Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

 ESPIRITISMO E CATOLICISMO

 

A Igreja Católica instituiu um calendário litúrgico que começa na quaresma, que são os quarenta dias antes da Páscoa e prossegue com festas litúrgicas de significados espíritas. Quarenta dias depois da Páscoa celebra-se a festa da “ascensão” que é quando o espírito de Jesus Cristo deixa definitivamente o plano terrestre material (onde manteve comunicação com seus discípulos) e “sobe” em direção da vida espírita. Depois, cinqüenta dias depois da Páscoa, ocorre o “pentecostes”, que foi a primeira reunião espírita depois da desencarnação de Jesus, quando os discípulos tiveram sua mediunidade aflorada. No primeiro domingo depois do pentecostes ocorre a festa da “santíssima trindade” que talvez se trate de uma compreensão parcial do que a teosofia veio a chamar de “grupo de mônadas”, um nível em que cada ser humano opera no plano astral. Por fim, na próxima quinta feira depois da santíssima trindade, ocorre o “Corpus Christi” que é a festa que se está comemorando hoje no mundo inteiro onde a igreja católica tem influência.

 

Esta festa foi criada para reforçar um aspecto da doutrina católica que eu considero de uma conotação espírita das mais fortes: a transubstanciação da hóstia durante a missa. A hóstia é uma fina lâmina feita de trigo e alguns outros nutrientes que é guardada em um recipiente até o momento da comunhão em que será distribuída aos presentes para ser ingerida. Durante o ritual da missa, o sacerdote evoca o espírito de Jesus Cristo, para o quê toda a congregação serve de apoio. Num determinado momento deste ritual, a igreja assegura que o espírito de Jesus passa a fazer parte da hóstia, que tem sua estrutura transformada (transubstanciada) para o próprio “corpo de cristo” (daí o “Corpus Christi”). A hóstia assim transformada em essência é distribuída aos fiéis que se beneficiam de receber parte do próprio espírito de Jesus. Coisa muito semelhante se pratica no centro espírita quando se pretende passar os fluidos que emanam dos espíritos superiores aos participantes, no que se conhece como “fluidoterapia” ou “passes”, só que nesse caso usa-se a imposição de mãos, e não se oferece a hóstia. Muitos centros espíritas oferecem água fluidificada e muitos participantes trazem água das residências para este fim.

 

Eu acho que estes rituais e estas evocações só podem ser praticadas por um médium ou um sacerdote que tenha uma iniciação específica. Discute-se quanto a isso. Na igreja, esta iniciação chama-se “ordenação” e é uma culminância de estudos com práticas de purificação, que no caso dos padres avança a ponto da abstinência sexual (alguns monges budistas também praticam a abstinência). No espiritismo existe curso de médiuns. Fora da tradição espírita existem escolas mediúnicas de diferentes origens. Ao meu ver, a caridade é fundamental para alguém que deseja se iniciar nestas atividades. É preciso praticar a ajuda material, o perdão das ofensas dos outros, o autoperdão e o acolhimento de pessoas negativas e que pedem nosso apoio emocional. Tudo que fazemos é observado no mundo espírita e só atraímos para perto de nós seres que se identificam conosco (com nossas ações e pensamentos). Daí porque os sacerdotes de todas as tradições e os médiuns espíritas tratam de cuidar de seus corações e mentes de forma especial.

 

MEDIUNIDADE NA BÍBLIA

 

O trecho mais contundente sobre mediunidade na Bíblia é o que está relatado no primeiro livro de Samuel, no capítulo 28 que vou reproduzir aqui com alguns comentários explicativos de minha autoria entre os colchetes para os que não estão familiarizados com a linguagem da Bíblia:

 

“Ora, o próprio Samuel [um grande profeta naquele tempo] havia morrido, e todo Israel [denominação da nação judaica naquele tempo] passara a lamentá-lo e a enterrá-lo. Quanto a Saul [rei de Israel naquele tempo] tinha removido do país os médiuns espíritas e prognosticadores profissionais de eventos”.

 

“Subseqüentemente, os filisteus [um povo inimigo de Israel naquele tempo] reuniram-se e acamparam-se em Suném. Portanto, Saul reuniu todo o Israel e acampou-se em Gilboa. Quando Saul chegou a ver o acampamento dos filisteus ficou com medo e seu coração começou a tremer muito. Embora Saul indagasse a Deus, o Senhor nunca lhe respondia, nem por sonhos, nem por Urin [uma espécie de jogo de tarô naquele tempo] nem pelos profetas. Finalmente Saul disse aos seus servos: Procurai-me uma mulher que seja dona de mediunidade espírita [outras traduções da Bíblia mencionam “necromancia”, que é a arte de consultar os mortos, ao invés de “mediunidade espírita”] e eu irei ter com ela e a consultarei. Seus servos disseram-lhe: Eis que há em En-Dor uma mulher que é dona de mediunidade espírita.”

 

E o texto continua:

 

“Saul disfarçou-se, portanto, e vestiu-se de outras roupas e foi, ele e dois homens com ele; e foram ter com a mulher à noite. Ele disse então: Por favor, use de adivinhação para mim por meio de mediunidade espírita e faze-me subir aquele que eu te indicar. A mulher, porém, disse-lhe: Eis que sabes muito bem o que Saul fez, como ele decepou do país os médiuns espíritas e os prognosticadores profissionais de eventos. Por que ages então como quem arma laços contra a minha alma para e fazer morrer?”

 

Este trecho bíblico aponta claramente para fato de que “tinham sido removidos do país os médiuns espíritas e prognosticadores profissionais de eventos” (outras traduções vertem as expressões “necromantes” e “adivinhos” para estes termos, mas com a mesma significação) Ora, se tinham sido removidos os médiuns espíritas e os prognosticadores profissionais de eventos (necromantes e adivinhos), restara no país APENAS AQUELES QUE NÃO ERAM MÉDUNS (segundo a Bíblia).

 

Fica evidente também que Saul não era médium, porque, também segundo a Bíblia “Deus não lhe falava nem em sonhos nem através do Urin” Além disso, foram procurar uma médium específica em En-Dor, o que equivale a dizer que nem todos possuíam mediunidade, uma vez que esta pessoa era a única reconhecida como portadora desse dom. Naturalmente, ninguém precisa acreditar na Bíblia ou concordar com as evidências que ela apresenta, mas estes escritos tem sido base para muitas considerações a respeito da espiritualidade.

 

CARATER PROGRESSIVO DO ESPIRITISMO

 

Allan Kardec sempre disse que a doutrina espírita que ele codificou teria um caráter progressivo. Isso equivale a dizer que ao longo do tempo surgiriam novos esclarecimentos a respeito do espiritismo. Nas suas considerações finais no Livro dos Espíritos ele escreveu isso (secção V da Conclusão):

 

“O desenvolvimento dessas idéias apresenta três períodos distintos: o primeiro é o da curiosidade provocada pela estranheza dos fenômenos que se produzem; o segundo, o do raciocínio e da filosofia e o terceiro o da aplicação e das conseqüências. O período da curiosidade passou. A curiosidade não tem senão um tempo e, uma vez satisfeita, muda de objeto para passar a um outro. O mesmo não sucede com aquele que recorre ao pensamento sério e ao julgamento. Começado o segundo período, o terceiro seguirá inevitavelmente”.

 

Veja que no tempo que escrevia isso ele mesmo considerava que o “terceiro período” justamente o da “aplicação e das conseqüências” ainda viria no futuro. E foi isso que veio: novas revelações através dos romances espíritas e esclarecimentos sobre a dita mediunidade. É claro que daqui para frente novas coisas virão e no futuro tudo isso será diferente mesmo, como já é diferente agora em relação a época em que Allan Kardec iniciou o movimento espírita. É assim que eu vejo e assim também ele via.

 

CARÁTER FILOSÓFICO DO ESPIRITISMO

 

Allan Kardec também admitiu que nem todos aqueles que praticariam o espiritismo seriam médiuns. Reconheceu que muitos se aproximaram na doutrina pelo seu caráter filosófico e buscariam desenvolver-se psiquicamente e não mediunicamente. Isso fica claro na mesma secção V da Conclusão do Livro dos Espíritos:

 

“O Espiritismo tem progredido, sobretudo depois que foi compreendido em sua essência íntima, depois que se lhe viu importância, porque toca no ponto mais sensível do homem: sua felicidade, mesmo nesse mundo. Nisso está a causa de sua propagação, o segredo da força que o fará triunfar. Ele torna felizes aqueles que o compreendem, até que sua influência se estenda sobre as massas. MESMO AQUELE QUE NÃO TEM NENHUM TESTEMUNHO MATERIAL DE MANIFESTAÇÃO diz: além desses fenômenos, há a filosofia que me explica o que nenhuma outra me havia explicado; nela encontro SÓ PELO RACIOCÍNIO, uma demonstração racional de problemas que interessam muitíssimo ao meu futuro; ela me proporciona calma, a segurança e a confiança; me livra do tormento da incerteza; ao lado dela, a questão dos fatos materiais é uma questão secundária”.

 

Nisso tudo, Allan Kardec reconhece que muitos procurariam entender o Espiritismo racionalmente e não com faculdades mediúnicas. Além disso, esclarece que a doutrina produz sensação de “felicidade mesmo neste mundo”. Isso é o oposto do que se percebe em indivíduos que, pensando ser médiuns, sofrem de manifestação de espíritos obsessores: a sensação que a felicidade lhes escapa, ao invés disso tem uma constante sensação de depressão psicológica, uma tendência ao misticismo e até um certo fanatismo com a mente voltada exclusivamente para assuntos espíritas e sobrenaturais.

Exibições: 57

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço