilizado até aos nossos dias, para unção. Nos cultos de religiões afro, como umbanda e candomblé, é utilizado em banhos e como incenso.


(Fonte: br.geocities.com)

 


 

 

ROSMARINUS OFFICINALIS
O alecrim é um arbusto lenhoso perene e aromático, sendo que suas folhas são como agulhas de aspecto cinzento escamoso. As folhas se assemelham a agulhas e tem uma fragrância pungente característica. As flores (muito raras nas plantas da nossa região) aparecem no inverno e primavera, com coloração nos tons azul pálido de aproximadamente três cm, e organiza-se em grupos de 2 ou 3.


A planta do Alecrim, como a maioria das hortelãs, tem caule semi-tubular. Há vários espécie pelo mundo que incluem Rain dourado; que é menor e tem extremidades amarelas nas folhas jovens; Prostratus; que está baixo - crescendo e está esparramando, Roseus; que tem flores rosas; e pequeno Santa Barbara que tem flores azuis.


O Alecrim é originário da Região Mediterrânea, Ásia, África Norte sendo que se adaptou muito bem em terrenos arenosas ou rochosas, em um clima caracterizado por verões mornos e invernos moderados, secos e até mesmo em terras ácida. Se alguém estiver interessado em cultivá-lo em um vaso, basta usar um vaso de barro que contenha uma terra que seja pré-adubada e dar-lhe água em períodos regulares, tomando o cuidado de evitar os excessos, que fazer com que as raízes apodreçam. Também é necessário pelo menos 6 horas de sol diariamente.


Ocorre que sua propagação é muito fácil por cortes. Cortes das raízes das plantas desenvolverão bem um copo com água e logo depois plantados em um vaso ou pote com areia ou terra adubada. Sementes levam tempo para germinar e freqüentemente produzem plantas que muitas vezes tem um desenvolvimento razoável.


Há tantos usos para alecrim que nenhum jardim deveria estar sem esta planta atraente e versátil. No jardim, o alecrim atua como a planta “carro chefe” de toda as outras ervas. Ele lança ao ar o seu odor fresco, limpo. No caso da espécie “prostradas”, costumam fixar-se ao longo de paredes de pedra ou cobrindo o solo em áreas que são muito secas, arenosas ou rochosas. Alecrim possui uma fragrância muito excêntrica ao florescer. Assim, suas fragrâncias são associadas nos mais diversos produtos.


Com relação a suas indicações, documentos muito antigos relatam prescrições de alecrim para curar uma série de enfermidades. Os estudos dizem que o óleo essencial presente em sua constituição aumenta o fluxo do sangue em camadas da pele como a derme. Na água de banho, uma infusão de folhas de alecrim refresca e estimula. São conhecidos óleos de alecrim para ter propriedades de antibacteriana. A maioria destes usos medicinal não foi verificada através de ciência moderna, mas sempre seguindo a cultura popular, provavelmente muitos são efetivos.


Folhas de alecrim contêm odor agradável, assim podem ser fabricados sachês que serão colocados entre as roupas e dentro das gavetas, além de sabonetes, loções e perfumes. O preparo de infusos tem uma ação repelente aos insetos.


As flores do alecrim são muito atraentes além de produzir mel. Cabe a ressalva que em nossa região raramente elas chegam a produzir flores, devido as condições climáticas e até mesmo influência da altitude. Na cozinha, o alecrim é usado como um condimento para muitas carnes e legumes. Ramos e talos somados aos alimentos durante os últimos minutos dão um sabor interessante, aromático no caso de receita de grelhados. Outra dica é acrescentar ao preparo do feijão a folhas a fresco, dando-lhe um sabor especial. O vinagre com a erva do alecrim e muito apreciado em diversas localidades.


Considerada a erva da recordação, amizade e amor, o alecrim foi utilizada como uma erva medicinal e aromática há milhares de anos. Em estudos sobre a Grécia Antiga, descobri-se que seus habitantes utilizavam sobre a cabeça para melhorar a memória. No Antigo Continente, tem-se por crença colocar galhos de alecrim debaixo de travesseiros para afugentar maus espíritos, além de ser utilizado em cerimônias pelas noivas para promover amor e utilizada em funerais para assegurar recordação. É dito que se um arbusto de alecrim cresce vigorosamente no jardim, a mulher é a cabeça da casa.


Além de suas utilizações como planta medicinal, é um arbusto que tem as funções como ornamento em jardins e para atrair abelhas. Outras utilizações são as seguintes:
Dor de cabeça de origem digestiva: em uma xícara de chá, coloque uma colher de sobremesa de folhas picada se adicione água em ponto de chimarrão. Abafe por 10 minutos e coe. Tomar uma xícara de chá antes e depois das refeições.
Dores reumáticas; contusões: coloque uma xícara de cafezinho das folhas em uma xícara de chá de álcool de cereais. Deixe em maceração por 8 dias. Após isso, coe em um pano e acrescente ½ pedra de cânfora. Com um pano friccione no local afetado de 2 a 3 vezes por dia, de preferência à noite.


(Fonte: www.fw.uri.br)

 

 

 

 

ROSMANINUS OFFICINALIS
Originário do Mediterrâneo, o alecrim sempre foi muito apreciado por suas virtudes aromáticas e medicinais. Emblema do amor e símbolo da saudade, o alecrim é considerado uma planta mágica contra mau-olhado. Na Igreja Ortodoxa, até hoje se utiliza seu óleo para unção.


USO NA CULINÁRIA
Um raminho ou broto de alecrim confere aroma delicioso a vários pratos, principalmente em carnes e aves em geral, entrando também na composição de molhos, omeletes, sopas e cozidos. É indicado também no preparo do churrasco, sendo suas folhas espalhadas sobre as brasas para perfumar a carne. Pode ser encontrado fresco ou seco.
Os italianos não abrem mão dessa erva, muito apreciada para dar sabor ao carneiro, ao cabrito e ao vitelo. Na Toscana, consome-se na Páscoa o Pane di Rosmarino, feito de massa branca, levemente adocicada, acrescida de uvas passas, molho de azeite e alecrim, com cobertura de açúcar. Na Provença, sul da França, é usado ainda para o tempero de peixes. É, aliás, uma das três ervas básicas da região. As outras são o tomilho e a segurelha.


RECEITAS RÁPIDAS
Para uma preparação muito saborosa e com poucas calorias, coloque numa tigela ricota, alecrim e um pouco de azeite de oliva. Misture bem até obter uma pasta. Tempere filés de salmão com sal, pincele azeite e recheie com a pasta. Enrole os filés e feche com palitos. Coloque-os numa assadeira e leve ao forno médio até assar.


Corte batatas em bastões (como se fosse para fritar) e prepare-as no forno polvilhadas com alecrim, regadas com azeite de oliva e temperadas com pouco sal. Vire-as durante o cozimento.


Use alecrim para preparar legumes no forno. Cozinhe os legumes previamente (deixando-os ainda firmes), distribua-os numa assadeira, regue com azeite de oliva e polvilhe com alecrim.


(Fonte: culinaria.terra.com.br)

 

Queridos Irmãos de Luz!

Esperando que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre esta maravilhosa erva aromática, deixo aqui um carinhoso beijo dourado sabor Alecrim!

 

 

 

Exibições: 516

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço