Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

O Antigo Testamento Antiga Aliança e Pentateuco são outras designações do livro sagrado dos judeus que, complementado com o Novo testamento ou o Evangelho de Cristo, formam a Bíblia Sagrada, o liv…




O Antigo Testamento



Antiga Aliança e Pentateuco são outras designações do livro sagrado dos judeus que, complementado com o Novo testamento ou o Evangelho de Cristo, formam a Bíblia Sagrada, o livro mais lido no mundo.

Os judeus são os descendentes do pequeno povo de Israel e o Antigo Testamento conta sua história entre 1800 e 500 anos antes de Cristo. Em doze séculos, o Povo da Bíblia recebeu diversos nomes. Primeiro, Hebreus, antes de sua entrada no país de Canaã, aproximadamente em 1235 a.C.; depois o Povo de Israel, quando se estabeleceram em Canaã, até o exílio – por volta de 1235-586 a.C.; e finalmente, os Judeus, em 536 a.C., após o exílio.

Os mais antigos vestígios do texto bíblico foram descobertos em 1947, nas proximidades do Mar Morto, rolos de pergaminho de 2.000 anos, conservados em jarras. Na Idade Média, os monges copiavam a Bíblia em pergaminhos.

O Antigo Testamento pode ser classificado em cinco grupos distintos: A Lei, Os Livros Históricos, Os Livros Poéticos, Os Profetas e Os Livros Deuteronômicos. Foi redigido em dez séculos, não sendo assim obra de um único autor, mas de uma imensa gama de escritores, na maior parte anônimos.

Nesta epopéia religiosa, anterior à invenção da escrita, transmitida oralmente de pai para filho, há milênios, há estilos bastante diversificados: narrativas históricas, como o Livro dos Reis; contos, como Jonas; poemas, como em Cântico dos Cânticos; orações, como os Salmos; ensinamentos, como Provérbios. É interessante observar que a ordem de classificação dos textos bíblicos não correspondem à ordem cronológica em que foram escritos: a primeira página da Bíblia foi escrita no século VI a.C.; as seguintes, quatro séculos antes; enquanto que o conto de Jonas escrito no século IV a.C. precede o livro do profeta Miquéias datado do século VIII a.C.

Foi o primeiro livro impresso por Gutenberg, em 1450, dando início ao que chamamos de "galáxia de Gutenberg em expansão". Em 1980, foram vendidas 10 milhões de Bíblias, em 275 línguas. É um livro que desde sua existência inspira poetas, pin-tores, escultores, escritores e pensadores de diferentes raças, etnias e nações. Erasmo (1469-1536) sintetiza, assim, a importância desse livro através dos tempos:

"Eu desejo que a Bíblia seja traduzida em todas as línguas, para que os escoceses, irlandeses, assim como os turcos e os árabes a possam ler e compreender. Eu gostaria que o lavrador a cantasse seguindo seu arado, que o tecelão a cantarolasse enquanto tecesse e que o viajante esquecesse seu cansaço relendo suas histórias."

O Antigo Testamento se inicia com a narrativa da Criação, que é um belo poema dedicado à glória de Deus: No começo, Elohim criou os céus e a terra. A terra era deserta e vazia e o espírito de Elohim planava acima das águas. — Genêsis 1:1-2

Épico, relatando a aventura do homem buscando conhecer e amar seu Criador, encontramos em suas páginas as mais emocionantes elocuções poéticas:

"Não tenha medo, eu o resgatei, eu o chamei pelo seu nome, você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você e os rios não vão submergí-lo. Quando você andar no meio do fogo, você não se queimará e a chama não o consumirá. Pois eu sou Javé, seu Deus, o santo de Israel, seu salvador. Não tenha medo, pois estou com você. Juntarei o seu povo do oriente e do ocidente. Direi ao norte: dê! e ao centro: não segurem, aproximem meus filhos de longe e minhas filhas da extremidade da terra, todos aqueles que se chamam com o meu nome, todos aqueles que, para a minha glória, eu criei, formei e fiz." — Isaías 43:1-7

A narrativa contempla histórias que formam o inconsciente coletivo da raça humana: Adão e Eva, Caim e Abel, Torre de Babel, Arca de Noé, Abraão, Nascimento de Isaac, Expulsão de Ismael, Sacrifício de Isaac, Luta de Jacó, José do Egito, Sarça Ardente, Saída do Egito, Travessia do Mar, Lei da Aliança, Davi contra Golias, a estrangeira Rute e centenas de outras.

O nome de Deus é formado neste Livro por consoantes que não podem ser pronunciadas. É o Tetagrama Sagrado. Elohim, Deus, Javé, Jeová, Adonai são nomes substitutos como o Senhor, Todo-Poderoso, o Pai. Javé, em hebraico, lê-se da direita para a esquerda: HWHY.

O Antigo Testamento conservou apenas as quatro consoantes do nome de Deus. Esse nome que vem do verbo ser, pode ter três significados:

(1) Eu sou quem eu sou,

(2) Eu sou aquele que é,

(3) Eu sou quem eu serei.

A lei fundamental é: "Você amará Javé, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu poder." (— Deuteronômio 6:4) e "Você amará a seu próximo como a si mesmo." — Levítico 19:18

Tão poderoso é o texto bíblico, que vem inspirando ao longo do tempo o comportamento humano, estabelecendo as bases da legislação da grande maioria dos países do mundo, que encontra nos Dez Mandamentos a base do seu ordenamento jurídico, moral e ético:

• Você não terá outros deuses além de mim.

• Você não fará idolos.

• Você não falará em vão o nome de Javé.

• Lembre-se do dia de Sabá para o santificar.

• Honre seu pai e sua mãe.

• Não mate.

• Não cometa adultério.

• Não roube.

• Você não prestará falso testemunho contra o seu próximo.

• Você não vai cobiçar a casa do seu próximo; você não vai cobiçar a mulher do próximo, nem seu criado, nem sua criada, nem seu boi, nem seu asno, nada que pertencer ao seu próximo. — Exodo 20:3-17

Diz-nos, ainda, este Livro Sagrado:

A Deus pertencem os pilares do mundo. Sobre eles Ele colocou a terra . . . — Samuel 1:2-8

Que minha língua se cole no céu da boca caso eu não louve Jerusalém com toda a minha alma! — Salmos 137:6

Javé me disse: eu coloquei minhas palavras na sua boca! — Jeremias 1:9-10

Vou dispersá-lo entre as nações — Levítico 26:33

Aquele que dispersou Israel o reunirá de novo. — Jeremias 31:10

Escute, Israel, os preceitos e as sentenças que digo. Vocês vão aprender e vão cuidar de colocá-los em prática. -— Deuteronômio 5:1

E a pontificar sobre o sequioso espírito humano, temos este belo Salmo de Davi:

Javé, meu Deus, eu chamo durante o dia, grito de noite na sua presença, que chegue a você a minha oração, ouça o meu clamor. E para você eu grito, Javé, desde o amanhecer a minha oração o procura. Porque Javé rejeita a minha alma, me esconde a sua face?" — Salmo 88



Tri Pitakas

Exibições: 345

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço! Lembre-se que dar e receber são aspectos diferentes do fluxo de energia no Universo.

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2020   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço