Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

São Bento

11 de Julho

 

 

Abade vem de "Abbá", que significa pai, e isto o santo de hoje bem soube ser do monaquismo ocidental. São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império.

Diante da decadência – também moral e espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.

A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima "Ora et labora". Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no céu com 67 anos.

São Bento, rogai por nós!

A medalha de São Bento

 

 

São Bento servia-se do sinal da cruz para fazer milagres e vencer as tentações. Daí veio o costume, muito antigo, de representá-lo com uma cruz na mão. Através dos séculos, foram cunhadas medalhas de São Bento de várias formas. Desde o século XVII, começaram-se a cunhar medalhas, tendo de um lado a imagem do Santo com um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.

Medalha de São Bento

São Bento é representado segurando na mão esquerda o livro daRegra que escreveu para os monges; e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece:

EIUS . IN . OBITU . NRO . PRAESENTIA . MUNIAMUR

 

Em Português: "Sejamos confortados pela presenta de São Bento na hora de nossa morte".

O outro lado da medalha apresenta uma cruz e entre os seus braços estão gravadas as iniciais C S P B; em latim: Crux Sancti Patris Benedicti: "Cruz do Santo Pai Bento".

Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais:
    C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux: "A CRUZ SANTA SEJA MINHA LUZ".

Na haste Horizontal:
    N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux: "NÃO SEJA O DRAGÃO O MEU GUIA".

 

No alto da cruz está gravada a palavra PAX, "Paz", lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S

Medalha de São Bento

 

O uso da Medalha

O uso habitual da medalha tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando se tem confiança nos méritos de tão grande santo e nas grandes virtudes da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos à esta medalha. Ela nos assegura poderoso socorro contra as ciladas do demônio e também para alcançar graças espirituais, como conversão, vitória contra as tentações, inimizades, etc. Igualmente, nos protege contra os acidentes de toda espécie; cura as doenças etc.Contudo, a medalha não age automaticamente contra todas as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.

Todo cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz. Pois, é necessário que nossas faltas seja expiadas; nossa fé seja provada; e nossa caridade purificada, para que aumentem nossos méritos. O símbolo da nossa redenção, a cruz, gravada na medalha, não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias. A medalha concede, também, graças especiais para a hora da morte, pois, São Bento com São José são padroeiros da boa morte.

Para se ficar livre das ciladas do demônio é preciso, acima de tudo, estar na graça e amizade com Deus. Portanto, é preciso servi-lo e amá-lo, cumprindo todos os deveres religiosos; Oração, Missa Dominical, Sacramentos, cumprimento dos deveres de justiça; em uma palavra, cumprimento de todos os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja. Nem o demônio, nem alguma criatura, tem o poder de prejudicar verdadeiramente uma alma unida a Deus.

Em resumo, o efeito da medalha de São Bento depende em grande parte das disposições da pessoa para com Deus e da observância dos requisitos acima mencionados.

(Recomenda-se aos que usarem a medalha a rezarem diariamente as orações cujas iniciais estão na medalha, acrescentando o Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória-ao-Pai)




Oração para alcançar alguma Graça

Ó glorioso Patriarca São Bento, que nos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições; que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Alcançai do Senhor a graça... que vos suplicamos; finalmente, vos pedimos que ao término de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso. Amém.

Oração para alcançar uma boa morte

Ó Deus, que com tantos e tão grandes privilégios honrastes a preciosa morte do glorioso Patriarca São Bento, concedei, nós vô-lo pedimos, a nós que honramos a sua memória, que à hora de nossa morte, sejamos livres das ciladas e embustes dos inimigos, pela presença daquele cuja memória celebramos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

 

Exibições: 1439

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de MARY JACQUELINE VANCE SMITH em 16 julho 2012 às 18:35

Gostei! Santo do meu aniversário

Comentário de Maria Marly do Socorro Benevides em 15 julho 2012 às 23:01

Obrigada por compartilhar o amor e a luz de \São Bento conosco!

Comentário de renata reginaldo em 14 julho 2012 às 21:44

mais uma vez vc me deixa sem palavras p agradecer tanto carinho e respeito namaste

Comentário de Floraci Dantas Garcez em 13 julho 2012 às 21:51

Fada boa noite, muito obrigada pela mensagem.

Comentário de Alzira Cristovam em 12 julho 2012 às 14:58

Gostei muuuuuuito!!!!   Obrigada.

Comentário de mariaadelirrighetto em 12 julho 2012 às 12:28

LINDOOOOOOOOOO.............

Comentário de Tereza Cristina da Fonseca em 12 julho 2012 às 11:48

obrigada fadinha sempre tive grande admiração por este santo tão amado

Comentário de Alberto Klefasz em 12 julho 2012 às 3:34

Grato mais uma vez, amada Fada, por sua generosa partilha de conhecimento sobre estes irmãos tão iluminados e que são um grande imã para nos atrair para uma existência mais elevada!

Que os ensinamentos de São Bento possam nos ajudar a nos redimir como Humanidade...Paz e Luz a todos,

Comentário de Mariza Cardoso Rezende em 12 julho 2012 às 0:55

Salve São Bento, rogai por nós.

 

Comentário de Angela Maria Pinto de Queiroz em 11 julho 2012 às 23:29

Obrigada.

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço! Lembre-se que dar e receber são aspectos diferentes do fluxo de energia no Universo.

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2020   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço