Muitos representantes da chamada "ciência exata" negam a realidade do livre-arbítrio, afirmando que, num Universo regido por leis férreas e imutáveis, não há lugar para o fenômeno da liberdade, que, segundo eles, seria indeterminismo, incompatível com um cosmo governado por um determinismo absoluto e universal.
Determinismo é causalidade.
Indeterminismo seria não causalidade.
Na zona do suposto indeterminismo o livre arbítrio, haveria algo como não causalidade, um feito sem causa, quando o cosmo é uma cadeia de causa e efeito, uma concatenação infalível de um precedente causante e de um consequente causado. O indeterminismo do livre-arbítrio seria, segundo esses cientistas, um efeito sem causa, o que é anticósmico e, portanto, inadmissível.
Repondemos que o livre-arbítrio não é indeterminismo, efeito sem causa, mas é autodeterminação, em vez de alo-determinismo.
O livre-arbítrio é o poder de ser causa própria.. No setor do determinismo (ou alo-determinismo) tudo depende de uma causa ou uma causação externa, alheia - ao passo que na auto determinação, ou liberdade, atua uma causa própria, interna; o ser livre é um autoagente, e não mais um alo-agido; um autocausante, e não mais um alo-causado. A substância do autós libertou das circunstâncias escravizantes do álos.
No ser livre há uma substância autoagente, que o liberta das circunstâncias alo-agidas. Nos seres não livres não há consciência de uma substância central auto causante, há somente circunstâncias periféricas alo-causadas.
Em vista disto escreveu, séculos atrás, o grande Spinoza, que há no Universo uma única substância, que se manfesta em muitas circunstâncias, o único UNO que se revela através de muitos VERSOS _ UNI-VERSO. Ou, na linguagem desse monista cósmico "Deus é alma do Universo, e o Universo é o corpo de Deus".. Alma correspode à idéia de causa, uno, corpo, significa efeito, verso. O Universo é um sistema de causa una que atua através efeitos múltiplos. Essência Infinita manifestada em Existências Finitas.
Liberdade, em sentido absoluto, total, perfeito, é idêntica a essa Causa Una e Única. Quando um ser finito se torna consciente da presença dessa Causa Una e Única então este ser participa da liberdade de Ser Absoluto, e se torna, por participação, livre na medida de sua consciência ou conscientização.
Podemos, pois, afirmar que tanto mais livre é um ser finito quanto mais consciente ele for da presença do Ser Infinito em si. A participação na liberdade do Ser Infinito por parte de um ser finito está na razão direta da consciência que esse ser finito tem da presença do Ser Infinito.
É inegável, como já dissemos alhures, que a Realidade Infinita está em todas as Facticidades Finitas, uma vez que a Realidade Infinita é Onipresente, é Presença Universal, sem qualquer ausência parcial. Mas não é o fato objetivo da Realidade Infinita que torna livre o ser finito; se assim fosse, toda a natureza infra-hominal - mineral, vegetal, animal - seria livre, vez que nela está presente a Realidade Infinita. Entretanto, o que gera a liberdade não é a presença objetiva da Realidade Infinita, mas, sim a consciência subjetiva que um ser tenha dessa presença.
O grau de liberdade é diretamente proporcional ao grau de consciência que um ser finito tem tem da presença do Ser Infinito. Se esse grau de consciência for zero, a liberdade do ser é igual a zero; se o grau de consciencia for 10, a liberdade desse ser é 10; se seu grau de conscência relativamente à presença da Realidade Infinita for 100, então a liberdade desse ser é igual a 100.
A evolução ascencional de um ser, digamos do homem, consiste, essencialmente, pois, na evolução do seu consciente relativamente à presença da Realidade Infinita nele. Com outras palavras: a perfeição de um ser consiste no grau de harmonia entre o consciente finito e a Ralidade Infinita. Essa harmonia entre o consciente e a realidade também se chama VERDADE.
E é por isso que o maior sábio que humanidade conhece disse:
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará."
A minha harmonia consciente entre o meu Finito e o Infinito me liberta de toda a escravidão e alo-determinismo, e me introduz na perfeita liberdade da autodeterminação.
Liberdade é, pois, a conscientização da Realidade - que se chama VERDADE.
A maior ou menor harmonia entre a minha consciência humana e a realidade cósmica determina o grau da minha liberdade - a VERDADE - que me liberta.
Ora, sendo que a Realidade cósmica é perfeita vida e saúde, a minha vida e saúde dependem do grau de harmonização consciente que eu estabeleça entre mim e a vida e saúde do Universo.
Isso é Cosmoterapia. que é uma harmonização consciente ente o ánthropos e
o kósmos. O Uno da perfeita vida e saúde do Universo cura o VERSO da vida e saúdes imperfeitas.
O meu ego é um VERSO imperfeito.
O meu Eu é o UNO perfeito.
O meu perfeito Atman cura o meu imperfeito Aham.
Se eu tiver a consciência nítida de que o meu Atman é a essência do meu Aham - que "eu e o meu Pai somos um , que eu estou no Pai, e o Pai está em mim" -, então tenho perfeita vida, saúde e felicidade.
"Eu já venci o mundo."
Huberto Rohden
(de sua obra COSMOTERAPIA)
Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!
CHEQUES DA ABUNDÂNCIA
NA LUA NOVA.
«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»
A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.
Oração ao Criador
“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”
© 2024 Criado por Fada San. Ativado por
Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!
Entrar em Anjo de Luz