Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

"FRANCISCO DE ASSIS" - ETERNA LUZ!!!!



São Francisco
O Cristo de Assis


S.Francisco (1186-1226), um santo https://www.youtube.com/watch?v=87nuOIEanNEecologista


"Desta ladeira um sol surgiu para o mundo, brilhando como o sol terreno quando se levanta. Quem fala deste lugar não deveria chamá-lo Assis, mas Oriente." - Dante - Paraíso, Canto XI, 52, 1313-16

Casando com a Pobreza

Desde que Cristo padeceu no Calvário, a Pobreza, tal como uma viúva enjeitada, voltou a vagar pelo mundo até que, doze séculos depois da morte do Salvador, surgiu Francisco Bernardone. Nascido em Assis, na Úmbria, em 1186, de uma família burguesa (seu pai era um próspero negociante de tecidos), para desgosto dos parentes, o jovem Francisco, com pouco mais de 20 anos, repudiando a sua prometida, a bela Fortuna, e "tomando o amargo como doce", deu seu braço e seu coração a uma outra. Esposou, em 1205, depois de ter promovido um escandalosos ato público, a Pobreza. Era uma triste e horrenda noiva, esquálida, famélica e meio endoidecida pelas necessidades. Retornava o nubente ao primitivo ideal cristão da paupertas voluntas, à pobreza voluntária, que tanto Cristo recomendava aos seus.


Francisco funda a ordem

Afugentou-se então, em lua-de-fel com sua andrajosa noiva, para o campo, onde se pôs a restaurar a igrejinha de S.Maria degli Angeli, acompanhado de Bernardo, Silvestre, Egídio e Clara, morando em cavernas, (il carceri), entregando-se a um severo ascetismo, mantido a pão seco e goles d'água. Não demorou para que o povo do local o chamasse de il poverello. Era uma vida de privações. Brutal e friorenta, suportada apenas pela intensidade do fervor religioso e pela cadência das rezas feitas em grupo.

A notícia que ele abdicara de um lar abonado para formar uma nova ordem de monges mendicantes, voltada aos pobres, comoveu a todos. É, para nós do século XX, difícil estimar o impacto que Francisco Bernardone, o S. Francisco de Assis, causou no meio rural daquela época. Sabe-se avassalador. Bastou um ano, de 1208 a 1209 (data do começo da sua pregação a favor de uma retomada radical da vida cristã) para que o papa Inocêncio III o reconhecesse como um líder da renovação da fé. Atitude hábil do pontífice porque os franciscanos tornaram-se os catalisadores de um movimento carismático que atraiu os deserdados e flagelados da área rural italiana. Sensibilizaram igualmente um número significativos intelectuais, como Petrarca que, ainda que um século depois, viu naquele movimento uma similitude com o estoicismo clássico. Francisco apenas com seu exemplo, de imitator Christi, calçando sandálias e com o hábito de um servo, com uma corda na cintura, metido em terríveis jejuns, constrangia e embaraçava o fausto bizantino da Cúria romana.


Um Cristo italiano


S.Francisco recebendo homenagens (afresco de Giotto)


Arrisco-me a especular que o franciscanismo serviu ao povo cristão como uma consolação psicológica à perda de Jerusalém, que voltara a cair, uns anos antes, em 1187, em "mãos ímpias" quando Saladino reconquistou-a para o Islã. O Santo passou a ser visto, depois do fracasso da 3 ª Cruzada, como um Jesus renascido e mais próximo ao popolo minuto. Cercado pelo misticismo que desencadeara, Francisco assumira a identidade do Filho de Deus, de um Cristo italiano, de um Cristo de Assis. A tal ponto que as chagas - os estigmas do Crucificado - nele também apareceram, como, segundo a lenda, se verificou na Quaresma de 1224, em seu retiro no Monte Alverno, "entre o Arno e o Tibre alçado" como localizou-o Dante.


Assis, a nova Jerusalém

Sua ternura, o paciencioso trato com os infelizes , a dedicação aos pássaros e seres silvestres, o culto à Natureza e à simplicidade, tornaram-no um Rousseau medieval, um ecologista do seu tempo. Fez da Úmbria uma nova Terra Santa, e da Basílica de Assis um santuário de peregrinação. Enquanto as sua primeira tumba, a da Igreja de San Giorgio, onde inumaram-no em 1226, noutro Santo Sepulcro. Sua presença, no transcorrer do século 13, foi tão impressionante que quando Dante resumiu sua vida no Paraíso (Cantos , XI e XII), o fez por um relato do sumo sapiente S. Tomás de Aquino. O S Francisco, como observou Auerbach, é o grande silencioso que inunda os Cantos do florentino com sua poderosa presença. Apesar de Dante criticar seus seguidores - "sua grei tornou-se cobiçosa de outro alimento"- o ferino poeta preservou-o. Giotto por sua vez, num painel célebre reproduziu o lendário sonho que o papa Inocêncio III tivera, onde S.Francisco aparece como o sustentáculo de um Igreja que estava caída.


O sonho do Papa Inocêncio III (de Giotto)


O grande homem santo foi canonizado dois anos após a sua morte, em 16 de julho de 1228, por Gregório IX. Quase em seguida foram lançados os fundamentos da Basílica de Assis, obra que se arrastou por mais de 70 anos até que no pontificiado de Nicolau IV (um franciscano chamado Girolamo de Ascoli), entre 1288 e 1292, a maior parte dos trabalhos foram dados por concluídos. As paredes internas da Basílica serviram para que grandes artistas, como o romano Jacobo Torritti e o florentinos Cimabue e Giotto, utilizassem-nas para exercerem seus experimentos com a tridimensionalidade, fazendo dos afrescos que lá pintaram um exercício de ilusionismo e de cinética que, posteriormente será levado às últimas conseqüências pelos grandes mestres da Renascença.

Transcorridos, sete séculos passados da sua morte, em setembro de 1997 um miserável terremoto, enviado pelo pagão Vulcano, tentou inutilmente abalar o grande edifício em Assim, a Basílica onde repousam os restos do Santo. Sacudiu-o mas não o destruiu. E o que foi feito da Pobreza? Bem, esta, como se sabe, desde então enviuvou para sempre.

Exibições: 4

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço