Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

COMO DEIXAR DE SE COMPARAR AOS OUTROS

 

Uma mensagem do Dr. Judith Orloff

26 de Abril de 2012

 

Como um psiquiatra, eu compreendo que a comparação é uma tendência natural que temos. Ela pode ser absolutamente neutra, como quando você avalia simplesmente as semelhanças e diferenças. Esta comparação é essencial para o raciocínio astuto. É também produtiva se você for inspirado a imitar os traços impressivos do outro. Entretanto, torna-se disfuncional quando ocorre a inveja e o ciúme, se você se julga como melhor ou inferior aos outros. Pense nisto: sem as comparações, a inveja e o ciúme não poderiam existir. Curiosamente, é mais comum se sentir inferior àqueles com “mais”, do que se sentir grato àqueles com “menos”.

 

Estamos em uma sociedade de viciados em comparações. Isto começa desde o primeiro dia. Os bebês são comparados ao outro. Quem é mais inteligente, mais bonito, mais precoce? Então vem a escola primária. Lembro-me de um jogo horrível em que alguns dos meus colegas participavam. Eles escolhiam um alvo, geralmente o estudante tímido e inseguro. Então, em um tom de provocação, eles cantavam em uníssono: “Há um fungo entre nós. Seu nome é: fungo (nome da pessoa), até que a pobre criança, totalmente humilhada, escapulia. Assim, na escola, havia basicamente os fungos e os não fungos. Não tão diferente do colapso de nossas comparações na vida mais tarde, interpessoal e politicamente. Xiitas e Sunitas. Supremacistas brancos versus Judeus e Negros. Protestantes e Católicos, em Belfast. Comparar-se ao outro pode impedir um vínculo de solidariedade comum e é um desserviço em encontrar o verdadeiro valor. Ninguém está acima de ninguém. A auto-estima deve vir de ser simplesmente você.

 

Em meu livro: “Liberdade Emocional”, eu enfatizo que nos compararmos aos outros pode vir da baixa auto-estima e da falta de crença na integridade de nosso próprio caminho de vida. Em um sentido espiritual, comparar o seu caminho com o do outro é comparar maçãs e laranjas. Por quê? Sua vida é explicitamente concebida para o seu próprio crescimento. Cada pessoa que você encontra, em cada situação que encontra desafios, você se torna uma pessoa mais forte, mais amorosa e confiante. Tente apreciar a graça dos obstáculos e das alegrias que lhe foram dadas.

 

Este é o legado da vida para você. A auto-estima vem de aceitar isto, trabalhando com o que cada dia traz. Como passar o seu tempo aqui é responsabilidade sua. Por que desperdiçá-la por meio de comparações? Realisticamente, provavelmente você ainda o fará. Ainda assim, esforcemo-nos para manter os nossos olhos em nós mesmos para construirmos a auto-estima, para que assim possamos ser emocionalmente mais livres.

 

O seguinte exercício o ajudará a transformar o ciúme e a inveja. Quanto mais praticá-lo, mais fácil se tornará.

 

PARE COM AS COMPARAÇÕES. CONSTRUA A AUTO-ESTIMA

 

- Escolha uma pessoa em relação a qual sente ciúme ou inveja. Talvez um colega de trabalho a quem o seu supervisor favorece. Ou um parente arrogante ou felizardo. Faça desta pessoa o seu teste antes que continue a transformar estas emoções com os outros.

 

- Comporte-se de maneira diferente. Pratique lidar com o ciúme e a inveja, usando conscientemente a humildade e evitando comparações, ainda que a pessoa o irrite. Por exemplo, em vez de se mostrar indignado ou retrair-se em seu lugar quando o seu supervisor elogiar este colega, o que segundo as suas idéias é um gesto de colegial, tente não estimular o sentimento de se sentir inferior. Ao contrário, como um igual capacitado, contribua com as suas próprias boas idéias, não permitindo que o seu relacionamento ou a sua auto-estima vacilante o intimide.

 

Embora você tenha o direito de ficar chateado em relação ao favoritismo do seu supervisor, uma abordagem humilde, porém confiante, começará a melhorar as coisas. Neste caso e situação com o seu parente arrogante, pratique a afirmação: “Eu não irei comparar.” Mude o seu pensamento para se concentrar no que realmente você tem, aquilo que o torna feliz. Deixe que isto seja o tom de sua interação.

 

- Dê aos outros o que você mais deseja para si mesmo. Se quiser que o seu trabalho seja valorizado, valorize o trabalho dos outros. Se quiser amor, dê amor. Se quiser uma carreira bem sucedida, ajude a carreira do outro a florescer. O que vai, volta, assim você pode mobilizar uma dinâmica energética.

 

- Aprenda a partir dos pontos positivos de um rival. Tire de sua mente o que percebe como falta e se concentre no auto-aperfeiçoamento. Yoko Ono dizia: “Transforme a inveja em admiração, e o que você admira se tornará parte de sua vida”, um credo de inspiração para a nossa vida.

 

- Deseje o bem ao rival. Ainda que seja difícil fazer isto, tente. Isto o ajudará a transformar a negatividade em algo mais positivo.

 

Contar com estes métodos o ajuda a tirar os seus olhos de outras pessoas e a voltar-se para si mesmo. O objetivo é valorizar o que você tem, em vez de se concentrar no que lhe está faltando. Uma grande parte da liberdade emocional é desenvolver a autocompaixão e não se perturbar. Elogie-se. Conquiste a auto-estima a partir dos seus esforços para lidar positivamente com o ciúme ou a inveja. Isto promove uma postura amorosa e não defensiva nos relacionamentos.

 

----.....---==II==----.....----

 

http://spiritlibrary.com/dr-judith-orloff/how-to-stop-comparing-yourself-to-others  

 

Traduzido por: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br
 
 

Exibições: 15

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço