A TENDÊNCIA PARA A SÍNTESE
O primeiro fator revelador da natureza divina, e o primeiro dos grandes aspectos psicológicos de Deus, é a tendência para a síntese. Esta tendência constitui a própria vida em todo o curso da consciência e da natureza. O impulso animador de Deus, o Seu relevante desejo, é procurar a união. Foi esta tendência, esta qualidade, que Cristo procurou ao mesmo tempo revelar e dramatizar para a humanidade.
No que se refere ao quarto reino da natureza, Suas majestosas alocuções, como as que se encontram no Evangelho segundo São João (cap. XVII), fazem apelo à síntese e incitam-nos a alcançar a nossa própria meta.
"Eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai Santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós somos...
Dei-lhes a tua palavra e o mundo as aborreceram porque não são do mundo como eu não sou do mundo.
Não peço que os tires do mundo, mas sim que os guardes do mal.
Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que sejam todos um, como tu, ó Pai, o és em mim e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Pai, a minha vontade é que, aqueles que me deste, onde eu estiver, estejam comigo, para verem a glória que me deste; porque me amaste antes da fundação do mundo".
Está aqui, indicada para nós, a síntese da alma e do espírito e também acentuada a síntese da alma com a matéria, completando-se desta maneira a unificação e a desejada libertação.
Mas a síntese da Divindade, Sua tendência para fundir, é muito mais inclusiva e universal que qualquer outra possível expressão no reino humano que, afinal, é só uma pequena parte do grande todo. O homem não é tudo o que é possível ser, nem constitui a consumação do pensamento de Deus. O deslocamento deste instinto para a síntese abarca todos ou universos, constelações, sistemas solares, planetas e reinos da natureza como também o aspecto atividade e a conquista do homem o indivíduo. Este instinto é o princípio governante da própria consciência e a consciência é a psique ou alma produzindo a vida psíquica; é uma percepção - subumana, humana e divina.
Relativamente ao homem, postulamos as seguintes expressões psicológicas:
1- O Instinto, situado abaixo do nível da consciência, mas protegendo e governando a
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz