Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

importância do auto perdão

Este é um assunto muito importante e que certamente se encaixa na vida de qualquer pessoa. Frequentemente citado por muitos, mas é explicado de forma superficial, e por isso a maioria das  pessoas não compreende a sua importância.
É certo que todos nós já cometemos erros no passado, e mais certo ainda que cometeremos vários outros até o final das nossas vidas. E é bastante comum depois de cada erro cometido surgirem sentimentos de raiva, culpa e arrependimento. Não bastasse o prejuízo causado pelo erro cometido, a nossa mente começa a criar uma negatividade adicional remoendo esses erros em diálogos mentais, carregados de emoções que nos causam sofrimento.
É normal a mente produzir este tipo de pensamentos:  “Eu fui muito burro"! "Como é que pude permitir isto"? "Como é que posso cometer o mesmo erro várias vezes"? "Se arrependimento matasse"...  "Se eu pudesse voltar atrás"... "Nunca mais aprendo". "Eu mereço mesmo isto"!.
Quem nunca teve estes diálogos mentais? - nessa linguagem tão particular onde o "ego" revela culpa, raiva, arrependimento, tristeza, mágoa de si mesmo e necessidade de autopunição.

Todos estes sentimentos surgem como forma de nos fazer aprender algo, para que não repitamos o mesmo erro. Através do sofrimento algumas pessoas aprendem importantes lições. No entanto, é importante entender que não é preciso sofrer para aprender. O ego é mestre em criar sofrimento e justificá-lo para que se acredite que é realmente necessário carregar tudo aquilo.  O importante, na verdade, é reconhecer o erro, aprender com ele, mas...seguir em frente. Assim o sentimento negativo torna-se desnecessário pois o único objectivo da dor causada é trazer aprendizagem. Por isso o ideal seria que aprendêssemos  rapidamente, e que ao mesmo tempo, soltássemos todos esses sentimentos negativos. Uma frase que poderia resumir esse padrão mental seria:
"Sempre que cometo um erro, eu aprendo, perdôo, e sigo em frente"

No entanto o padrão mental que a mente carrega, é como se dissesse:
“Sempre que eu erro, eu fico com muita raiva, com culpa, sinto arrependimento, sofro...e assim, quem sabe, deixo de ser tão estúpido e começo a fazer algo que preste.” !
A mente é um juiz muito severo e por isso se  nos dermos atenção, essa energia passa...se optarmos por atitudes negativas ou não.
O pior, é que existem pessoas que carregam esses pensamentos e sentimentos durante uma vida inteira.
A raiva e a culpa aparecem como uma forma inicial de autopunição e essas emoções negativas tem vida própria! Desejam sobreviver, alimentando-se disso. Assim sendo vão criar novas situações para que haja mais raiva ainda dentro de nós.
 
A culpa vai criar situações para que se sinta mais culpado e tudo acontece de forma subtil e silenciosa tal como a mente(ego) nos habituou, quase que mecanicamente; lá vai ela...influenciando pensamentos, ações, dando continuidade aos estragos que continuam a existir nas nossas vidas. E a cada nova situação que surge, a emoção negativa, continua a convencer-nos que ela está certa, em criar aquele diálogo mental severo, pois assim seremos mais subjugados ainda.
E como se retracta essa auto punição inconsciente? Normalmente surge pelas atitudes negativas: perda de oportunidades, preguiça e falta de coragem para fazer coisas que poderiam melhorar a vida, sentimentos de não merecimento, vontade de comer em excesso prejudicando a própria saude - ou também deixar de comer - escolhas erradas nos relacionamentos e na vida profissional e etc...
Dessa forma, o sofrimento que na teoria surgiu para que aprendessemos e assim, cometessemos menos erros, acaba por vezes a que as pessoas se punam ainda mais.
Entender estes mecanismos podem fazer como que soltemos a negatividade e nos perdoemos mais facilmente, pois agora é possível compreender as razões egóicas inconscientes e sem fundamento que estávamos a apegar-nos, ou seja aos sentimentos negativos.


Os pontos principais são os seguintes.

1) O sofrimento causado pelos erros servem apenas para gerar aprendizagem. Por isso, reconhecendo-se o erro rapidamente, solta-se a negatividade mais rapidamente. O ideal será aprender sem precisar sofrer
2) O ego e as emoções negativas convence-nos a todo custo, para n os mantermos em sofrimento; pois cada emoção deseja sobreviver e alimentar-se disso. E faz de tudo para alcançar o que deseja.
3) Ao Carregar esse sofrimento, tende-se para a autopunição, e isso trará mais dor ainda - quer para a sua vida, como para a vida de outras pessoas.
Resumindo, não há qualquer vantagem em não se perdoar... pelo contrário, mais sofrimento será gerado.


Artigo de: A. Lima (psicoterapeuta)

Exibições: 11

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço