Lembro quando entrei pela primeira vez em um Templo de Umbanda e percebi que, no altar, no local mais alto, havia a imagem do Mestre/Pai Jesus Cristo. Muitas perguntas vieram à minha cabeça como: por quê Ele estaria ali, em outra religião? E por quê, de alguma forma, era cultuado com outro nome (Oxalá)?
Com o tempo fui entender que Jesus Cristo foi sincretizado (soma de duas ou mais culturas) com o Orixá Oxalá, o Pai da Umbanda, o Senhor de Branco. Sincretizado ou associado, pois ambos obtinham muitas características em comum.
Mas hoje, após muitos anos, vejo que essa associação é muito mais que uma simples comparação, e sim toda uma Divina forma que se mostrou aos poucos para nós, humanos.
Vejo em Oxalá o Pai da Fé, a manifestação principal de Deus, que anima e leva a todos o caminho ao Pai Maior, Deus. Oxalá é o Orixá da plenitude, da união, da paz, do amor, da doçura e do perdão. Ela é por si só a manifestação Divina de Sentido da Fé de Deus; Ele é a fé por si só, é o espírito vivo da crença, da esperança, sem forma, sem explicação humana.
Pai Jesus, por sua vez, é um ser que se humanizou, um ser iluminado, um ser ascensionado, uma luz que veio em nome de Deus e da Fé de Deus para mostrar a nós humanos um outro caminho, o caminho do perdão, do amor, e principalmente o caminho do coração e da verdade. Jesus, sem sombra de dúvidas, foi um dos seres enviados por Deus para trazer Luz, sabedoria, amor e plenitude a nós que estávamos (estamos) vivendo na escuridão.
Jesus não é o Orixá Oxalá em si, mas é uma representação, uma das infinitas manifestações ou faces de Pai Oxalá. Ele é o Orixá do Amor, a Fé no Amor de Deus sobre todas as coisas. Um ser Divino que se humanizou, por amor a nós, por confiar e acreditar em nosso potencial.
Se a história de sua vida é verdadeira tal qual a Bíblia Sagrada nos conta, isso não podemos afirmar. Porém, podemos senti-lo, podemos acreditar nele e na mensagem que ele veio trazer e que se espalhou no coração de milhares de pessoas, e na qual Ele sustenta energeticamente e vibra amor, esperança e fé continuamente, sem sessar por nenhum instante.
Jesus é sim na Umbanda a manifestação humana mais próxima que temos da pura manifestação da Fé de Deus na Criação toda. Ele é e sempre será o Pai, o Mestre, o homem simples que caminhou pelas terras secas do Oriente Médio e ao meio de tantas injustiças, de tanta falta de fé, do fanatismo e de escuridão, pregou a palavra do amor, do perdão, da união sem medo das consequências, sem medo dos apontar de dedos, sem medo da descrença e da crucificação.
Ele veio à Terra para trazer o amor e conseguiu, apesar de muitos distorcerem seus ensinamentos. Sabemos que a verdade em seus ensinamentos vibra em nosso coração, pois além de Iluminado, Ele foi corajoso, bravo guerreiro da fé, um homem de fibra e fé, e principalmente não podemos esquecer, Ele foi humano, ou seja, podemos sim, nos espelhar e fazer melhor a cada dia, podemos e somos capazes de perdoar aqueles que de alguma forma não nos querem bem, podemos rezar pelos necessitados, ou por aqueles que nos querem bem, podemos na maioria das vezes abaixar a “espada” e abrir os braços para certas situações. Podemos guardar a armadura e a espada no armário e sermos felizes sim.
Agradeço a Pai Oxalá todos os dias pelos raios de Sol que aquecem meu rosto. Agradeço a Deus pela Vida que tenho e por todos os ensinamentos que nela tenho, mas jamais deixarei de agradecer a Cristo por mostrar que somos capazes de praticar o amor, a bondade, a compaixão, e acima de tudo sermos melhores a cada dia, pois somos humanos e temos sim potencial para isso. Se Ele acredita em nós, quem somos nós para desacreditarmos?
Salve o Mestre, Pai e Amigo Jesus Cristo.
Por Nikolas Peripolli
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»
A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2024 Criado por Fada San. Ativado por
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz