Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

 

por Dom Bede Griffiths OSB Cam

 

(Swami Dayananda)

 

Esta palestra foi extraída do conjunto de palestras que ele proferiu no John Main Seminar de 1991. Essas palestras exploram a tradição da meditação cristã e relacionam-na com as grandes tradições orientais. Pe. Bede mostra como a jornada interior pode contribuir para a unidade espiritual.

 

 

Nossa meditação nos expõe a profundas feridas em nossa natureza e, nos força a encarar o sofrimento da humanidade, desde o início dos tempos. Ela cultiva a compaixão e, isso por sua vez precisa se expressar como compaixão em nossas vidas. Precisamos superar a dualidade da mente consciente, que nos separa de Deus e, uns dos outros e, compreender que, em Cristo, essa dualidade foi superada. Vocês sabem, o pecado original é uma queda em direção à dualidade. O ser humano original foi criado para ser unificado em corpo, alma e espírito e, assim estar aberto a Deus. A queda da humanidade é a queda do espírito à psique, o que vale dizer, ao ego, ao eu separado. Em lugar de nos abrirmos constantemente a Deus no espírito, caímos em nosso ego, e nos fechamos no medo e na luta, para nos auto-preservarmos.

 

Cristo veio para nos libertar dessa dualidade. Uma vez que você cai em direção à psique, tudo se torna dual, o bem e o mal, certo e errado, branco e preto, consciente e inconsciente, mente e matéria, sujeito e objeto, verdade e erro. A mente racional dualiza tudo. Ela enxerga tudo em termos de pares de opostos. Porém, sempre, além do dualismo da mente, está o espírito unificador.A meditação nos leva além das dualidades, em direção ao espírito unificado. Jesus é aquele que rompeu a divisão em nossa natureza. São Paulo nos diz que ele “destruiu a muralha divisória”.

 

No Templo, em Jerusalém, havia uma muralha que nenhum gentio podia cruzar. Caso o fizesse, ele seria executado. Era para os judeus, o povo escolhido. Essas pessoas ficavam de fora. Jesus destruiu essa muralha divisória, franqueando o Templo a toda a humanidade. Todavia, nós construímos todas essas muralhas novamente, dividindo o mundo e, é claro que este tem sido o nosso problema.

Jesus destruiu a muralha divisória, como diz São Paulo e, isto é a hostilidade dentre nós e, reconciliou-nos em um corpo na cruz. Necessitamos, hoje em dia, levar a sério essa visão de que a humanidade é um corpo, um todo orgânico. Os Padres possuíam esse forte sentimento do Adão que está em toda a humanidade. São Tomás de Aquino, numa bela frase, nos disse: Omnes homines, unus homo, todos os homens são um homem, um todo orgânico. Somos todos membros deste único Homem, que caiu e se dividiu em conflitos e confusão. E, Jesus restaurou a humanidade, não apenas judeus ou cristãos, ou qualquer grupo em particular, mas, a humanidade, a essa unicidade, o novo Adão, a raça humana consciente de sua unidade fundamental e, de sua unidade com o cosmos. Isso é o que hoje estamos recuperando. Estamos começando a redescobrir a humanidade que nos é comum.

 

A televisão, que traz os eventos de todas as partes do mundo para tão perto das pessoas, está nos ajudando a compreender que as coisas que acontecem no Iraque e, em outros lugares, são parte de nossos próprios problemas. Enxergamos a humanidade como parte de um todo cósmico. Somos todos parte deste planeta, moldados por ele e, estamos crescendo e vivendo a partir dele. Somos todos partes uns dos outros, estamos crescendo através de contatos uns com os outros, assim como, um todo orgânico. Estamos recuperando essa unidade, além da dualidade, por direito de nascimento.

 

Em nossa tradição hebraica, a dualidade é muito forte. Penso que a humanidade teve que passar pelo dualismo, para aprender a diferença entre o certo e o errado, o bem e o mal, a verdade e o erro. Você precisa passar por esse estágio de separação e divisão, porém, então, você precisa transcendê-lo. O Velho Testamento geralmente reflete essa dualidade: eram sempre os israelitas que eram o povo sagrado e, de fora ficavam os gentios, que deveriam ser rejeitados. Os bons deveriam ser separados e os maus condenados. Esse dualismo permeia toda a tradição judaica.

 

Jesus é originário dessa tradição judaica e, freqüentemente se utilizava de sua linguagem de rejeição e condenação, ainda assim, ele ia sempre além dela e, nos levava ao ponto onde transcendemos todas as dualidades. Há uma maravilhosa expressão disso no evangelho de São João: “afim de que todos sejam um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós” Jesus é completamente um com o Pai, ainda assim, ele não é o Pai. É uma relação não dual. Não é um e, não é dois. É um mistério de amor. O amor não é um e, não é dois. Quando duas pessoas se unem no amor, elas se tornam uma, ainda assim, mantém sua distinção. Jesus e o Pai possuíam essa completa comunhão em amor e, ele nos pede para nos tornarmos um, assim como ele é um com o Pai, unicidade completa, no ser não-dual do Pai. É o chamado cristão, para a recuperação dessa unidade.

 

Na Índia, essa idéia da não-dualidade, advaita, é fundamental. A tradição indiana possui esse sentido de se ir além das dualidades. Os cristãos de nossos dias podem aprender muitas coisas da tradição indiana e, particularmente, esse entendimento do advaita, a não-dualidade. O cristianismo desenvolveu, a partir de Israel, uma tradição de dualismo. Atravessou a cultura greco-romana, que também era dualista, de um modo diferente e, assim continuou.

 

Porém, hoje estamos nos encontrando com as religiões da Ásia e, estamos começando a descobrir o princípio da não dualidade. É o chamado fundamental da humanidade. A não-dualidade não é um e, não é dois e, não é racional. A mente racional requer que tudo seja um ou dois, enquanto que a não-dualidade, que está além do racional, afirma uma relação que não é um e, não é dois. Somente através da meditação passamos além dessa dualidade. Estamos sendo chamados a recuperar a unidade, além da dualidade, que é nosso direito por nascimento e que, só ela, pode atender a mais profunda carência da humanidade hoje.

 

Tenho planos para um livro sobre as Escrituras do mundo, para ser lido por cristãos e outros, no qual eu tente mostrar que toda religião, hinduísmo, budismo, taoismo, islamismo, judaísmo e cristianismo, todas elas possuem um elemento dualístico, a partir do qual começam e, todas elas se dirigem a esse não-dualismo. Judaísmo e islamismo são especialmente dualistas em suas escrituras, tendem a sempre ser dualistas e, podem ser repletas de terríveis acusações a não-crentes e, descrições de sua condenação e punição. Este é um estágio da religião, que não devemos rejeitar, que as pessoas tem de atravessar. Os sufis dos séculos oito e nove, no Islam, foram além, direto para o não-dualismo e, o não-dualismo sufi é exatamente similar ao não-dualismo indiano, assim como o não-dualismo de mestre Eckhart, de nossa tradição cristã. Toda religião, através de sua tradição mística, vai além do dualismo, para o não-dual. Este é o nosso chamado, ir além do dualismo. A meditação é o único caminho, para se ir além do dualismo. Quando a mente cessa, você descobre o princípio unificador por trás de tudo.Esta é nossa verdadeira esperança e, nosso chamado. Isto é importante e, penso que no movimento da meditação Deus está nos conduzindo e, à humanidade através de nós. É um chamado que percorre todo o mundo. Por toda parte, pessoas estão se encontrando, descobrindo esta carência e atendendo-a, nos diferentes caminhos da meditação.

Estamos todos sendo chamados a abrir nossos corações ao mistério não-dual da Santíssima Trindade. Não é um, não é um Deus assim. É a comunhão de amor. Aquela é a Realidade não-dual. Assim, aquele é o nosso chamado hoje.

 

Om.

Saha Nāvavatu. Saha Nau Bhunaktu.

Saha Viryam Karavāvahai.

Tejasvināvadhitamastu.

Mā Vidvishāvahai.

Om. Śāntih. Śāntih. Śāntih.

(Mantra do Katha e Śvetāshvatara Upanishads) (Om.

Possa Ele proteger-nos juntos (revelando conhecimento).

Possa Ele nos conceder os resultados do conhecimento.

Possamos obter vigor, juntos.

Que nosso estudo seja revigorante.

Possamos nunca hostilizar um ao outro.

Om. Paz. Paz. Paz.)

 

BEDE GRIFFITHS, considerado tanto um guru quanto um monge beneditino, saiu da abadia de Prinknash e fundou um ashram na Índia com o objetivo de unir a tradição ortodoxa da Fé Cristã com a tradição ortodoxa do Vedanta e ver como ambas podem ser mutualmente enriquecidas.

mais sobre Dom Bede Griffiths (inspiração do Grupo)

 

Alan Richard "Bede" Griffiths (17/12/1906 - 13/05/1993), também conhecido como Swami Dayananda (Bem-aventurança da Compaixão), era um monge britânico beneditino e missionário que viveu no sul da Índia em Ashrams. Ele nasceu em Walton-on-Thames, Inglaterra, e estudou literatura na Universidade de Oxford junto com o professor e apologista cristão CS Lewis, que se tornou seu amigo ao longo da vida. Em sua autobiografia (The Golden String), Bede Griffiths reconta a história de sua conversão ao catolicismo em 1931, quando era estudante em Oxford.

 

Em dezembro de 1932, Bede Griffiths integrou-se ao mosteiro beneditino de Prinknash Abbey, perto de Gloucester, onde foi ordenado ao sacerdócio em 1940. Passou algum tempo na abadia irmã, na Escócia, mas, após duas décadas de vida na comunidade, mudou-se para Kengeri, Bangalore, Índia, em 1955, com o objetivo de construir um mosteiro. Esse projeto foi realizado, mas em 1958 ele ajudou a criar, com Acharya Francis Kristiya Sanyasa Samaj, o Kurisumala Ashram (Montanha da Cruz), um mosteiro de rito sírio - Syro Malabar - da Igreja Católica em Kerala. Em 1968, mudou-se para o Shantivanam (Floresta da Paz), um Ashram em Tamil Nadu, que tinha sido fundado pelo monge beneditino francês Abhishiktananda em 1950. Embora permanecesse um monge católico, aprovou a pompa da vida monástica hindu e entrou em diálogo com o hinduísmo. Bede Griffiths escreveu 12 livros sobre o diálogo hindu-Cristão. Bede Griffiths forma o Vedanta de inspiração cristã chamado Sabedoria do cristianismo.

Bede Griffiths foi um proponente do pensamento integrante, que tenta harmonizar posições no mundo científico e espiritual. Em 1983, em uma entrevista, ele declarou: "Estamos agora sendo desafiados a criar uma teologia que utilizaria os achados da ciência moderna e o misticismo oriental, que, como sabem, tanto coincidem. Bede Griffiths morreu no Shantivanam Ashram em 1993. Os arquivos de Bede Griffiths Trust estão na União Teológica Licenciatura, em Berkeley, Califórnia.

 

 

 

Além de ser Cristão, eu preciso ser um hindu, um budista, jainista, zoroastrista, Sikh, Muçulmano e Judeu. Só assim poderei conhecer a Verdade e encontrar o ponto de reconciliação de todas as religiões... E esta revolução que tem de se processar na mente do homem ocidental

"Padre Bede Griffiths.(Swami Dayananda)





 

Exibições: 1124

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de EDNA CRISTINA FERNANDES em 20 março 2012 às 2:27

DEUS É A ARVORE , AS RELIGIOES SAO OS GALHOS.. NO FINAL TUDO É O TODO. PAZ E LUZ.

Comentário de Ariovaldo Silva em 19 março 2012 às 17:11

Que maravilha o entendimento perfeito!" Além de ser Cristão, eu preciso ser um hindu, um budista, jainista, zoroastrista, Sikh, Muçulmano e Judeu. Só assim poderei conhecer a Verdade e encontrar o ponto de reconciliação de todas as religiões... E esta revolução que tem de se processar na mente do homem ocidental

"Padre Bede Griffiths.(Swami Dayananda)"

Quer dizer que todos os caminhos nos levam a "Deus", por meios diferentes!

Comentário de Maria Miguel em 11 março 2012 às 20:48

Obrigada queridinha!

ADOREI.

Comentário de Dulce Varela em 8 março 2012 às 18:27

Que a Luz divina brilhe em todos os coraçõens, na união e no Amor de Deus.

Gratidão e muita Paz.

Comentário de EDNA CRISTINA FERNANDES em 5 março 2012 às 23:52

CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ.  LUZ E PAZ.

Comentário de JOSÉ NEUSO DE OLIVEIRA em 4 março 2012 às 21:34

MUITO OBRIGADO POR ESTA BELSSÍMA, MENSAGEM DE  LUZ.

SÓ NOS RESTA  A GRADECER,,,,;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;AO CRIADOR.

José Neuso

Comentário de Maria Natividade de Jesus Barata em 4 março 2012 às 14:32

DEUS É UNO e Nós somos filhos de DEUS.

BELO e DOCE

BEIJOS DAS ESTRELAS COM AMOR

Comentário de Silvana Rausis Fcachenco em 4 março 2012 às 8:17

Salve Mestre!

Comentário de Mel Mar Azul em 4 março 2012 às 7:39

DIVINAL. OM SHANTI! GRATIDÃO.

Comentário de Maria Helena dos Santos Alves em 4 março 2012 às 2:27

amei demais,lindo demais.

gratidão profunda

Namastê.

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço