Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

É POSSÍVEL UMA VIDA SEM SOFRIMENTOS?

É possível uma vida sem sofrimentos?


por Andre Lima - andre@eftbr.com.br

Recebi um e-mail com um questionamento muito interessante: "li seu artigo A desconfortável zona de conforto. Você fala sobre a importância de sairmos da nossa zona de conforto, que muitas vezes é desconfortável, e irmos em busca de algo que nos realize, que seja mais confortável, afinal. Daí você fala de alguns motivos que levam as pessoas a não saírem dessa zona de desconfortável conforto, como insegurança, ansiedade, medo, identificação com o sofrimento presente etc.. 

Mas minha inércia não tem raízes em nenhum desses motivos. Ela é um pouco mais simples, talvez: eu sofro nesta atual situação; sim, eu gostaria de ter uma vida melhor e menos sofrida. Mas será possível uma vida sem sofrimentos? 

Mesmo que eu saia da minha zona de conforto e realize meu sonho de vida, eu não terei sofrimentos? De que adianta eu sofrer para sair dessa situação se a nova situação não irá me livrar do desconforto e do sofrimento? Isso não é um tanto infantil? Isso não seria negar a realidade da vida? Nós não deveríamos, antes, aceitar que a vida é assim mesmo, cheia de sofrimentos, e aprendermos a lidar com eles?"

Essa foi minha resposta inicial:

"Vamos esclarecer o que é "aceitar a vida e aprender a lidar com o sofrimento". O sofrimento é sempre algo interno. Parece que tem a ver com a situação que estamos vivendo, mas não tem. Em qualquer situação que estivermos, por mais maravilhosa que seja, poderá haver sofrimento, pois depende de como lidamos com a realidade. 

É possível transcender interiormente e viver uma vida sem sofrimento interno, independente de como esteja nossa situação externa atual de vida. Essa é a nossa busca mais íntima, na verdade. Se você aceitar plenamente o sofrimento, você não apenas aprenderá a lidar com ele, você não sofrerá mais. É a extinção do sofrimento. Se ainda sofre, em qualquer nível que seja, é porque ainda não houve uma completa aceitação. 

Aceitação significa não haver briga interior com a realidade, e isso nada tem a ver com passividade como muitos podem pensar. Nesse estado, a vida fica muito mais simples, e nada mais é visto como problema e, sim, somente como situações. Algumas situações requerem ação, e outras não. Simples assim. 

Nesse estado de total aceitação, não precisamos atingir nada para nos completar, pois já nos sentimos completos. E justamente, por não precisarmos mais de nada, não temos mais medo e acabamos por atingir coisas muito mais amplas. E porque iremos conquistar mais coisas, se não precisamos mais de nada? Pelo simples desejo de expandir que existe no universo. 

O universo adora expandir e criar coisa novas. Basta observar a natureza. Somos filhos desse universo e também gostamos de criar e expandir. Neste estado de total aceitação, a expansão não é mais baseada na fuga da dor, onde ilusoriamente achamos que vamos encontrar algum lugar mais seguro numa situação futura. A expansão é baseada apenas no prazer e alegria de viver a vida".

Já vi essa forma de pensar antes. Faz parte de mecanismos de autossabotagem. A negatividade que carregamos gera vários tipos de pensamentos absurdos, mas que parecem bem lógicos, para que fiquemos estagnados no sofrimento. Agora, vamos aprofundar um pouco a resposta dada.

A primeira coisa a ser esclarecida é que as situações que nós vivemos nunca são a fonte real do nosso sofrimento. A não ser que você esteja em uma situação de pobreza extrema, faltando comida, água e abrigo. Não é o caso da vasta maioria dos leitores. Nosso sofrimento é interno, é emocional e é causado pela nossa forma negativa de lidar e interpretar a realidade. 

A mesma situação que para um causa enorme sofrimento, outra pessoa tira de letra. Quando atendo clientes cheios de problemas, trabalho apenas as emoções dos clientes através da *EFT (técnica para autolimpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo),e eles melhoraram profundamente, ainda que eu não tenha feito nada na vida prática deles. Ou seja, são as mesmas situações acontecendo, mas agora temos uma pessoa que já não sofre diante daquilo que antes provocava tanta dor. Isso significa que a pessoa entrou em um estado mais profundo de aceitação diante da realidade. 

Quanto mais crescemos emocionalmente, mais felizes e em paz ficamos, e menos a nossa felicidade e paz interior são afetadas pela situação de vida que estivermos vivendo. Mas o interessante é que, a partir dessa grande mudança interior, normalmente as pessoas começam a agir de uma forma bem diferente. Com isso elas acabam por mudar várias coisas e as condições de sua vida externa se tornam bem mais agradáveis do que antes. Essa é uma forma positiva de sair da zona de conforto e expandir: primeiro elimina-se a dor e ficamos em paz, depois a ação para a mudança acontece de forma espontânea. 

A vida não é cheia de sofrimento. Ela é repleta de situações. Quando não sabemos lidar com tais situações, nós criamos o sofrimento. Por isso a solução não é mudar a vida e, sim, mudar o nosso interior. Até mesmo uma situação de sofrimento físico pode ser vivida com ou sem o sofrimento emocional adicional. 

Só que muitas pessoas são motivadas a sair da zona de conforto em que se encontram pela dor. Por um certo tempo, o seu sofrimento é suportável diante de determinadas situações e ela fica acomodada, e muitas vezes passa a reprimir e não olhar muitos para a sua dor, como forma de se proteger. Quando agimos assim, as situações de vida ficam cada vez mais complicadas, e nosso sofrimento interior tende a aumentar. 

Mas chega um determinado momento que não há mais como negar ou reprimir pois a dor se torna muito intensa. Assim, muitos se motivam a tomar providências como: mudar de emprego, terminar um relacionamento, buscar um novo negócio, se mudar da casa dos pais, cuidar da saúde, fazer exercícios ou perder peso. Essa é uma forma sofrida de ser empurrado para mudanças. 

Melhor abraçar o autoconhecimento de forma voluntária. Pois quanto mais crescemos, mais os desafios da vida são vividos com serenidade, sem sofrimento. Viveremos uma vida feliz, sem necessidades que as coisas mudem para que fiquemos em paz. Ao mesmo tempo, teremos o impulso de criar, expandir, crescer profissionalmente, melhorar e construir novos relacionamentos, cuidaremos mais da nossa saúde física e viveremos novas experiências pelo simples prazer que isso proporciona, e não mais como fuga. Essa é a nossa verdadeira natureza. 

André Lima - EFT Practitioner. *EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse: http://www.eftbr.com.br/manual-gratuito.asp e baixe o seu manual.

Texto revisado

Exibições: 1068

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de Janine Mendonça Marson em 7 maio 2013 às 13:19

GRATA! PAZ E LUZ!

Comentário de Miriam Campos em 6 maio 2013 às 15:39

Maravilhoso!!!!!!!
Obrigada.

Comentário de Turibia Gomes de Oliveira em 6 maio 2013 às 11:38

GRATÍSSIMA!!!!AMEI!!!

OM SAI RAM

Comentário de Ilitia Cavalcante em 6 maio 2013 às 8:05

 Muito Obrigada! Bençãos e Luz!

Comentário de Yo SoY Ráhuton Ben Rhá. em 6 maio 2013 às 5:50

Gracias amigos por su valiosa aportación.

Comentário de Silvana Rausis Fcachenco em 6 maio 2013 às 0:03

Excelente! Grandes Bençãos!

Comentário de Magda Bernardes em 5 maio 2013 às 20:51
Obrigada....
Comentário de Erika de Lima Liberatti em 5 maio 2013 às 20:10

Tá lindo,isso! Obrigada!

Comentário de Regina Lucia Milano de Matos em 5 maio 2013 às 18:52

Queridas Dione e Célia, adorei sua matéria, sempre oportuna, pois em "sofrimento" somos especialistas e aceita-lo é que nos libera mas não é fácil, agora receberei seu Manual e com certeza saberei trabalhar melhor com minhas emoções. Muito agradecida pela mensagem e disponibilidade desse material.

Muita luz e muita paz

Comentário de Anjo.anjo em 5 maio 2013 às 18:27

Maravilhoooso!!!Muito obrigada!!!

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço