Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

LONGEVIDADE AO ALCANCE DE TODOS

Informação

LONGEVIDADE AO  ALCANCE DE TODOS

Podemos dizer que nossa vida é dividida em ciclos e em cada um desses ciclos ocorrem mudanças, internas e externas. 

Local: VITÓRIA-ES
Membros: 75
Última atividade: 9 Set, 2016

LONGEVIDADE AO NOSSO ALCANCE

Autor: Solange Arruda

 

Estatisticamente, temos maior chance de viver mais que nossos pais e avós. Mas chegar bem aos 60, 70, 80, 90 anos vai depender do que fazemos hojeQuanto mais vivemos, mais queremos estar vivos e, na prática, as estatísticas demonstram que, de fato, a expectativa de vida aumenta à medida que os anos passam. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando nascemos, temos uma esperança de viver até os 68 anos e, quando chegamos aos 80, podemos vislumbrar pelo menos mais seis anos pela frente. "Isso justifica todas as ações preventivas voltadas à saúde do idoso", observa o geriatra responsável pelo Check-Up Fleury, Nelson Carvalhaes Neto.Acontece que, assim como na profissão ou nas finanças, o bem-estar futuro depende do presente.

 

O que freqüentemente os médicos percebem é que as pessoas passam a primeira metade da vida comprometendo a saúde com hábitos errados e a segunda tentando consertar os danos. Mas essa máxima precisa ser substituída na flor da idade. "Cada um deve desejar seriamente envelhecer com saúde e, com base nisso, prevenir desde cedo o aparecimento ou o agravamento das principais doenças e se aprimorar na manutenção de suas capacidades funcionais, físicas, mentais e sociais", enumera o professor de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP, o médico Wilson Jacob Filho.Esse compromisso tem de ser levado a sério em um país como o nosso. Ao contrário das nações desenvolvidas, que enriqueceram antes de envelhecer, o Brasil está envelhecendo antes de enriquecer. "Houve uma transição epidemiológica muito rápida, sem o suporte financeiro adequado, ou seja, passamos de um perfil de doenças infecto-contagiosas, típicas dos países subdesenvolvidos, para um perfil de doenças crônico-degenerativas, como diabetes, hipertensão, artrose e Alzheimer, típicas de países desenvolvidos", explica o geriatra do Fleury.

 

A questão é que, nos males agudos, ou o indivíduo se cura ou sucumbe, enquanto os crônicos exigem controle, atenção médica constante e medicamentos - portanto, custam mais. "E não estamos preparados para os estados de grande dependência", continua.Assim, o médico Carvalhaes Neto entende que a medicina e a sociedade devem perseguir o chamado envelhecimento bem-sucedido, de modo que as pessoas sejam autônomas até seu último dia de vida. Viver mais parece inevitável para todos nós.

 

O IBGE calcula que, em 2020, o número de brasileiros com 60 anos ou mais vai dobrar, passando dos atuais 15 milhões para 30 milhões. Esse crescimento tem muita relação com a diminuição dos níveis de fecundidade e igualmente com a longevidade permitida pela melhora dos indicadores de saúde, tais como avanços sanitários e um melhor controle das doenças crônico-degenerativas.Genética em segundo planoNa prática, são nossos hábitos que determinam a quantidade e a qualidade da vida com o avançar da idade, explica Jacob Filho como, por exemplo, não fumar, exercitar-se com regularidade, controlar o peso e gerenciar os problemas de saúde que podem interferir negativamente nesse processo. Embora o patrimônio genético seja importante, ele contribui com apenas 25% da longevidade.

 

Da mesma maneira, não dá para esperar uma fórmula mágica para a prevenção das doenças crônicas, não obstante a evolução da ciência. Como os males mais comumente implicados com a terceira idade envolvem vários genes, ainda não é factível o desenvolvimento de medicações que possam corrigir todas as alterações genéticas que os desencadeiam. "Temos de agir sobre os fatores passíveis de mudança", resume o geriatra do Fleury.Para a medicina, isso significa fazer a chamada prevenção primária, que efetivamente depende de cada um de nós. Nesse capítulo, valem todos os esforços de saúde que se somem às iniciativas pessoais, como campanhas de vacinação, políticas antifumo e estímulos diversos ao exercício.

 

Como de praxe, a atividade física tem um papel fundamental na vitalidade. "Quanto mais ativo for o indivíduo que envelhece, maiores serão sua longevidade e funcionalidade", assinala o professor Jacob Filho. Segundo ele, a habilidade de uma pessoa de 60 anos que pratica exercícios regulares se cuidar e viver independente é a mesma de um sedentário de 40.Médico todo anoAssociado ao que está ao alcance de todos, deve existir também a prevenção secundária, que consiste na detecção de doenças antes do surgimento dos sintomas, esclarece o geriatra do Fleury.

 

Em alto e bom som, as pessoas precisam visitar um médico pelo menos uma vez por ano para uma avaliação geral.Isso faz todo o sentido quando se constata que boa parte das enfermidades que causam conseqüências ao idoso - como hipertensões, diabetes e distúrbios do colesterol - é silenciosa e pode começar muito antes dos 60. Descobrir-se, por exemplo, hipertenso aos 35 faz toda a diferença no futuro, uma vez que vai permitir o controle da pressão arterial e, assim, a redução das conseqüências da doença 30 anos depois

 

.Completa o arsenal de cuidados para promover um envelhecimento bem-sucedido a prevenção terciária, fundamental para quem já teve alguma doença mais séria. Um exemplo clássico seria a fisioterapia no caso de um acidente vascular cerebral, o derrame. Segundo Carvalhaes Neto, essas medidas não apenas integram o tratamento, como mantêm ou restabelecem os movimentos do indivíduo, contribuindo para devolver-lhe a autonomia.Junto com as ações preventivas, envolver-se com alguma atividade prazerosa e desafiadora é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente ao longo de toda a vida.

 

Até porque, depois dos 60, ter algo a mais que não apenas a aposentadoria para usufruir contribui com a continuidade da nossa inserção social.O fato é que, em matéria de longevidade e vitalidade, a forma como aproveitamos o tempo conta muito.Exemplos de vitalidadeNicette Bruno e Paulo Goulart chegaram a este mundo no mesmo mês e ano, com apenas dois dias de diferença. Setenta e três anos depois continuam no auge, unidos pelo amor e pela carreira. Tanto que, em abril, serão homenageados pelo Prêmio Shell de Teatro, junto com filhos e netos, por suas vidas dedicadas à cultura brasileira.

 

A verdade é que eles não param.Em fevereiro, quando atenderam à reportagem da Fleury.com.você, Paulo ainda fazia a minissérie JK e Nicette, a novela Alma Gêmea, ambas da Globo. Paralelamente às gravações, Nicette brilhava em São Paulo na peça "Quarta-Feira, sem Falta, lá em Casa", ao lado de Beatriz Segal. Fora dos holofotes, a atriz ainda arruma tempo para dirigir um trabalho social na Casa da Fraternidade, em Pirituba (SP). Lado a lado, marido e esposa produzem e apresentam espetáculos no projeto Teatro nas Universidades, que em 2005 levou cultura gratuitamente a 40 mil estudantes de 37 faculdades, em três cidades.

 

É agenda de dar inveja a qualquer executivo, mas que cumprem com prazer e disposição.De onde sai tanta energia?O casal entende que a vitalidade e a vontade de realizar vêm de várias fontes. Do lado do corpo, os dois consultam regularmente uma geriatra há 18 anos e garantem: fazem toda a lição de casa em matéria de exames e tratamentos preventivos. Do lado da mente, vários fatores convergem para resultar nesse equilíbrio.

 

Paulo afirma que, com a maturidade, enxerga o mundo de maneira mais compreensiva e dá menos valor ao que antes o incomodava. "Uma das coisas fundamentais para mim é ter a possibilidade de exercitar a alegria de viver", sublinha.Nenhum dos dois esconde a importância da espiritualidade em suas vidas, assim como o estímulo do relacionamento que mantêm há 52 anos: "somos companheiros, parceiros, e quando um não está bem, o outro o leva para cima", conta Nicette. E completa: "é uma parceria de vida". Ator e atriz, no entanto, concordam que sua profissão contribui muito com o pique que demonstram e, de fato, sentem. "Somos como árvores: nosso ofício nos mantém em pé", resume Paulo.

 

 
MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

Fórum de discussão

Bartolomeu de Corazin, o apóstolo da Armênia!

Iniciado por ismael de almeida 22 Mar, 2014. 0 Respostas

Bartolomeu de CORAZIN, o apóstolo da Armênia!Ismael de AlmeidaO Grande Mar da Galileia tinha…Continuar

DOENÇAS - SEU CORPO ENVIA SINAIS - NÃO DEIXEM DE LERT!

Iniciado por SONIA GOMES. Última resposta de Maria Miguel 29 Set, 2013. 1 Resposta

  Doenças - Seu Corpo Envia SinaisO quanto nossas emoções afetam nossa saúde e bem-estar.A dor de garganta aparece quando não é possível comunicar as aflições e frustrações. Não engula desaforos,…Continuar

Tags: NÃO, DEIXEM, DE, LERT!, SINAIS

PARA QUEM A TRISTEZA SE TORNOU UMA COMPANHEIRA CONSTANTE !

Iniciado por SONIA GOMES. Última resposta de Maria Miguel 29 Set, 2013. 2 Respostas

Não lhe cabe culpar-se, mas lhe…Continuar

Tags: UMA, COMPANHEIRA, CONSTANTE, !, TORNOU

MULHER DE ATITUDE ASSUSTA OU ENCANTA ?

Iniciado por SONIA GOMES. Última resposta de Maria Miguel 16 Set, 2013. 1 Resposta

 Rosana Braga Nos últimos 30 anos, mais…Continuar

Tags: ENCANTA, ?, OU, ASSUSTA, DE

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de LONGEVIDADE AO ALCANCE DE TODOS para adicionar comentários!

Comentário de SONIA GOMES em 10 novembro 2013 às 16:11

Comentário de Maria Lucia em 10 novembro 2013 às 12:16

Agradecida pelo convite!!
''Não paramos de brincar porque envelhecemos; Envelhecemos porque paramos de brincar.''
Idade é apenas um número! E a ''velhice'' é uma escolha!
Beijos..

Comentário de SONIA GOMES em 1 junho 2012 às 12:56
O Desejo
Desejo bem envelhecer
Ana Patrícia Jorge
16-03-09


Desejo ouvir o chirriar de um pássaro
Desejo o sol pela manhã
Desejo a música de um compasso
Não desejo uma vida vã


Quero viver
Quero sorrir
Quero bem envelhecer
Ao topo da vida desejo subir


Sou pessoa
Sou Humano
Sou Idoso
Mas não sou insano

Posso ser velho
Mas não sou inábil
Vejo-me ao espelho
E ainda sou saudável

Por isso DESEJO...
Desejo ser respeitado...
Desejo Ser Amado...
Desejo BEM ENVELHECER!!!



Leia mais: http://longevidade-silvia.blogspot.com/2009/03/o-desejo-do-bem-enve...
Comentário de SONIA GOMES em 1 junho 2012 às 12:55

A gente tem mais é que zoar com a idade, com o tempo, com a promessa de longevidade, porque o futuro é agora e os números do ponteiro do relógio é que contam, mais do que os da folha do calendário.

F.Lourenzzo

Comentário de SONIA GOMES em 26 fevereiro 2012 às 14:03

ETERNIDADE 

O que eu tenho não me pertence embora faça parte de mim. Tudo o que sou me foi um dia emprestado pelo Criador, para que eu possa dividir com aqueles que entram na minha vida.
Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem alguma razão. Há muito o que dar e o que receber; experiências boas ou negativas.
É isso, tente ver as coisas negativas que acontecem com você como algo que acontece por uma razão precisa. E não se lamente pelo ocorrido, além de não servir de nada reclamar, isso vai lhe vendar os olhos para continuar o seu caminho.
Quando não conseguimos tirar da cabeça que alguém nos feriu, estamos somente reavivando a ferida, tornando-a muitas vezes bem maior do que era no início.
Nem sempre as pessoas nos ferem voluntariamente. Muitas vezes somos nós que nos sentimos feridos e a pessoa nem mesmo percebeu; e nos sentimos decepcionados porque aquela pessoa não correspondeu às nossas expectativas.
As nossas expectativas!!!
E sabemos lá quais eram as suas expectativas? Nós tanto nos decepcionamos quanto decepcionamos os outros. Mas, claro, é bem mais fácil pensar nas coisas que nos atingem.
Quando alguém lhe disser que o magoou sem intenção, acredite nela. Vai lhe fazer bem, assim, talvez ela possa entender quando você, sinceramente, disser que “foi sem querer”.
Dê de você mesmo o quanto puder!
Sabe, quando você se for, a única coisa que vai deixar é a lembrança do que fez aqui.
Seja bom, tente dar sempre o primeiro passo, nunca negue uma ajuda ao seu alcance, perdoe e dê de você mesmo.
Seja uma Benção!
Deus não vem em pessoa para abençoar. Ele usa os que estão aqui dispostos a cumprir essa missão.
Todos nós podemos ser anjos. A eternidade está nas mãos de todos nós.
Viva de maneira que quando você se for, muito de você ainda fique naqueles que tiveram a boa ventura de encontrá-lo!

Chico Xavier

Comentário de Elena Camargo de Mattos em 31 janeiro 2012 às 10:15

Muito grata pelo convite....

Beijos de Luz....

Comentário de valeria.valnil em 16 setembro 2011 às 16:59
Comentário de Stela Rodrigues em 21 agosto 2011 às 17:47
 
 
  Maioria dos brasileiros não sabe descrever sintomas da fibromialgia

Publicidade


MARIANA PASTORE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma pesquisa divulgada na terça-feira (10), há dois dias do Dia Mundial da Fibromialgia comemorado hoje, indicou que 63% dos brasileiros diagnosticados com a doença não sabiam como descrever os sintomas ao médico. Cerca de 70% dos que receberam diagnóstico nunca haviam ouvido falar da enfermidade.

A doença, que acomete mais mulheres do que homens, é caracterizada por dores generalizadas pelo corpo todo de no mínimo três meses de duração. Também conhecida como "dor de todo dia", pode provocar alteração de sono, fadiga, ansiedade e depressão.

O reumatologista Eduardo Paiva, chefe do Ambulatório de Fibromialgia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, explica: "Está tudo na cabeça. O problema é causado pela sensibilização do sistema central da dor. A dor crônica leva a uma resposta emocional diferente da dor aguda, que ativa áreas de desprazer no cérebro."

Realizada pelo instituto Harris Interactive, a pesquisa ouviu 904 pessoas --604 médicos e 300 pacientes-- em três países --Brasil, México e Venezuela.

Segundo o estudo, a doença é desconhecida não só pelos pacientes, mas também pelos médicos. A enfermidade leva cerca de 4,7 anos para ser identificada no país. Outro dado da pesquisa mostra que os pacientes chegam a consultar mais de sete médicos até receber o diagnóstico

"Os pacientes esperam os sintomas se tornarem prejudiciais à qualidade de vida até consultarem um médico", diz o reumatologista.

"É preciso ficar alerta aos sinais da doença, como dor generalizada, dor articular e cefaleia. Caso o paciente tenha uma dor que não passa durante três meses, ele deve procurar um médico."

O problema pode ser tratado por reumatologistas, neurologistas, psiquiatras e especialistas em dor.

A fibromialgia não tem cura, mas a prática regular de exercícios moderados pode controlar as dores.

"A doença não tira férias. O paciente pode até ficar sem medicação, mas não sem exercício", segundo Paiva. "Um músculo bem condicionado dói menos."

Ele indica uma atividade aeróbica gradativa, acompanhada de alongamento muscular, e alerta que o sedentarismo pode provocar o surgimento do problema.

Além de frequente, a dor da doença é tão forte que um simples carinho chega a doer. Numa escala de 0 a 10 pontos, 84% pacientes no Brasil classificam o sintoma com severidade entre 7 e 10.

A enfermidade atinge cerca de 2,5% dos brasileiros, sendo que entre 80% e 90% são mulheres.

 

Membros (74)

 
 
 

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço! Lembre-se que dar e receber são aspectos diferentes do fluxo de energia no Universo.

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2019   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço